Secure Adnxs

Cabelo 2C: aprenda como cuidar desse tipo de curvatura

por Talitha Benjamin

Conforme os avanços do mercado de cosméticos vão chegando, fica cada vez mais fácil identificar a curvatura dos fios e quais são os cuidados necessários para cuidar deles. No entanto, muita gente ainda fica em dúvida sobre qual é o seu tipo de cabelo, principalmente as onduladas, já que este tipo de madeixa pode ser […]

Cabelo 2C: aprenda como cuidar desse tipo de curvatura

Conforme os avanços do mercado de cosméticos vão chegando, fica cada vez mais fácil identificar a curvatura dos fios e quais são os cuidados necessários para cuidar deles. No entanto, muita gente ainda fica em dúvida sobre qual é o seu tipo de cabelo, principalmente as onduladas, já que este tipo de madeixa pode ser […]

Cabelos OnduladosCuidados

Conforme os avanços do mercado de cosméticos vão chegando, fica cada vez mais fácil identificar a curvatura dos fios e quais são os cuidados necessários para cuidar deles. No entanto, muita gente ainda fica em dúvida sobre qual é o seu tipo de cabelo, principalmente as onduladas, já que este tipo de madeixa pode ser confundida com um tipo diferente de liso e cacheado. Isso fica ainda mais evidente no fio 2C, mas o que é o cabelo 2C? Como garantir o melhor tratamento?

Se liga: identificar a sua curvatura é o primeiro passo para garantir os melhores cuidados, já que sabendo qual é o seu tipo de fio, você consegue selecionar os melhores produtos, técnicas de finalização e tratamentos específicos que vão garantir a distribuição de nutrientes, definição perfeita e o controle do volume de acordo com o resultado que você ama. Então vem com a gente e se liga nas dicas que selecionamos para garantir cabelos impecáveis sempre!

O que é e como identificar um cabelo 2C?

O cabelo ondulado corresponde a curvatura 2, o que significa que ele apresenta mais curvas que o liso, e ondas mais abertas do que fios cacheados. Costuma ter formato em “S”, ou seja, é liso na raiz, mas no comprimento ganha o formato de ondas. Quando falamos “2C”, nos referimos à última classificação do ondulado, que já possui espirais definidos em “S” e, geralmente, são mais volumosos e rebeldes do que os outros tipos de fios ondulados. 

Por conta de sua estrutura, os cabelos ondulados precisam de uma atenção extra na hora de finalizar e definir. Também podem sofrer com a oleosidade na raiz e ressecamento no comprimento, além de pontas duplas. Para contornar estes problemas, investir em um bom cronograma capilar e caprichar na finalização são soluções para garantir ondas e bastante movimento.

No quadro Dicionário Capilar – Especial Curvaturas, a maravilhosa Carol Lima ensina você sobre os tipos de cabelo ondulado, como identificar o seu tipo de curvatura, além de dicas de produtos finalizadores. Aperte o play e assista!

Como cuidar do cabelo 2C?

Os cabelos de curvatura ondulada são mais finos, com raiz mais lisa e comprimento ressecado e com frizz por conta do seu formato em “S” mais fechado. Além disso, você pode investir em cremes para pentear e outros finalizadores que definem as ondas e mantém os fios sem frizz e alinhados. 

Por causa da formatação, eles podem sofrer com ressecamento ao longo do comprimento. Para garantir que o cabelo 2C permaneça bonito, hidratado, saudável e nutrido, é preciso investir em um cronograma capilar –  fácil de ser feito em casa e extremamente eficaz para reparar os danos. A rotina de cuidados capilares é semanal e pode ser montada de forma personalizada, conforme as necessidades do fio. 

O cronograma capilar consiste em três etapas: a hidratação, que vai repor a água do fio; a nutrição, que repõe os nutrientes e a oleosidade natural; e a reconstrução, que vai devolver a queratina e a massa capilar, reparando profundamente os danos. Para criar o seu cronograma, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo e, depois, separe produtos especiais para cada etapa. 

Como definir e finalizar o cabelo ondulado 2C?

Os cabelos 2C já possuem ondas mais estruturadas, mas mesmo assim precisam de uma atenção especial na hora de definir. A fitagem no cabelo é a técnica mais amada e utilizada entre as onduladas, já que ela garante a texturização dos fios e é fácil de reproduzir. 

A fitagem consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular as ondas ao pressionar os cabelos de baixo para cima, para que memorizem o formato ondulado. Não à toa, é uma finalização prática e rápida tanto no seu dia de lavagem, como no day after para revitalizar os fios. 

Para reproduzi-la, as únicas ferramentas necessárias são os seus dedos e um excelente finalizador, que pode ser um creme de pentear, ativador de cachos ou gelatina da sua preferência, ou até mesmo uma mistura de todos esses produtos. Veja o passo a passo, e os melhores produtos para utilizar na texturização do cabelo 2C.

Fitagem passo a passo:

Passo 1) com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções;

Passo 2) pegue o seu creme para pentear ou ativador de cachos preferido e passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos;

Passo 3) amasse as fitas com as mãos em direção a raiz – perceba que cada fita formará um cacho;

Passo 4) repita o procedimento em todo o cabelo.

Sugestões de cortes para cachos 2C

Além de investir no tratamento e na definição, outra ferramenta para garantir ondas perfeitas impecáveis é escolher o corte de cabelo que mais combina com você, e que também vai garantir a valorização das ondas. Veja abaixo os cortes que dão super certo na curvatura ondulada:

Bob hair

O corte chanel, ou o bob hair são ótimas opções para o cabelo ondulado.

O bob hair é um corte clássico, muito adotado por pessoas de várias curvaturas, mas é no tipo 2C que ele brilha: o corte abaixo da linha do queixo valoriza as curvas e dá volume, ideal para quem busca um visual impactante e estiloso. 

Corte pixie ondulado

cabelo ondulado 1 535x800 - Cabelo 2C: aprenda como cuidar desse tipo de curvatura
O cabelo curto ondulado traz atitude e ousadia para o visual, mesmo sendo um corte clássico.

Para quem quer adotar um visual ousado, o pixie ondulado é o ideal. O corte quebra a hegemonia do comprimento longo, é moderno, cheio de personalidade e fica perfeito com ondas naturais. 

Cabelo ondulado repicado

cabelo ondulado 2 630x788 - Cabelo 2C: aprenda como cuidar desse tipo de curvatura
O corte repicado é ideal em quem possui o cabelo médio ondulado.

Já para quem busca um visual que não interfere no comprimento, o corte repicado traz uma mudança nos fios que faz toda a diferença, já que consiste em afinar e desigualar as pontas, para dar um efeito irregular. 

Long bob ondulado

cabelo ondulado 3 630x420 - Cabelo 2C: aprenda como cuidar desse tipo de curvatura
Uma versão mais longa do corte bob, mas que ainda valoriza as mechas onduladas.

O long bob é uma versão maior do bob cut, com o comprimento chegando na altura da clavícula ou na linha dos ombros. É um corte de base reta, mas que pode ser levemente desfiado nas pontas para ganhar mais movimento. Além disso, os fios devem ser levemente mais compridos na frente.

Cabelo longo ondulado

cabelo ondulado 4 630x788 - Cabelo 2C: aprenda como cuidar desse tipo de curvatura

Para quem prefere um cabelão, dá para apostar nos fios longos e ondulados: a versatilidade garante que ele possa ser adaptado aos mais variados tipos de penteados e finalizações, tanto para o dia a dia quanto para ocasiões mais especiais.

Dicas de produtos para cabelo 2C

Por conta da sua estrutura, o cabelo 2C precisa de uma reposição de nutrientes e de água rotineira, que pode ser feita através do cronograma capilar. 

Salon Line recomenda: cronograma capilar

Cronograma capilar para cabelo Liso e Ondulado SOS Hidratação Salon Line

Cronograma Capilar Hidra Babosa, Original e Coco Salon Line

Cronograma capilar Bomba+Óleo Coco e Rícino+Bio-Reconstrução Salon Line

O cabelo 2C ganha muito mais definição e movimento quando usados produtos específicos. Para definir, o ideal é apostar em produtos finalizadores que contenham ativos de hidratação e nutrição, mas com fórmulas leves para não pesar nos fios. Veja abaixo quais produtos utilizar:

Salon Line recomenda: creme de pentear para cabelo ondulado

Creme para Pentear #todecacho Babosa Pra Divar Salon Line

Creme para Pentear #todecacho Profix Salon Line

Salon Line recomenda ativador de cachos para cabelo ondulado:

Ativador de Cachos SOS Cachos + Leves Óleo de Amêndoas Salon Line

Ativador de Cachos SOS Cachos Azeite de Oliva Salon Line

Ativador de Cachos SOS Cachos Arginina Reconstrução Salon Line

Salon Line recomenda: gelatina para cabelo ondulado:

Gelatina #todecacho Super Definição Salon Line

Gelatina Babosa #todecacho Volumão e Hidratação Salon Line

Gelatina #todecacho Super Transição Capilar Salon Line

4.8/5 - (13 votes)

Quem leu gostou dessas:

Pular para o conteúdo