Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

Cabelos CacheadosCabelos CresposConhecimento
carol maprim destaque 630x788 - Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

Cada vez mais pessoas decidem largar as químicas alisadoras para passarem pela transição capilar e assumirem sua curvatura natural. Em 2017, de acordo com a revista Rede Brasil Atual, as buscas pelos termos “cabelo cacheado” cresceram 232%, superando o interesse por fios lisos. Isso reflete diretamente uma mudança nos padrões de beleza impostos pela sociedade. Se antes, os cabelos cacheados não eram bem aceitos, hoje, eles ganham espaço como a curvatura natural da brasileira.

Então, se você pensa em passar pela transição capilar, quer conhecer mais sobre o seu cabelo natural e também deseja aprender como cuidar melhor dele, fica de olho nesse guia definitivo da curvatura 3, onde reunimos todas as informações necessárias para ficar craque nos cuidados.

Tipos de cabelo cacheado: qual é o seu?

Para quem está aprendendo sobre os cuidados com o cabelo cacheado agora, a primeira coisa para se saber é que as curvaturas capilares são separadas em quatro categorias: a primeira, curvatura 1, serve para os fios lisos, a 2 para os cabelos ondulados, a 3 para os cachos, e a 4 para os crespos. Dentro de cada número, as letras A, B e C representam as acentuações de cada curvatura. Veja abaixo como identificar o seu tipo de fio cacheado.

Cabelo 3A

tipos de cabelo cacheado 1 630x420 - Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

São os cabelos cacheados mais soltos, marcados por curvas largas e om mais dificuldade em manter a sua definição. Podem possuir raiz lisa ou ondulada, com cachos no comprimento. É o cabelo cacheado com menos volume, e também o que sofre menos com o fator encolhimento, que é quando os fios diminuem de tamanho ao secar.

Cabelo 3B

tipos de cabelo cacheado 2 630x420 - Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

Possui cachos mais fechados, definidos e volumosos do que o cabelo 3A. Sua principal característica são as pontas ressecadas e fios grossos, por isso, podem apresentar mais volume e frizz.

Cabelo 3C

tipos de cabelo cacheado 3 - Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

Esta curvatura possui cachos da raiz até as pontas, com curvas mais acentuadas e fechadas. Apresenta bastante volume, frizz, e tem o comprimento e pontas ressecados. O fator encolhimento é marcante neste cabelo, que pode aparentar ser menor do que realmente é. Além disso, tem os fios mais grossos do que as outras curvaturas cacheadas.

Cabelo 4A

tipos de cabelo cacheado 4 630x788 - Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

No cabelo tipo 4A, os cachos são fechados e bem definidos, ou seja, é possível enxergá-los com facilidade. São cabelos que sofrem com a fragilidade e o ressecamento, apesar de cachear com facilidade.

Cabelo 4B

tipos de cabelo cacheado 5 533x800 - Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

Já no cabelo tipo 4B, o volume é máximo, e os cachos bem unidos, deixando o fio com aspecto fino e mais fragilizado. Este tipo de curvatura é extremamente carente de hidratação e nutrição, já que a oleosidade natural não percorre pela maior parte de sua extensão.

Cabelo 4C

tipos de cabelo cacheado 6 534x800 - Tipos de cabelo cacheado: guia definitivo da curvatura 3

Ainda mais volumoso que os outros, mas sem definição em espiral: alguns fios dessa curvatura podem até apresentar o formato em zigue-zague. Com o fator encolhimento forte, é o cabelo mais frágil e mais ressecado de todos da tabela, e apresenta a necessidade de uma série de cuidados intensos.

Hidratação para cabelo cacheado: qual é a importância deste cuidado para a curvatura 3?

Apesar de a hidratação ser um cuidado capilar necessário para todos os tipos de cabelo, se você é cacheada, já deve ter percebido que o ressecamento é mais acentuado do que em outros fios.

Os cabelos cacheados possuem uma estrutura que o diferencia totalmente do liso. O seu formato em espiral, ou em Z (no caso dos crespos), apesar de formarem ondas lindas, dificultam que a água e o óleo natural percorram o seu comprimento, o que significa que os fios desta curvatura apresentam muito mais ressecamento e desnutrição do que os outros, além de sofrerem mais com os danos.

Estar ou não com a hidratação em dia faz toda a diferença, não só para o aspecto dos cabelos, mas também para a sua saúde. É ela que vai ditar se os fios estarão macios, brilhosos e fortes, e também preparados para a definição e o day after, isto é, na aparência dos fios depois da lavagem.

Definição do cabelo cacheado: como finalizar e garantir ondas marcantes?

É bem seguro dizer que a definição é a melhor amiga das cacheadas, né? Afinal, quem não sonha com ondas bem definidas, sem frizz e volume na medida certa? Para isso, não dá para dispensar uma boa finalização, que nada mais é do que o processo que acontece no pós-lavagem. Nela, técnicas e produtos específicos são utilizados para definir as curvas e controlar o frizz e o volume dos fios antes da secagem e, assim, garantir cachos dos sonhos. A finalização do cabelo cacheado combina o gosto pessoal e movimentos direcionados para garantir o efeito que você deseja para as suas madeixas.

Existem diversos tipos de finalização para cabelos diferentes. A fitagem, que é a mais comum e utilizada, consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de cima para baixo, para que memorizem o formato ondulado. Uma finalização prática e rápida tanto no seu dia de lavagem, como no day after para revitalizar o formato. Para reproduzi-la, as únicas ferramentas necessárias são os seus dedos e um excelente finalizador, que pode ser um creme de pentear, ativador de cachos ou gelatina da sua preferência.

A fitagem tradicional é a mais popular e fácil de reproduzir, proporcionando todos os benefícios desta técnica de primeira:

Passo 1) com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções;
Passo 2) pegue o seu creme para pentear ou ativador de cachos preferido e passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos;
Passo 3) amasse as fitas com as mãos em direção a raiz – perceba como cada fita formará um cacho;
Passo 4) repita o procedimento em todo o cabelo.

Tratamento para cabelo cacheado: como fazer um cronograma capilar?

A chave para um cabelo cacheado bonito, hidratado, saudável e nutrido é o cronograma capilar, que você pode fazer em casa. Trata-se de uma rotina de cuidados capilares feitos algumas vezes por semana, programada para suprir as necessidades do cabelo.

Ele inclui três etapas: a hidratação, que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por devolver e manter os lipídios do fio, que é a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai repor a massa capilar e reparar os danos do cabelo. Para criar o cronograma capilar perfeito, em primeiro lugar, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo (você pode escolher as segundas, quartas e sextas, por exemplo). Depois, adquira uma máscara para cada etapa (hidratação, nutrição e reconstrução).

Hidratação para cabelos cacheados

Como você pode imaginar, a hidratação é o tratamento responsável por devolver aos fios toda a água perdida. A hidratação é indispensável para os cabelos cacheados, já que o formato em “S” deste tipo de curvatura impede que a água do couro cabeludo percorra todo o comprimento. Para hidratar o cabelo cacheado, você pode investir em receitas caseiras, ou em máscaras de hidratação.

Nutrição para cabelos cacheados

Este tratamento, como bem diz o nome, procura repor os nutrientes perdidos — óleo natural e os lipídeos — pelos fios. Esses nutrientes são responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso de ferramentas de calor, raios solares, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares, água quente, entre outros. Para nutrir os cabelos cacheados, invista em um tratamento de umectação, em máscaras de nutrição ou em receitas caseiras.

Umectação para cabelos cacheados

A umectação capilar é o uso de óleos vegetais no cabelo. Os óleos vegetais são uma ótima alternativa para tratar os cabelos ressecados, desnutridos e danificados. Isto porque, as gorduras vegetais são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios para os fios. Este tratamento vai servir para repor os nutrientes do cabelo, reparando os danos e deixando-os mais fortes.

Reconstrução para cabelos cacheado

A reconstrução capilar age para devolver a queratina perdida pelos fios através de tratamentos específicos que garantem força aos cabelos. A reposição de queratina é uma etapa essencial do cronograma capilar — não só devido a sua ação fortalecedora, mas também por ser responsável por deixar o fio apto para tratamentos mais simples como a nutrição e a hidratação. Um cabelo carente de reconstrução, frágil e quebradiço, não responde bem aos tratamentos capilares.

Você pode realizar a reconstrução sempre que sentir necessidade, mas o ideal é aliá-la a cuidados alternados de hidratação e nutrição. Você pode investir em produtos específicos para este tratamento, e também através de receitas caseiras.

Produtos para cabelos cacheados: quais não podem faltar?

Com linhas especiais para cuidar da sua curvatura, fica fácil investir nos cuidados capilares. Mas você sabe quais são os melhores produtos para cabelos cacheados e como usá-los? Então se liga nestas dicas de como cuidar dos seus fios e arrase nos cuidados!

Creme para cabelo cacheado

É o finalizador mais democrático, justamente por ser o mais eficaz. Disponível em diferentes texturas e para diferentes resultados, o creme para pentear não pode faltar na sua rotina de finalização. Para aplicar, evite a raiz e invista apenas no comprimento dos fios, espalhando e enluvando bem cada mecha, para garantir que todo o cabelo esteja envolvido com o produto.

Salon Line recomenda:

Creme para Pentear Linhaça Salon Line

Creme para Pentear Super Volumão Salon Line

Creme para Pentear Definição Intensa

Gelatina para cabelo cacheado

A gelatina é um finalizador capilar em formato de gel, que garante definição perfeita para os cabelos, além de conter ativos nutritivos para hidratar enquanto dá o efeito desejado. Elas podem ser utilizadas sozinhas, ou aliadas a outro produto finalizador, e o seu efeito varia conforme a gelatina escolhida. Em geral, elas deixam os cachos e crespos definidos, hidratados e alinhados.

Salon Line recomenda:

Gelatina #todecacho Super Definição

Gelatina #todecacho Super Transição

Gelatina Super Fixação #todecacho

Shampoo para cabelo cacheado

Na hora de escolher o melhor shampoo para cabelo cacheado, é bom ter em mente que os fios costumam ressecar com mais facilidade, ainda mais se o processo de lavagem não for feito corretamente. Para começar, escolha produtos feitos especialmente para a curvatura cacheada e que contenham agentes hidratantes em sua composição, como babosa ou D-pantenol.

Na hora de aplicar, deixe o produto apenas na raiz, massageando levemente com a ponta dos dedos, e espalhe a espuma resultante no comprimento. Para este processo, utilize sempre água morna ou fria.

Salon Line recomenda:

Shampoo de Babosa #todecacho Salon Line

Shampoo SOS Cachos Mel Cachos Intensos Salon Line

Shampoo #todecacho Cachos dos Sonhos Salon Line

4.8/5 - (48 votes)
#todecacho

Posts Recentes: