Secure Adnxs

Descubra o que é scab hair e saiba como tratar os fios danificados

por Talitha Benjamin

Você já ouviu falar sobre scab hair? Este é um termo muito usado pelas americanas, e uma boa tradução é cabelos de crosta ou de cicatriz, o que indica que não se trata de um fio 100% saudável, mas danificado. Típico de quem está passando pela transição capilar, o scab hair faz parte de todo […]

Descubra o que é scab hair e saiba como tratar os fios danificados

Você já ouviu falar sobre scab hair? Este é um termo muito usado pelas americanas, e uma boa tradução é cabelos de crosta ou de cicatriz, o que indica que não se trata de um fio 100% saudável, mas danificado. Típico de quem está passando pela transição capilar, o scab hair faz parte de todo […]

Cabelos CacheadosCabelos Ondulados
descubra o que e scab hair 630x449 - Descubra o que é scab hair e saiba como tratar os fios danificados

Você já ouviu falar sobre scab hair? Este é um termo muito usado pelas americanas, e uma boa tradução é cabelos de crosta ou de cicatriz, o que indica que não se trata de um fio 100% saudável, mas danificado. Típico de quem está passando pela transição capilar, o scab hair faz parte de todo o processo e cuidar desse novo fio que está nascendo é fundamental. 

O que é scab hair?

Sabendo a tradução do termo, fica mais fácil entender o que é scab hair. O scab hair é aquela parte do cabelo que começou a nascer depois de você ter parado com as químicas de alisamento para dar lugar aos cabelos naturais. Essa parte nasce mais com uma curvatura um pouco aberta do que a natural e também nasce um pouco mais áspera. 

Portanto, quando você está em transição, não deve ficar pensando “Oh, meu cabelo não melhora” ou “vou desistir, não está ficando legal”: esse é um processo que a maioria das pessoas em transição vivenciam e o tipo de química que a pessoa usou influencia.

Mas calma: o scab hair é uma situação passageira. Assim, basta cuidar dos fios e ter paciência. É importante lembrar também que nem todos passam pelo scab hair. Existem pessoas que depois de parar com a química, os cabelos começam a crescer normalmente. 

Isto é, eles crescem de uma forma, e permanecem assim após a transição capilar, com uma única diferença: mais tratados, pois a pessoa começa a cuidar mais dos fios!

Como identificar o scab hair?

como identificar o scab hair 532x800 - Descubra o que é scab hair e saiba como tratar os fios danificados

Durante a transição capilar, o scab hair nasce com aparência diferente do restante do cabelo que ainda está com química. Além disso, ele pode ser mais fraco por conta de problemas no couro cabeludo. Essas são suas principais características.

Portanto, identificar o scab hair em cabelo liso não é tarefa complicada: os fios apresentam textura bem diferente do natural, eles são mais grossos, ásperos e podem já nascer com as pontas duplas e as cutículas abertas, o que denuncia a falta de nutrientes na fibra capilar. 

Já o scab hair em cabelo ondulado é fácil de identificar: os fios ficam mais secos e espigados, às vezes com aquela aparência de cabelo de boneca, além disso ele tem tendência a quebrar com mais facilidade. 

Por fim, o scab hair cabelo cacheado apresenta características parecidas com a do cabelo ondulado, com a diferença que os fios parecem embaraçar já na raiz. Atenção: em qualquer tipo de cabelo, o scab hair revela alterações na raiz e na saúde do couro cabeludo. 

O que causa o scab hair?

Há uma íntima relação entre a transição capilar e o scab hair, pois é especialmente durante o processo que se pode essa textura diferenciada. Isso significa que é quando paramos de realizar processos químicos no cabelo que notamos o scab hair com mais intensidade. 

Por isso, se você quer saber o que causa scab hair, conheça os principais vilões:

  • Alisamento: Produtos químicos fortes não apenas alteram a estrutura dos fios, mas podem também danificar a raiz dos cabelos por conta da má saúde do couro cabeludo, que pode apresentar descamação, caspa, vermelhidão e coceira; 
  • Descoloração: Ao retirar o pigmento dos fios, nutrientes também são perdidos. Porém o maior problema é quando a aplicação do descolorante causa alergias e feridas no couro cabeludo que pode afetar a raiz e o bulbo capilar. 

Como tratar scab hair?

como tratar scab hair 630x420 - Descubra o que é scab hair e saiba como tratar os fios danificados

O scab hair é passageiro, mas precisa de cuidados especiais. Veja:

– Fazer massagens capilares com óleos vegetais, irão ajudar a tratar os fios desde o seu nascimento, lá no folículo capilar, evitando o scab hair;

Procurar ter uma alimentação rica em vitaminas e proteínas, pois isso irá levar uma porção de nutrientes e vitaminas também para o interior do seu fio.

Manter uma rotina de hidratações é importante também, assim os fios crescem macios, com brilho e cheios de vida.

Além disso, montar um cronograma pode contribuir para reduzir o problema. É importante ressaltar que essa não é uma missão simples, mas com persistência – paciência e muito carinho –  ela pode ser feita e apresenta ótimos resultados.

Scab hair dura quanto tempo?

scab hair dura quanto tempo 630x589 - Descubra o que é scab hair e saiba como tratar os fios danificados

Essa é a pergunta que vale milhões, afinal, scab hair dura quanto tempo? A resposta depende do dano sofrido pelo couro cabeludo. Além disso, o tempo que seu corpo levará para balancear novamente essa região influi no cálculo de quanto tempo dura o scab hair. 

Em geral, para que os fios cresçam normais e saudáveis novamente é preciso esperar cerca de dois anos, porém ao adotar o cronograma capilar e repeti-lo uma vez a cada dois meses é possível reduzir esse tempo para cerca de 1 ano, mas tudo depende de cada organismo. De qualquer forma, é algo passageiro e faz parte do processo – no fim, vai valer a pena!

Cronograma capilar para scab hair

cronograma capilar para scab hair 630x420 - Descubra o que é scab hair e saiba como tratar os fios danificados

Para lidar com o scab hair, especialmente na transição capilar, é preciso um plano concreto de ação e ele se chama cronograma capilar! O cronograma deve durar 30 dias e ser repetido uma vez a cada dois meses:

  1. Hidratação: Uma boa máscara de hidratação deve contar ingredientes como óleo de coco, abacate, óleos essenciais, queratina ou babosa. No primeiro dia do cronograma aplique a máscara de hidratação e deixe agir por cerca de 30 minutos;
  1. Nutrição: Para nutrir os fios escolha máscaras com vitaminas do complexo B, que atuam estimulando a produção de queratina dos fios. A etapa de nutrição deve ser feita dois dias depois da hidratação e a máscara pode ser aplicada por até 20 minutos;
  1. Reconstrução: Ideal para reconstruir os cabelos, as máscaras com ácido hialurônico e D-Pantenol são ideias pois agem na fibra capilar. Aplique-as após dois dias da etapa de nutrição e deixe agir 20 minutos. 

Uma dica legal é: sempre que lavar os cabelos com shampoo, tire a umidade apenas com a toalha antes de aplicar as máscaras. Ao aplicá-las, penteie os fios com cuidado para que os ativos penetrem em todas as mechas Depois, faça um coque para que o creme aja de maneira concentrada. 

Dicas de produtos para tratar o scab hair

Lidar com o scab hair na transição capilar pode se tornar uma tarefa bem mais tranquila quando optamos pelos produtos corretos. Confira os mais indicados:

  • Óleos: Ajudam a recuperar a nutrição dos cabelos e ainda definir melhor os cachos. Crespas e cacheadas ainda podem aplicar o produto na fitagem ou na umectação noturna para potencializar o tratamento contra o scab hair. Ótimos exemplos são: Óleo de Umectação Babosa #todecacho, Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro! e o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puríssimo. 
  • Kit Transição Capilar: Esse super kit conta com o Shampoo S.O.S Bomba Original, o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro e a Gelatina #todecacho Super Transição que garantem crescimento capilar rápido e saudável, além de nutrir e ajudar a definir os cachos, fortalecendo os novos fios que estão aparecendo;
  • Tônico Capilar: Por atuar diretamente no couro cabeludo, o uso do tônico certo é capaz de estimular o crescimento saudável dos fios. Ótimos exemplos para o uso contínuo são: O Tônico Fortalecedor S.O.S Bomba Crescimento Acelerado e o Tônico Maria Natureza Crescimento Saudável Salon Line.

Lembre-se: Paciência e dedicação são a receita para recuperar os fios e não sofrer mais com o scab hair. Conte com a gente nessa missão!

5/5 - (6 votes)