Secure Adnxs

Fator encolhimento: saiba o que é e como diminuir!

por Carolina Glogovchan

Quem é cacheada e crespa já deve ter ouvido falar do “fator encolhimento”. O termo nada mais é do que o cabelo encolher, algo natural deste tipo de fio. Isso acontece porque cachos e crespos possuem curvatura acentuada – o que não significa que deixam de crescer, eles simplesmente “encolhem” e aparenta ser mais curto […]

Fator encolhimento: saiba o que é e como diminuir!

Quem é cacheada e crespa já deve ter ouvido falar do “fator encolhimento”. O termo nada mais é do que o cabelo encolher, algo natural deste tipo de fio. Isso acontece porque cachos e crespos possuem curvatura acentuada – o que não significa que deixam de crescer, eles simplesmente “encolhem” e aparenta ser mais curto […]

Cuidados
fator encolhimento 533x800 - Fator encolhimento: saiba o que é e como diminuir!

Quem é cacheada e crespa já deve ter ouvido falar do “fator encolhimento”. O termo nada mais é do que o cabelo encolher, algo natural deste tipo de fio. Isso acontece porque cachos e crespos possuem curvatura acentuada – o que não significa que deixam de crescer, eles simplesmente “encolhem” e aparenta ser mais curto por causa de seu formato em espiral.

Muitas mulheres ainda se sentem incomodadas com o fator encolhimento e acabam ficando chateadas pois o cabelo demora para ficar comprido. Mas, o que crespas e cacheadas precisam compreender é que isso é uma característica maravilhosa e essencial dos cabelos com curvatura. É o que os torna únicos! E que o crescimento sempre vai acontecer, mesmo com o fator encolhimento.

O que é o fator encolhimento?

fator encolhimento 5 630x589 - Fator encolhimento: saiba o que é e como diminuir!

O fator encolhimento do cabelo cacheado é uma característica do tipo 3ABC e 4ABC, pois, para a formação dos cachos, o cabelo encolhe como se fosse uma espiral, o que acaba reduzindo sua extensão e aumentando o volumão!

Basta reparar como as madeixas cacheadas ficam bem mais longas quando estão molhadas ou depois de fazer escova ou prancha: os fios esticados têm a aparência de serem mais longos do que quando estão encaracolados – é esse o famoso fator encolhimento.

Outro ponto importante é que tem tipos de cacheado e crespo que apresentam maior encolhimento do que outros. Isso porque, quanto mais cachos houver ou quanto mais fechadinhos eles forem, mais os fios se juntam e parecem encolher.

Dicas para lidar com o fator encolhimento

fator encolhimento 3 630x420 - Fator encolhimento: saiba o que é e como diminuir!

Mesmo sabendo que o fator encolhimento do cabelo cacheado é normal, é essencial saber como lidar com ele. Especialmente se você está aguardando com ansiedade o crescimento dos fios ou acabou de fazer um corte novo e quer manter o visual lindo e definido.

Por isso, separamos dicas especiais para quem quer saber como diminuir o fator encolhimento sem segredos, afinal, é importante dominar diferentes técnicas para cuidar dos fios no dia a dia:

Secador

O secador de cabelos é um ótimo aliado para reduzir o encolhimento dos cachos e crespos. Recomendamos duas técnicas simples: após lavar os fios e secá-los com uma toalha, jogue os cabelos para frente do rosto e aplique o jato de ar quente apenas na raiz dos cabelos. Isso faz com que os cachos se soltem e não encolham na raiz.

Mas, se você gosta de usar o difusor, anote essa dica simples: mude-o de posição para esticar os cachos (esticar, não alisar, ok?). Assim, ao invés de amassar os fios durante a secagem, você vai alongar os cachos;

Banding

O método banding dá excelentes resultados e não requer nenhuma ferramenta de calor. Porém, como ele demanda algum tempo para soltar os fios, é recomendado fazê-lo à noite para estar com os cabelos prontinhos pela manhã.

Você só vai precisar de elásticos pequenos, preferencialmente os de tecido. Divida o cabelo em 4 partes, pegue uma delas e vá colocando os elásticos ao longo do comprimento com espaço de cerca de três dedos entre eles.

A dica é não apertar os elásticos para não marcar os fios e fazer nos cabelos secos ou levemente úmidos. Repita o procedimento em todas as mechas, envolva os fios com uma touca e vá dormir. Pela manhã, solte os elásticos e finalize os cabelos com um pouco ativador de cachos.

Pente garfo

Se você teve a sorte de nascer cacheada ou crespa e não tem um pente garfo é hora de correr para adquirir o seu! O acessório foi especialmente desenhado para atender as demandas das curvaturas 3 e 4 e serve para separar os cachos do couro cabeludo, mas sem perder a forma.

Assim, depois de lavar os cabelos e deixá-los secar ao natural, solte os fios passando o pente garfo apenas na raíz e depois puxe-os com a ajuda dos dedos;

Fitagem

A fitagem é a técnica ideal para você que procura como soltar os cachos. Além disso, trata-se de um procedimento para finalizar os fios a qualquer hora do dia e ter fios mais definidos sem que reduzam tanto o comprimento do fio. A fitagem deve ser feita logo depois de lavar as madeixas. Faça assim:

  1. Tire o excesso de água com uma toalha e, com os cabelos molhados e desembaraçados, aplique uma boa quantidade do seu creme de pentear #todecacho favorito. Aqui, lembre-se de aplicar apenas no comprimento, nunca na raiz.
  2. Com os dedos, separe os fios em mechas e vá espalhando o creme até a ponta do cabelo. Agora pegue uma fronha ou camiseta velha (tem que ser de algodão), envolva a mão no tecido, pegue as mechas uma a uma e amasse em direção à raiz. Depois é só esperar secar.
  3. Se estiver com pressa, você pode secar com um difusor. Mas sempre que puder, deixe secar naturalmente. Por fim, lembre-se de fazer a fitagem com um tecido de algodão, pois a toalha pode aumentar a fricção e, com isso, aparece o frizz e o cabelo encolhe ainda mais.

Corte

Já pensou em mudar de corte? Não tem como lidar com o fator encolhimento se a gente não contar com profissionais que saibam como cortar os fios da maneira certa! Assim, sempre escolha um profissional que conheça e saiba como trabalhar com cabelos crespos e cacheados.

Um procedimento comum ao cortar os cabelos, mas que não funciona bem quando eles são crespos ou cacheados, é lavar antes de partir para o corte. Se o profissional desconhece (ou ignora) o fator encolhimento, há grandes chances de o corte não ficar bom quando o cabelo secar.

Por isso, dê preferência a profissionais que saibam como cortar os cabelos secos, dessa forma, o resultado mostrado pelo espelho do salão será o mesmo que você irá ver no seu dia a dia.

Finalização para diminuir o fator encolhimento

fator encolhimento 2 630x420 - Fator encolhimento: saiba o que é e como diminuir!

A maneira que finalizamos os fios influencia diretamente no aumento ou na redução do fator encolhimento nos cabelos crespos. Por isso, alguns produtos não podem ficar de fora da sua necessaire: óleos de umectação e hidratação e creme de pentear.

Os óleos podem ser usados ao longo do dia para devolver o brilho e a maciez aos fios. Como eles facilitam na hora de desembaraçar, podem ser aplicados nos cabelos secos, em pouca quantidade e nunca na raiz, para ajudar a soltar os cachos, dando a impressão de madeixas mais longas e volumosas.

Os óleos, como o Óleo de Umectação Babosa #todecacho, também podem ser usados para fazer a umectação noturna, que devolve a umidade aos cabelos deixando-os mais brilhantes e soltos. Pela manhã, ao lavar os fios, você irá perceber como os cachos ficarão mais definidos, porém soltos e naturais.

Já o creme de pentear pode ser usado em diferentes técnicas de finalização para diminuir o fator encolhimento. Basta aplicar o produto no comprimento dos fios e fazer sua técnica favorita:

Fitagem

A técnica mais famosa entre cacheadas e crespas. Basta aplicar seu produto #todecacho favorito mecha por mecha e usar uma escova ou os dedos para fazer “fitas no cabelo”.

Fitagem estruturada

A fitagem estruturada é mais dedicada que a tradicional, já que cada mecha é cuidadosamente enluvada e separada em fitas.

Rake and Shake

Nesta finalização, a dica é aplicar seu creme ou ativador de cachos #todecacho favorito nos fios úmidos, afrouxar as mechas, dar uma agitadinha e depois soltar os fios.

Dedoliss

Uma das técnicas mais conhecidas de finalização exige apenas o uso dos dedos para formar os cachinhos mecha por mecha após aplicar o creme de pentear ou ativador de cachos.

Plopping

Aplique seu finalizador favorito nos cabelos úmidos, tire o excesso de água com uma peça de algodão (camiseta). Em seguida, coloque a camiseta em torno dos fios e aguarde 20 minutos.

Use o fator encolhimento a seu favor

fator encolhimento 4 534x800 - Fator encolhimento: saiba o que é e como diminuir!

Cabelos cacheados ou crespos não possuem fator encolhimento zero, afinal para que o fio fique enrolado e forme os cachos é preciso que ele se enrole como uma espiral, o que pode reduzir seu comprimento. É física pura!

Mas, acredite, ao abraçar o fator encolhimento é possível descobrir um mundo de possibilidades. Por isso, conheça algumas dicas para usar esse fenômeno ao seu favor ao invés de brigar com ele:

  1. Faça penteados que alongam ou destacam os cabelos. Tranças e coques são ótimas opções. Experimente também o coque abacaxi, que junta os fios no topo da cabeça e dá destaque ao seu volume, cor e textura. Crespos super curtos? Que tal experimentar o 360 waves? Combina com qualquer gênero e fica lindo nos crespíssimos;
  2. Se seus cabelos são mais grossos e pesados, invista num creme de pentear com textura mais leve e fina. Dessa forma, os cachos ficarão definidos, mas soltos. Destaque aqui para o Creme para pentear #todecacho Vinagre de Maçã e os Cremes para Pentear #todecacho da linha Profix 3ABC e 4ABC.
  3. Uma gelatina para texturização também é ótima alternativa para finalizar os cabelos rapidamente, controlar o fator encolhimento e, ao mesmo tempo, mais soltos e abertos, o que aumenta o comprimento total do fio. Destaque para a Gelatina #todecacho Super Volume.
  4. Já falamos dele aqui, e o pente garfo pode e deve ser usado até nos cabelos secos, diferente dos demais tipos de pente que só podem ser usados nos fios molhados (e olhe lá!). Quando seu cabelo estiver seco, solte os cachos da raiz com o pente garfo e finalize com óleo capilar.

Agora que você já sabe tudo sobre fator encolhimento, fique de bem com seus cachos e invista em produtos e tratamentos feitos para o seu tipo de cabelo. Valorize suas madeixas e desfile sempre confiante!

5/5 - (1 vote)
#todecacho