Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

5 mitos sobre transição capilar

cabelo em transicao 630x419 - 5 mitos sobre transição capilar
Não caia em crenças sobre o processo de transição capilar

Ao tomar a decisão de voltar aos fios naturais, muitas são as perguntas sobre transição que acabam surgindo. E diante de tantos questionamentos, é muito comum buscar ajuda em diversos canais, como sites, redes sociais e revistas – e nesse mix de informações, é também muito provável que você esbarre com algumas crenças que ainda são disseminadas sobre o assunto.

Aprender a tratar do cabelo em transição é o principal objetivo, mas, durante o processo de aprendizagem, mitos e verdades sobre transição capilar vão surgir e você vai precisar saber a diferença entre eles para passar por esse momento da melhor forma possível.

Para te ajudar nessa, confira 5 mitos sobre transição capilar para você não acreditar e nem reproduzir por aí.

Mito 1: fazer o big chop vai acelerar o crescimento

Lidar com o cabelo em transição pode ser uma tarefa árdua por causa das duas texturas que os fios vão ganhando (a natural que está crescendo e a alisada). Nesse momento, muitas pessoas optam por cortar o cabelo aos poucos, conforme a raiz vai crescendo; outras preferem tirar a parte alisada toda de uma vez, realizando o big chop.

Embora o big chop possa trazer benefícios para o cabelo natural, não se engane que o grande corte vai fazer os fios crescerem mais rápido. O big chop é apenas mais uma opção dentro do processo de transição capilar e não interfere na velocidade do crescimento. 

Mito 2: cabelo cacheado e crespo demora a crescer

Provavelmente um dos primeiros mitos que você vai ouvir é que cabelos cacheados e crespos demoram a crescer e, por isso, a transição capilar é algo impossível. Para começar, o crescimento capilar não está ligado ao tipo de cabelo, logo, cacheadas e crespas não precisam se preocupar. Os únicos fatores que podem desacelerar o crescimento são outros elementos, como alimentação deficiente, estresse e doenças.

Além disso, o máximo que você vai sentir é o fator encolhimento, que não tem a ver com o crescimento, mas sim que os fios encolhem por causa do formato espiral (o cacho) e, assim, aparenta ser mais curto.

Mito 3: o processo de transição capilar pode custar caro

Quem passou anos, ou até a vida inteira, realizando alisamentos e relaxamentos no cabelo pode ter grande dificuldade para escolher tratamentos e produtos para os fios naturais e, com isso, se assustar com a enorme variedade que existe no mercado e achar que vai gastar muito dinheiro.

Claro que será preciso investir em produtos específicos para o seu tipo de cabelo, levando em consideração textura e necessidades – mas isso não quer dizer gastar rios de dinheiro. Invista em bons produtos para um cronograma capilar eficiente e aproveite ingredientes naturais para potencializar os cuidados.

Mito 4: interromper a química vai fazer o cabelo crescer

Abandonar a química é um passo importante que marca o ingresso do cabelo na transição, mas isso não é a única coisa que você vai precisar fazer para que os fios cresçam. Além de deixar os procedimentos químicos de lado, é fundamental garantir a reposição de água e nutrientes, que são responsáveis pelo crescimento capilar.

E ainda, para que as madeixas cresçam saudáveis e fortes, tenha uma alimentação balanceada, beba água e mantenha uma rotina de cuidados com o cabelo, com hidratações, nutrições e reconstruções frequentes.

Mito 5: produtos para cabelos cacheados e crespos devolvem a textura natural

Os cabelos quimicamente tratados, ou seja, que estão alisados ou relaxados, tiveram a estrutura alterada e apenas o uso de produtos específicos para cabelos cacheados e crespos não vai devolver a textura que os fios tinham antes.

Para quem está com o cabelo em transição e não deseja ainda realizar o big chop, a única maneira de dar forma à parte alisada é apostar em técnicas de texturização para ter cachos temporários, enquanto vai cortando os fios aos poucos.

Agora que você desmistificou algumas crenças sobre o cabelo em transição, fique com histórias de quem passou pelo processo e retomou os fios naturais:

Redescobrindo o cabelo crespo após a transição capilar

Mulheres contam como foi ver seus cabelos após a transição capilar

Conselhos das embaixadoras da Salon Line para quem passa pela transição capilar

Posts Recentes: