Secure Adnxs

Como cachear o cabelo? Aprenda as melhores técnicas de texturização

por Carolina Glogovchan

Sejam as madeixas grandes e volumosas ou menores e mais definidas, o fato é que os cachos são lindos e não é à toa que tem tanta gente que quer descobrir como cachear o cabelo! Embora muitas pessoas já tenham os fios cacheados, saber como fazer para que eles fiquem mais definidos é uma dúvida […]

Como cachear o cabelo? Aprenda as melhores técnicas de texturização

Sejam as madeixas grandes e volumosas ou menores e mais definidas, o fato é que os cachos são lindos e não é à toa que tem tanta gente que quer descobrir como cachear o cabelo! Embora muitas pessoas já tenham os fios cacheados, saber como fazer para que eles fiquem mais definidos é uma dúvida […]

como cachear o cabelo 4 630x420 - Como cachear o cabelo? Aprenda as melhores técnicas de texturização

Sejam as madeixas grandes e volumosas ou menores e mais definidas, o fato é que os cachos são lindos e não é à toa que tem tanta gente que quer descobrir como cachear o cabelo!

Embora muitas pessoas já tenham os fios cacheados, saber como fazer para que eles fiquem mais definidos é uma dúvida comum. E há ainda aquelas que estão passando pela transição capilar e querem recuperar a textura natural dos fios.

A boa notícia é que existem muitas técnicas para ajudar você a aprender como cachear o cabelo e também como cachear o cabelo em transição. Então vem com a gente descobrir os métodos práticos, e o melhor, sem causar danos aos fios!

4 técnicas de como cachear o cabelo naturalmente

como cachear o cabelo 3 630x420 - Como cachear o cabelo? Aprenda as melhores técnicas de texturização

Existem muitas técnicas que podem ajudar você a definir os seus cachos. Conheça algumas delas e escolha a que melhor se adapta ao seu dia a dia:

Fitagem

A fitagem é uma técnica muito conhecida – e a mais encontrada – quando buscamos como cachear o cabelo, e o bom é que ela é bem simples! Confira os passos:

  1. Com os cabelos úmidos e desembaraçados, separe uma mecha;
  2. Em seguida, aplique o creme de pentear que escolheu e passe os dedos dividindo a mecha de cabelo em várias outras menores. Essas mechas são chamadas de fitas, é daí que vem o nome fitagem;
  3. Se você fizer fitas bem fininhas os cachos também serão menores e mais definidos. Se fizer fitas mais grossas, os cachos serão maiores e mais soltos;
  4. Se você quiser uma fitagem mais estruturada, basta enluvar cada fita, ou seja, deslizar os dedos repetidamente da raiz até as pontas.
  5. Para estimular ainda mais a definição, dê leves amassadinhas nas mechas, empurrando os cabelos na direção da raiz.

Dedoliss

Quer saber como deixar o cabelo cacheado sem usar nada a não ser seus próprios dedos? Então a técnica do dedoliss é para você! Separe pequenas mechas de cabelo já desembaraçado e com o finalizador e enrole-as nos dedos.

Sim, é só isso! Se você quiser cachos não tão “certinhos”, é só aplicar um pouco de óleo vegetal e ir abrindo os cachos depois para que eles fiquem mais soltos e naturais.

Aqui, a nossa embaixadora Carol Mamprin ensina como. Dá o play!

Twists

Essa técnica é um ótimo método para quem tem cabelos com pouca ou quase nenhuma curvatura nos fios, mas ainda assim, deseja um aspecto ondulado e bem natural. É também bastante prática e não exige nenhum acessório!

  1. Para formar os cachos basta separar uma mecha de cabelo e dividi-la em duas partes;
  2. Em seguida, torça as duas mechas, uma sobre a outra, em todo o comprimento do cabelo;
  3. Para finalizar, passe um pouco de óleo vegetal nas pontas e enrole no dedo. No dia seguinte é só soltar os torcidinhos e aproveitar um cabelão com uma textura incrível!

Coquinhos

Amplamente utilizado como um penteado, assim como as tranças, os coquinhos vêm com um bônus incrível: a texturização.

  1. Para começar, divida o cabelo em várias mechas iguais;
  2. Torça cada uma delas e forme coques no alto da cabeça;
  3. Para mantê-los no lugar, prenda cada coquinho com a ajuda de grampos ou elásticos;
  4. No dia seguinte, basta soltá-los e passar um pouco de óleo vegetal ou o seu finalizador preferido – ambos os produtos funcionam para modelar melhor os cachos.

Viu como é fácil? E você consegue deixar as madeixas com um aspecto muito bonito!

4 acessórios para cachear o cabelo

como cachear o cabelo 533x800 - Como cachear o cabelo? Aprenda as melhores técnicas de texturização

Além das técnicas de texturização, existem alguns acessórios que podem facilitar a vida de quem deseja cachos perfeitos. Muito fáceis de encontrar, eles são baratos e bastante acessíveis. Veja:

Bigudinho

Muito semelhante aos bobes, com certeza você já viu a sua mãe ou avó utilizando-os, eles são acessórios clássicos e muito simples.

De maneira geral, os bigudinhos são como hastes que costumam ter algumas ranhuras no formato de espiral e, justamente por conta da sua forma, eles são ferramentas específicas para quem quer cachear o cabelo e podem ser encontrados em diversos tamanhos.

Para utilizá-los, basta separar mechas de cabelo limpo e enrolá-las no bigudinho das pontas até a raiz – é possível utilizar um grampo para ajudar a prender o cabelo. Deixe algumas horas e depois é só soltar os cachos.

Uma das grandes vantagens do bigudinho para cachear cabelo é que ele não precisa do calor para modelar os fios, além disso, ele pode ser colocado tanto com o cabelo úmido quanto seco.

Canudo

Esse é o tipo de canudo que você está pensando sim, aquele que você usa para tomar uma água de coco geladinha! Muito barato e acessível, o canudo pode ser um ótimo aliado para quem quer enrolar os cabelos.

Primeiro, você precisa estar com o cabelo desembaraçado para depois dividi-lo em duas partes. Aqui, a ajuda de um ativador de cachos é muito bem-vinda! Passe-o antes de enrolar cada mecha e, assim que chegar ao final, você pode colocar uma touca por duas horas.

Importante lembrar que os cachos feitos com canudos costumam ser mais estreitos e, consequentemente, mais volumosos.

Meia

A meia calça é outro acessório muito fácil de encontrar, afinal, quem não tem uma meia velha no fundo da gaveta? Agora você pode dar uma função para essa peça e aprender como cachear o cabelo com meia!

Você só precisa amarrar a meia como se fosse uma espécie de tiara na testa e, em seguida, enrolar as mechas de cabelo em torno dela. Depois de algumas horas, basta chacoalhar a cabeça para que os cachos soltem naturalmente.

Bucha para cachear o cabelo masculino

como cachear o cabelo 5 630x420 - Como cachear o cabelo? Aprenda as melhores técnicas de texturização

Com o objetivo de dar textura e forma aos fios, a bucha para cachear cabelo – também chamada de nudred – é uma maneira de dar um formato ao cabelo masculino afro sem precisar recorrer a processos químicos, ou seja, esse acessório simples é capaz de conferir aos fios forma e definição.

Inclusive, a bucha também é utilizada para os cabelos que estão em transição. Por isso, preste atenção nas dicas!

Depois de aplicar um creme de pentear, esfregue a bucha na cabeça fazendo movimentos circulares e sempre no mesmo sentido. Aqui, você escolhe quando parar – se os cabelos chegarem na textura desejada, então estarão prontos.

Mas cuidado, existe a esponja própria para essa técnica e aquelas usadas para lavar louça não são indicadas, pois podem danificar os fios.

Como cachear o cabelo com Permanente Afro?

como cachear o cabelo 2 533x800 - Como cachear o cabelo? Aprenda as melhores técnicas de texturização

Com a valorização da curvatura dos fios, muitos procedimentos foram desenvolvidos para enaltecer ainda mais esse visual único dos cabelos cacheados. É aí que surge o permanente afro, uma técnica que confere mais definição, leveza e movimento aos cabelos.

Indicado para quem possui fios sem uma forma muito definida, o permanente afro deve ser feito por um profissional – só ele vai poder fazer uma avaliação segura para garantir que seu cabelo está preparado para todo o processo.

Na maior parte das vezes, pessoas com cabelo curvatura tipo 4A, 4B e 4C – as crespas – são as que acabam optando pelo procedimento, pois nesses tipos cabelos a circulação da oleosidade e dos nutrientes é mais difícil, deixando-os mais ressecados.

Lembre-se: por se tratar de um procedimento que envolve química, é preciso que os fios estejam fortes e saudáveis!

O permanente afro é feito em várias etapas, veja:

  1. O cabelo passa por uma limpeza profunda com shampoo antirresíduo;
  2. Após a lavagem, aplica-se a química que irá relaxar os fios;
  3. Nesse momento, o produto responsável pela ondulação entra em ação e, com a ajuda de bigodinhos ou bobes, o cabelo é completamente modelado;
  4. O cabelo é enxaguado, hidratado e, por último, finalizado com a ajuda de um secador.

Importante lembrar que: o permanente afro dura em média de 3 a 4 meses e, para a sua manutenção, é importante focar em um cronograma capilar para a restauração, além de evitar o uso de secadores e modeladores.

Produtos para cachear o cabelo e dar mais definição

Cachos bem definidos precisam dos produtos e da técnica certa. Por isso, antes de fechar sua compra, o ideal é considerar alguns fatores para ter certeza de que você vai optar pelo produto que irá garantir os resultados que deseja.

O primeiro passo é entender o seu tipo de cacho. Os cacheados contam com uma divisão em três categorias: tipo 2, tipo 3 e tipo 4.

O tipo 2 são os cabelos considerados ondulados e com cachos mais soltos. O 3 são os cachos mais fechados e definidos. Já os cabelos do tipo 4 têm cachinhos bem pequenos e acentuados, assemelhando-se, muitas vezes, a molinhas.

Existem máscaras, cremes e finalizadores específicos para cada curvatura, e se você quer deixar o cabelo cacheado mais bonito, é importante escolher com cuidado e carinho.

Também existem produtos para cabelos cacheados que dão mais volume ou até mais definição, então escolha qual será o seu foco. Já separou o seu produto preferido? Agora vamos para o passo a passo de como utilizá-lo de maneira adequada!

Ativador de Cachos #todecacho Vinagre de Maçã

O Ativador de Cachos #todecacho Vinagre de Maçã conta com a tecnologia PROFIX que proporciona definição máxima, controle do frizz e cachos macios, além de garantir 72h de formatação, fixação e duração dos cachos e crespos e 24 horas de fragrância.

Aplique-o com os cabelos limpos e úmidos e depois desembarace os fios com um pente largo ou com os dedos, em seguida, amasse de baixo para cima.

Creme para Pentear #todecacho Babosa

O Creme para Pentear #todecacho Babosa também conta com a tecnologia PROFIX que proporciona definição máxima, controle do frizz e cabelos macios, mantendo a fixação por até 72h!.

Aplique o creme com o cabelo ainda úmido e, se desejar controlar o volume, passe também próximo da raiz. Em seguida, desembarace os fios e finalize como preferir.

Gel Líquido #todecacho Day After Salon Line

Perfeito para garantir definição de forma intensa, além de uma revitalização profunda e ação antifrizz, esse gel leva em sua composição óleo de abacate e D-pantenol e pode ser aplicado no cabelo ainda úmido, ajudando a desembaraçar e a modelar os fios.

A aplicação deve ser feita mecha a mecha para, posteriormente, desembaraçar os fios com um pente largo. Amasse o cabelo e repita o procedimento quantas vezes forem necessárias.

Pronto! Agora você sabe não uma, mas várias técnicas de como cachear o cabelo. O próximo passo é escolher a sua preferida e colocar a mão na massa, ou melhor, nos cachinhos!

4.6/5 - (18 votes)