Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tudo o que você precisa saber sobre a reconstrução capilar

CuidadosDicasReconstrução Capilar
reconstrucao capilar 630x697 - Tudo o que você precisa saber sobre a reconstrução capilar

De todos os cuidados capilares, podemos destacar a hidratação, a nutrição e a reconstrução como as mais importantes. Enquanto as duas primeiras tratam de repor a água e os nutrientes perdidos pelo cabelo, a terceira é uma etapa ainda mais essencial na recuperação de fios danificados, e é uma etapa indispensável do cronograma capilar.

Nossas madeixas são compostas por três substâncias básicas: água, lipídio e queratina, a última sendo uma proteína importantíssima que garante resistência, força e elasticidade aos fios. Cabelos ressecados, quebradiços e porosos geralmente são os que apresentam deficiência dessa proteína, e assim, precisam de uma reconstrução capilar. Diversos fatores podem causar a perda de queratina dos fios, o mais comum deles sendo a realização de procedimentos químicos, exposição excessiva ao sol, o uso contínuo de secador, água quente, cloro e água do mar.

O que é reconstrução capilar?

A reconstrução capilar age para devolver a queratina perdida pelos fios através de tratamentos específicos para devolver a força dos cabelos. A reposição de queratina é uma etapa essencial do cronograma capilar — aquela rotina de cuidados alternada para garantir cabelos bonitos e saudáveis — não só devido a sua ação fortalecedora, mas também por ser responsável por deixar o fio apto para tratamentos mais simples como a nutrição e a hidratação. Um cabelo carente de reconstrução, frágil e quebradiço, não responde bem aos tratamentos capilares. 

Preciso fazer reconstrução capilar nos cabelos em transição?

Cabelos quimicamente tratados tendem a ficar bastante fragilizados devido ao processo que passaram. Os fios da raiz recém-crescida, misturados ao comprimento ainda com química, podem se comportar de forma irregular, apresentando-se em uma textura diferente ao seu cabelo natural, dando origem ao scab hair

É neste processo da transição que o cabelo mais precisa da reconstrução capilar, já que se encontra em seu estado mais fragilizado. Aliado ao tratamento de nutrição e hidratação, você pode recuperar a força dos fios e ir devolvendo seus nutrientes através do cronograma capilar de reconstrução.

Como saber se meu cabelo precisa de reconstrução capilar?

Está na dúvida se a reconstrução capilar é o procedimento certo para o seu cabelo? A dica é prestar atenção em qual é extensão de danos dos fios: em geral, se você nota os cabelos ásperos, com fios elásticos, quebradiços e secos, significa que eles são fragilizados, precisando de fortalecimento. A boa notícia é que você pode apostar na reconstrução capilar sem recorrer ao salão, em casa. Em geral, você precisará apostar na reconstrução capilar até notar a melhora, mas ela deve fazer parte da sua rotina capilar sempre, junto com a nutrição e a hidratação. Mas lembre-se: você só pode utilizar queratina a cada duas semanas, em casos de fios mais danificados, ou aguardar um intervalo de 20 a 30 dias em casos menos graves. 

Receita de reconstrução capilar caseira com gelatina incolor

Rica em colágeno, proteína rica em aminoácidos, a gelatina age para devolver a força, resistência e elasticidade, com o bônus de selamento das cutículas, criando uma camada protetora para proteger a fibra capilar. Veja como utilizá-la na reconstrução capilar:

Você vai precisar de:

– Shampoo da sua preferência;

– 2 colheres de sopa de máscara de reconstrução da sua preferência;

– 2 colheres de sopa de gelatina incolor.

Dissolva a gelatina incolor em 100ml de água morna. Depois, adicione a máscara de reconstrução, misturando até alcançar uma consistência homogênea. Lave os cabelos com o shampoo, e retire o excesso de água. Aplique a mistura nos fios, mecha por mecha, e deixe agir por 20 minutos. Enxágue, e finalize como preferir (não é necessário usar condicionador).

Receita de reconstrução capilar caseira com amido de milho e queratina

O amido de milho tem o poder de potencializar os efeitos dos ingredientes fortalecedores. Isto porque sua formulação permite a melhor absorção dos ativos presentes na misturinha. Aliado à queratina, você tem uma poderosa receita de reconstrução capilar. Veja:

Você vai precisar de:

– Amido de milho;

– Máscara de reconstrução da sua preferência;

– Shampoo da sua preferência;

– Queratina líquida em spray;

Leve ao fogo e em uma panela 2 colheres de sopa de amido de milho com 1 xícara de água. Misture até formar uma pasta, desligue o fogo e espere esfriar. Acrescente duas colheres de sopa de máscara de tratamento, 5 borrifadas do spray e queratina e misture. Nos cabelos úmidos, aplique a mistura e deixe agir por 20 minutos. Enxágue, mas sem utilizar shampoo ou condicionador. 

Receita de reconstrução capilar caseira com queratina e clara de ovo

Rico em biotina, vitaminas A e E e ácido fólico, o ovo é um potente fortalecedor para a fibra capilar. A mistura age para fortalecer os fios danificados e quebradiços, devolvendo a resistência e os nutrientes perdidos. Veja o passo a passo da reconstrução:

Você vai precisar de:

– 1 colher de sopa azeite extra virgem;

– 1 clara de ovo;

– 2 colheres de sopa)óleo de coco vegetal;

– 1 colher de sopa mel puro;

– 1 queratina liquida ou em gel;

– 2 colheres de sopa máscara reconstrutora;

Bata a clara de ovo até atingir o ponto de neve, e misture todos os outros ingredientes, misturando até atingir uma consistência homogênea. Com os cabelos limpos e úmidos, aplique queratina líquida nos fios, mecha por mecha. Deixe agir por 10 minutos. Logo em seguida, aplique a mistura nos fios por cima da queratina, enluvando bem as mechas e deixe agir por mais 15 minutos. Enxágue bem, e finalize como preferir. 

Melhores produtos para a reconstrução capilar

Além das receitinhas caseiras, o ideal é investir em produtos específicos para a reconstrução capilar, em especial, nas máscaras de hidratação. Se liga nas nossas recomendações dos melhores produtos para a sua reconstrução:

A Máscara S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora conta com proteína de ovo, queratina e colágeno, ativos poderosos que proporcionam reposição das proteínas e regeneração da estrutura capilar, resultando em fios fortes e saudáveis. 

A Máscara de Hidratação Intensa Rícino e Queratina Reparação Extrema 5 em 1 S.O.S Cachos possui fórmula concentrada rica em óleo de rícino e queratina para um cuidado intenso, garantindo nutrição, hidratação, reconstrução, força e brilho extremo para cachos e crespos.

A Máscara de Hidratação Reconstrução Reparadora uiliza CB2 e queratina vegetal para ajudar a reconstruir os fios ultra danificados, repara e promove efeito calmante para o couro cabeludo.

Veja mais conteúdos sobre como fazer uma reconstrução capilar poderosa:

Reconstrução capilar para cabelos cacheados e crespos

Posts Recentes: