Tipos de cabelo crespo: Como identificar e cuidar
Se você é do tipo que acha que só existem cabelos lisos, ondulados e cacheados, está muito enganada. Há também os tipos de cabelo crespo e é sobre eles que vamos falar aqui. Afinal, eles precisam de cuidados e cortes específicos para se manterem sempre bonitos e cheios de vida. Bora então conferir tudinho?
Tipos de cabelo crespo: aprenda a identificar
Os fios crespos são representados pelo número 4 e, normalmente, são mais frágeis e ressecados do que as outras curvaturas (liso: 1, ondulado: 2, e cacheado: 3). Vamos a eles:
Cabelo crespo 4A
Cachos bem fechadinhos, e sua característica principal é o fator encolhimento.
Cabelo crespo 4B
Cachos mais apertados, e o fator encolhimento chega a 80%.
Cabelo crespo 4C
Fio não apresenta definição, sendo sua estrutura dominante em formato “Z”.
Tipos de cabelo crespo: características
Devido a sua curvatura fechada desde a raiz, o cabelo crespo é mais tendencioso ao ressecamento no comprimento e pontas. Isso porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo tem mais dificuldade de percorrer os cachos fechadinhos e chegar até as pontas. Desta forma, seguir um cronograma capilar completo, intercalando hidratações, nutrições e reconstruções, é fundamental para manter a saúde das madeixas em dia. Além disso, usar produtos específicos para o seu tipo de crespo também contribui para um resultado espetacular.
Tipos de cabelo crespo: cuidados
Veja alguns cuidados simples que você pode incorporar a sua rotina do dia a dia.
- Concentrar o shampoo na raiz e usar na medida certa: isso mesmo! Procure evitar ao máximo esfregar o shampoo por todo o comprimento das madeixas. Concentre na raiz e esfregue delicadamente com as pontas dos dedos;
- Lave de uma a duas vezes na semana: é o suficiente. Você pode ainda fazer a primeira lavagem com shampoo e a segunda com co-wash;
- Hidratação, hidratação e hidratação: seguir o cronograma capilar que citamos acima ajuda super;
- Use condicionador: ele ajuda a selar e desembaraçar os fios;
- Faça umectações: o cabelo afro adora um óleo 100% vegetal e isso ajuda a mantê-lo longe do ressecamento;
- Desembarace corretamente: de preferência após a lavagem, dividindo-o em pequenas mechas e dando atenção a cada uma delas;
- Hora da finalização: escolha o seu creme para pentear ou ativador de cachos e arrase;
- Para dar aquele volumão mara: solte a raiz com um pente garfo e estimule o cabelo para cima com o uso do secador;
- Fronha de cetim: use para dormir. Ajuda a diminuir o frizz.
Tipos de cabelo crespo: cortes
Quando falamos em cortes, é importantíssimo ter em mente que os cabelos tipo 4 precisam e devem ser cortados a seco por conta do fator encolhimento presente nessa curvatura. Assim, você evita possíveis arrependimentos. Feito isso, hora de pensar na etapa do corte. Ele precisa ser arredondado e a melhor técnica é aparar cacho por cacho e deixar as pontas desfiadas. Deste modo, você ganha aquele volumão e ao mesmo tempo garante leveza e movimento as madeixas.
Tipos de cabelo crespo: inspirações
Agora que você já sabe como identificar os tipos de cabelo crespo, quais as características, cuidados e cortes, é só arrasar com um hair lindo por aí né?!