Em muitos pontos, as cacheadas e crespas podem encontrar muitas semelhanças. Ambas as curvaturas dividiram a jornada da transição capilar, a necessidade de descobrir a melhor definição, ou em controlar o frizz, e penteados que valorizam a textura original do seu fio. No entanto, não é certo dizer que cabelos cacheados e crespos são iguais, ou que todos eles precisam dos mesmos cuidados.
Para garantir tratamentos corretos para o seu tipo de cabelo, é necessário entender quais são as especificidades de cada textura, e qual delas é a predominante. Isso porque, na maioria das vezes, esses fios possuem mais de uma curvatura. Afinal, cada cabelo é único, e com os crespos e cacheados não seria diferente. Para te ajudar nessa missão, reunimos aqui um guia prático desses dois tipos, que quase sempre são colocadas juntos, mas que possuem diferenças importantes entre eles.
Cacheado x crespo: quais são as principais características?
Geralmente, os cabelos cacheados são lisos na raiz, com ondas ao longo do comprimento e em diferentes graus de intensidade: dos mais abertos aos mais fechadinhos. Por conta desse grau de intensidade, os cabelos cacheados são separados entre as nomenclaturas 3A, 3B e 3C.
Cabelo 3A
São cachos mais abertos, com formato em S. Nesse caso, são fios que precisam de uma atenção a mais na hora de definir, por isso, um bom ativador de cachos pode ser o finalizador ideal.
Cabelo 3B
É o meio-termo entre os cacheados, apresentando bastante definição natural em S, volume, e a tendência a formar frizz. Finalizar com algumas gotinhas de óleo vegetal e usar uma touca de cetim para prevenir os fios arrepiados são truques que garantem a beleza desse tipo de fio.
Cabelo 3C
São cachos pequenos e fechados, que encolhem bastante de seu comprimento real, mais ressecados, com muito volume e frizz. Nesse caso, um finalizador mais pesado, rico em óleos vegetais para hidratar, é o mais adequado.
Já os cabelos crespos são ainda mais finos e ressecados, com curvatura bem mais fechada, além disso, costumam ser mais frágeis, já que seu formato impede que os nutrientes e a oleosidade natural percorrem o fio por inteiro. Na tabela de curvatura, os crespos correspondem ao nível 4A, 4B e 4C.
Cabelo 4A
É o fio que mais se assemelha ao cacheado, por isso, é o crespo que menos sofre com o ressecamento. Seu formato é de um S bem fechado, e pode aparentar ser mais curto do que realmente é, já que a sua curvatura encolhe com facilidade.
Cabelo 4B
É o cabelo 4B já assume um formato diferente dos anteriores, semelhante a um Z, em formato zigue-zague. Por isso, ele é muito mais volumoso, e bem mais frágil.
Cabelo 4C
É o cabelo mais crespo de todos, com menos definição, mais volume e ainda mais fragilidade. Por isso, precisa de nutrição para se manterem saudáveis.
Cacheado x crespo: quais são os cuidados necessários?
Na hora de cuidar dos fios, é importante entender as distinções entre as curvaturas. Isso porque a textura define as necessidades do cabelo, e também como ele reage a certos produtos. Então, anote aí as dicas e monte a sua rotina de cuidados corretamente:
Cuidados com o cabelo cacheado
Os cabelos cacheados são mais ressecados que os lisos e ondulados, por isso, o cuidado principal com eles é a hidratação. A nutrição também é ótima para repor os nutrientes e vitaminas, porém, a frequência deve ser menor, já que o excesso de óleo pode deixar os fios pesados e fazer com que eles percam um pouco de balanço e movimento característicos dessa curvatura.
Cuidados com o cabelo crespo
Já o fio crespo possui uma necessidade maior de nutrientes e vitaminas, já que esses ativos, importantes para a resistência e força capilar, têm muita dificuldade em percorrer o cabelo. Por isso, o ideal para este fio é investir na nutrição, com produtos ricos em óleos e manteigas, além de investir na umectação sempre que possível, sem esquecer também da hidratação.
Leia também: Nutrição capilar caseira: receitas para ajudar no seu cronograma capilar!