Secure Adnxs

Será que depois da transição o cabelo volta ao normal?

por Carolina Glogovchan

A ansiedade para saber como os fios vão ficar depois da transição capilar é um sentimento que permanece por todo o processo. Algumas pessoas procuram fotos antigas para ter uma ideia de como ficarão os fios, outras fazem previsões de acordo com os cachos que estão surgindo, mas a verdade é que nada vai te […]

Será que depois da transição o cabelo volta ao normal?

A ansiedade para saber como os fios vão ficar depois da transição capilar é um sentimento que permanece por todo o processo. Algumas pessoas procuram fotos antigas para ter uma ideia de como ficarão os fios, outras fazem previsões de acordo com os cachos que estão surgindo, mas a verdade é que nada vai te […]

shutterstock 1630835407 630x420 - Será que depois da transição o cabelo volta ao normal?

A ansiedade para saber como os fios vão ficar depois da transição capilar é um sentimento que permanece por todo o processo. Algumas pessoas procuram fotos antigas para ter uma ideia de como ficarão os fios, outras fazem previsões de acordo com os cachos que estão surgindo, mas a verdade é que nada vai te fazer saber como será o resultado.

Isso porque, o cabelo vivencia diversas transformações ao longo do processo de transição, e os cachos podem tomar novas formas. Bora explorar um pouco mais sobre esse tema e descobrir se após a transição, o cabelo volta ao normal?

Quais são as fases da transição capilar?

shutterstock 1972433810 630x420 - Será que depois da transição o cabelo volta ao normal?

A transição capilar é conhecida pela suspensão de todos os procedimentos químicos e térmicos realizados no cabelo para deixá-los, na maioria das vezes, alisados; dando espaço para que os fios em seu formato natural cresçam. Não é à toa que a transição é identificada como um processo, afinal, é dividida por fases:

Fase da texturização

Essa é a primeira fase da transição capilar. É onde os fios começam a apresentar duas texturas: a parte alisada e a raiz natural. É também o momento de maior ansiedade, pois se deseja que os fios cresçam mais rápido e inicia-se um processo de intensa aceitação. Também nesse período, adotam-se opções de finalização para deixar os fios mais uniformes. Há quem opte por tranças, e há quem se dedica a formatar os fios com cachos, usando técnicas de finalização como bigudinhos, bobes de cabelo, meias finas e outros recursos. 

Fase do cronograma capilar

Essa pode ser considerada a segunda fase da transição, mas certamente se tornará um hábito de cuidados para a vida toda. O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos indicado para todos os tipos de cabelo, mas as cacheadas e crespas são mais adeptas. 

Quem passa pela transição capilar precisa iniciar um tratamento bem focado na saúde dos fios. Afinal, a reposição de água, lipídios e massa será bastante necessária para trazer força aos fios, melhorando a saúde da sua estrutura capilar. Nesse momento, então, é fundamental suprir os cabelos com as etapas de hidratação (reposição hídrica), nutrição e umectação (reposição lipídica) e reconstrução (reposição proteica), semanalmente. 

Fase do Big chop

A terceira fase da transição capilar é variável. Isso porque, para algumas pessoas, fazer o big chop (grande corte da química) pode, finalmente, significar o fim da transição e o início de um novo momento com seus cabelos naturais. No entanto, há quem prefira cortar as partes do cabelo com química periodicamente, enquanto os novos fios crescem. Está tudo bem para as duas decisões, e você saberá quando chegar nessa fase. 

Cada fase da transição capilar ressignifica a relação com as madeixas. Embora seja muito complicado no começo, graças à transição capilar, é possível conhecer-se, aceitar-se e enxergar-se de uma nova forma. 

Depois da transição o cabelo volta ao normal?

Depois de tirar toda a parte com química, seus cachos ficarão ainda mais livres para aprimorar a sua curvatura; o que significa que, após finalizar a transição capilar, seu cabelo pode ganhar mais definição nos próximos seis meses.

Esse efeito é bastante comum para quem decide optar pelo big chop logo no início do processo de crescimento, mas não quer dizer que não possa acontecer com quem prefere esperar. A dica é ficar de olho nos primeiros meses, pois suas madeixas vão precisar de tempo para se acostumar ao novo estilo, assim como você.

Todos os anos fazendo química nos fios podem influenciar na forma como eles vão crescer. Muitas pessoas acabam enfrentando o scab hair na transição capilar exatamente por conta disso. O scab hair é um processo onde os fios crescem sem definição e com falta de nutrientes, muitas vezes ressecados e quebradiços. Por isso, o cronograma capilar se mostra tão eficaz e necessário. 

Mas essa condição não é duradoura, e nem aparece no cabelo todo de uma vez. Após um período ela pode passar e dar lugar aos tão sonhados cachos. Basta ter paciência e investir pesado nos cuidados capilares, viu?

Como acelerar a transição capilar?

O desejo de acelerar a transição capilar é grande! Afinal, todo mundo não vê a hora de ter cabelos 100% naturais novamente, né? A má notícia é que não existe fórmula mágica, que reduza o processo dessa conquista do dia para noite. Mas a boa notícia é que com alguns cuidados é possível vivenciar um processo de transição capilar mais tranquilo, considerando essas dicas:

Priorize os produtos certos

Dê prioridade para produtos capilares que tenham foco em fios quebradiços e danificados, ou mesmo em transição. Leia cuidadosamente os rótulos;

Corte a química com frequência

Se não optar pelo big chop, corte as pontas do cabelo com química periodicamente. Dessa forma, você terá a sensação de que a transição está indo mais rápido;

Dê atenção especial ao couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo com óleos vegetais é uma forma de estimular o crescimento dos novos fios. Se você não tinha esse hábito, comece a nutri-lo.

Cuide-se completamente

Mude seus hábitos do dia a dia, priorizando uma rotina mais saudável, no tratamento capilar, na área emocional e também em todo o organismo. Beba mais água, alimente-se melhor, adicione exercícios à sua rotina, acompanhe relatos de pessoas que passaram pela transição, mantenha pensamentos positivos e faça reposição dos nutrientes dos cabelos.

Quanto tempo dura uma transição capilar?

Como comentamos, o corte de toda a parte com química pode ser considerado o fim da transição capilar, e o tempo de preparo para este momento pode levar de seis meses a um ano.

Mas, para quem opta não fazer o grande corte, cortando a parte quimicamente tratada de forma periódica, a transição capilar pode levar em torno de 2 a 3 anos, considerando que os cabelos crescem, em média, de 1 a 1,5 cm por mês. 

Produtos para ajudar na transição

shutterstock 1559872667 630x420 - Será que depois da transição o cabelo volta ao normal?

Como muita gente não se lembra mais como eram os fios antes de iniciar os procedimentos químicos, é preciso reaprender a identificar quais são os melhores produtos para cuidar dos cachos e crespos. Confira as sugestões Salon Line para cuidar dos cabelos durante o processo da transição:

Kit Shampoo + Condicionador SOS Bomba Original

O Kit S.O.S Bomba Original com Shampoo e Condicionador conta com uma fórmula poderosa e dermatologicamente testada para combater a queda de cabelo, além de oferecer crescimento comprovado e fios hidratados e saudáveis. Em sua composição estão ativos como whey protein, vitamina A, D-pantenol, biotina e óleo de rícino, ou seja, tudo pra estimular o crescimento acelerado dos fios.  

Máscara de hidratação #todecacho Nutrição Power

A Máscara de Hidratação #todecacho Nutrição Power tem uma tecnologia PROFIX que garante a hidratação aos cabelos, conferindo mais força e saúde para cachos e crespos, Essa máscara tem uma fórmula enriquecida para regeneração das fibras capilares e ação umectante com proteína do ovo e óleo de oliva. Simplesmente perfeita! 

Óleo de Umectação #todecacho Uhulll! Coco Puríssimo

O Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro conta com a tecnologia PROFIX que oferece mais saúde para os cabelos em transição. Esse produtinho conta com uma fórmula enriquecida para nutrição, fortalecimento e brilho, ideal para massagear o couro cabeludo e para fazer umectações. 

Creme para pentear Azeite de Oliva Salon Line

O Creme para pentear Azeite de Oliva é capaz de promover uma definição completa da raiz às pontas. Ele é o produtinho ideal para cabelos ressecados, pois possui conta com uma ação extra umectante, ou seja, garante a nutrição capilar e aspecto saudável aos fios. Na fórmula, claro, está o azeite de oliva, mas também o óleo de argan que, juntos, proporcionam nutrição e brilho. Ideal para cachos e crespos em transição.

Gelatina #todecacho Super Transição Capilar

Por último, mas não menos maravilhosa, a Gelatina #todecacho Super Transição! Esse produtinho conta com fórmula enriquecida que define, fixa os fios, garante a memorização dos cachos e crespos e combate o frizz. Perfeita para ajudar na fase de texturização! 

Todo mundo tem a curiosidade de saber se depois da transição, o cabelo volta ao normal. Mas, após a transição capilar, é importante ter paciência para que o cabelo se recupere totalmente. Embora cada fio e organismo tenha seu próprio ritmo, o fato é que a transição vai valer tanto, que você vai se olhar nas fotos antigas e nem vai mais se reconhecer, pois terá fios naturais, saudáveis e que revelam sua essência. Não desista do processo, é só uma fase e vai passar! 

Rate this post

Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas