Secure Adnxs

Como passar pela transição capilar mais rápido e de forma leve?

por Carolina Glogovchan

A transição capilar não é uma decisão fácil. Deixar de lado as químicas e assumir os seus cachos naturais, é um desafio muito intenso e pessoal, todo mundo que já passou sabe bem. Mas, por mais desafiador que seja, não precisa ser pesado; é possível vivenciar a transição de forma rápida e leve. Quer saber […]

Como passar pela transição capilar mais rápido e de forma leve?

A transição capilar não é uma decisão fácil. Deixar de lado as químicas e assumir os seus cachos naturais, é um desafio muito intenso e pessoal, todo mundo que já passou sabe bem. Mas, por mais desafiador que seja, não precisa ser pesado; é possível vivenciar a transição de forma rápida e leve. Quer saber […]

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosCronograma Capilar

A transição capilar não é uma decisão fácil. Deixar de lado as químicas e assumir os seus cachos naturais, é um desafio muito intenso e pessoal, todo mundo que já passou sabe bem. Mas, por mais desafiador que seja, não precisa ser pesado; é possível vivenciar a transição de forma rápida e leve. Quer saber como passar pela transição capilar de forma mais tranquila? Confira nossas dicas! 

O que é transição capilar?

A transição capilar é o processo de deixar crescer o cabelo natural após anos de alisamento ou outras químicas que alteram a estrutura dos fios. Sem dúvidas, esse é um momento de redescoberta e aceitação dos seus cachos ou ondas naturais.

Certamente, além de todo fator emocional, durante a transição, você também vai precisar lidar com duas texturas diferentes: a parte do cabelo que ainda está com química e a parte que está crescendo natural, e essa pode ser a parte mais desafiadora; ou uma oportunidade incrível de conhecer melhor seu cabelo e se apaixonar por ele do jeitinho que ele é.

Quanto tempo dura o processo de transição capilar?

A duração da transição capilar pode variar bastante de pessoa para pessoa, ou seja, depende muito de fatores como a velocidade de crescimento do seu cabelo e o comprimento que você quer atingir antes de cortar toda a parte com química. 

De maneira geral, o cabelo cresce, em média, de 1 a 1,5 centímetros por mês. Então, se você quer que seu cabelo cresça 15 centímetros antes de fazer o “big chop” (o grande corte), sua transição capilar pode levar de 10 a 15 meses, quase um ano e meio.

Mas lembre-se sempre de que não existe um tempo certo ou errado, independentemente do que outros podem dizer sobre sua decisão ou sobre o seu cabelo. O mais importante mesmo é respeitar o seu ritmo e se sentir confortável com o processo, combinado? Isso não tem preço!

Como passar pela transição capilar mais rápido?

Se você está ansiosa para acelerar a transição capilar, existem algumas dicas de como passar pela transição capilar mais rápido que podem super ajudar na rotina e adaptação de cuidados com as madeixas, confira: 

Cuide bem do couro cabeludo

Um couro cabeludo saudável promove um crescimento capilar mais rápido. Por isso, faça massagens regulares com óleos naturais, como óleo de rícino ou óleo de coco, para estimular a circulação sanguínea.

Alimente-se bem

Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vitaminas e minerais, é essencial para o crescimento saudável do cabelo. Inclua alimentos como ovos, peixe, nozes, sementes, frutas e vegetais na sua alimentação.

Hidrate-se

Pode parecer clichê, mas é verdade: beber bastante água é fundamental para a saúde do cabelo. A hidratação adequada mantém os fios fortes e facilita o crescimento.

Use produtos adequados

Priorize produtos específicos para cabelos em transição, como os da linha #todecacho. Afinal, com ativos específicos, esses produtinhos podem ajudar a manter os fios saudáveis e estimular o crescimento.

Evite o uso excessivo de calor

A gente sabe que se adaptar com as duas texturas é difícil, mas secadores e pranchas podem danificar o cabelo e retardar o crescimento. Por isso, opte por secar os fios ao ar livre sempre que possível.

Cachos em transição: se ame!

Nem sempre os cachos dos sonhos são o seu tipo de cacho, sabe? Então, enquanto o cabelo volta ao normal, não idealize um tipo de cacho perfeito, pois, se não for o seu tipo, pode acontecer de você se frustrar. Além disso, vale lembrar: não existe cacho perfeito! Todo cacho é lindo, basta você saber cuidar, amar e se aceitar do jeito que é, porque é você, é seu cabelo, sua personalidade!

Como passar pela transição capilar sem cortar o cabelo?

Pensou bem e não quer fazer o big chop tão cedo? Tudo bem! Se você não quer cortar o cabelo com química durante a transição, existem várias maneiras de lidar com os cachos em transição e os fios com química de forma mais tranquila: 

  1. Penteados protetores: Investir em tranças afro, twists, coques e outros penteados protetores são ótimos para esconder a diferença entre as texturas e proteger o cabelo contra danos.
  1. Texturização: Apostar em técnicas de texturização como tranças, twists ou flexi rods, podem ajudar a uniformizar a textura do cabelo, fazendo com que a transição seja menos aparente.
  1. Produtos para definição: Usar cremes para pentear, geis ou gelatinas específicas para definir os cachos e ondas, ajuda a integrar as duas texturas de forma mais natural.
  1. Acessórios: Que tal adotar lenços, tiaras e turbantes? Esses são ótimos aliados para disfarçar a diferença entre as texturas e ainda adicionar um toque de estilo ao seu look.

O que não se deve fazer durante o processo de transição?

Existem muitos achismos e mitos sobre a transição capilar. Mas, se você deseja uma opinião sincera, considere apenas evitar essas práticas que podem prejudicar o seu progresso:

  • Não volte às químicas: parece óbvio, mas muitas vezes a tentação de alisar o cabelo novamente pode ser forte. Lembre-se do seu objetivo e evite recorrer às químicas.
  • Evite ferramentas de calor: o uso frequente de pranchas e secadores pode danificar o cabelo e dificultar a transição, cuidado.
  • Não use produtos inadequados: produtos com sulfatos, parabenos e outros ingredientes agressivos podem ressecar e danificar o cabelo, especialmente durante a transição. Por isso, opte por produtos específicos para cabelos cacheados e em transição.
  • Não desista: a transição pode ser, sim, desafiadora, mas lembre-se de que é um processo e cada dia é um passo mais perto dos seus cachos naturais. Tenha paciência e seja gentil com você mesma. <3

Produtos para transição capilar 

Como usar qualquer produtinho não basta para uma transição capilar incrível, conheça nossas indicações que podem fazer toda diferença nesse momento: 

Kit Crescimento S.O.S Bomba Original Shampoo e Tônico

Esse kit é indispensável para quem vivencia o processo de transição capilar. Com o Shampoo S.O.S Bomba Original e o Tônico Fortalecedor S.O.S Bomba, você mantém seus cabelos mais saudáveis e fortes da raiz às pontas. Desenvolvidos com ativos inovadores, eles apresentam resultados comprovados em até 30 dias de uso. Considere o tônico para aquela massagem no couro cabeludo. 

Kit Fios Leves, Soltos e Desembaraçados com Creme de Pentear

Para o momento da finalização, o kit Creme para Pentear Super Leve e Creme para Pentear Super Desembaraço é ótimo. Juntos, essa dupla garante controle do frizz, movimento, leveza, brilho intenso e, claro, muita definição; mantendo os fios sempre hidratados. 

Gelatina #todecacho Super Definição

Como falamos, gelatina é fundamental para lidar com as duas texturas. Por isso, experimente a Gelatina #todecacho Super Definição, que é ideal para criar misturinhas com o creme de pentear, garantindo uma ação condicionante para cuidar dos seus fios em transição.

Óleo de Umectação #todecacho Uhulll! Coco Puríssimo 

Cabelo com curvatura ama óleo, e o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro é perfeito para ajudar a manter os fios super hidratados durante a transição capilar. Com a tecnologia PROFIX, esse óleo garante força e saúde para cabelos, além de muito brilho.


Agora que você já sabe como passar pela transição capilar de forma leve e rápida, é hora de encarar esse processo de outra forma! Lembre-se de que cada etapa é uma descoberta e, no final, você vai se surpreender com a beleza dos seus cachos naturais. Vai sem medo!

5/5 - (2 votes)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo