Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cabelo ondulado: saiba como ficar com ondas perfeitas

Cabelos ColoridosCabelos CurtosCabelos Longos
cabelo ondulado capa 533x800 - Cabelo ondulado: saiba como ficar com ondas perfeitas

Sabe aquele visual natural, com bastante movimento? O cabelo ondulado, também conhecido como curvatura 2, fica entre os fios lisos e os cacheados, e é bastante desejado por muitas.

As ondas dão conta de uma sensação de leveza e balanço que destacam e valorizam o rosto. Mas para manter as madeixas sempre saudáveis e bonitas, os ondulados também precisam de cuidados específicos para manter a curvatura na medida certa, controlar o frizz, as pontas duplas e a oleosidade excessiva, que são alguns dos problemas mais comuns desta curvatura.

Para ajudar você a manter as ondas sempre impecáveis, elaboramos um manual definitivo dos ondulados, como cuidar deles e quais produtos não podem faltar na sua rotina. Veja abaixo:

Quais são os tipos de cabelo ondulado?

cabelo ondulado 5 630x595 - Cabelo ondulado: saiba como ficar com ondas perfeitas

O cabelo ondulado corresponde a curvatura 2, o que significa que ele apresenta mais curvas que o liso, e ondas mais abertas do que fios cacheados. Costuma ter formato em “S”, ou seja, é liso na raiz, mas no comprimento ganha o formato de ondas.

Cabelo Ondulado 2A

Majoritariamente liso, mas possui algumas ondas, começando na metade inferior dos fios, ou seja, do meio para as pontas.

Cabelo Ondulado 2B

Possui ondas mais fechadas, mas ainda mantém a sua raiz lisa.

Cabelo Ondulado 2C

Já possui espirais definidos em S e, geralmente, são mais volumosos e rebeldes.

Por conta de sua estrutura, os cabelos ondulados precisam de uma atenção extra na hora de finalizar e definir. Também podem sofrer com a oleosidade na raiz e ressecamento no comprimento, além de pontas duplas. Para contornar estes problemas, investir em um bom cronograma capilar e caprichar na finalização são soluções para garantir ondas e bastante movimento.

Como deixar o cabelo ondulado?

Para deixar os cabelos ondulados, uma ótima ferramenta é o modelador de cachos, que utiliza o calor para criar as ondas perfeitas. Mas é importante frisar que os elétricos podem ressecar os fios, e devem ser usados sempre com uma proteção térmica para proteger as madeixas. Além disso, para incentivar a memória de ondas dos cachos, invista em uma boa linha de produtos ondulados, além de técnicas de texturização e finalização que vão ativar a curvatura.

A fitagem, finalização mais utilizada por onduladas, cacheadas e crespas, consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de cima para baixo, para que memorizem o formato ondulado. Não tem segredo: a fitagem desconstruída vai auxiliar na definição e controle do frizz. Veja o passo a passo:

  • Passo 1) com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções;
  • Passo 2) pegue o seu creme para pentear ou ativador de cachos preferido e passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos;
  • Passo 4) repita o procedimento em todo o cabelo. amasse as fitas com as mãos em direção a raiz, perceba que cada fita formará um cacho;
  • Passo 4) repita o procedimento em todo o cabelo. repita o procedimento em todo o cabelo.

Quais produtos utilizar nos cabelos ondulados?

Para garantir a saúde dos cabelos ondulados, o essencial é investir em produtos feitos especialmente para esta curvatura. Além disso, eles são essenciais para definir e manter ondas saudáveis e marcantes e a raiz limpa. Veja abaixo como escolher os melhores itens para a sua curvatura.

Shampoo para cabelo ondulado

A lavagem dos cabelos ondulados precisa ser cuidadosa: por conta da raiz lisa, esta curvatura tende a acumular oleosidade no couro cabeludo, enquanto seu comprimento sofre com o ressecamento. Por isso, muita gente acredita que lavar os fios diariamente seja a solução.

No caso da curvatura 2, a lavagem deve ser realizada apenas três vezes na semana. Lavagens excessivas podem causar o efeito rebote, que é quando o couro cabeludo identifica agressões que podem ressecar o cabelo e ativa a produção de mais oleosidade. Utilize shampoos hidratantes, indicados especialmente para o seu tipo de madeixa.

Salon Line recomenda:

Shampoo Meu Liso Ondulado 300 ml
Shampoo Maria Natureza Hidratação Sem Pesar Salon Line
Shampoo Hidra Meu Ritual Vitamina C

Creme para cabelo ondulado

O creme de pentear para cabelo ondulado pode ser utilizado na finalização dos fios e, assim, garantir mais definição. A dica é apostar em cremes de pentear com fórmulas mais leves, que não pesem muito. Investir em uma boa fitagem, a técnica de finalização mais popular entre as onduladas, crespas e cacheadas, também é a chave para madeixas impecáveis.

Salon Line recomenda:

Creme para Pentear #todecacho Babosa Pra Divar Salon Line
Creme Multifuncional Multy Salon Line
Creme para Pentear #todecacho Profix Salon Line

Gelatina para cabelo ondulado

Como precisam de um pouco mais de estímulo para uma definição perfeita, outro produto para os cabelos ondulados que pode ir para o nécessaire é a gelatina. Ela é ideal para garantir a texturização dos fios ondulados, já que estimula a formatação e a definição, ao mesmo tempo que garante fixação, fazendo com o que o efeito dure por muito mais tempo. Perfeita também para quem quer reduzir o volume e o frizz, a gelatina pode ser misturada ao ativador de cachos ou ao creme de pentear. Dica: experimente usá-la para revitalizar os cachos no day after (dia seguinte à lavagem).

Salon Line recomenda:

Gelatina #todecacho Super Definição Salon Line
Gelatina Babosa #todecacho Volumão e Hidratação Salon Line
Gelatina #todecacho Super Transição Capilar Salon Line

Hidratação para cabelo ondulado

Etapa necessária para todos os tipos de curvatura, a hidratação é responsável por devolver às fibras capilares toda a água perdida. No caso dos ondulados, a água apresenta certa dificuldade em percorrer o comprimento dos fios por conta de sua textura, por isso, tendem a apresentar ressecamento no comprimento e pontas. Para hidratar o cabelo ondulado, você pode investir em receitas caseiras, ou em máscaras de hidratação.

Salon Line recomenda:

Máscara Cronograma Capilar Hidratação SOS Cachos Salon Line
Máscara Concentrada Maria Natureza Leite de Coco Hidratação Salon Line
Máscara de hidratação Babosa Hidra Sos Hidratação Salon Line

Cortes para cabelos ondulados

Além de investir nos cuidados e tratamento, outra ferramenta para garantir ondas perfeitas impecáveis é escolher o corte de cabelo que mais combina com você, e que também vá garantir a valorização das ondas. Veja abaixo os cortes que dão super certo na curvatura ondulada:

Bob hair

cabelo ondulado 1 - Cabelo ondulado: saiba como ficar com ondas perfeitas

O bob hair é um corte clássico, muito adotado por pessoas de várias curvaturas, mas é no tipo 2 que ele brilha: o corte abaixo da linha do queixo valoriza as curvas e dá balanço e movimento. Alternativamente, você pode apostar no cabelo chanel ondulado, que segue a mesma regra do comprimento abaixo do queixo e que também é perfeito para valorizar o fio.

Corte pixie ondulado

cabelo ondulado 2 534x800 - Cabelo ondulado: saiba como ficar com ondas perfeitas

Para quem quer adotar um visual ousado, o corte pixie ondulado é o ideal. O corte quebra a hegemonia do comprimento longo, é moderno, cheio de personalidade e fica perfeito com ondas naturais.

Cabelo ondulado repicado

cabelo ondulado 3 508x800 - Cabelo ondulado: saiba como ficar com ondas perfeitas

Já para quem busca um visual que não interfere no comprimento, o corte repicado traz uma mudança nos fios que faz toda a diferença, já que consiste em afinar e desigualar as pontas, para dar um efeito irregular.

Long bob ondulado

cabelo ondulado 4 630x607 - Cabelo ondulado: saiba como ficar com ondas perfeitas

O long bob é uma versão maior do bob cut, com o comprimento chegando na altura da clavícula ou na linha dos ombros. É um corte de base reta, mas que pode ser levemente desfiado nas pontas para ganhar mais movimento. Além disso, os fios devem ser levemente mais compridos na frente.

Corte em camadas cabelo ondulado

O corte em camadas é moderno e concede aos fios versatilidade para ser adaptado aos mais variados tipos de penteados e finalizações, tanto para o dia a dia quanto para ocasiões mais especiais.

Como cuidar de cabelo ondulado?

Independente do efeito desejado, para ter madeixas bonitas, hidratadas, saudáveis e nutridas, é preciso investir em um cronograma capilar – fácil de ser feito em casa e extremamente eficaz para reparar os danos dos cabelos. A rotina de cuidados capilares é semanal, e pode ser montada de forma personalizada, conforme as necessidades do seu fio.

O cronograma capilar consiste em três etapas: a hidratação, que vai repor a água do fio; a nutrição, que repõe os nutrientes e a oleosidade natural; e a reconstrução, que vai devolver a queratina e a massa capilar, reparando profundamente os danos. Para criar o seu cronograma, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo e, depois, separe produtos especiais para cada etapa.

Salon Line recomenda:

Cronograma capilar para cabelo Liso e Ondulado SOS Hidratação Salon Line
Cronograma Capilar Hidra Babosa, Original e Coco Salon Line
Cronograma capilar Bomba+Óleo Coco e Rícino+Bio-Reconstrução Salon Line

4.9/5 - (14 votes)

Posts Recentes: