Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cronograma capilar para cabelos em transição: como fazer e quais produtos usar?

cronograma capilar para cabelos em transicao 535x800 - Cronograma capilar para cabelos em transição: como fazer e quais produtos usar?

Por muitos anos, o cabelo cacheado e crespo viveu à sombra dos alisamentos — tanto os definitivos quanto os temporários —, além de diversas outras técnicas que padronizam os cabelos para alcançar um padrão de beleza específico. Durante décadas, o cabelo liso foi a regra, mas com o boom do mercado de cosméticos e com o discurso de aceitação cada vez mais forte, as curvaturas mais acentuadas passaram a ser um símbolo de resistência aos padrões de beleza impostos.

Neste processo de autoaceitação, a etapa mais complexa é, com toda certeza, a transição capilar. A decisão de abrir mão dos alisamentos e de nutrir a curvatura natural do cabelo pode ser complicada, e saber como cuidar das madeixas nesta fase é ainda mais desafiador. Porém, isso faz com que esta experiência seja ainda mais gratificante e reveladora, afinal, muitas das pessoas que passam pela transição estão conhecendo seus fios naturais pela primeira vez.

Durante a transformação dos fios, o seu maior aliado será, com certeza, o cronograma capilar. Esta rotina de cuidados é fundamental para uma transição capilar bem sucedida. Isto porque o tratamento vai garantir crescimento acelerado e saudável, ou seja, o aparecimento do cabelo natural vai ser mais rápido, amenizando as diferenças entre as texturas, facilitando a definição, evitando a quebra e o frizz até que o cabelo esteja pronto para o big chop.

Etapas do cronograma capilar para transição

O cronograma capilar possui três etapas que devem ser cumpridas de forma rigorosa, pois todas elas suprem uma necessidade específica dos cabelos: a hidratação, que será responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por repor e manter os lipídios do fio e a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai devolver a massa capilar e reparar os danos do cabelo.

Hidratação para cabelo em transição

A hidratação é a etapa mais importante do cronograma: o tratamento é responsável por devolver aos fios toda a água perdida. Nos cabelos em transição, ele prepara a fibra para receber outros nutrientes, enquanto fortalece e hidrata.

Salon Line recomenda:

Máscara de Hidratação #todecacho Amido De Milho controle e maciez Salon Line

Máscara de Nutrição Cronograma Capilar SOS Cachos Salon Line

Máscara de Hidratação #todecacho Amido De Milho controle e maciez Salon Line

Nutrição para cabelos em transição

Este tratamento, como bem diz o nome, procura repor os nutrientes perdidos — óleo natural e os lipídeos — pelos fios. Esses nutrientes são responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso de ferramentas de calor, raios solares, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares, água quente, entre outros. No caso dos cabelos em transição, a nutrição garante mais nutrição, força e saúde, estimulando o crescimento e eliminando o ressecamento. A umectação, por sua vez, é uma espécie de nutrição feita exclusivamente com óleos vegetais, aplicados diretamente nos fios para que eles absorvam suas propriedades nutricionais.

Salon Line recomenda:

Máscara SOS Cachos Abacate Salon Line

Cremáscara 2 em 1 SOS Cachos Super Óleos Salon Line

Kit 2 Óleos em Creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária Salon Line

Reconstrução capilar para cabelos em transição

Quando o cabelo se encontra fraco e danificado por conta da perda de queratina — como no caso dos cabelos quimicamente tratados, por exemplo — é necessário fazer uma reconstrução para o cabelo. Este tratamento vai devolver a queratina perdida pelos fios através de tratamentos específicos que garantem força aos cabelos. A reposição de queratina é uma etapa essencial do cronograma capilar — não só devido a sua ação fortalecedora, mas também por ser responsável por deixar o fio apto para tratamentos mais simples como a nutrição e a hidratação. Um cabelo carente de reconstrução, frágil e quebradiço, não responde bem aos tratamentos capilares.

Salon Line recomenda:

Máscara de Hidratação Intensa Rícino e Queratina Reparação Extrema 5 em 1 S.O.S Cachos

Máscara de Hidratação Reconstrução Reparadora

Máscara S.O.S Hidratação Bio-Reconstrução Fortalecedora

Como fazer um cronograma capilar para cabelos em transição?

O cronograma capilar parece algo elaborado, mas na realidade, é mais simples do que você imagina. Para criar a rotina perfeita para o seu cabelo, em primeiro lugar, monte uma tabela com todas as lavagens semanais: a rotina de cuidados precisa durar 4 semanas, e os tratamentos (que consistem em lavagem + hidratação, nutrição ou reconstrução) precisam acontecer três vezes por semana, com um intervalo de pelo menos 48 horas entre um e outro. Depois, organize todos os produtos ou receitinhas caseiras que serão usadas nos dias reservados para cuidar dos fios.

A ordem e a quantidade de hidratações, nutrições e reconstruções vai depender das necessidades do seu cabelo, mas lembre-se de que há uma regra: as hidratações ocorrem com mais frequência, enquanto a reconstrução só pode ser feita 1 vez a cada 15 dias, ou, em casos de fios muito danificados, 1 vez por semana durante as duas primeiras semanas do cronograma.

No vídeo abaixo, a embaixadora Steffany Borges te conta tudo o que você precisa saber sobre as tabelas do cronograma capilar, para você ficar craque e saber montar a tabela de cuidados perfeita para o seu cabelo!

Rate this post

Posts Recentes: