Secure Adnxs

Aprenda a fazer fitagem em cabelos cacheados, crespos e ondulados

por Carolina Glogovchan

Para quem adora ondas e cachos bem definidos, a fitagem no cabelo é uma das técnicas mais conhecidas e amadas. Por ser super democrática, é difícil encontrar uma ondulada, cacheada ou crespa que não seja apaixonada pela fitagem e use sempre no dia a dia. Se você precisa de uma ajudinha na definição das madeixas, […]

Aprenda a fazer fitagem em cabelos cacheados, crespos e ondulados

Para quem adora ondas e cachos bem definidos, a fitagem no cabelo é uma das técnicas mais conhecidas e amadas. Por ser super democrática, é difícil encontrar uma ondulada, cacheada ou crespa que não seja apaixonada pela fitagem e use sempre no dia a dia. Se você precisa de uma ajudinha na definição das madeixas, […]

Cuidados

Para quem adora ondas e cachos bem definidos, a fitagem no cabelo é uma das técnicas mais conhecidas e amadas. Por ser super democrática, é difícil encontrar uma ondulada, cacheada ou crespa que não seja apaixonada pela fitagem e use sempre no dia a dia.

Se você precisa de uma ajudinha na definição das madeixas, esta técnica é a ideal e vai transformar a forma como você finaliza os cabelos. Bora entender como fazer uma boa fitagem?

O que é fitagem e para que serve?

A fitagem é uma técnica de finalização capilar que tem como objetivo definir os cachos e reduzir o frizz. De forma prática, a fitagem consiste em separar os cabelos em “fitas” — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de baixo para cima, para que memorizem o formato. É a opção ideal para finalizar cabelo ondulado, cacheado e crespo.

A fitagem é indicada tanto no dia de lavagem, como no day after para revitalizar os cachos. Para reproduzi-la, as únicas ferramentas necessárias são os seus dedos e um excelente finalizador, que pode ser um creme de pentear, ativador de cachos, gelatina ou até mesmo uma mistura dsses produtos.

Quais são as vantagens da fitagem para os cabelos com cachos?

A fitagem oferece várias vantagens para os cabelos, como:

  • 1 – Definição dos cachos: a fitagem ajuda a criar cachos mais definidos, proporcionando um visual mais bonito e harmonioso;
  • 2 – Redução do frizz: ao aplicar os produtos de maneira uniforme e amassar os fios, a fitagem ajuda a reduzir o frizz e a controlar os cabelos rebeldes;
  • 3 – Maior volume: a técnica da fitagem também pode contribuir para aumentar o volume dos cabelos cacheados, proporcionando um visual mais volumoso e cheio de vida;
  • 4 – Durabilidade: quando feita corretamente e com produtos adequados, a fitagem pode ajudar a manter os cachos definidos por mais tempo, prolongando o efeito da finalização dos cachos e crespos.

Qual é a diferença entre fitagem e texturização?

A fitagem e a texturização são técnicas de finalização capilar semelhantes, mas com algumas diferenças importantes. Enquanto a fitagem é feita com os dedos, deslizando e amassando os fios para criar cachos definidos, a texturização utiliza ferramentas como o modelador de cachos ou o difusor para criar texturas e ondas nos cabelos.

Além disso, enquanto a fitagem é mais indicada para cabelos cacheados e crespos, a texturização pode ser usada em todos os tipos de cabelo para criar diferentes estilos.

O que precisa para fazer fitagem?

Para fazer a fitagem no cabelo, você vai precisar de alguns produtos específicos, como:

  • Creme para pentear ou leave-in: escolha um produto adequado para o seu tipo de cabelo, que ajude a definir os cachos e controlar o frizz;
  • Óleo ou sérum: um óleo ou sérum capilar pode ser usado para selar a hidratação e dar brilho aos fios;
  • Água: uma boa fitagem deve ser feita com os cabelos úmidos, portanto, você vai precisar de água para umedecer os fios durante o processo.
  • Pente de dentes largos ou escova: um pente de dentes largos ou uma escova podem ser usados para desembaraçar os cabelos antes da fitagem.

Como fazer fitagem no cabelo?

Existem diferentes técnicas de fitagem que você pode experimentar para encontrar a que funciona melhor para o seu tipo de cabelo. Confira algumas opções:

Fitagem tradicional

Não tem segredo: a fitagem tradicional é bem fácil de reproduzir, além disso, existem diferentes versões da mesma técnica, a dica é testar todas e ver qual se adequa melhor ao seu cabelo e a sua rotina, mas todas elas possuem efeitos em comum, ou seja, garantem definição e controle do frizz. Confira o passo a passo:

  • Passo 1 – Com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções;
  • Passo 2 – Pegue o seu creme para pentear ou ativador de cachos preferido e passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos;
  • Passo 3 – Amasse as fitas com as mãos em direção a raiz, e perceba que cada fita formará um cacho;
  • Passo 4 – Repita o procedimento em todo o cabelo.

Fitagem estruturada

A fitagem estruturada segue a mesma lógica da tradicional, onde os fios são separados em mechas ou fitas, mas difere no tipo de produto usado: aqui, a dica é usar um bom gel, gelatina e também óleos vegetais para garantir a durabilidade da técnica:

Fitagem com escova

Para auxiliar na hora de separar o cabelo em mechas, você pode apostar em escovas específicas para esta técnica: escovas com cabo ergonômico dão mais firmeza na hora de desembaraçar e separar as fitas, e a escova polvo possui o formato específico para a fitagem.

Fitagem plopping

Já a técnica fitagem plopping finaliza os cabelos ao mesmo tempo que retira o excesso de umidade dos fios depois da lavagem. É ideal para quem busca agilidade e praticidade na hora de reproduzir a fitagem. Para esta finalização, utilize uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão.

  • Passo 1 – Lave os cabelos como de costume e retire o excesso de água com a toalha de microfibra ou camisa de algodão;
  • Passo 2 – Separe-os em mechas finas e aplique o creme para pentear;
  • Passo 3 – Estique a toalha ou camiseta em um lugar plano, como sua cama, por exemplo, e jogue as madeixas em cima dela;
  • Passo 4 – Enrole as duas laterais do pano e amarre as pontas na parte de trás, formando uma touca. Espere o cabelo secar completamente antes de remover o tecido, ou finalize a secagem com um secador e difusor.

Fitagem a seco

Sabia que existe uma fitagem perfeita para dias mais frios que você não quer ficar com o cabelo molhado? Confira:

  • Passo 1 – Aplique um pouco de água nos cabelos secos para umedecê-los levemente;
  • Passo 2 – Em seguida, aplique o creme para pentear, deslizando os dedos pelos fios;
  • Passo 3 – Amasse os cabelos com as mãos em movimentos de baixo para cima, ajudando a formar os cachos.

Day after: como fazer a fitagem no cabelo durar mais?

Day after significa “dia seguinte”, e está relacionado aos dias após a lavagem e finalização. A fitagem, por si só, garante um day after mega definido, mas você pode seguir as dicas abaixo para garantir cabelos ainda mais bonitos por mais tempo:

  • Use uma touca ou fronha de cetim para evitar o atrito dos fios com o travesseiro e evitar o frizz;
  • Revitalize os cachos com uma misturinha de finalizador com água em um borrifador e aplique nos fios. Depois, amasse-os de baixo para cima suavemente;
  • Na hora de tomar banho, use uma touca para proteger os cabelos. Isto porque, a umidade e o vapor da água quente podem prejudicar a formatação dos cachos.
  • Use um lenço de seda ou fronha de seda para dormir, ajudando a reduzir o atrito e o frizz durante a noite;
  • Evite tocar muito nos cabelos ao longo do dia, pois isso pode desmanchar os cachos.

Salon Line recomenda

Quer uma fitagem perfeita? A Salon Line, especializada em produtos para todos os tipos de cabelo, especialmente os com curvaturas, recomenda alguns produtinhos para auxiliar na fitagem e cuidados com os cachos:

Gel Líquido #todecacho Day After

O Gel de Definição #todecacho Day After define e revitaliza os cachos por mais tempo, agindo na revitalização completa e controle do frizz. Sua fórmula possui óleo de abacate e pantenol que garantem ação extracondicionante, hidratação, força e saúde para cachos e crespos.

Gelatina S.O.S Cachos Manteiga de Karité

A Gelatina Ativadora de Cachos S.O.S Cachos Manteiga de Karité garante definição hidratante dos cachos, controle do frizz e muito brilho. Além disso, age no combate contra a quebra, promovendo reparação dos fios, tornando-os mais fortes e 2 vezes mais resistentes e sem quebra.

Creme para Pentear Definição Antifrizz

O Creme para pentear Definição Antifrizz garante blindagem do frizz e modelagem da raiz às pontas aos cacheados e crespos, além de deixá-los com brilho máximo, soltos e nutridos. Na sua composição, um mix de proteínas e extrato de frutas vermelhas, proporcionam extra nutrição, maciez e brilho intenso aos fios.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a fitagem capilar? Agora basta escolher o estilo da fitagem ideal para seus fios, os produtinhos ideais e pronto: exiba cachos e crespos muito mais definidos e cheios de personalidade!

cropped CARD 1 CAPA 62 - Aprenda a fazer fitagem em cabelos cacheados, crespos e ondulados
Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 60 - Aprenda a fazer fitagem em cabelos cacheados, crespos e ondulados
Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 59 - Aprenda a fazer fitagem em cabelos cacheados, crespos e ondulados
Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 55 - Aprenda a fazer fitagem em cabelos cacheados, crespos e ondulados
Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 54 - Aprenda a fazer fitagem em cabelos cacheados, crespos e ondulados
Cabelo cacheado loiro platinado
Por Rafaela Oliveira
5/5 - (2 votes)

Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado