Os procedimentos químicos, como alisamentos e relaxamentos, chegam cedo às cabeças de algumas mulheres. Elas modificam a estrutura de seus cabelos ainda na infância e mantêm, durante anos e quase por toda a vida, essa rotina de transformação.
Mas, para muitas, a vontade de assumir a naturalidade do próprio cabelo chega e, com ela, se inicia um caminho longo e desafiador: a transição capilar. Passar por esse processo mostra que aceitar o cabelo natural é cheio de questionamentos e revelações sobre a construção da própria identidade e do que acreditamos e definimos como “bonito”.
Momento de transição
Durante a transição capilar, um dos principais desafios é começar a entender como é a forma e textura dos fios naturais. E assim que essa fase se encerra, começa o momento de reaprender a cuidar de um cabelo que, às vezes, nem se lembrava como era.
O cabelo crespo em transição é o que passa por mudanças mais drásticas e algumas meninas tendem a desanimar ou desistir antes de concluir o processo. Aline Oliveira, de Cerquilho/SP, foi um desses casos:
“Quando passei pela primeira vez eu vi que não estava levando a sério. Não tinha me descoberto, sabe? Peguei e alisei em 8 meses de transição. Pensei comigo ‘não vou conseguir passar de novo por outra transição’.”
Mas mesmo diante do desafio, Aline resolveu tentar de novo e encontrar a sua forma de beleza, buscando inspirações de outras mulheres iguais à ela para ter mais força nessa nova tentativa:
“Mas aí falei ‘vou ser persistente, não vai ser na primeira que vou abaixar a cabeça, vou tentar de novo. E tentei, persisti e consegui graças a minha força de vontade e vendo também as minhas inspirações, que também passaram pelo mesmo processo”.
E quando passa a transição capilar?
Mesmo após a longa etapa de transição capilar, ainda pode levar um tempo para a recém crespa entender e conseguir cuidar do próprio cabelo. Depois de tantos anos de procedimentos químicos, os cuidados feitos nos fios alisados e relaxados já não funcionam mais agora que o cabelo está natural.
Nessa fase, novamente é preciso ter paciência para entender como o seu cabelo é, o que funciona pra ele e como ele ao natural é saudável. Outro ponto é não se cobrar para aprender tudo de uma vez: leva tempo para você redescobrir o seu cabelo crespo e conhecer cada peculiaridade dele, como a sua curvatura, por exemplo.
Naiara Bispo, de Salvador/BA, notou o quanto esse momento da vida capilar dela foi desafiador, mas hoje, após 5 anos da decisão de passar pela transição capilar, vê o quanto valeu a pena:
“A transição capilar é difícil. Mas no final é recompensador. Hey, mundo, meu cabelo vive!”
Antes de tudo, dê o primeiro passo
Depois de conhecer essas histórias de redescobrimento da beleza do cabelo crespo, ficou com vontade de assumir os seus fios naturais? Então conheça a sua principal arma nessa nova batalha: a informação! E para te ajudar nessa mudança, separamos alguns conteúdos que vão esclarecer as suas principais dúvidas e dar dicas valiosas para essa fase tão especial.
Transição capilar na quarentena: por que esse é o momento ideal para assumir fios naturais?
6 coisas que ninguém te falou sobre transição capilar, mas que fazem a maior diferença
Quais foram os altos e baixos da minha transição capilar
Cinco coisas que aprendi com a transição capilar
5 opções de texturização capilar em cabelos em transição