Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Mulheres contam como foi ver seus cabelos após a transição capilar

O processo de retirar a química dos fios e deixar o cabelo natural crescer pode parecer simples, mas a verdade é que a transição capilar leva tempo, demanda paciência e, consequentemente, acaba por se tornar um complexo processo de aceitação, empoderamento e autoconhecimento.

Antes de iniciar a transição, é comum que muitas mulheres nem ao menos saibam como é a aparência do seu cabelo natural, já que dependem de química há tantos anos. Justamente por isso, essa fase ressignifica a relação com as madeixas naturais, e, com toda certeza, um dos momentos mais especiais é rever os fios naturais.

Conversamos com 3 mulheres que passaram pela transição para saber qual foi o sentimento ao ver o cabelo natural como se fosse a primeira vez. Inspire-se!

Barbara Vargas, 25 anos

transicao capilar barbara vargas 630x791 - Mulheres contam como foi ver seus cabelos após a transição capilar

“Ver meu cabelo natural a primeira vez foi surpreendente. Eu fazia escova progressiva desde os 9 anos e, até essa idade, meu cabelo se mostrava somente ondulado e ‘armado’. Quando eu deixei a raiz crescer e cortei, ficava passando a mão toda hora e não acreditava que aquele era meu verdadeiro cabelo. Depois de doze anos usando o cabelo alisado, passei a ver meus fios de uma forma completamente diferente do que estava acostumada e fora da zona de conforto de onde me achava bonita. Sinceramente? Em crises, eu pensei em alisar de novo, mas finalmente percebi que esse é o meu cabelo, esse é o meu lugar e essa sou eu! Meu cabelo é o que me faz ser única e, agora, me sinto mais bonita. Com meus cachos, me sinto confortável de estar onde estou”.

Heloisa Nogueira Maximo, 23 anos

transicao capilar heloisa nogueira 630x472 - Mulheres contam como foi ver seus cabelos após a transição capilar

“Ver meu cabelo natural a primeira vez foi… Ah, foi incrível. Depois de passar praticamente 10 anos alisando o cabelo durante a infância e adolescência, senti que finalmente estava vendo a verdadeira Heloisa. Foi como se eu tivesse recuperado uma parte da minha identidade que eu nem sabia que estava faltando. Como fui na coragem do big chop, foi todo um processo de aprender a cuidar dos cachos, até eles finalmente chegarem no comprimento atual (que eu nunca tive mesmo quando alisava). Nunca me senti tão bonita quanto agora com minha jubinha cacheada”.

Nicole Kirsanoff, 23 anos

transicao capilar nicole kirsanof 450x800 - Mulheres contam como foi ver seus cabelos após a transição capilar

“Quando eu era criança, usava o cabelo cacheado, mas, conforme eu fui crescendo, comecei a alisar, então eu não tinha muita noção de como seria deixar ele natural, apesar das fotos. Quando eu resolvi deixar os fios naturais de novo e vi meu cacheado pela “primeira” vez, senti um empoderamento muito forte, me senti mais confiante, mais segura e mais eu mesma. Foi como se eu tivesse me mostrado pro mundo de verdade, é uma sensação de segurança, de poder”.

Como já deu para ver, entrar na transição capilar vale a pena não só para nutrir cabelos mais saudáveis, mas também para se livrar do aprisionamento das químicas e se reconectar com a sua beleza natural. É importantíssimo que você conheça todas as versões de si, para escolher a que mais te faz bem.

Posts Recentes: