Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

3 receitas caseiras para driblar a quebra de cabelo

quebra de cabelo 630x569 - 3 receitas caseiras para driblar a quebra de cabelo

Na saga para ter cabelos perfeitos, do jeitinho que você quer, muitos processos são realizados nos fios com o intuito de alterar a aparência deles. Na luta para acabar com o frizz, o volume, mudar a cor, a estrutura, é normal realizar diversos procedimentos capilares, entre o uso de química (coloração, mechas, alisamentos e progressivas) e de mecânicos (secador, prancha, modeladores). O problema, é quando a quebra de cabelo aparece, comprometendo a saúde e a aparência das madeixas. 

Fios quebradiços é um sinal bem desagradável, e é um dos primeiros indícios de que o cabelo precisa de cuidados especiais. Se você nota que os fios não seguem o comprimento atual, estão enfraquecidos, com a aparência opaca e que quebram com facilidade, não se assuste: dá para reverter a situação em casa, investindo em tratamentos e receitinhas caseiras que vão fortalecer a fibra para dar um fim à quebra d. Veja abaixo tudo sobre este problema, e como acabar com ele sem sair de casa:

Afinal, o que causa quebra de cabelo?

A principal causa da quebra do cabelo é o excesso de atividades danosas para o fio, como processos químicos, como o uso de descolorantes e alisamentos, e também de processos físicos, como o excesso de secador e modeladores. A quebra de cabelo está relacionada ao enfraquecimento das fibras capilares, que causa o afinamento do fio e perda de massa, tornando-se poroso, ressecado e frágil e, consequentemente, mais propensos à quebra. 

Este enfraquecimento também pode ser desencadeado por processos internos do corpo, que podem não produzir nutrientes suficientes para o cabelo: desequilíbrios hormonais, má alimentação e estresse são alguns dos fatores que podem intensificar a quebra de cabelo. 

Características do cabelo quebradiço: como identificar?

Cabelos quebradiços são facilmente identificáveis, já que é um sinal bem evidente de dano capilar. Em geral, pontas duplas, aspereza, excesso de nós, fios que embaraçam com facilidade e opacidade são sinais de fios quebradiços. Além disso, falhas no couro cabeludo, excesso de fios no travesseiro, no pente e no chão também são indicam a necessidade de um tratamento especial de recuperação. 

Qual a diferença entre queda e quebra capilar? 

Apesar de serem dois problemas capilares similares que afetam a densidade do cabelo, resultando na perda de fios e de volume, a queda e a quebra de cabelo são condições diferentes, e também precisam de tratamentos distintos. Enquanto a quebra de cabelo é caracterizada pela ruptura dos fios, pontas duplas e opacidade, a queda capilar é marcada pela perda de fios completos, que caem desde a raiz. 

Para saber qual é o exato problema que está fazendo com que você perca fios, faça o teste: puxe um fio de cabelo até que ele se solte e observe: se ele caiu por completo, com uma manchinha branca na ponta, significa queda, e não quebra.

Tratamento caseiro para quebra de cabelo: 3 receitas para fazer em casa

A boa notícia é que dá para reverter os danos que causam a quebra de cabelo através de um tratamento capilar feito rotineiramente. Entram em cena, então, as receitinhas caseiras: elas unem diversos ingredientes que farão a reposição de nutrientes, vitaminas e minerais, além de devolver a hidratação e a oleosidade natural dos fios, fortalecendo a fibra capilar e prevenindo a quebra. Veja abaixo:

Receita caseira para quebra de cabelo com babosa

Não é novidade para as cacheadas e crespas que a babosa possui ação hidratante fantástica, mas você sabia que ela também age no combate à quebra capilar? Isso porque ela regenera e nutre os fios, além de limpar os folículos capilares. Veja o passo a passo de como usar a babosa no cabelo:

  • 1º passo: remova a substância gelatinosa de dentro da folha da babosa e coloque-a em um recipiente. Você pode misturá-la com uma máscara de hidratação para deixá-la com uma consistência mais cremosa;
  • 2º passo: aplique a mistura nos cabelos úmidos e limpos: se usar somente a babosa, aplique também no couro cabeludo. Massageie suavemente.
  • 3º passo: deixe agir por 30 minutos e, em seguida, enxágue e finalize como preferir. 

Receita caseira para queda de cabelo com ovo, óleo de coco e óleo de melaleuca

Outro ingrediente poderoso, o ovo contém diversos minerais, vitaminas e aminoácidos que nutrem o couro cabeludo. Esta receitinha também leva óleo de coco e óleo de melaleuca, ingredientes ricos em nutrientes. Veja a receita:

  • 1º passo: quebre um ovo inteiro em uma tigela e, em seguida, acrescente uma colher de sopa de óleo de coco e uma colher de sopa de óleo de melaleuca.
  • 2º passo: aplique no couro cabeludo, massageando suavemente com a ponta dos dedos. Deixe agir por 20 minutos.
  • 3º passo: enxágue e finalize como preferir.

Receita caseira para queda de cabelo com vinagre de maçã e óleo essencial de sálvia

Outra receita natural para a quebra de cabelo é a de vinagre de maçã. Esse ingrediente da sua cozinha ajuda a selar as cutículas, a regular o pH do couro cabeludo e até a combater a caspa. Sua composição também carrega aminoácidos, vitaminas e minerais, além de ácidos orgânicos. Nesta receita, ele é utilizado junto com o óleo essencial de sálvia, que contém propriedades antibacterianas e antivirais, além de estimular a circulação sanguínea. Veja como fazer em casa:

  • 1º passo: em um recipiente com 300ml de água filtrada, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e 2 gotas de óleo essencial de sálvia;
  • 2º passo: coloque a mistura em um borrifador e aplique por todo o cabelo, e deixe agir por 15 minutos;
  • 3º passo: enxágue e finalize como quiser.

Importância do cronograma capilar para cabelo quebrado: Salon Line indica

Por aqui, nós somos fãs das misturinhas caseiras, mas hoje em dia, o que não faltam são produtos cosméticos de alta eficiência quando o assunto é reparar os danos capilares que deixam os cabelos quebradiços. O cronograma capilar, por exemplo, possui três etapas que devem ser cumpridas de forma rigorosa, pois todas elas suprem uma necessidade específica dos cabelos: a hidratação, que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por devolver e manter os lipídios do fio e a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai repor a massa capilar e reparar os danos do cabelo.

Graças a esse tratamento, você pode recuperar a força, maciez e saúde dos cabelos, eliminando os fios quebradiços e fortalecendo a fibra capilar para que ela se torne resistente. Veja abaixo nossos kits de cronograma capilar favoritos para implementar já na sua rotina capilar:

Cronograma capilar para cabelo quebrado com Maria Natureza

O Kit Maria Natureza contém 3 Máscaras de Maria Natureza, sendo 1 Máscara da linha Hidratação Sem Pesar, 1 Máscara Nutrição Extraordinária e 1 Máscara Reconstrução Reparadora. Além disso, contém 1 Tônico Maria Natureza Crescimento Saudável e 1 Óleo em creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária.

Cronograma capilar com S.O.S Hidratação

O Kit Cronograma Capilar contém 3 máscaras concentradas da linha S.O.S Hidratação: a hidratação para o cabelo fica por conta da Máscara Hidratação Turbinada, a nutrição dos fios com a Máscara Cachos e Crespos e a reconstrução capilar com a Máscara Reconstrução Bio-Reconstrução Fortalecedora.

Cronograma capilar com #todecacho

O Kit Cronograma Capilar Babosa + Óleo de Coco + Vinagre de Maçã Salon Line conta com 1 Máscara de Hidratação #todecacho Babosa, 1 Máscara de Hidratação #todecacho Vinagre de Maçã e 2 Óleos #todecacho Coco Puro. Juntos, garantem um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, aliados à tecnologia PROFIX, esses produtos proporcionam força intensa, revitalização completa e combate ao frizz.

Dicas de como evitar a quebra do cabelo:

Algumas atitudes do dia a dia também devem ser deixadas e lado para evitar que os cabelos quebrem. É isso mesmo, fios fragilizados devem ser manuseados com cuidado, evitando pontas duplas e fios ásperos. Em paralelo com os tratamentos capilares, invista nessas dicas para diminuir o dano do cabelo quebrado:

  • Desembarace os fios corretamente: sempre molhados, com movimentos suaves e pentes e escovas apropriadas, começando pelas pontas e subindo gradativamente. Assim, você evita a aplicação de força e fricção extrema nos cabelos, diminuindo a quebra.
  • Espere o cabelo secar totalmente para dormir ou prendê-lo. Isto porque dormir com os fios molhados ou prendê-los antes de estarem totalmente secos danificam a raiz, causam oleosidade excessiva e contribuem para o enfraquecimento capilar.
  • Se for usar secador, não dispense o protetor térmico jamais. Isto porque o calor das ferramentas elétricas também danificam os fios e causam o enfraquecimento da fibra capilar. 
  • Diminua a frequência de procedimentos químicos realizados no cabelo: a maior causa de cabelo quebrado são os excessivos alisamentos, escovas e descolorações realizados, que acabam por fragilizar os cabelos e causarem a quebra. Dê um tempo entre um procedimento e outro, e lembre-se de sempre consultar um profissional para realizar o teste de mecha.
Rate this post

Posts Recentes: