Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento

como soltar os cachos dicas e truques 630x787 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento

Os cabelos cacheados e crespos são lindos, valorizam o rosto e são ricos em volume e movimento. Mas uma questão muito comum entre as mulheres é como deixar os cachos definidos e soltos e evitar o fator encolhimento. 

Por isso, separamos dicas imperdíveis para quem deseja valorizar ainda mais as madeixas encaracoladas ou, ainda, acostumar-se a elas durante e depois do período de transição pelo qual cada vez mais pessoas estão passando, a fim de valorizar suas características naturais. 

O que é fator encolhimento?

Talvez você não saiba o que é o fator encolhimento, porém se seus cabelos são crespos ou cacheados, você já conhece de perto o que ele causa. O fator encolhimento faz com que esses tipos de cabelos pareçam bem mais curtos do que realmente são, pois eles crescem anelados e não retos. 

A situação ideal para observar esse efeito é depois de lavá-los. Por causa da água os fios ficam mais pesados e, por isso, mais retos. Dessa forma é possível ver, na prática, como eles são mais compridos molhados do que secos, pois os anéis ainda não estão formados. 

O fator encolhimento deve ser levado em consideração especialmente na hora de cortar as madeixas, pois como elas irão encolher depois de secas, é preciso sempre fazer um corte mais longo do que o pretendido, para que o encolhimento não prejudique o visual. 

É importante ressaltar que o encolhimento dos fios é um processo natural em cabelos crespos e enrolados e o melhor a fazer é lidar com ele e não correr para alisar os fios a fim de evitá-lo. Além disso, é essencial saber o que fazer para soltar os cachos para ganhar mais comprimento. 

encolhimento dos fios 534x800 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento
soltar cachos ganhar comprimento 630x420 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento

Dicas de como soltar os cachos

Não é difícil reverter o fator encolhimento e a boa notícia é que muita coisa pode ser feita em casa, sem a necessidade de ir ao salão. Por isso, separamos algumas dicas imperdíveis para que você saiba como deixar os cachos mais largos e soltos. 

1. Cortes de cabelo ideais 

Cortar os fios é uma arte e há cortes e estilos ideais para todos os tipos de cabelo. O modelo pixie, por exemplo, funciona muito bem para quem quer soltar os cachos de cabelos crespos curtos, pois ele deixa os fios mais leves e com maior movimento. 

Outra opção para madeixas mais longas é o blunt cut, que tem base reta e fica na altura dos ombros, deixando os cachos soltos e com volume controlado. Opções menos indicadas são os repicados, que aumentam o volume, e o chanel muito curto, pois os fios irão encolher; 

2. Pente garfo e lenço de cetim

Nada melhor do que contar com os instrumentos certos para cuidar dos fios, por isso a dupla pente garfo + lenço de cetim não pode ser ignorada por quem quer usufruir de cabelo com cachos soltos e, melhor de tudo, com pouco trabalho e investimento. 

O pente garfo é ideal para soltar os cachos sem desfazer seu formato, além disso ele promove uma escovação mais suave e sem quebrar os fios. Já para soltar cachos sem ter trabalho, basta envolver a cabeça com um lenço de cetim antes de dormir. 

O lenço serve basicamente para que seu cabelo não perca o brilho e mantenha um nível de oleosidade saudável durante a noite por causa do contato constante com o travesseiro, afinal, os cabelos enrolados são mais ressecados do que os lisos; 

3. Hidratação constante

Não tem como fugir dessa máxima: hidratação para deixar os cachos soltos é vida! Os fios cacheados são menos oleosos e, por isso, precisam ser hidratados com mais frequência. A hidratação pode ser feita em casa e no salão, por isso separe um tempo extra para ela;

4. Secador sem bico difusor

O bico difusor do secador sempre foi visto como ideal para o cabelo cacheado e crespo, mas vale a pena dar uma chance para a secagem sem o acessório: com o secador distante dos fios, vá amassando e abrindo os cachos com os dedos enquanto eles secam; 

5. Fitagem 

A fitagem consiste em uma técnica de finalização para quem quer saber como deixar os cachos mais soltos, porém disciplinados: depois de lavar os fios, separe-os em mechas e aplique um creme de textura mais pesada nas mãos e penteie os fios com os dedos embebidos no creme. 

Depois, amasse as mechas no sentido das pontas à raiz e solte. Com os dedos, abra os elos menores e vá repetindo a operação em todas as mechas (quanto mais mechas, mais cachos). Deixe-os secar naturalmente ou use o secador e não passe as mãos nos cabelos depois de secos; 

6. Puxar os cachos de leve 

Essa dica é para quem quer saber como deixar os cachos soltos e, ao mesmo tempo, combater o fator encolhimento: ao secar os fios depois de amassá-los e aplicar o creme, puxe um pouco os fios para baixo a fim de “alongar” os cachos e deixar os fios mais longos.

dicas de como soltar os cachos 534x800 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento
cachos soltos 534x800 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento
mulher preta cabelo cacheado 534x800 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento
cacheado hidratado solto 630x420 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento

Receita de hidratação para soltar os cachos

Existem dezenas de receitas caseiras de hidratação para soltar os cachos. Mas a verdade é que, se você escolher bons produtos, não precisará ir até a cozinha para deixar seus cabelos saudáveis de verdade.

Você pode, por exemplo, potencializar o efeito dos produtos para deixar seus cachos e crespos ainda mais soltos, misturando seu ativador de cachos #todecacho favorito com uma das nossas gelatinas #todecacho! Após a misturinha ser aplicada e o cabelo secar, vale amassar e soltar os cachos com as mãos para desfazer o efeito durinho. O resultado são fios mais definidos e soltos. 

Além disso, o grande segredo para uma hidratação de qualidade com bons produtos é conhecer a estrutura e a característica dos seus fios. Se você possui cabelos ondulados, use produtos para cabelos ondulados (2ABC); se possui cabelos cacheados (3ABC), use produtos para hidratar os cachos especificamente. Já se possui cabelos crespos ou crespíssimos (4ABC), use produtos exclusivos para a hidratação dos seus fios. Aqui, na hora da hidratação, você também pode adicionar algumas gotas do seu óleo vegetal favorito. Essa misturinha vai deixar os cabelos, além de hidratados, mais nutridos e brilhantes.

cabelo solto cacheado 533x800 - Como soltar os cachos: dicas e truques para evitar o fator encolhimento

Melhores produtos para soltar os cachos

Não existe apenas um produto para soltar os cachos, mas uma linha #todecacho completa de cremes de pentear, ativadores de cachos e máscaras de hidratação perfeitas para quem quer evitar o fator encolhimento e cheios de vida.

Um bom creme para soltar os cachos deve ter nutrientes e promover o relaxamento dos cabelos. Por isso, vale considerar os produtos para cachos no dia a dia, como: creme para pentear #todecacho Crespo Divino (3BC), creme para pentear #todecacho Vinagre de Maçã (3ABC e 4ABC), e outros.

Para deixar os fios definidos e favorecer a soltura dos cachos, também vale apostar nas gelatinas na hora da finalização. A linha #todecacho conta com várias opções, com destaque para a Gelatina #todecacho Super Definição, a Gelatina #todecacho Super Volume, a Gelatina Super Fixação #todecacho e a Gelatina #todecacho Super Transição

4.8/5 - (5 votes)

Posts Recentes: