Secure Adnxs

Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

por Carolina Glogovchan

Com toda certeza, você já conhece a beleza das tranças nagô! Esse penteado estiloso é mais do que uma forma de valorização do look, mas uma herança da cultura africana que tem conquistado muitos corações e cabeças de homens e mulheres. Gosta e respeita esse estilo? Então, confira como apostar nas tranças nagô. O que […]

Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

Com toda certeza, você já conhece a beleza das tranças nagô! Esse penteado estiloso é mais do que uma forma de valorização do look, mas uma herança da cultura africana que tem conquistado muitos corações e cabeças de homens e mulheres. Gosta e respeita esse estilo? Então, confira como apostar nas tranças nagô. O que […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados
tran%C3%A7a raiz 1 - Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

Com toda certeza, você já conhece a beleza das tranças nagô! Esse penteado estiloso é mais do que uma forma de valorização do look, mas uma herança da cultura africana que tem conquistado muitos corações e cabeças de homens e mulheres. Gosta e respeita esse estilo? Então, confira como apostar nas tranças nagô.

O que é trança nagô?

A trança nagô é um modelo de trança que inicia bem no couro cabeludo. Diretamente relacionada aos cabelos afro, as tranças nagô podem ser feitas em todos os tipos de fio. Começando pela raiz dos cabelos, as tranças nagô alcançam todo o comprimento e podem ser feitas apenas com os cabelos naturais ou adicionando fios sintéticos, como a trança jumbo, que dão ainda mais estilo ao penteado. 

As tranças nagô são, de forma geral, uma ótima opção para crespas e cacheadas em período de transição capilar, pois ajudam a disfarçar as duas texturas presentes nos fios. Além disso, para quem optou pelo big chop e está com os fios curtinhos, a trança nagô com fios sintéticos pode ser aplicada à raiz dos cabelos naturais, concedendo outro visual. 

Vale ainda dizer que as tranças nagô podem ter diferentes comprimentos, ou seja, este é um penteado realmente mega versátil. Demais, né?

iStock 184337378 768x512 - Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

Como fazer trança nagô?

etty fidele XjrKU z4kXM unsplash 630x541 - Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

Para fazer uma trança nagô de qualidade e respeito é muito importante contar com um profissional de confiança, pois conquistar as amadas tranças demanda tempo e disposição. Para as tranças nagô feitas apenas com cabelos naturais, o processo pode levar até três horas.

Já se você deseja incluir fios sintéticos à composição, o tempo de realização pode chegar a seis horas, pois a fibra sintética que se assemelha à textura e aparência do cabelo normal é entrelaçada aos fios naturais, criando um visual harmonioso e muito rico em estilo.

Além disso, é necessário destacar que, para fazer as tranças nagô, sejam elas naturais ou sintéticas, os cabelos precisam estar fortes e resistentes para sustentar o peso das tranças sem sofrer quebras. Dessa forma, investir tempo e dedicação em um cronograma capilar, pelo menos, um mês antes de fazer as tranças, é fundamental para manter os cabelos hidratados, nutridos e reconstruídos: assim, os fios estarão saudáveis para serem trançados e se manterem bonitos por mais tempo. 

Como lavar o cabelo com trança nagô?

tran%C3%A7a raiz 3 - Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

Para que a trança nagô permaneça bonita e dure pelo seu período indicado, é necessário cuidar corretamente dos fios, lavando-os da forma correta. Para a higienização das tranças nagô, o indicado é diluir o shampoo em água. Além disso, é essencial garantir que o produto seja completamente removido do couro cabelo após a lavagem.

Esse é um cuidado muito específico, que não pode ser negligenciado, porque o acúmulo de shampoo na raiz pode ressecar e comprometer a oxigenação do couro cabeludo. Além disso, outra dica de milhões é realizar essa higienização durante o dia para garantir que as tranças sequem antes de ir dormir, combinado?

Confira só o passo a passo beeem detalhadinho:

Passo 1:

Separe um pouco do seu shampoo #todecacho favorito e misture com um pouco de água. Considere uma proporção de 50% para o shampoo e 50% para a água, com quantidade suficiente apenas para a raiz dos cabelos;

Passo 2:

Aplique a mistura somente na raiz do cabelo, massageando com movimentos circulares, de forma bem suave;

Passo 3:

Em seguida, enxágue a região com água morna ou com água fria e mais uma vez: certificando-se de não deixar nenhum resíduo de shampoo ali.

Passo 4:

Para lavar o comprimento das tranças, repita o mesmo processo feito na raiz. Essa lavagem deve ser feita uma vez por semana.

Já para a secagem, valem alguns cuidados especiais também, como:

  • retire o excesso com uma camisa de algodão ou papel toalha, apertando-as;
  • evite esfregar as tranças para não gerar frizz;
  • se possível, fique com a camisa de algodão enrolada na cabeça por um tempo;
  • deixe as tranças nagô secarem, preferencialmente, ao natural;
  • se preferir usar secador, use apenas jato frio. 

Quanto tempo dura a trança nagô?

pexels reafon gates 1569199 533x800 - Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

Como a técnica de trança nagô está relacionada à trança enraizada no couro cabeludo, a sua durabilidade é considerada no prazo de até, no máximo, 2 meses. Após esse período, o frizz começa a se destacar e as tranças começam a se desfazer.

Portanto, para garantir a durabilidade, o mais indicado é preparar os fios antes do processo de trançado e cuidar das tranças corretamente, tanto na lavagem, quanto na secagem para que o resultado chegue ao período final ainda bem bonito.

Como cuidar da trança nagô?

pexels monstera 6311046 533x800 - Trança Nagô: aprenda o que é e como fazer!

Como contamos, o cuidado correto das tranças nagô é capaz de mantê-las bonitas até o fim do período de durabilidade. Assim, além de lavar corretamente uma vez por semana e garantir a secagem de uma forma bem natural, de forma a não estimular o surgimento do frizz, é importante evitar qualquer tipo de produto cremoso ou condicionante para não acumular resíduos no couro cabeludo.

Penteados como coques, semipresos, rabos de cavalo e outras variações são super liberadas nas tranças nagô, viu? A única condição aqui é fazê-los somente com as tranças e couro cabeludo completamente secos, de forma a evitar a umidade e a criação de fungos.

Por fim, outra dica de cuidado é, ao fim do período de durabilidade, soltar os fios por alguns dias e fazer, ao menos, uma semana de hidratação, nutrição e reconstrução antes de fazer o trançado novamente; de forma a garantir que os fios permaneçam saudáveis e fortes.

As tranças nagô são realmente maravilhosas, né? Assim, se você se identifica com elas e deseja honrar a cultura africana em seus cabelos, siga nossas dicas, encontre um bom profissional, e bora arrasar com esse novo visual cheio de estilo e significado! 

Rate this post
#todecacho


Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual