Secure Adnxs

Guia do permanente afro: cuidados, dicas e melhores produtos

por Talitha Benjamin

O sucesso dos cabelos cacheados é tanto que, a cada dia que passa, mais e mais pessoas têm se dado conta de que os fios com curvatura são incríveis. Não é à toa que já existem diversos procedimentos para valorizar esse visual tão único. Um deles é o permanente afro. O permanente afro é um […]

Guia do permanente afro: cuidados, dicas e melhores produtos

O sucesso dos cabelos cacheados é tanto que, a cada dia que passa, mais e mais pessoas têm se dado conta de que os fios com curvatura são incríveis. Não é à toa que já existem diversos procedimentos para valorizar esse visual tão único. Um deles é o permanente afro. O permanente afro é um […]

O sucesso dos cabelos cacheados é tanto que, a cada dia que passa, mais e mais pessoas têm se dado conta de que os fios com curvatura são incríveis. Não é à toa que já existem diversos procedimentos para valorizar esse visual tão único. Um deles é o permanente afro.

O permanente afro é um procedimento que dá mais definição, leveza e movimento aos cachos. É um procedimento químico, mas o resultado é o mais natural possível. Ele é ideal para quem já tem cabelos cacheados ou crespos, mas tem bastante dificuldade para defini-los. No entanto, por se tratar de uma técnica que modifica a estrutura capilar e que envolve química, antes de aplicar o produto, é preciso preparar os fios para que estejam fortes e saudáveis.

Quer aprender tudo sobre esse método? Então se liga no nosso guia do permanente afro e veja como apostar nessa transformação com segurança e, assim, minimizar os danos e garantir cabelos impecáveis e bonitos.

O que é permanente afro?

permanente afro 1 630x787 - Guia do permanente afro: cuidados, dicas e melhores produtos

O permanente afro é um procedimento químico indicado para cabelos que não possuem uma forma definida, independente da curvatura. Ele serve para dar formatação a ondas e cachos aos fios que não possuem esta definição. Sua fórmula tem base de tioglicolato de amônia, portanto, entra na categoria de transformações químicas e, por isso, precisa ser utilizada com cuidado e apenas após uma consulta com um profissional de confiança: a amônia não é compatível com descolorações, colorações, alisamentos, botox ou qualquer outro tipo de química, ou seja, não devem ser utilizadas em conjunto.

Quem pode fazer permanente no cabelo?

Por se tratar de uma química capilar, a resposta sobre quem pode ou não usar o permanente no cabelo é complexa: apesar de ser um procedimento indicado para todas as curvaturas, é necessária uma avaliação mais completa do estado do fio, para evitar que a aplicação do permanente danifique a fibra capilar, causando quebra, ressecamento e até mesmo a queda generalizada.

A dica é, além de consultar um profissional cabeleireiro de confiança, investir em cuidados que fortaleçam os cabelos, assim, quando o produto for aplicado, o fio vai estar mais resistente para lidar com os danos da química.

É possível fazer permanente no cabelo liso?

Cabelos lisos naturais, ao se submeterem ao procedimento, podem ganhar ondas definidas e muito movimento. Mas, atenção: em cabelos alisados o permanente afro não é recomendado por conta da incompatibilidade de substâncias que pode causar danos profundos ao cabelo.

Cuidados necessários antes do permanente afro

permanente afro 2 630x420 - Guia do permanente afro: cuidados, dicas e melhores produtos

Não diferente de qualquer outra química, para aplicar o permanente afro com segurança e evitar danos graves aos fios (como quebra e corte químico), é preciso garantir que eles estejam fortes para receber as substâncias, já que elas agem diretamente na estrutura do cabelo.

Na maioria das vezes, quem opta por realizar o procedimento são as crespas, que possuem fios mais frágeis por natureza. Os cabelos de curvatura tipo 4A, 4B e 4C são os que têm mais dificuldade de circular a oleosidade, vitaminas e nutrientes pelos fios, o que os torna ainda mais ressecados. Por isso, além de ter um profissional capacitado e responsável pela aplicação, alguns cuidados devem ser tomados pelo menos um mês antes do procedimento.

Além disso, antes da aplicação do permanente, é imprescindível que seja feito o teste de mecha. Ele serve para testar a reação do cabelo após receber a química. Se tudo der certo nessa etapa, você poderá seguir com o procedimento sem preocupações. Se não der, você vai ficar bem agradecida por ter feito o teste de mecha antes de seguir com a química, acredite!

Salon Line indica:

Se você pretende investir no permanente afro futuramente, a dica é manter uma rotina de tratamentos rígida, com hidratação, nutrição e reconstrução, através do cronograma capilar: o Kit Cronograma Capilar Babosa + Óleo de Coco + Vinagre de Maçã Salon Line conta com 1 Máscara de Hidratação #todecacho Babosa, 1 Máscara de Hidratação #todecacho Vinagre de Maçã e 2 Óleos #todecacho Coco Puro. Juntos, garantem um cronograma capilar com todas as etapas necessárias para um cuidado completo. Além disso, aliados à tecnologia PROFIX, esses produtos proporcionam força intensa, revitalização completa e combate ao frizz.

Como é feito o permanente afro?

Antes da aplicação, o cabelo precisa passar por uma limpeza profunda, feita através do uso do shampoo antirresíduos que vai retirar todas as impurezas do fio que podem prejudicar o resultado final.

Depois da lavagem com o shampoo, a química que relaxa os fios é aplicada. Após o tempo de ação e lavagem, é chegada a hora do produto responsável pela ondulação dos fios. Nessa etapa, o cabelo é definido com a ajuda de bigudinhos, que vão modelar os cachos. Após o período de ação do ondulante, o cabelo é enxaguado, hidratado e seco com a ajuda de um secador.

Aprenda o passo a passo do Permanente Afro Salon Line:

Manutenção: quanto tempo dura o permanente no cabelo?

permanente afro 3 630x420 - Guia do permanente afro: cuidados, dicas e melhores produtos

A média de duração dos efeitos do permanente afro no cabelo são de 3 a 4 meses, mas esse tempo pode variar de acordo com o tipo de fio. Por isso, fique atenta aos efeitos do procedimento: se notar que os cachos estão desmanchando, pode ser o momento de pensar na reaplicação. No entanto, a reaplicação significa mais química e, dependendo do estado do cabelo, ela pode causar sérios danos à fibra capilar. Na dúvida, consulte um profissional qualificado.

Dicas e cuidados pós permanente afro

Depois de fazer o procedimento, você precisa continuar com a rotina de tratamentos do cronograma capilar, já que, assim como toda a química, o permanente deixa o fio bastante fragilizado. A dica é focar principalmente no tratamento de restauração, que vai reparar os danos causados pela alteração da estrutura do fio.

Outra dica para manter os fios seguros e preservar o efeito do permanente é usar produtos específicos para cabelos com química, além de diminuir o uso de secadores e modeladores. Seguindo os tratamentos para cabelo cacheado e crespo, você garante que seu permanente afro será arrasador.

Conheça o Kit Permanente Afro da Salon Line

A Salon Line possui os produtos ideais para fazer a sua transformação capilar com segurança e muito cuidado: a linha Permanente Afro conta com ativos poderosos para mudar a estrutura dos fios, ao mesmo tempo que hidrata e reduz os danos da química.

Creme de Relaxamento e Encacheamento Permanente Afro

O Creme de Relaxamento e Encacheamento Permanente Afro foi feito exclusivamente para garantir cachos definidos, soltos, com balanço natural, volume controlado, cabelos sem frizz e hidratados. Uso profissional.

Loção Onduladora Permanente Afro

A Loção Onduladora Permanente Afro é um produto de última geração para auxiliar o profissional cabeleireiro no processo de permanente e deixar os cachos definidos, macios, sem frizz e saudáveis por muito mais tempo. Este produto não é um ativador de cachos, ele é exclusivo para permanente Afro da Salon Line.

5/5 - (1 vote)