Secure Adnxs

Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

por Carolina Glogovchan

Sabe aquele visual natural, com bastante movimento? O cabelo ondulado, conhecido como curvatura 2, fica entre os fios lisos e os cacheados, e é desejado por muitas. Mas, se você tem cabelo ondulado, sabe que essa curvatura traz características únicas e, muitas vezes, desafiadoras. Mas, com os cuidados e técnicas corretas, você pode realçar ainda […]

Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

Sabe aquele visual natural, com bastante movimento? O cabelo ondulado, conhecido como curvatura 2, fica entre os fios lisos e os cacheados, e é desejado por muitas. Mas, se você tem cabelo ondulado, sabe que essa curvatura traz características únicas e, muitas vezes, desafiadoras. Mas, com os cuidados e técnicas corretas, você pode realçar ainda […]

Cabelos OnduladosColoraçãoCuidados

Sabe aquele visual natural, com bastante movimento? O cabelo ondulado, conhecido como curvatura 2, fica entre os fios lisos e os cacheados, e é desejado por muitas. Mas, se você tem cabelo ondulado, sabe que essa curvatura traz características únicas e, muitas vezes, desafiadoras. Mas, com os cuidados e técnicas corretas, você pode realçar ainda mais a beleza dos fios e aproveitar ao máximo o seu cabelo com ondas. 

Para te ajudar a manter as ondas sempre impecáveis, criamos um manual definitivo dos ondulados, como cuidar deles e quais produtos não podem faltar na sua rotina. Confira:

O que faz um cabelo ser ondulado?

O cabelo ondulado é caracterizado por ter uma estrutura capilar em forma de “S”. Isso significa que, naturalmente, os fios apresentam ondas suaves e definidas. Essa curvatura é determinada pela forma como a proteína do cabelo, chamada queratina, é disposta. A quantidade de ondas e sua intensidade podem variar de pessoa para pessoa.

E é verdade que as ondas dão uma sensação de leveza e balanço que destacam e valorizam o rosto em qualquer penteado para cabelo ondulado. Mas para manter as madeixas sempre saudáveis e bonitas, os ondulados também precisam de cuidados específicos para controlar o frizz, as pontas duplas e a oleosidade excessiva, que são algumas características comuns desta curvatura.

Quais são os tipos de cabelo ondulado?

Existem três tipos principais de cabelo ondulado, que podem ser identificados a partir de sua curvatura e textura:

Cabelo ondulado 2A

guillaume bolduc D929R3i3Ai4 unsplash 534x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

O cabelo ondulado 2A apresenta ondas soltas e sutis, geralmente com uma textura mais lisa. As ondas começam a se formar a partir da raiz, criando um visual mais natural. Esse tipo de fio tende a ser mais propenso ao frizz e pode ser facilmente alisado ou modelado com cachos mais definidos.

Cabelo ondulado 2B

pexels karolina grabowska 8528745 533x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

O cabelo ondulado 2B possui ondas mais definidas e volumosas. As ondas começam a se formar já próximo à raiz, criando um visual cheio de movimento. Esse fio é mais propenso ao frizz, mas é versátil para ser estilizado de diferentes formas, desde cachos mais soltos até fios mais lisos.

Cabelo ondulado 2C

pexels vlada karpovich 4668537 630x420 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

Já o cabelo ondulado 2C apresenta ondas mais definidas e volumosas, com uma textura mais encorpada. As ondas começam a se formar a partir da raiz, criando um visual cheio de volume e textura. Essa curvatura pode ser mais propícia ao frizz e requer cuidados específicos para manter suas ondas bem definidas e hidratadas.

Vale lembrar que todas essas características também se aplicam para o cabelo ondulado masculino.

Como finalizar cabelo ondulado?

pexels maria orlova 4947741 533x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

A finalização do cabelo ondulado é um passo importante para realçar suas ondas naturais. Aqui estão algumas dicas de como finalizar o cabelo ondulado:

– Comece com o cabelo úmido e aplique um leave-in ou creme para pentear específico para cabelos ondulados (2ABC);

– Utilize a técnica de “amassar” os fios com as mãos para estimular a formação das ondas;

– Evite tocar demais no cabelo enquanto ele seca para evitar o frizz;

– Se preferir, utilize um difusor para secar o cabelo, mas sempre em temperatura e velocidade baixas;

– Finalize com um óleo vegetal para dar brilho e controlar o frizz.

Quais produtos utilizar nos cabelos ondulados?

Para cuidar dos cabelos ondulados, é importante priorizar produtos específicos que atendam às necessidades dessa curvatura. Aqui estão alguns produtos para cabelos ondulados que recomendamos:

Shampoo para cabelo ondulado

A lavagem dos cabelos ondulados precisa ser cuidadosa: por conta da raiz lisa, esta curvatura tende a acumular oleosidade no couro cabeludo, enquanto seu comprimento sofre com o ressecamento. Por isso, muita gente acredita que lavar os fios diariamente seja a solução.

No caso da curvatura 2, a lavagem deve ser realizada apenas três vezes na semana. Lavagens excessivas podem causar o efeito rebote, que é quando o couro cabeludo identifica agressões que podem ressecar o cabelo e ativa a produção de mais oleosidade. Utilize shampoos hidratantes, indicados especialmente para o seu tipo de madeixa.

Salon Line recomenda:

Shampoo S.O.S Bomba Força e Engrossamento
Shampoo #todecacho Hidratação Preenchedora

Kit Shampoos S.O.S Bomba Original Crescimento + Antiqueda

Creme para cabelo ondulado

O creme de pentear é um dos mais clássicos finalizadores para cabelos ondulados. A dica é apostar em produtos com fórmulas mais leves, que não pesem muito. Investir em uma boa fitagem, técnica de finalização mais popular entre as onduladas, crespas e cacheadas, também é a chave para madeixas impecáveis.

Salon Line recomenda:

Creme para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos

Creme para Pentear Super Leve

Creme para Pentear Definição Extraordinária

Gelatina para cabelo ondulado

Como precisam de um pouco mais de estímulo para uma definição perfeita, outro produto para os cabelos ondulados que pode ir para o nécessaire é a gelatina. Ela é ideal para garantir a texturização dos fios ondulados, já que estimula a formatação e a definição, ao mesmo tempo que garante fixação, fazendo com o que o efeito dure por muito mais tempo.

Perfeita também para quem quer reduzir o volume e o frizz, a gelatina pode ser misturada ao ativador de cachos ou ao creme de pentear. Dica: experimente usá-la para revitalizar os cachos no day after (dia seguinte à lavagem).

Salon Line recomenda:

Gelatina #todecacho Super Definição Salon Line

Gelatina Babosa #todecacho Volume e Hidratação Salon Line

Gelatina #todecacho Alta Definição 

Hidratação para cabelo ondulado

Etapa necessária para todos os tipos de curvatura, a hidratação é responsável por devolver às fibras capilares toda a água perdida. No caso dos ondulados, a água apresenta certa dificuldade em percorrer o comprimento dos fios por conta de sua textura, por isso, tendem a apresentar ressecamento no comprimento e pontas. Para hidratar o cabelo ondulado, você pode investir em receitas caseiras, ou em máscaras de hidratação.

Salon Line recomenda:

Máscara de Hidratação S.O.S Cachos Coco

Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Original Salon Line

Máscara #todecacho Hidratação Preenchedora

5 principais cortes para cabelos ondulados

Além de investir nos cuidados e tratamento, outra forma de garantir ondas leves e bem definidas é escolher o corte de cabelo que mais combina com você, e que também vá garantir a valorização da curvatura. Confira as melhores indicações de cortes para cabelos ondulados:

Corte repicado

pexels monstera production 5302838 533x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

Para quem busca um visual que não interfere no comprimento, o corte repicado traz uma mudança nos fios que faz toda a diferença, já que consiste em desigualar as pontas, dando efeito irregular e bem levinho.

Long bob 

pexels olga lioncat 7291232 534x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

O long bob é uma versão maior do bob cut, com o comprimento chegando na altura da clavícula ou na linha dos ombros. É um corte de base reta, mas que pode ser levemente desfiado nas pontas para ganhar mais movimento. Além disso, os fios devem ser levemente mais compridos na frente.

Shaggy hair

pexels gary barnes 6231609 533x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

O corte de cabelo shaggy, conhecido por sua textura despojada e camadas desconectadas, é aposta certa para quem possui cabelos ondulados. Esse estilo proporciona uma aparência natural e descontraída, realçando a beleza das ondas com suas camadas estrategicamente cortadas. 

Corte em U

lucy dimitrova FdZzi35hi9A unsplash 533x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

A técnica H3, também chamada de corte em U, é outra opção ideal para cabelos ondulados. Este corte, com suas pontas levemente desfiadas formando um contorno em formato de U, ajuda a manter o comprimento enquanto garante movimento às ondas. 

Pixie 

caique nascimento 0xBtfbylvo unsplash 533x800 - Guia do Cabelo Ondulado: tudo o que você precisa saber sobre essa curvatura

Para quem quer adotar um visual ousado, o corte pixie ondulado é o ideal. O corte quebra a hegemonia do comprimento longo, é moderno, cheio de personalidade e fica perfeito com ondas naturais.

Quais os cuidados com o cabelo ondulado?

Independente do efeito desejado, para ter madeixas bonitas, hidratadas, saudáveis e nutridas, é preciso investir em um cronograma capilar – fácil de ser feito em casa e extremamente eficaz para reparar os danos dos cabelos. A rotina de cuidados capilares é semanal, e pode ser montada de forma personalizada, conforme as necessidades do seu fio. Além de manter o cronograma sempre ativo, vale também algumas dicas extras:

– Evite o uso excessivo de ferramentas de calor, como prancha e secador;

– Use produtos específicos para cabelos ondulados – escolha embalagens com indicações 2ABC;

– Evite pentear o cabelo a seco, pois isso pode causar frizz;

– Proteja o cabelo do sol e do calor intenso usando produtos com proteção UV.

Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo a beleza do seu cabelo ondulado, e agora que você tem todas as informações, é hora de experimentar diferentes técnicas de finalização, produtos e cortes para encontrar o que funciona melhor para seus fios!

4.9/5 - (14 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Niacinamida no cabelo: conheça o poder dessa fórmula Creme modelador de cachos: quais os benefícios e qual o ideal para o seu cabelo Corte americano: inspirações e dicas para manter o visual Trança raiz: conheça inspirações que vão fazer sua cabeça Como usar Óleo de coco no cabelo: dicas para fios saudáveis e brilhantes
Pular para o conteúdo