Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que é e como fazer o permanente afro nos fios

O sucesso dos cabelos e cacheados é tanto que, a cada dia que passa mais pessoas têm se dado conta de que os fios com curvatura são incríveis. Não é a toa que já existem diversos procedimentos para valorizar esse visual tão incrível, e um deles é o permanente afro.

O permanente afro é um procedimento que dá mais definição, leveza e movimento aos cachos. É um procedimento químico, mas o resultado é o mais natural possível. Ela é ideal para quem já tem cabelos cacheados ou crespos, mas tem bastante dificuldade para defini-los.

No entanto, por se tratar de uma técnica que modifica a estrutura do fio e que envolve química, antes de aplicar o produto, é preciso preparar os cabelos para que estejam fortes e saudáveis.

Cuidados antes do permanente afro

Não diferente de qualquer outra química, para aplicar o permanente afro com segurança e evitar danos graves aos fios (como quebra e corte químico), é preciso garantir que eles estejam fortes para receber as substâncias, que agem diretamente na estrutura do cabelo.

Na maioria das vezes, quem opta por realizar o procedimento são as crespas, que já possuem fios mais frágeis por natureza. Os cabelos de curvatura tipo 4A, 4B e 4C são os que têm mais dificuldade de circular a oleosidade, vitaminas e nutrientes pelos fios, o que os torna ainda mais ressecados. Por isso, além de ter um profissional muito capacitado responsável pela aplicação, alguns cuidados devem ser tomados pelo menos um mês antes da aplicação.

O ideal, nesse caso, é manter uma rotina de tratamentos rígida, com hidratação, nutrição e reconstrução, através do cronograma capilar. A linha de máscaras de tratamento Cronograma Capilar Babosa, Coco e Vinagre de Maçã #todecacho vai te oferecer uma rotina que irá repor nutrientes, minerais e a água dos fios, além de fortalecer a fibra capilar e reparar danos prévios para que o cabelo consiga receber a química sem ficar tão fragilizado.

Além disso, antes da aplicação do permanente, é imprescindível que seja feito o teste de mecha. Ele serve para testar a reação do cabelo após receber a química. Se tudo der certo nessa etapa, você poderá seguir com o procedimento sem preocupações. Se não der, você vai ficar bem agradecida por ter feito o teste de mecha antes de seguir com a química, acredite!

Como é feito o permanente afro?

Antes da aplicação, o cabelo precisa passar por uma limpeza profunda, feita através do uso do shampoo antirresíduos, que vai retirar todas as impurezas do fio que podem prejudicar o resultado final.

Depois da lavagem com o shampoo, a química que relaxa os fios é aplicada. Após o tempo de ação e lavagem dessa etapa, chegou a vez do produto que provoca a ondulação dos fios. Nessa parte, o cabelo é definido com a ajuda dos bigudinhos, que vão modelar os cachos. Após o período de ação do ondulante, o cabelo é enxaguado, hidratado e secado.

Depois do permanente afro

O efeito do permanente afro dura de 3 a 4 meses. Depois de fazer o procedimento, você precisa continuar com a rotina de tratamentos do cronograma capilar, já que, assim como toda a química, o permanente deixa o fio bastante fragilizado. A dica é focar principalmente no tratamento de restauração, que vai reparar os danos causados pela alteração da estrutura do fio.

Outra dica para manter os fios seguros e preservar o efeito do permanente é usar produtos especializados para cabelos com química, além de diminuir o uso de secadores e modeladores. Seguindo os tratamentos para cabelo cacheado e crespo, você garante que seu permanente afro será arrasador.

Posts Recentes:

Posts mais acessados