Secure Adnxs

Hidratação para cabelos cacheados: dicas e produtos para fios saudáveis!

por Carolina Glogovchan

Quem é cacheada sabe bem que os fios com curvatura tendem a ser mais ressecados do que os outros. Isso acontece porque os cabelos cacheados tem um formato em espiral que dificulta a passagem de água e óleo por todo seu comprimento. É por isso que a hidratação para cabelos cacheados é tão importante. Vamos […]

Hidratação para cabelos cacheados: dicas e produtos para fios saudáveis!

Quem é cacheada sabe bem que os fios com curvatura tendem a ser mais ressecados do que os outros. Isso acontece porque os cabelos cacheados tem um formato em espiral que dificulta a passagem de água e óleo por todo seu comprimento. É por isso que a hidratação para cabelos cacheados é tão importante. Vamos […]

Quem é cacheada sabe bem que os fios com curvatura tendem a ser mais ressecados do que os outros. Isso acontece porque os cabelos cacheados tem um formato em espiral que dificulta a passagem de água e óleo por todo seu comprimento. É por isso que a hidratação para cabelos cacheados é tão importante. Vamos entender um pouco mais?

O cabelo cacheado precisa de mais hidratação?

Sim, sem dúvidas! Os cabelos cacheados precisam mais de hidratação devido à sua estrutura capilar. A forma espiralada dos cachos dificulta a distribuição natural da oleosidade ao longo do fio, independentemente do seu comprimento.

Os efeitos desse fator natural são a perda de nutrientes, o ressecamento da fibra capilar e propensão à quebra. Por isso, é essencial manter uma rotina de hidratação para garantir que a saúde e a beleza dos cabelos cacheados permaneçam em dia. 

Como fazer a hidratação para cabelos cacheados?

Uma boa hidratação para cabelos cacheados exige alguns passos. Em primeiro lugar, comece lavando os fios com um shampoo adequado para o seu tipo de cacho. Em seguida, aplique uma máscara de hidratação, massageando bem os fios para garantir a absorção do produto. 

Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue completamente. Finalize com um condicionador para selar as cutículas e manter a hidratação por mais tempo. Além disso, se você gosta de receitinhas, a hidratação para cabelos cacheados pode ser turbinada com ingredientes que você já tem em casa:

Hidratação com amido de milho cabelo cacheado

O amido de milho tem tudo a ver com hidratação. Este ingrediente é um higroscópico, o que significa que ele possui o poder de absorver água e também de liberá-la. Ao misturar o amido de milho na sua receitinha de hidratação, os fios vão reter água e ficar muito mais hidratados!

Ingredientes:

– 1/2 xícara de água;

– 2 colheres de sopa de amido de milho;

– 3 colheres de sopa do seu creme de hidratação favorito;

– Você ainda pode adicionar mel, babosa, óleo vegetal ou qualquer outro ingrediente hidratante de sua preferência.

Modo de preparo: Misture o amido de milho na água até que fique bem homogêneo, leve a mistura ao fogo baixo e mexa sem parar para não empelotar. Quando estiver na consistência de mingau, tire do fogo e deixe esfriar. Misture o mingau com os outros ingredientes. Com os fios lavados e ainda molhados, aplique a misturinha mecha por mecha, enluvando bem cada uma. Deixe agir por 25 minutos, depois, enxágue apenas com água e finalize como preferir.

Hidratação com mel para cabelos cacheados

Você sabia que o mel tem propriedades reparadoras, reconstrutoras, selantes, umectantes e condicionantes? Essas ações são possíveis graças à composição do ingrediente, rico em proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas e açúcares. Nos fios, o mel faz milagres!

Nesta receita, o tratamento também fica por conta do açúcar, que possui alta propriedade hidratante, perfeito para repor a água perdida aos cabelos. Este ingrediente também funciona como um poderoso esfoliante capilar, removendo células mortas e agindo para renovar os fios, deixando-os mais brilhantes, macios e alinhados.

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de açúcar;

– 1 colher de sopa de mel;

– 2 colheres de sopa de uma máscara de hidratação da sua preferência.

Modo de preparo: Em um recipiente, misture todos os ingredientes até atingir uma consistência homogênea. Lave os cabelos com shampoo e, depois, use uma toalha para retirar o excesso de água. Separe os cabelos em mechas e aplique a mistura em cada uma delas. Aguarde 20 minutos e enxágue bem. Finalize com condicionador.

Hidratação para cabelo cacheado com babosa

Os benefícios da babosa são diversos, não é à toa que as possibilidades de uso são infinitas. A aloe vera é rica em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Também conta com 20 minerais, 18 aminoácidos e alta concentração de água. As enzimas presentes na babosa também promovem a renovação celular do couro cabeludo, o que estimula o crescimento capilar e a eliminação da caspa. Incrível, né?

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de babosa;

– 2 colheres de sopa de máscara de hidratante de sua preferência;

– 1 colher de sopa de óleo de coco (opcional)

Modo de preparo: Corte as laterais de uma folha de babosa e extraia a substância gelatinosa da parte de dentro, a polpa. Em um recipiente, misture todos os ingredientes até atingir uma consistência homogênea. Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixe agir por 30 minutos e enxágue.

Como usar as máscaras de hidratação da Salon Line?

As máscaras de hidratação da Salon Line são especialmente desenvolvidas para atender às necessidades dos cabelos cacheados. As melhores formas de uso são:

Durante o banho: Após lavar o cabelo, aplique  uma quantidade generosa do produto nos cabelos limpos e úmidos mecha por mecha, massageando no sentido da raiz para as pontas. Deixe agir de 3 a 5 minutos (ou conforme descrito na embalagem), e enxágue em seguida;

Com touca térmica: Se desejar hidratar ainda mais os fios, aplique a máscara de hidratação e deixe agir por 15 minutos na touca térmica para cabelo. Em seguida, enxágue abundantemente e sinta a diferença na maciez e no brilho dos seus cachos.

O que fazer nos fios além da hidratação?

Além da hidratação para cabelos cacheados é importante adotar outros cuidados para manter a saúde e a beleza dos cabelos cacheados:

Umectação noturna

Embora a umectação noturna seja um tratamento relacionado à nutrição capilar, ela é excelente para cabelos ressecados. Para ter um ótimo resultado, a umectação deve ser feita com um óleo 100% vegetal e aplicada nos cabelos “sujos” antes de dormir. No dia seguinte, é só seguir o procedimento normal de lavagem.

Cronograma capilar completo

O cronograma capilar é aquele tipo de tratamento que não pode faltar para as cacheadas. Isso porque ele intercala três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa tem como objetivo oferecer uma solução específica e repor nutrientes e vitaminas para cabelos danificados por poluição, incidência de raios solares, cloro da água, procedimentos químicos de coloração e descoloração, e outros. 

Cuidados do dia a dia

Vale, ainda, destacar alguns cuidados fundamentais na rotina, como: evitar o uso excessivo de ferramentas de calor, como secador; considerar uma técnica de finalização para definir os cachos e reduzir o frizz; e ainda manter uma alimentação balanceada com bastante ingestão de água para garantir a saúde dos fios de dentro para fora.

Agora que você conhece a importância da hidratação para cabelos cacheados e como cuidar dos seus fios da melhor forma, é hora de colocar a rotina de cuidados com os fios em dia!

5/5 - (1 vote)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo