Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

ConhecimentoCuidadosDicas

Se você é cacheada ou crespa e ainda não sabe a importância de nutrir a sua cabeleira, sentimos em informar que você está deixando de lado um cuidado que é essencial para esse tipo de curvatura. Mas, não precisa se desesperar, ainda dá para correr atrás do tempo perdido! Isso porque trouxemos um manual completinho de nutrição capilar. Nele explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tratamento e dando todas as diquinhas possíveis! Preparada para arrasar com a cabeleira mais linda deste mundo!? Então fica de olho por aqui!

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

O que é nutrição capilar?

Para começar, precisamos explicar exatamente do que se trata a nutrição capilar. Afinal, esse tratamento, como bem diz o nome, tem como princípio a reposição de nutrientes perdidos pelos fios. Esses nutrientes são basicamente os lipídeos e o óleo, natural do couro cabeludo, ou seja, que são responsáveis por proteger a fibra capilar de danos. Em outras palavras, nutrir o cabelo é repor o óleo perdido devido a ações como o uso de ferramentas de calor (secador, prancha e etc), raios solares, vento, sal, cloro, exposição à químicas capilares, água quente no cabelo, entre outros hábitos que fazem com que o fio perca o seu óleo natural.

Além disso, os cabelos cacheados e crespos têm uma característica que os diferencia dos outros tipos de curvatura. É justamente o fio em formato espiral ou em Z. O que acontece é que o óleo natural do couro cabeludo encontra dificuldade em descer pelo fio, justamente por conta desse formato, o que acaba ocasionando o ressecamento do comprimento e, especialmente, das pontas dos fios de cabelo.

Esse ressecamento acarreta uma série de outros problemas, como a quebra do fio, pontas duplas, frizz e por aí vai. Para reverter essa situação, é feito o tratamento de nutrição capilar, para devolver o óleo perdido por esses fios. Daqui a pouco vamos falar como são realizados esses procedimentos, então fica com a gente!

Benefícios da nutrição capilar

Ao repor o óleo que as suas madeixas precisam, os benefícios são incontáveis! Pois promove não só um cabelo muito mais saudável, mas belíssimo também. Confira abaixo uma listinha com os benefícios incríveis causados pelo tratamento de nutrição capilar!

-Combate ao ressecamento.

-Sela a cutícula dos fios, fazendo com que as propriedades da hidratação capilar permanece dentro deles por mais tempo.

-Promove madeixas extremamente brilhantes.

-Previne o aparecimento de pontas duplas no cabelo.

-Combate o frizz.

-Proporciona balanço e movimento para a cabeleira.

-Confere fios extremamente macios.

Nutrição capilar é para todos os tipos de cabelo?

Sim! Todos os tipos de fios devem receber a nutrição capilar. Embora sejam os cacheados e crespos que necessitem mais desta etapa, os fios ondulados e lisos também precisam dela. A diferença é a frequência, que nos cabelos cacheados e crespos deve ser mais intensa do que nos outros dois tipos de fios. Quem tem as madeixas muito oleosas também deve ficar atenta quanto a essa frequência, que é reduzida. O modo de aplicação do tratamento para cada curvatura de cabelo também difere um pouco. Dê uma olhada no próximo tópico!

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Saiba como nutrir o cabelo ondulado, cacheado e crespo

Nutrição para cabelo ondulado

Essa curvatura de cabelo apresenta uma oleosidade natural muito maior que os fios cacheados e crespos. Por esse motivo, exigem uma frequência de lavagem também maior. Sendo assim, o cabelo ondulado perde muito mais hidratação do que nutrição, por exemplo. Para o cabelo ondulado, uma nutrição a cada 10 dias é o bastante. Caso você sinta que o seu cabelo está precisando de mais etapas de nutrição ou até menos, você pode alterar. Porém, fique de olho em como o seu cabelo responde a essas mudanças. Quanto a maneira de fazer a nutrição, para os fios mais oleosos como os ondulados, a melhor opção é investir em uma máscara de hidratação ou outros produtos enriquecidos com óleos vegetais na composição, pois, a aplicação do óleo vegetal puro nesse tipo de fio pode pesar, deixando-o ainda mais oleoso. O que também dá para fazer é adicionar algumas gotinhas de óleo vegetal na sua máscara de hidratação favorita. O óleo pode ser de coco, rícino, abacate, manga, argan, entre outras opções, basta escolher um.

Nutrição para cabelo cacheado

Já o cabelo cacheado precisa e muuuuito de uma nutrição capilar, portanto, a melhor maneira é investindo em uma umectação capilar. Mas o que é isso!? A umectação é o tratamento em que você aplica o óleo vegetal no fio e aguarda um determinado tempo para que ele possa absorvê-lo. Esse tratamento é super nutritivo, por isso faz tão bem para o cabelo cacheado, que precisa tanto dessa reposição. Entretanto, nada impede que a nutrição seja feita com máscaras enriquecidas com óleos vegetais ou misturadas com o óleo puro, como vimos anteriormente. A frequência em que a nutrição capilar deve ocorrer no cabelo cacheado é de ao menos uma vez por semana, mas é claro que você pode aumentar essa frequência caso repare que o seu cabelo está precisando de mais nutrição do que está recebendo.

Nutrição para cabelo crespo

Eesse fio aqui pode praticamente mergulhar no óleo vegetal! Brincadeiras a parte, o cabelo crespo não só gosta do tratamento nutritivo como precisa muito dele, ainda mais do que a cabeleira cacheada. Por isso, a nutrição para essa curvatura deve acontecer cerca de duas vezes na semana, podendo também ser alterada conforme a necessidade do fio. A melhor maneira de nutrir é também com a umectação capilar, mas podendo ser igualmente feita como das outras maneiras mencionadas.

Como fazer nutrição capilar (passo a passo)

Há diversas formas de realizar a nutrição nos fios, porém, vamos ensinar aqui formas diferentes de conseguir um resultado incrível e o melhor: com receita de nutrição capilar caseira, porque sabemos que vocês amam! Se liga só no passo a passo de cada uma!

  • Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo
  • Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo
  • Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo
  • Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Nutrição com amido de milho

Passo 1: faça um mingau misturando 1 colher (sopa) de amido de milho com 100ml de leite no fogo médio. Mexa bem e desligue depois de engrossar.

Passo 2: depois de aguardar esfriar, misture junto com o mingau 1 colher (chá) de açúcar e uma colher (sopa) de óleo de coco. Reserve.

Passo 3: logo depois, vá até o banheiro, lave o cabelo apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha, sem esfregar, apenas apertando.

Passo 4: e então, depois disso, aplique o mingau em todo o cabelo, mecha a mecha, enluvando cada uma delas.

Passo 5: se quiser, prenda o cabelo em um coque e, então, coloque uma touca por cima.

Passo 6: aguarde 30 minutos e depois enxágue com bastante água.

Passo 7: e por fim, finalize com o condicionador e deixe secar naturalmente.

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Nutrição capilar com manteiga vegetal

Passo 1: como a manteiga vegetal é sólida e precisa ser aquecida antes do uso, retire do recipiente apenas a quantidade que você irá usar no seu cabelo.

Passo 2: primeiramente derreta-a em banho maria, na nossa receita escolhemos a manteiga de karité, mas você pode usar aquela que achar melhor.

Passo 3: quando já estiver líquida, aplique a manteiga em todo o cabelo, mecha a mecha, porém, sem tocar no couro cabeludo.

Passo 4: enluve e massageie bem, do que jeito que você já está acostumada.

Passo 5: em seguida, aguarde ao menos 40 minutos para que o tratamento faça efeito.

Passo 6: passado o tempo, enxágue bem o cabelo com água, shampoo e condicionador.

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Nutrição com ovo

Passo 1: separe apenas a gema do ovo em um recipiente e, em seguida, fure-a com um palito para que o cheiro se dissipe antes de você começar a nutrição capilar.

Passo 2: misture com a gema uma colher (sopa) de creme de leite, uma colher (sopa) de óleo de abacate e duas colheres (sopa) da sua máscara de hidratação favorita. Mexa bem e reserve.

Passo 3: lave o cabelo com shampoo, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha ou tecido de algodão.

Passo 4: logo após, aplique a mistura em todo o comprimento e pontas do cabelo, mecha a mecha, sem tocar na raiz.

Passo 5: aguarde um tempo de pausa de, ao menos, 30 minutos e enxágue com bastante água na sequência.

Passo 6: para finalizar, aplique um condicionador e aguarde alguns minutos para que ele retire qualquer cheiro que tenha ficado no cabelo e também para que possa selar a nutrição nos fios.

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Nutrição com azeite de oliva

Passo 1: primeiramente, divida o cabelo seco e sujo em mechas e vá aplicando o azeite de oliva em cada uma delas, enluvando-as.

Passo 2: ao finalizar, prenda os fios em um coque e coloque uma touca de banho por cima.

Passo 3: aguarde algumas horas até que a nutrição faça o seu efeito.

Passo 4: posteriormente retire todo o azeite do seu cabelo com bastante água até não sobrar resíduos.

Passo 5: higienize com shampoo e finalize com condicionador.

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Nutrição capilar com cenoura

Passo 1: corte uma cenoura em pedaços e bata muito bem no liquidificador com 2 colheres (sopa) de óleo de girassol.

Passo 2: em outro recipiente coloque a cenoura batida com o óleo e junte 3 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua escolha. Misture bem e reserve.

Passo 3: lave bem o seu cabelo com shampoo, enxague e retire o excesso de água.

Passo 4: aplique a mistura no cabelo, mecha a mecha.

Passo 5: quando terminar coloque uma touca e aguarde cerca de 20 minutos.

Passo 6: passado o tempo enxágue bem e aplique o condicionador para finalizar.

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Umectação na nutrição capilar

Como dissemos anteriormente, a umectação é uma das melhores maneiras de nutrir o cabelo cacheado ou crespo. Isso porque se trata de uma nutrição profunda. A umectação capilar é feita com a aplicação do óleo vegetal, de preferência puro, nos fios secos e sujos, mecha a mecha. Feito isso, deve-se aguardar, no mínimo, 30 ou 40 minutos para que o óleo tenha tempo suficiente para penetrar na fibra capilar. Lembre-se de que quanto mais tempo você deixar a umectação, mas poderosa ela será. Obviamente que você não deve deixar o óleo no cabelo por um ou dois dias inteiros. A ideia é sempre aguardar algumas horas. Feito isso, enxágue bem, higienize com shampoo e use o condicionador na hora de finalizar. Outra opção bem legal e prática é a umectação noturna. Para isso, basta fazer o mesmo procedimento, porém, durante a noite. Vá para cama com o cabelo preso em uma touca e fique com o óleo no cabelo até a manhã seguinte. Depois é só retirar da maneira que já ensinamos.

Cronograma capilar com nutrição

O cronograma capilar é aquele tratamento que toda e qualquer pessoa deve seguir. Especialmente as cacheadas e crespas, pois têm fios mais frágeis. O cronograma é composto de três etapas, hidratação, nutrição e reconstrução que, juntas, dão ao fio todo o cuidado que ele precisa. Se você quer começar um cronograma capilar, pode usar todas as dicas que demos por aqui durante a etapa de nutrição, ok!? Monte o cronograma que melhor se encaixa nas necessidades dos seus fios e tenha madeixas sempre impecáveis.

Uma boa dica para saber qual será a etapa principal do seu cronograma é realizar um teste de porosidade. Para isso, corte um pedacinho de um dos seus fios de cabelo e jogue dentro de um copo com água. Se o cabelo boiar, significa que a porosidade do seu fio está baixa, o que é muito bom. Portanto, você deverá seguir um cronograma capilar com foco em hidratação.

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Caso o fio afunde e pare na metade do copo, quer dizer que a porosidade do seu cabelo está média. Portanto, o melhor tratamento para a sua cabeleira agora é a nutrição. Então basta seguir o seguinte cronograma:

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Por fim, se o seu cabelo for lá para o fundo do copo, quer dizer que ele está danificado e com a porosidade baixa. Nesse caso, você deverá seguir o cronograma capilar com ênfase em reconstrução, como mostra a tabela abaixo:

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Melhores produtos para nutrir os cabelos

Manual da nutrição capilar: o sonho do cabelo cacheado e crespo

Confira abaixo um top 5 dos melhores produtos da Salon Line para nutrir as suas madeixas:

1- Óleo de coco Puríssimo #todecacho.

2- Óleocreme de umectação Rícino e Queratina S.O.S Cachos.

3- Máscara de hidratação Nutrição Power #todecacho.

4- Máscara Concentrada Ultra Cachos S.O.S Hidratação.

5- Máscara Creme de Castanhas – Nutrição Extraordinária – Maria Natureza

Posts Recentes:

Posts mais acessados