loader image
Secure Adnxs

Conheça a trança embutida e todas as suas variações

por Carolina Glogovchan

A trança embutida é um penteado extremamente elegante e democrático, perfeito – inclusive – para as donas de cabelos cacheados e crespos. Além disso, essa é uma ótima opção de penteado para manter os fios no lugar e ainda dar um toque estiloso ao seu visual. Se você quer saber mais sobre a trança embutida […]

Conheça a trança embutida e todas as suas variações

A trança embutida é um penteado extremamente elegante e democrático, perfeito – inclusive – para as donas de cabelos cacheados e crespos. Além disso, essa é uma ótima opção de penteado para manter os fios no lugar e ainda dar um toque estiloso ao seu visual. Se você quer saber mais sobre a trança embutida […]

A trança embutida é um penteado extremamente elegante e democrático, perfeito – inclusive – para as donas de cabelos cacheados e crespos. Além disso, essa é uma ótima opção de penteado para manter os fios no lugar e ainda dar um toque estiloso ao seu visual. Se você quer saber mais sobre a trança embutida e suas variações, está no lugar certo. Vamos lá?

Quais as características de uma trança embutida?

A trança embutida, também conhecida como trança francesa ou trança raiz, é um estilo de trança que começa na raiz do cabelo e vai incorporando mais mechas à medida que vai sendo trançada. O modelo de trança embutida tradicional é aquele que tem seu início logo no topo da cabeça e segue adicionando mechas finas do comprimento até chegar ao fim do cabelo.

Diferente da trança tradicional, em que você simplesmente divide o cabelo em três partes e vai trançando-as até as pontas, a trança embutida envolve pegar pequenas mechas de cada lado do cabelo e adicioná-las à trança principal conforme você avança. Isso cria um efeito mais complexo e firme, mantendo o cabelo bem preso. As principais características da trança embutida são:

  • Firmeza: ela fica bem presa à cabeça, ideal para dias ativos ou quando você quer que o penteado dure o dia todo.
  • Versatilidade: pode ser usada em diferentes tipos de cabelo e em várias ocasiões.
  • Elegância: é um penteado que parece elaborado e sofisticado, mas que você pode aprender a fazer sozinha.

Vale dizer, também, que as tranças embutidas são ideais também para as crianças, pois é um penteado que possibilita que as meninas brinquem, corram, dancem e se divirtam em qualquer situação sem comprometer a integridade das madeixas.  

Por último, é importante destacar que a trança embutida é diferente das tranças afro e outras variações, como a goddess braids ou a ghana braids, que duram muito mais tempo nos cabelos; os modelos de trança embutida duram apenas algumas horas.

Variações da trança embutida

Embora a trança embutida tradicional seja a mais conhecida, há também algumas variações que fazem muito sucesso quando o assunto é penteado trançado. Confira:

Trança embutida tradicional

Foto 02 533x800 - Conheça a trança embutida e todas as suas variações

A trança embutida tradicional é aquela que começa no topo da cabeça e vai descendo até as pontas. Para fazê-la, você começa dividindo uma seção de cabelo na parte superior da cabeça, separa em três mechas e começa a trançar. A cada passada, você incorpora mais cabelo das laterais até chegar ao final.

Trança embutida lateral

Foto 03.01 533x800 - Conheça a trança embutida e todas as suas variações

A trança embutida lateral é uma variação super charmosa e fácil de fazer. Em vez de começar no topo da cabeça, você começa a trança em um dos lados, pegando mechas da linha da orelha até a nuca. O resultado é uma trança que fica de lado, dando um toque romântico e diferente ao visual.

Trança embutida invertida 

Foto 04 533x800 - Conheça a trança embutida e todas as suas variações

Também conhecida como trança holandesa, essa variação tem um efeito em relevo que se destaca mais do que a tradicional. A diferença é que, em vez de passar as mechas por cima umas das outras, você as passa por baixo. Isso cria uma trança que parece estar “levantada” sobre o cabelo.

Trança embutida em cascata

A trança embutida em cascata é uma das mais elegantes. Nessa variação, você faz uma trança embutida tradicional, mas em vez de incorporar todo o cabelo, você vai soltando mechas ao longo do caminho, criando um efeito de cascata. É perfeita para eventos mais formais ou para um look romântico.

Trança embutida com coque

Essa combinação é perfeita para um visual mais arrumado. Você começa com uma trança embutida tradicional ou lateral e, quando chega à nuca, prende o restante do cabelo em um coque. Esse penteado é ótimo para ocasiões formais ou quando você quer algo mais elaborado sem muito esforço.


Trança embutida unicórnio

Este modelo tem seu início no topo da cabeça e segue até que a região central seja alcançada. O princípio da execução é o mesmo que a trança tradicional, mas o foco é apenas no centro da cabeça, deixando o restante do cabelo completamente solto ou com outros penteados, como coque ou rabo de cavalo.

Trança embutida boxeadora

Foto 05 630x763 - Conheça a trança embutida e todas as suas variações

Este modelo de trança embutida é inspirado nas lutadoras de boxe e apresenta duas tranças embutidas laterais, uma de cada lado da cabeça. Para fazer, separe o cabelo todo em duas mechas e faça duas tranças embutidas laterais, uma de cada lado.

Trança embutida escama de peixe

Este modelo de penteado é feito em todo o comprimento dos fios, mas é seu efeito de mechas desfiadas que lhe concede este nome, deixando o penteado volumoso e original. Para fazer, a dica é seguir os mesmos passos da trança tradicional, mas puxando mechas bem menores para garantir o efeito de escama. 

Como fazer trança embutida sozinha?

Foto 06 530x800 - Conheça a trança embutida e todas as suas variações

Fazer trança embutida sozinha pode parecer complicado no início. Aqui estão alguns passos que, com um pouco de prática, podem te ajudar a pegar o jeito rapidinho. Confira:

  • Passo 1 – Prepare o cabelo: penteie bem o cabelo para desembaraçar e aplique um pouco de creme para pentear ou óleo para facilitar o manuseio;
  • Passo 2 – Divida o cabelo: separe uma seção de cabelo no topo da cabeça. Pode ser uma mecha central ou lateral, dependendo do estilo que você quer.
  • Passo 3 – Comece a trançar: divida essa seção em três mechas. Passe a mecha da direita sobre a do meio, depois a da esquerda sobre a do meio, como uma trança tradicional.
  • Passo 4 – Adicione mais cabelo: na próxima passada, pegue uma pequena mecha de cabelo da direita e incorpore à mecha direita antes de trançar sobre a mecha do meio. Faça o mesmo com a mecha esquerda.
  • Passo 5 – Continue trançando: Repita o processo, adicionando mais cabelo a cada mecha antes de trançar sobre a mecha do meio. Continue até chegar à nuca ou até onde desejar.
  • Passo 6 – Finalize: Quando não houver mais cabelo para adicionar, continue com uma trança simples até as pontas e prenda com um elástico. Se quiser, você pode soltar alguns fios na frente para um look mais despojado.

Sugestão de produtos: modeladoras #todecacho

Agora que você já sabe como fazer uma bela trança embutida nos cachos, é hora de conhecer os produtinhos que vão te ajudar nesse processo e garantir que sua trança fique linda e dure mais. Confira: 

Rate this post
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Como finalizar o cabelo 2c? Como finalizar o cabelo 2b? Como finalizar o cabelo 2A? Para que serve a gelatina para cabelo? Como fazer Cronograma Capilar?
Pular para o conteúdo