Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cuidados com os cachos e crespos para iniciantes

cuidados com o cabelo capa - Cuidados com os cachos e crespos para iniciantes

Que os cabelos cacheados e crespos são naturalmente bonitos, todo mundo sabe. Mas para mantê-los sempre bonitos e saudáveis, alguns cuidados precisam ser tomados. A boa notícia é que os produtos, as técnicas e os truques para mantê-los sempre bonitos estão mais em alta do que nunca, então tratar dos fios com curvatura acentuada não é tão difícil quanto você pode imaginar.

Como são os cabelos cacheados e crespos?

cuidados com o cabelo 1 - Cuidados com os cachos e crespos para iniciantes

O primeiro passo para cuidar bem dos cabelos cacheados e crespos é entender que ele não funcionam como os fios lisos e ondulados. Esse tipo de fio possui mais volume e diferentes curvaturas no mesmo cabelo, e cada uma delas precisa de uma atenção especial.

A principal característica que difere os fios cacheados dos lisos é o ressecamento. Isso porque o formato do fio impede que a oleosidade natural viaje pelo comprimento do fio: quanto maior for a curvatura, mais seco é o cabelo.

Por causa disso, o cabelo cacheado, além de ser mais seco e poroso, também sofre para manter a definição e combater o frizz. A boa notícia é que com os cuidados adequados, você pode sim ter cachos e crespos super definidos, sem frizz e hidratados.

Como lavar o cabelo cacheado e crespo?

Por causa da necessidade de definição, muitas cacheadas e crespas lavam os fios todos os dias e esse é um dos erros mais comuns. Os cabelos com essa curvatura devem ser lavados, em média, 3 vezes por semana para evitar que o shampoo elimine também os óleos naturais dos fios. E falando em shampoo, prefira fórmulas especializadas para o seu tipo de cabelo e que tenham bastante poder de hidratação e hidratação, como o Shampoo de Babosa #todecacho, que ainda auxilia no crescimento saudável.

Hidratação, nutrição e reconstrução (cronograma capilar)

cuidados com o cabelo 2 - Cuidados com os cachos e crespos para iniciantes

gora que você já sabe das necessidades do seu cabelo, que tal criar uma rotina para cuidar dele? O cronograma capilar te oferece a possibilidade de criar uma rotina de cuidados capilares de acordo com o que seu cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução.

A hidratação vai repor toda a água natural dos fios e é o tratamento mais básico e indispensável de todos. Já a nutrição vai repor a gordura dos fios, necessária para proteger a estrutura dos mesmos e impedir que o cabelo enfraqueça. Por fim, a reconstrução vai agir diretamente na deficiência de proteína dos fios, especialmente a queratina e, assim, recuperar todos os danos causados por fatores externos e internos.

Para criar a rotina que mais se adapte aos seus fios, considere quais são os fatores que causam danos: se você usa ferramentas de calor, se o cabelo é exposto a muita poluição ou calor excessivo, se você tem química ou cabelo descolorido, entre outros. Dessa forma, você poderá ter um tratamento mais completo que deixe seus cachinhos impecáveis.

O poder da umectação

Para os cabelos com curvatura, hidratação nunca é demais. A umectação é outra técnica de repor a água e os nutrientes do cabelo e é bem conhecida entre as cacheadas e crespas.

A umectação depende de um óleo vegetal puro, como o Óleo de Umectação #todecacho Uhulll! Coco Puríssimo, mas também ser feita com óleos de rícino, amêndoas, argan, oliva, abacate, entre muitos outros.

O uso do óleo vegetal também pode ser associado à outros produtos, como máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, além de outras misturinhas e receitas caseiras para tratar os fios.

Finalizando os cabelos crespos e cacheados

cuidados com o cabelo 3 - Cuidados com os cachos e crespos para iniciantes

A finalização é responsável pelo formato e aparência dos cachos, então não precisa nem falar o quanto ela é importante. Basicamente, a técnica de finalização vai ditar aparência do cabelo e se ela vai durar por alguns dias (o famoso day after). Existem inúmeras técnicas e truques de finalização para diferentes curvaturas, mas o ideal é que elas sejam feitas com os cabelos úmidos.

Em geral, a fitagem comum dá conta de finalizar os cachos e mantê-los super definidos por bastante tempo, e o melhor de tudo é que ela é super fácil de fazer, e pode ter certeza de que vai virar parte essencial do seu dia a dia de cacheada ou crespa.

Para realizar a fitagem, basta escolher o seu creme de pentear, ativador de cacho ou gelatina preferida, separar o cabelo em mechas bem fininhas e aplicar o produto por toda a extensão das mechas. Use os dedos para definir os cachos, ou amasse cabelo de baixo para cima para estimular a definição dos mesmos.

O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, sem secador e sem vento, pois isso auxilia a fixar a definição. No entanto, se for realmente necessário usar o secador, não dispense o uso do difusor, pois, dessa forma, o calor não fica tão direcionado no cabelo e não causa frizz e nem danifica o cabelo.

Como manter o day after?

Você com certeza já deve saber o quanto é difícil manter a definição dos cachos e crespos por mais tempo. Além de cuidar bastante da saúde dos fios e caprichar na finalização, alguns truques podem te ajudar a manter o day after (dia após a lavagem e finalização).

Na hora de dormir, o atrito do cabelo com o travesseiro causa frizz e pode desmanchar e embaraçar os cachos. Para resolver isso, use uma fronha ou touca de cetim para evitar esse atrito, ou prenda os cachos e crespos em um coque abacaxi. Outra dica para manter o day after é realizar pequenas manutenções mesmo depois do período depois da lavagem.

Isso porque fatores externos como vento, poluição, chuva, atrito e movimento podem desmanchar os cachos e causar frizz. Uma dica legal é manter uma misturinha de água com algum creme de pentear ou ativador de cachos para redefinir os fios rebeldes e mantê-los com cara de recém-lavados.

Pode parecer um trabalhão, mas todos esses cuidados valem a pena quando o resultado é um cabelo natural, maravilhoso e bem cuidado, não é mesmo? Aproveite que agora você sabe tudo sobre como cuidar dos cachos e crespos e confira penteados lindíssimos para arrasar!

Posts Recentes:

Posts mais acessados