Secure Adnxs

Cabelo cacheado com frizz: vilão ou aliado?

por Carolina Glogovchan

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Juliana Luziê (@julianaluziee) Você tem o cabelo cacheado com frizz? Tudo bem! O temido frizz existe por diferentes fatores, mas não deve ser encarado como o vilão das madeixas com curvatura. Vamos entender, aqui, um pouquinho mais sobre essa característica e como lidar com o cabelo […]

Cabelo cacheado com frizz: vilão ou aliado?

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Juliana Luziê (@julianaluziee) Você tem o cabelo cacheado com frizz? Tudo bem! O temido frizz existe por diferentes fatores, mas não deve ser encarado como o vilão das madeixas com curvatura. Vamos entender, aqui, um pouquinho mais sobre essa característica e como lidar com o cabelo […]

Você tem o cabelo cacheado com frizz? Tudo bem! O temido frizz existe por diferentes fatores, mas não deve ser encarado como o vilão das madeixas com curvatura. Vamos entender, aqui, um pouquinho mais sobre essa característica e como lidar com o cabelo com frizz.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Juliana Luziê (@julianaluziee) Você tem o cabelo cacheado com frizz? Tudo bem! O temido frizz existe por diferentes fatores, mas não deve ser encarado como o vilão das madeixas com curvatura. Vamos entender, aqui, um pouquinho mais sobre essa característica e como lidar com o cabelo…

Aceitação do friz

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Juliana Luziê (@julianaluziee) Você tem o cabelo cacheado com frizz? Tudo bem! O temido frizz existe por diferentes fatores, mas não deve ser encarado como o vilão das madeixas com curvatura. Vamos entender, aqui, um pouquinho mais sobre essa característica e como lidar com o cabelo…

A primeira coisa que precisa ser reforçada quando pensamos em cabelo cacheado com frizz é que ele não é um problema, mas uma característica do cabelo crespo, cacheado e ondulado! Por muitos anos, o frizz foi encarado somente como um “vilão”, fazendo com que muitas meninas tivessem conflitos terríveis com seus cabelos.

Hoje, entendemos que o frizz não tira a beleza de nada. Pelo contrário, pode até dar um charme a mais e a auxiliar na conquista do volumão. Sem dúvidas, alguns fatores aumentam o frizz nos cabelos, como clima chuvoso, vento, falta de tratamentos e cuidados, excesso de química e ferramentas de calor.

Mas, o frizz, como característica e quando aceito, cria um melhor relacionamento com seus fios, e você passa até mesmo a encará-lo como aliado. Afinal, um cabelo com curvatura, seja ele crespo, cacheado ou ondulado, é totalmente diferente de um cabelo liso, e muitas vezes diferentes entre si também. No fim do dia, é o amar-se que mais importa.

Dicas de como diminuir o frizz do cabelo cacheado

Se você está em processo de aceitação do frizz, mas mesmo assim gostaria que ele não aparecesse com frequência, separamos algumas dicas de como diminuir o frizz no cabelo cacheado, crespo e ondulado. Confira:

Lavar o cabelo na água fria

Sim, essa dica é das antigas, mas também muito atual: a água quente promove mais frizz! Sabemos que a alta temperatura do banho não faz bem para as madeixas. Então, uma boa dica é lavar os fios no tanque, na pia ou no banho mais pro morno ou gelado. 

Não secar com toalha e, sim, com camiseta de algodão ou papel toalha

Geralmente as toalhas são mais “felpudinhas” e geram mais atrito com os fios na hora de secar. Por isso, prefira um tecido de algodão que pode ser uma camiseta do dia a dia, ou ainda um papel toalha para secar os cabelos.

Usar cremes de pentear consistentes e com mais óleos

Escolher o creme de pentear ou ativador de cachos ideal é uma ótima forma de inibir o frizz. Um creme de pentear que não seja tão levinho e que deixe seu cabelo com menos volume vai fortalecer a definição e reduzir o frizz, por isso, escolha opções mais consistentes e com mais óleos na composição. Uma boa gelatina capilar também ajuda a manter os fiozinhos no lugar. 

Fazer uma finalização mais estruturada

Sabe aquela finalização mais detalhada e que dura vários days afters? Geralmente, de início, ela gera menos frizz, pois você dá mais atenção pras mechinhas. Portanto, se esse é o seu objetivo, opte por fazer uma boa fitagem estruturada ou dedique um tempo a mais para o dedoliss.

Deixar secar naturalmente

Evitar o uso do secador e esperar que os fios sequem naturalmente é uma ótima aposta para o cabelo cacheado com frizz. Como ele tende a ficar mais “parado” enquanto seca, a tendência é que gere menos frizz, diferentemente do secador que, muitas vezes, acaba estimulando o surgimento dos fiozinhos. 

Se precisar usar secador, seque com difusor ou peneira

Sempre que puder evitar, evite; mas se for usar o secador de cabelo faça com difusor ou com uma peneira. Esses acessórios ajudam a secar o seu cabelo de forma que os fios não se mexam tanto, favorecendo a definição.

Dormir com coque abacaxi

Outra ótima dica é: durma com coque abacaxi. Isso porque, quando dormimos com os fios soltos, os cabelos se movimentam muito mais, o que, além do frizz, podem surgir alguns nós. A dica é prender num rabo de cavalo bem frouxo e mais no topo da cabeça, mantendo os cachos longe do contato com o travesseiro.

Fronha ou touca de cetim

Ainda para o momento do sono, outra prática recomendada para proteger os fios durante a noite é usar uma fronha ou touca de cetim. De forma geral, a fronha de algodão rouba a umidade do fio, já o cetim não, e ainda faz com que o cabelo deslize melhor sobre o tecido e não fique tão embaraçado e com menos frizz no dia seguinte.

Aplicar óleo vegetal na hora de dormir

Não, não estamos falando de umectação noturna. Aqui, a dica é usar apenas algumas gotinhas de óleo do comprimento do cabelo até às pontinhas para dar mais brilho e, consequentemente, uma reduzida de leve no frizz. Durante a noite, o cabelo “sugará” todo o óleo, e os fios acordarão com aspecto mais saudável. 

Revitalizar com ativador de cachos ou gel no day after

O creme ou a gelatina ideal fazem uma super diferença contra o frizz no cabelo. Mas, se você está no day after e quer dar um up nos fios, a dica é borrifar um pouco de água e, logo em seguida, aplicar um ativador de cachos ou gel . Espalhe o produto massageando e amassando os fios com as mãos e você verá que o cabelo já é outro: muito mais maleável e fácil de definir novamente para encarar o dia.

Fazer dedoliss no day after

A técnica de finalização dedoliss ajuda a revitalizar os cachos que se desmancharam ou que estão com bastante frizz. Por isso, aplique seu produtinho finalizador favorito, e bora reativar essa formatação!

Aplicar óleo reparador de pontas

Um bom óleo reparador de pontas pode ser seu grande aliado na redução de frizz. Isso porque, a função desse produtinho é formar uma capa brilhosa no fio, selando a cutícula.  

Evitar ficar passando a mão no cabelo toda hora pra tentar abaixar o frizz

O atrito da sua mão com o cabelo só vai gerar mais frizz! Por isso, pegue leve, desencane! Use o frizz ao seu favor, não encare como um problema, e entenda que cada cabelo tem suas características, que fazem dele ÚNICO!

Manter o cronograma capilar em dia

Por último, mas não menos importante, um lembrete: não adianta caprichar na finalização se o cabelo não estiver realmente tratado. Afinal, quando o cabelo está poroso, ressecado e com pontas duplas, os fios ficam arrepiados mesmo. Por isso, cuide das suas madeixas: faça tratamentos, use uma boa máscara, turbine receitinhas caseiras, faça umectação, tenha paciência e muito amor! Aproveite e leia também nosso conteúdo completo sobre cronograma capilar. 

Produtos para tirar o frizz do cabelo cacheado

Os produtos certos são fundamentais para um cabelo cacheado com menos frizz. Portanto, confira nossas indicações:

Máscara de Hidratação #todecacho Nutrição Power 

A Máscara de Hidratação #todecacho Nutrição Power conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação aos cabelos, força e saúde para cachos e crespos, além de fórmula enriquecida para regeneração das fibras capilares e ação umectante. Para a rotina de cuidados, essa máscara é perfeita para dar um up no tratamento e inibir que as madeixas gerem frizz em excesso. 

Máscara de Hidratação #todecacho Vinagre de Maçã 

A Máscara de Hidratação #todecacho Vinagre de Maçã conta com tecnologia que garante hidratação completa extraindo toda a potência do vinagre de maçã para os fios. Além disso, sua fórmula regenera e prolonga a definição e o brilho nos cabelos cacheados, crespos e ondulados.

Ativador de Cachos SOS Cachos + Leves Óleo de Amêndoas

Para o processo de finalização, o Ativador de Cachos Óleo de Amêndoas Cachos Leves S.O.S Cachos é ideal. Esse produtinho promove brilho e hidratação profunda, ativando a definição dos cachos e crespos, além de controlar o frizz sem pesar nos fios. Tudo de bom!

Ativador de Cachos S.O.S Cachos Rícino e Queratina

Por último, o Ativador de Cachos Rícino e Queratina Reparação Extrema 5 em 1 S.O.S Cachos. Esse ativador tem  fórmula poderosa que age na reconstrução capilar, deixando o cabelo macio, com efeito umidificado, leve, com movimento e controle total do frizz. 

Perguntas Frequentes

Ainda com dúvidas sobre o cabelo cacheado com frizz? Conheça as perguntas mais frequentes de quem lida com o frizz diariamente:

O que causa o frizz do cabelo?

O principal causador do frizz no cabelo cacheado e crespo é o ressecamento. Por sua estrutura, os fios com curvatura são naturalmente mais secos do que os demais; mas ao perder água e nutrientes necessários para o seu equilíbrio, esses fios acabam sentindo o impacto dessa perda e o frizz aparece. Por isso, é tão importante manter a saúde capilar em dia por meio de tratamentos completos de hidratação, nutrição e reconstrução. 

Como tirar frizz de cabelo seco?

Uma forma de melhorar a aparência do cabelo já seco e com frizz é  aplicar um óleo vegetal ou um óleo reparador de pontas, ajudando na lubrificação e polimento da fibra capilar. O resultado é mais brilho e fios no lugar! 

 Como tirar frizz rápido?

Outra forma de inibir o frizz é usar uma escova ou pente madeira para finalizar os fios. Isso porque, esses acessórios ajudam a controlar a eletricidade, evitando o efeito arrepiado. Além disso, é possível fazer uso de todas as outras dicas elencadas para ter um melhor resultado a longo prazo. 

Como tirar o frizz do cabelo naturalmente?

Para acabar com o cabelo cacheado com frizz naturalmente é preciso uma mudança de hábito e estilo de vida. Isso porque, os cabelos precisam estar com a saúde em dia, o que implica não apenas mais tratamentos e atenção ao fio, mas também uma alimentação mais balanceada, mais hidratação do organismo como um todo e mais movimento para o físico. Além disso, lavar os cachos e crespos em água fria também é um dos principais hábitos que precisam ser adotados. Se não for possível usar a água fria no banho inteiro, vale diminuir a temperatura ao menos na chuveirada final.

Qual a diferença entre frizz e cabelo novo?

Para saber a diferença entre um frizz e um cabelo novo, observe: se o fio não tem pontas duplas e pontinhos brancos, este é um cabelo novo e saudável. Mas, ao notar pontas duplas e pontinhos brancos nesse fio, é sinal de frizz. 

E, então? Você se sente mais confiante, agora, para seguir em frente, aceitar e lidar com seu cabelo cacheado com frizz? Separe um tempinho para entender, refletir e aceitar as características das suas madeixas. Em uma realidade tão diversa e incrível de cabelos com curvatura, você não precisa se comparar: o ondulado, cacheado e crespo mais bonito é o seu! 

5/5 - (3 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo