Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo

ConhecimentoCuidadosDicas

Os cabelos cacheados e crespos são únicos e carregam características que exigem cuidados especiais. Para começar, o fio em formato espiral ou em “Z” faz com que o óleo natural do couro cabeludo encontre mais dificuldade em descer pelo fio, o que acaba ocasionando o ressecamento do comprimento, principalmente das pontas. Para reverter a situação, a nutrição capilar é um dos tratamentos mais importantes para a saúde do cabelo.

Se você é cacheada ou crespa e ainda não sabe a importância de adotar a nutrição na sua rotina capilar, saiba que você está deixando de lado um cuidado essencial para este tipo de curvatura. Mas, para te ajudar a começar, hoje mesmo, a repor os nutrientes das madeixas, trouxemos um manual completo da nutrição para cabelos cacheados e crespos, onde você vai aprender tudo o que precisa saber sobre este cuidado tão importante para a saúde e beleza dos fios.

O que é nutrição capilar?

nutricao capilar 6 630x420 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo

Aprenda tudo sobre a nutrição para cabelos cacheados e crespos!

Este tratamento, como bem diz o nome, procura repor os nutrientes perdidos pelos fios. Esses nutrientes são basicamente os lipídeos e o óleo natural do couro cabeludo, responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso de ferramentas de calor, raios solares, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares, água quente, entre outros.

A nutrição capilar em cabelos cacheados e crespos é essencial, já que seu formato dificulta a viagem dos nutrientes pelo comprimento do fio, deixando-o consideravelmente mais ressecado do que as curvaturas mais lisas, além de causar quebra, pontas duplas e frizz. No caso de cabelos danificados, a nutrição será responsável por fortalecer os cabelos através da reposição de nutrientes e fortalecimento da fibra capilar.

Quais são os benefícios da nutrição capilar

A reposição de óleos e nutrientes das madeixas proporcionam diversos benefícios para a saúde e beleza dos cabelos. Além de combater o ressecamento, a nutrição também sela as cutículas capilares, preservando a hidratação dos fios. Proporciona brilho, previne o aparecimento de pontas duplas, diminui o frizz, além de trazer maciez, brilho e movimento para os cabelos cacheados e crespos. 

Nutrição capilar é para todos os tipos de cabelo?

Sim! Todos os tipos de fios devem receber a nutrição capilar. Embora sejam os cacheados e crespos que necessitem mais desta etapa, os ondulados e lisos também precisam dela. A diferença estará na frequência em que este cuidado deve ser realizado: fios com a curvatura mais acentuada precisam mais da nutrição, enquanto os lisos, ondulados e oleosos devem nutrir os fios com menos frequência. 

Como fazer nutrição em cabelo cacheado e crespo?

nutricao capilar para cacheadas e crespas 630x420 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo
 Cabelos cacheados e crespos são desnutridos naturalmente: veja como repor os nutrientes dos fios.

Apesar de ser necessária para todos os cabelos, a frequência e o passo a passo da nutrição capilar mudam de acordo com a curvatura. Veja:

Nutrição para cabelo cacheado

A nutrição no cabelo cacheado pode ser feita com máscaras enriquecidas com ativos nutritivos, com óleos vegetais ou com outras receitinhas caseiras. A frequência em que a nutrição capilar deve ocorrer no cabelo cacheado é de ao menos uma vez por semana, sendo possível aumentar caso repare que o seu cabelo está precisando de uma forcinha extra.

Nutrição para cabelo crespo

Ainda mais essencial do que os cachos, a nutrição é a salvação dos cabelos crespos. Para esta curvatura, a reposição de nutrientes deve acontecer cerca de duas vezes na semana, podendo também ser alterada conforme a necessidade do fio. A melhor maneira de nutrir é também com a umectação capilar, mas pode ser igualmente feita com máscaras de tratamento enriquecidas com ativos nutritivos.

Passo a passo da nutrição capilar: como repor os nutrientes dos fios?

passos de nutricao capilar no cabelo crespo e cacheado 630x420 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo
Umectação, máscara de nutrição ou receitinhas caseiras: escolha o seu método de nutrição capilar preferido!

Há diversas formas de realizar este tratamento tão benéfico para os fios. Reunimos aqui os melhores métodos, receitas e dicas para realizar a sua nutrição capilar para conseguir um resultado maravilhoso. Se liga no passo a passo:

Rotina de cronograma capilar com foco na nutrição

O cronograma capilar é aquele tratamento que toda e qualquer pessoa deve seguir. Especialmente as cacheadas e crespas, pois têm fios mais frágeis. O cronograma é composto de três etapas, hidratação, nutrição e reconstrução que, juntas, dão ao fio todo o cuidado que ele precisa. Se você quer começar um cronograma capilar, pode usar todas as dicas que demos por aqui durante a etapa de nutrição, ok!?

nutricao capilar 2 630x230 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo

Cronograma capilar nutrição!

Umectação na nutrição capilar

Óleos vegetais são os queridinhos na hora de nutrir cabelos cacheados e crespos. E a umectação é uma das melhores maneiras de nutrir o cabelo cacheado ou crespo. O tratamento é feito com a aplicação de óleos vegetais, de preferência puros, nos fios, para que haja uma maior absorção de nutrientes e lipídeos. Veja como fazer:

– Separe os cabelos secos e sujos em mechas;

– Aplique o óleo vegetal da sua preferência com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente com o óleo. A dica aqui é desembaraçar os fios levemente com os dedos para envolver cada mecha no líquido;

– Prenda os cabelos e deixe agir por, no mínimo, 40 minutos. Quanto mais tempo, melhor. Utilize uma touca de banho para impedir que o óleo escorra pelo pescoço ou para suas roupas;

– Lave os cabelos com o seu shampoo de preferência até que não sobre resíduo do óleo nos fios. Finalize como preferir.

Para ficar ainda mais tempo com o óleo nos fios, basta realizar uma umectação noturna. Veja como:

– Assim como na umectação diurna, a umectação é feita com os fios sujos e secos;

– Aplique o óleo vegetal com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente com o óleo. A dica aqui é desembaraçar os fios levemente com os dedos para envolver cada mecha no líquido;

– Prenda os cabelos e utilize uma touca de banho para impedir que o óleo escorra pelo pescoço, para o travesseiro ou para suas roupas durante a madrugada;

– Ao acordar, lave os cabelos com o seu shampoo de preferência até que não sobrem resíduos do óleo nos fios. Finalize como preferir.

Receitas caseiras para nutrição capilar

Por aqui, nós amamos usar ingredientes caseiros para fazer aquele tratamento poderoso para os fios e com a nutrição não é diferente: dá para realizar diversas misturinhas baratas com o que você tem em casa para repor os nutrientes dos cabelos. Veja abaixo:

Nutrição com óleo de coco e amido de milho

como hidratar o cabelo cacheado1 630x420 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo

O óleo de coco é a estrela da nutrição capilar: rico em lipídeos, ácidos graxos e antioxidantes, ele é o óleo vegetal mais utilizado na umectação e em diversas outras receitinhas para o cuidado com os cabelos. Junto ao amido de milho e ao açúcar, ingredientes que ajudam a potencializar a hidraação, essa receita é infalível contra o ressecamento.

Você vai precisar de: 

– 1 colher de sopa de amido de milho

– 2 colheres de sopa de óleo de coco

– 100ml de leite

– 1 colher de chá de açúcar

Leve o amido de milho com o leite ao fogo médio e mexa até engrossar. Deixe esfriar e misture com os outros ingredientes. Aplique nos cabelos limpos e úmidos, enluvando cada mecha até que todos os fios estejam com a mistura. Deixe agir por 30 minutos, e depois enxágue. Finalize com o seu condicionador favorito.

Nutrição capilar com manteiga vegetal

nutricao capilar 2 630x417 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo

A manteiga vegetal é uma gordura extraída de sementes de plantas, possui as mesmas propriedades dos óleos, porém em versão cremosa ou sólida. Riquíssima em nutrientes, ela é ótima para repor os nutrientes dos cabelos.

As manteigas vegetais mais utilizadas no cabelo são as de karité, de abacate, de murumuru e de cupuaçu, que podem ser encontradas em lojas de cosméticos. Basta aquecer antes do uso, até que esteja em uma consistência mais fácil de manusear.

Você vai precisar de:

– 3 colheres de sopa de manteiga de karité (ou qualquer uma de sua preferência)

Derreta a manteiga em banho-maria. Quando estiver líquida, aplique-a em todo o cabelo, mecha a mecha, do comprimento até às pontas. Deixe agir por 40 minutos, depois, lave com o seu shampoo e condicionador favoritos. 

Nutrição com ovo

hidratação caseira7 630x420 630x420 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo

Outro ingrediente caseiro riquíssimo em lipídeos e proteínas especiais é o ovo, que, quando aplicados nos fios, fortalecem a fibra capilar, agindo como regenerador natural dos cabelos. O creme de leite reduz o frizz e equilibra o pH, já o óleo de abacate contém vitaminas capazes de reparar os danos dos cabelos fragilizados.

Você vai precisar de:

– Gema de ovo

– Creme de leite

– Óleo de abacate

– 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência

Separe a gema do ovo em um recipiente e, em seguida, fure-a com um palito para que o cheiro se dissipe. Misture os outros ingredientes e mexa bem, até atingir uma consistência homogênea. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a mistura em todo o comprimento e pontas, mecha a mecha. Deixe agir por 30 minutos, e enxágue. Finalize com o condicionador, deixando agir por alguns minutos para neutralizar qualquer odor residual. 

Nutrição capilar com cenoura

hidratacao com cenoura 630x420 - Manual da nutrição capilar: aprenda tudo sobre este cuidado essencial para o cabelo cacheado e crespo

Ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, a cenoura e o óleo de girassol são perfeitos para repor os lipídeos e nutrientes perdidos pelos cabelos, deixando-os mais hidratados, fortes e macios. 

Você vai precisar de:

– Uma cenoura

– 2 colheres de sopa de óleo de girassol

– 2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência

Corte a cenoura em pedaços e bata muito bem no liquidificador com o óleo de girassol, e junte com a máscara de hidratação. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a mistura no cabelo, mecha a mecha. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue e finalize com o seu condicionador favorito. 

Produtos para nutrição capilar Indicações Salon Line

A Salon Line é expert em cuidados com cabelos cacheados e crespos e, claro, que a nutrição não fica de fora dos tratamentos oferecidos pelas linhas! Veja abaixo quais produtos não podem faltar na sua etapa de nutrição!

Óleos para nutrição capilar:

O Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro, o Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro e o Óleo de Umectação #todecacho Babosa são os óleos vegetais puros da Salon Line que, além de carregar todos os benefícios destes ingredientes poderosos (como nutrição e hidratação extremas, crescimento saudável, regeneração das fibras capilares, ação fortalecedora e maciez extrema), também contam com a tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde para cabelos cacheados e crespos. 

Máscaras de nutrição capilar:

A Máscara de Nutrição S.O.S Cachos Cronograma Capilar garante ultranutrição, melhora o aspecto do fio, controle de frizz e brilho máximo. Com óleo de argan e manteiga de karité em sua composição, a máscara proporciona revitalização dos cabelos danificados, além de conter proteção UV.

A Máscara de Hidratação #todecacho Nutrição Power possui fórmula enriquecida com proteína de ovo e azeite de oliva para garantir nutrição extrema aos fios, ação regeneradora da fibra, combate ao ressecamento e maciez. Além disso, conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação aos cabelos, força e saúde para cachos e crespos.

Kits para nutrição:

O Kit Cabelos Hidratados e Definidos com S.O.S Cachos Linha XONGANI & Cris conta com 1 Shampoo, 1 Condicionador, 1 Máscara Nutritiva e 1 Gel Ativador de Cachos. Combinados, eles garantem limpeza e condicionamento nutritivos, alto poder de desembaraço, maciez, restauração, hidratação e nutrição aos cabelos, além de definição e fixação.

Já sabe tudo sobre como fazer aquela nutrição poderosa nos fios? Se liga nestes outros conteúdos da Salon Line para arrasar:

Hidronutrição para cabelos cacheados e crespos

Umectação com azeite de oliva

Corte como última opção: hidratação, nutrição e reconstrução primeiro

Posts Recentes: