Secure Adnxs

Guia completo da trança nagô e suas particularidades

por Carolina Glogovchan

  Você já deve conhecer a beleza das tranças nagô! Esse penteado estiloso é mais do que uma forma de valorização do look, mas uma herança da cultura africana que tem conquistado muitos corações e cabeças de homens e mulheres. Gosta desse estilo e quer aderir? Neste guia completo, vamos explorar como fazer, diferentes modelos, […]

Guia completo da trança nagô e suas particularidades

  Você já deve conhecer a beleza das tranças nagô! Esse penteado estiloso é mais do que uma forma de valorização do look, mas uma herança da cultura africana que tem conquistado muitos corações e cabeças de homens e mulheres. Gosta desse estilo e quer aderir? Neste guia completo, vamos explorar como fazer, diferentes modelos, […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

 

Você já deve conhecer a beleza das tranças nagô! Esse penteado estiloso é mais do que uma forma de valorização do look, mas uma herança da cultura africana que tem conquistado muitos corações e cabeças de homens e mulheres. Gosta desse estilo e quer aderir? Neste guia completo, vamos explorar como fazer, diferentes modelos, cuidados e durabilidade das maravilhosas tranças nagô. Bora?

O que é trança nagô?

A trança nagô no cabelo cacheado ou crespo é um modelo de trança que inicia bem no couro cabeludo, sendo muito conhecida como trança raiz. Diretamente relacionada aos cabelos afro, as tranças nagô podem ser feitas em todos os tipos de fio. Começando pela raiz dos cabelos, as tranças nagô alcançam todo o comprimento e podem ser feitas apenas com os cabelos naturais ou adicionando fios sintéticos, como a trança jumbo, que dão ainda mais estilo ao penteado. 

suad kamardeen 4VN2WWVWqDs unsplash 2 630x420 - Guia completo da trança nagô e suas particularidades

As tranças nagô são, de forma geral, uma ótima opção para crespas e cacheadas em período de transição capilar, pois ajudam a disfarçar as duas texturas presentes nos fios. Além disso, para quem optou pelo big chop e está com os fios curtinhos, a trança nagô com fios sintéticos pode ser aplicada à raiz dos cabelos naturais, concedendo outro visual. 

Vale ainda dizer que tanto as tranças nagô femininas como as tranças nagô masculinas podem ter diferentes comprimentos, ou seja, este é um penteado realmente mega versátil. Demais, né?

Como fazer trança nagô?

shutterstock 2185646519 1 630x779 - Guia completo da trança nagô e suas particularidades

Para fazer uma trança nagô de qualidade e respeito é muito importante contar com um profissional de confiança, pois conquistar as amadas tranças demanda tempo e disposição. Para as tranças nagô feitas apenas com cabelos naturais, o processo pode levar até três horas.

Já se você deseja incluir fios sintéticos à composição, o tempo de realização pode chegar a seis horas, pois a fibra sintética que se assemelha à textura e aparência do cabelo normal é entrelaçada aos fios naturais, criando um visual harmonioso e muito rico em estilo.

Além disso, é necessário destacar que, para fazer as tranças nagô, sejam elas naturais ou sintéticas, os cabelos precisam estar fortes e resistentes para sustentar o peso das tranças sem sofrer quebras. Dessa forma, investir tempo e dedicação em um cronograma capilar, pelo menos um mês antes de fazer as tranças, é essencial para garantir a hidratação, nutrição e reconstrução da fibra capilar: assim, os fios estarão completamente saudáveis para serem trançados e se manterem bonitos por mais tempo.

Modelos de trança nagô

As tranças nagô são uma técnica ancestral e versátil que permite a criação de diversos estilos e padrões, ideais para quem busca uma mudança de visual duradoura e estilosa. Confira boas ideias de modelos de trança nagô:

Trança nagô em cabelo curto

shutterstock 220340188 630x420 - Guia completo da trança nagô e suas particularidades

A trança nagô pode ser uma opção prática e estilosa mesmo para quem tem cabelo curto. É possível criar desenhos geométricos e padrões únicos que valorizam o rosto e destacam a personalidade. Sem dúvidas, é um estilo perfeito para quem deseja praticidade no dia a dia sem abrir mão da elegância.

Trança nagô em cabelo cachead

chris benson BhnwgdLunXw unsplash 630x421 - Guia completo da trança nagô e suas particularidades

Para quem tem cabelo cacheado, as tranças nagô são uma excelente escolha, pois ajudam a proteger os fios naturais e reduzir o frizz. Além disso, a textura cacheada adiciona volume e definição às tranças, criando um visual cheio de movimento e vida. Também é possível mesclar tranças e cachos, dando vida às maravilhosas goddess braids.

Tranças nagô lateral

As tranças nagô lateral são uma opção moderna e cheia de estilo, ideal para quem quer um visual assimétrico e ousado. Este modelo consiste em trançar apenas um lado da cabeça, deixando o restante do cabelo solto ou trançado de forma diferente. É uma ótima escolha para eventos especiais e ocasiões onde você deseja se destacar.

Trança nagô boxeadora

Popularizadas por atletas e celebridades, as tranças nagô boxeadoras são lindas, práticas e despojadas. Elas consistem em duas tranças grossas e paralelas, que começam na linha da frente do cabelo e seguem até a nuca. Este estilo é perfeito para quem busca um visual esportivo e ao mesmo tempo moderno.

Trança nagô de lado

As tranças nagô de lado são elegantes e versáteis, permitindo várias variações de penteados. Este modelo pode ser feito de forma mais apertada para um visual sofisticado ou mais solto para um look casual e despojado, sempre priorizando uma lateral da cabeça. Esse modelo pode ser muito semelhante às ghana braids, e ainda permitem a adição de acessórios, como miçangas e fios coloridos, para um toque extra de personalidade.

Trança nagô masculina

image 4 630x788 - Guia completo da trança nagô e suas particularidades

Como destacamos, as tranças nagô não são exclusividade feminina e cada vez mais homens têm aderido a esse estilo. As opções vão desde padrões simples e discretos até desenhos complexos que cobrem toda a cabeça. As tranças nagô masculinas podem ser usadas para expressar personalidade, cultura e estilo, além de oferecerem praticidade e proteção aos fios.

Como lavar o cabelo com trança nagô?

Para que a trança nagô permaneça bonita e dure pelo seu período indicado, é necessário cuidar corretamente dos fios, lavando-os da forma correta. Para a higienização das tranças nagô, o indicado é diluir o shampoo em água. Além disso, é essencial garantir que o produto seja completamente removido do couro cabelo após a lavagem.

Esse é um cuidado muito específico, que não pode ser negligenciado, porque o acúmulo de shampoo na raiz pode ressecar e comprometer a oxigenação do couro cabeludo. Além disso, outra dica é realizar essa higienização durante o dia para garantir que as tranças sequem antes de ir dormir, combinado?

Confira o passo a passo bem detalhadinho:

  • Passo 1: Separe um pouco do seu shampoo #todecacho favorito e misture com um pouco de água. Considere uma proporção de 50% para o shampoo e 50% para a água, com quantidade suficiente apenas para a raiz dos cabelos;
  • Passo 2: Aplique a mistura somente na raiz do cabelo, massageando com movimentos circulares, de forma bem suave;
  • Passo 3: Em seguida, enxágue a região com água morna ou com água fria e mais uma vez: certificando-se de não deixar nenhum resíduo de shampoo ali.
  • Passo 4: Para lavar o comprimento das tranças, repita o mesmo processo feito na raiz. Essa lavagem deve ser feita uma vez por semana.

Já para a secagem, valem alguns cuidados especiais também, como:

  • retire o excesso com uma camisa de algodão ou papel toalha, apertando-as;
  • evite esfregar as tranças para não gerar frizz;
  • se possível, fique com a camisa de algodão enrolada na cabeça por um tempo;
  • deixe as tranças nagô secarem, preferencialmente, ao natural;
  • se preferir usar secador, use apenas jato frio.

Quanto tempo dura a trança nagô?

Como a técnica de trança nagô está relacionada à trança enraizada no couro cabeludo, a sua durabilidade é considerada no prazo de até, no máximo, 2 meses. Após esse período, o frizz começa a se destacar e as tranças começam a se desfazer.

Portanto, para garantir a durabilidade, o mais indicado é preparar os fios antes do processo de trançado e cuidar das tranças corretamente, tanto na lavagem, quanto na secagem para que o resultado chegue ao período final ainda bem bonito.

Como cuidar da trança nagô?

shutterstock 1606613116 630x420 - Guia completo da trança nagô e suas particularidades

Como contamos, o cuidado correto das tranças nagô é capaz de mantê-las bonitas até o fim do período de durabilidade. Assim, além de lavar corretamente uma vez por semana e garantir a secagem de uma forma bem natural, de forma a não estimular o surgimento do frizz, é importante evitar qualquer tipo de produto cremoso ou condicionante para não acumular resíduos no couro cabeludo.

Penteados como coques, semipresos, rabos de cavalo e outras variações são super liberadas nas tranças nagô, viu? A única condição aqui é fazê-los somente com as tranças e couro cabeludo completamente secos para evitar a umidade e a criação de fungos. Por fim, outra dica de cuidado é, ao fim do período de durabilidade, soltar os fios por alguns dias e fazer, ao menos, uma semana de hidratação, nutrição e reconstrução antes de fazer o trançado novamente – isso garantir que os fios permaneçam saudáveis e fortes.

As tranças nagô são realmente maravilhosas, né? Assim, se você se identifica com elas e deseja honrar a cultura africana em seus fios, siga nossas dicas, encontre um bom profissional, e bora arrasar com esse novo visual cheio de estilo e significado!

1/5 - (1 vote)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo