Secure Adnxs

Goddess Braids: Tudo sobre a famosa “trança de deusa”

por Carolina Glogovchan

As goddess braids, ou tranças de deusa, são um estilo de trançado que tem sido muito popular nos últimos anos. Essas tranças são conhecidas por sua beleza e elegância, e são uma ótima opção para quem quer um penteado versátil e duradouro. Vamos conhecer mais sobre as goddess braids? O que são as goddess braids? […]

Goddess Braids: Tudo sobre a famosa “trança de deusa”

As goddess braids, ou tranças de deusa, são um estilo de trançado que tem sido muito popular nos últimos anos. Essas tranças são conhecidas por sua beleza e elegância, e são uma ótima opção para quem quer um penteado versátil e duradouro. Vamos conhecer mais sobre as goddess braids? O que são as goddess braids? […]

As goddess braids, ou tranças de deusa, são um estilo de trançado que tem sido muito popular nos últimos anos. Essas tranças são conhecidas por sua beleza e elegância, e são uma ótima opção para quem quer um penteado versátil e duradouro. Vamos conhecer mais sobre as goddess braids?

O que são as goddess braids?

Antes de começarmos a falar sobre elas, é importante ressaltar a relevância histórica e social desse penteado para a comunidade negra e para o mundo: as tranças, hoje, são vistas como uma forma de empoderamento e valorização das pessoas pretas.

Por muito tempo o padrão de beleza foi eurocêntrico, o que fazia com que tudo o que fugisse à fórmula “cabelos lisos + pele clara” fosse considerado indesejado. Mas essa realidade mudou!

Se a moda eurocêntrica tentou, por tanto tempo, “embranquecer” as características físicas das pessoas pretas, com maquiagens para clarear a pele ou técnicas de alisamento dos fios, a luta pela reafirmação dessas características é resultado do movimento negro.

E nesse movimento, estão as goddess braids. As tranças de deusa são resultado de duas técnicas diferentes: o entrelaçamento dos fios, que acontece da mesma forma quando fazemos tranças, e a incorporação de apliques e alongamentos à elas para aumentar o volume e comprimento.

De maneira simplificada, as goddess braids apresentam extensões cacheadas que se misturam nas tranças, ou seja, um resultado incrível, supermoderno e com um adicional importantíssimo: o volumão!

Por incorporar extensões, especialmente cacheadas, é comum que as tranças de deusa também sejam chamadas de goddess box braids, pois o termo – box braids – remete a essa técnica, que consiste em usar fibras sintéticas, crochê e lã, entrelaçadas aos fios formando um único penteado. Mas, são os fios soltos que trazem o diferencial entre as técnicas.

Como as goddess braids são feitas?

As goddess braids podem ser feitas em casa ou no salão, mas elas requerem tempo: para um acabamento profissional, o penteado irá levar, no mínimo, 5 horas para ser finalizado. Cabelos mais longos e volumosos podem levar até 12 horas para serem concluídos.

Por isso, vá com tempo e paciência, mas não se preocupe: o resultado vale a pena e com uma boa manutenção não será preciso voltar tão cedo ao salão. Confira o passo a passo:

  1. Desembarace bem o cabelo com uma escova raquete – ela tem mais cerdas e costuma ser mais macia, evitando, assim, a quebra dos cabelos. O resultado serão madeixas bem soltas e volumosas;
  1. Separe uma mecha na nuca e prenda o restante dos fios. Agora, separe uma mecha da extensão escolhida e a posicione ao longo da sua mecha natural: dê uma volta apertada;
  1. Com a extensão fixada ao cabelo, comece a trançar a mecha misturando a fibra artificial ao seu cabelo natural. Trance todo o comprimento e prenda com um elástico;
  1. Repita o processo por todo cabelo e prepare-se para a finalização, que é o diferencial das tranças de deusa e deixam o visual lindo;
  1. Com cuidado, desfaça apenas as pontas das tranças para um visual encaracolado. Se você fizer a selagem das pontas, como nas box braids, o ideal é soltar as pontas na água quente para não prejudicar o visual do restante das tranças;

Dica bônus: Para incrementar o visual, você pode aplicar miçangas, enfeites e mechas da extensão para um look mais moderno e leve, com cachinhos espalhados aqui e ali. 

Manutenção: quanto tempo duram as goddess box braids?

As goddess braids são amplamente conhecidas por sua longa duração. Se bem cuidadas, essas tranças podem durar cerca de 75 dias. No entanto, é importante lembrar que a duração das tranças pode variar dependendo do crescimento do cabelo e das atividades diárias.

É recomendado fazer a manutenção das tranças a cada duas semanas, para garantir que estejam sempre bem presas e com uma aparência impecável. Ao fazer uma boa rotina de manutenção é possível continuar com o visual de deusa por até 3 meses. 

Como cuidar das tranças goddess?

Cabelos de deusa requerem cuidados redobrados, por isso, separamos dicas essenciais para cuidar das goddess braids e mantê-las bonitas e bem cuidadas por mais tempo:

Lavagem correta

As tranças devem ser lavadas ao menos uma vez por semana. Para isso, use produtos que não deixam resíduos e dilua-os em água antes de aplicar nos cabelos. Prefira sempre as versões naturais, sem silicone e sulfatos, para evitar o ressecamento dos fios.

Sono protegido

Na hora de dormir, use uma touca de cetim e aposte nas fronhas de mesmo tecido, pois eles diminuem o atrito com o travesseiro que, além de ressecar os cabelos, pode quebrar os fios e ainda deixar as tranças com fios soltos;

Hidratação recorrente

Hidrate a raiz com essa receitinha simples: meia xícara de água, uma colher de máscara capilar e uma colher de óleo de coco. Misture tudo num borrifador e aplique na raiz dos cabelos uma vez a cada três dias para hidratar e fortalecer os fios novos. Para os fios já soltos naturais, vale hidratar mecha por mecha;

Frizz controlado

Para evitar o frizz, nunca seque as tranças esfregando com a toalha. O ideal é apenas apertar as tranças para que elas liberem o excesso de água e sempre com uma toalha de microfibra, que provoca menos atrito;

Novas tranças

Se alguma trança desmanchar, não tem problema, desfaça a trança, lave e hidrate a mecha. Assim que ela secar, refaça a trança aplicando a extensão e pronto!

Mais uma dica: ao trançar os cabelos, os fiozinhos novos que vão nascendo ficam mais e mais aparentes. Por isso, para dar um jeitinho no baby hair que aparece na testa, dê uma boa estilizada nele com ajuda de uma pomada modeladora, vai ficar lindo!

Qual a diferença entre gypsy braids e goddess braids?

As gypsy braids e as goddess braids são estilos de tranças diferentes. As gypsy braids são tranças mais finas e delicadas, que são usadas desde a raiz e terminam com as pontas soltas texturizadas, essa é a marca registrada dessas tranças. Esse modelo costuma ser mais visto em comprimento longo, no entanto, ela também pode ser feita em versões mais curtas. 

Já as goddess braids são tranças maiores e mais grossas, que são feitas rente ao couro cabeludo e podem ser estilizadas de várias maneiras, com destaque para os fios soltos cacheados que garantem mais volume entre as tranças.

Inspirações e modelos de goddess braids

Que tal modelos incríveis de goddess braids para se inspirar e garantir um visual de deusa e autoestima que você merece?

Goddess braids coloridas

Para quem quer ousar mais e ama cores, experimente trançar os cabelos com extensões de cores diferentes;

Goddess braids com diferentes texturas

Apostar em extensões com texturas diferentes deixa o penteado com volume sensacional;

Goddess braids com acessórios

Lenços, turbantes, anéis e até joias deixam o visual mais chamativo e são ótimos para renovar o penteado naquele dia que você não quer correr o risco de não ser notada.

As goddess braids são um estilo de trançado incrivelmente bonito e versátil. Com a manutenção adequada e cuidados regulares, as tranças de deusa podem ficar incríveis por muitas semanas! Se você está em busca de um estilo de trançado sofisticado e duradouro, as goddess braids podem ser perfeitas pra você.

Rate this post

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual