Secure Adnxs

Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

por Talitha Benjamin

Muito mais que um penteado cheio de estilo, a trança raiz, também conhecida como trança nagô ou trança rasteira, é uma herança histórica e cultural. Símbolo de poder e força das mulheres crespas e cacheadas, esse cabelo atravessou o tempo e até hoje é sinônimo de um estilo capilar marcante e cheio de personalidade, e […]

Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Muito mais que um penteado cheio de estilo, a trança raiz, também conhecida como trança nagô ou trança rasteira, é uma herança histórica e cultural. Símbolo de poder e força das mulheres crespas e cacheadas, esse cabelo atravessou o tempo e até hoje é sinônimo de um estilo capilar marcante e cheio de personalidade, e […]

Penteados
trança raiz 1 630x417 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Muito mais que um penteado cheio de estilo, a trança raiz, também conhecida como trança nagô ou trança rasteira, é uma herança histórica e cultural. Símbolo de poder e força das mulheres crespas e cacheadas, esse cabelo atravessou o tempo e até hoje é sinônimo de um estilo capilar marcante e cheio de personalidade, e certamente, amada por muitas cacheadas e crespas que querem inovar no visual. 

Não só isso, mas a trança raiz também pode ser uma importante aliada durante a transição capilar, período onde o cabelo apresenta duas texturas: a natural, próxima das raízes, e a químicamente tratada, no comprimento e pontas. Para te ensinar mais sobre este penteado, como adotar e quais cuidados necessários para não danificar os cabelos, fica de olho no post a seguir e anote as dicas!

Características da trança raiz/ trança nagô

caracteristicas da tranca raiz tranca nago 630x541 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Também conhecida como trança de raiz, a trança nagô é feita rente ao couro cabeludo. Aqui, a criatividade da trancista que vai ditar o estilo do cabelo, já que esta técnica possibilita diversos desenhos, formas, cores e tamanhos, usando ou não extensões e fibras sintéticas. Por ser uma trança enraizada no couro cabeludo, não tem muitas restrições, mas a durabilidade é bem inferior às box braids, durando até, no máximo, 2 meses.

trança raiz 2 630x420 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

3 cuidados necessários antes de aderir o visual

Quer aderir ao visual das tranças nagô? Então se liga, pois, antes de adotar, é necessário investir em alguns cuidados preparatórios para garantir que os fios estejam fortes para serem trançados. Se liga nas dicas a seguir:

1. Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar é um tratamento rotineiro que envolve hidratação, nutrição e reconstrução, e serve para fortalecer a fibra capilar e reparar danos. Quanto antes, invista na rotina de cuidados para garantir que o procedimento das tranças não danifique os fios, já que durante o período em que estiverem trançados, os fios não receberão nenhuma hidratação e nutrientes. 

2. Lave os cabelos com um shampoo detox

Antes de trançar, capriche na lavagem: um shampoo detox, de limpeza profunda, garante a remoção de resíduos e impurezas dos fios e do couro cabeludo, diminuindo o risco de danos e enfraquecimento da fibra capilar. Ah, e lembre-se: na última lavagem antes das tranças, os fios precisam estar limpinhos e sem resíduo, por isso, dispense a finalização, ok?

3. Escolha uma profissional de confiança

Por ser um procedimento demorado e complexo, o mais indicado é buscar um profissional trancista de confiança para garantir um resultado ideal. Pesquise online, busque referências e indicações para escolher a melhor profissional. Informe-se sobre o material usado, e peça dicas de como se preparar para o dia da transformação. É importante seguir as orientações para ter tranças maravilhosas, bem cuidadas e com ótima durabilidade.

Qual o tamanho do cabelo ideal para fazer a trança raiz?

As tranças afro no estilo nagô utilizam cabelos sintéticos que são trançados no seu cabelo natural. Para isso, o cabelo precisa ter pelo menos 4 centímetros de raiz, ou cerca de 4 a 6 dedos, para que a fibra possa ser entrelaçada ao fio. Além disso, como a fibra se prende ao seu fio de cabelo, você não pode exagerar muito no comprimento das tranças, senão o peso vai ser muito grande, podendo causar dor e diminuindo consideravelmente a durabilidade do penteado.

Como fazer trança raiz: veja o passo a passo

como fazer tranca raiz veja o passo a passo 532x800 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Quer aprender como fazer as tranças nagô? Com paciência, dedicação e muita prática, é possível aprender. Veja o passo a passo abaixo:

1º passo: divida o cabelo em pequenas mechas verticais, partindo da região da testa até a nuca. A espessura da mecha vai determinar se a sua trança raiz será mais fininha ou grossa.

2º passo: divida a primeira mecha em três partes e comece a trançar o cabelo, sempre mantendo a trança rente à raiz. Vá acrescentando cabelo da mesma mecha, fazendo uma trança embutida.

3º passo: você pode fazer esse processo até um determinado ponto e deixar o restante dos fios soltos, ou escolher prender todo o cabelo. Se optar pela segunda alternativa, continue até a nuca e depois trance as mechas normalmente, prendendo as pontas com um elástico ou apenas as enrolando nos dedos com um pouco de creme para pentear.

4º passo: repita esses três passos em todo o cabelo ou na porção que deseja trançar.

Quanto tempo dura a trança raiz?

trança raiz 3 630x420 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

A durabilidade da trança raiz depende muito das características do cabelo e da forma como são feitas. Mas, de forma geral, elas costumam durar cerca de 3 a 8 semanas.

Dicas de como preservar a trança raiz por mais tempo

Para garantir a durabilidade da trança nagô, o ideal é apostar na manutenção. Se liga nas dicas abaixo para manter o visual mais bonito por mais tempo:

– Na hora da lavagem, o shampoo deve ser aplicado diretamente na raiz, apenas uma vez por semana.

– Durma com uma touca de cetim para evitar a fricção do cabelo com a fronha do travesseiro, que pode ocasionar em frizz no cabelo. 

– Evite o uso de condicionador e outros finalizadores, que podem se acumular nos fios e causar caspa e oleosidade na raiz. 

– Depois de lavar, seque muito bem as tranças e evite dormir com as mesmas úmidas, para evitar a proliferação de bactérias e fungos que podem danificar os fios.

Como lavar o cabelo com trança raiz?

como lavar o cabelo com tranca raiz 630x420 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações
trança raiz 4 630x420 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Para a higienização das tranças, é recomendado usar um shampoo especializado, e na hora da aplicação, garantir que o produto seja removido de forma completa depois. Isto porque o acúmulo de shampoo na raiz pode ressecar profundamente e comprometer a oxigenação do couro cabeludo. Para facilitar esse processo, se liga na dica.

DICA: faça a higienização durante o dia para garantir que as tranças sequem antes de ir dormir.

Passo 1) Utilize uma pequena quantidade de shampoo (o suficiente para higienizar a raiz dos cabelos). Separe as tranças em mechas para facilitar a lavagem. 

Passo 2) Aplique a mistura apenas na raiz, massageando suavemente com movimentos circulares. Enxágue com água morna ou fria, certificando-se de não deixar nenhum resíduo de shampoo nos fios. 

Passo 3) Para lavar o comprimento das tranças, repita o mesmo processo feito na raiz. A lavagem de ambos deve ser feita uma vez por semana.

Secando as tranças box braids e nagô

Além de higienizar as tranças, secá-las também é importante. Evite dormir com os cabelos molhados para não prejudicar a saúde do couro cabeludo, que pode sofrer com fungos e irritações, além de danificar e quebrar os fios. Veja:

Passo 1) Após lavar as tranças, retire o excesso com uma toalha. Mas atenção: não esfregue as tranças com o tecido e, sim, aperte as mechas, até sentir que removeu o excesso. Se puder, fique com a toalha na cabeça por um tempo, para garantir ainda mais a remoção da umidade.

Passo 2) Deixe as tranças secarem naturalmente ou, se preferir, utilize um secador, mas nada de usar o jato quente, ok? O calor pode derreter a fibra sintética, comprometendo a durabilidade do penteado.

Penteado com trança raiz fake: veja o passo a passo!

trança raiz 10 630x420 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Sabe aquele penteado maravilhoso com tranças nagô e pontas soltas? Neste #FalAíEmbaixadores, a querida Mayara nos ensina a fazer a meia-trança com os cachos soltos e fixos sem precisar trançar a parte da frente do cabelo. É uma ótima forma de replicar o visual das tranças raiz de forma fácil. Olha só!

Salon Line indica: como cuidar das tranças nagô?

trança raiz 7 630x420 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Quer dicas de produtos para arrasar nas tranças nagô ou raiz? Se liga nos produtos da Salon Line que vão deixar este penteado maravilhoso ainda mais bonito e impecável!

Para lavar as tranças: lavagem facilitada!

trança raiz 5 601x800 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

O Shampoo #todecacho Estilização proporciona limpeza capilar profunda, remoção completa dos resíduos e cuidado para um couro cabeludo saudável. Ele conta com uma embalagem mega prática, feita especialmente para higienizar as tranças afro. Legal, né?

Capriche no penteado: como fazer baby hair?

trança raiz 8 630x420 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

Depois de adotar as tranças, você vai perceber que o baby hair vai ficar ainda mais evidente. O baby hair nada mais é do que aqueles fiozinhos de cabelo que ficam na testa, e estilizá-los pode deixar o seu look ainda mais impecável! Qualquer penteado se torna uma superprodução com estes fiozinhos bem alinhados, então, se liga neste tutorial de baby hair, que podem ser feitos com as pomadas Efeito Brilho e Efeito Molhado, da linha #todecacho Estilização.

trança raiz 6 630x446 - Trança raiz/nagô: aprenda como fazer, dicas, cuidados e inspirações

FAQ

Quanto tempo dura uma trança raiz?

A duração pode variar, mas geralmente as tranças raiz podem durar de duas a oito semanas, dependendo do cuidado e do crescimento do cabelo.

Como faço para cuidar do meu couro cabeludo enquanto uso tranças raiz?

Mantenha o couro cabeludo limpo e hidratado. Use produtos leves e naturais para manter a saúde do couro cabeludo.

As tranças raiz podem causar danos ao cabelo?

Se forem muito apertadas ou usadas por longos períodos, as tranças raiz podem causar danos ao cabelo e ao couro cabeludo. É importante manter a tensão adequada e não mantê-las por muito tempo.

Quanto tempo devo deixar meu cabelo descansar entre as tranças?

É recomendado dar um intervalo de pelo menos algumas semanas entre os estilos de trança para permitir que o cabelo descanse e se recupere.

Posso fazer tranças raiz em cabelos curtos?

Sim, embora seja mais desafiador, é possível fazer tranças raiz em cabelos curtos. O resultado pode variar dependendo do comprimento e textura do cabelo.

5/5 - (1 vote)
#todecacho


Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas Como proteger o cabelo do cloro da piscina?