Secure Adnxs

Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

por Carolina Glogovchan

Fãs de tranças afro, atenção: as Ghana Braids são mais um modelo para você apostar! Elas tiveram um boom lá em 2021, mas, ao que tudo indica, vieram para ficar!  Amplamente conhecidas pela durabilidade e versatilidade, as Ghana Braids permitem a criação de diferentes estilos e looks – e ainda podem ser usadas com diversos […]

Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

Fãs de tranças afro, atenção: as Ghana Braids são mais um modelo para você apostar! Elas tiveram um boom lá em 2021, mas, ao que tudo indica, vieram para ficar!  Amplamente conhecidas pela durabilidade e versatilidade, as Ghana Braids permitem a criação de diferentes estilos e looks – e ainda podem ser usadas com diversos […]

Fãs de tranças afro, atenção: as Ghana Braids são mais um modelo para você apostar! Elas tiveram um boom lá em 2021, mas, ao que tudo indica, vieram para ficar!  Amplamente conhecidas pela durabilidade e versatilidade, as Ghana Braids permitem a criação de diferentes estilos e looks – e ainda podem ser usadas com diversos acessórios.. Conheça mais sobre a origem dessas tranças mega estilosas, como fazê-las, os diferentes tipos e muito mais! 


O que são Ghana Braids?

shutterstock 1922847005 630x410 - Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

As Ghana Braids são tranças feitas bem rentes ao couro cabeludo e podem ser estilizadas de diferentes maneiras. O nome “Ghana Braids” é uma referência à cultura africana, especificamente à região de Gana, onde esse estilo de trança é muito comum.

Com três modelos distintos, que vão do mais simples ao trançado com o jumbo, as Ghana Braids também podem ser chamadas de “tranças nagô”, “tranças de lápis”, “tranças de banana” e “trança invisível”. Além da variedade de materiais que podem ser utilizados como o anel de trança, o crochê, o cabelo orgânico e até mesmo o fio de seda, as tranças Ghana Braids podem variar no estilo: soltas, com coque, laterais e com o rabo de cavalo.

Como fazer trança Ghana Braids?

suad kamardeen 4VN2WWVWqDs unsplash 1 630x420 - Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

Feitas por especialistas em cabelos e tranças afro, as Ghana Braids exigem habilidade, já que se trata de um trabalho extremamente artesanal e que leva muitas horas. De forma geral, é possível identificar etapas importantes na hora de conquistar o trançado, confira:

  • – Antes de tudo, é preciso desembaraçar o cabelo para que a divisão das mechas seja feita com mais precisão;
  • – Nesse momento, a utilização de uma pomada modeladora, gelatina ou geleia é muito comum, principalmente para deixar a divisão das mechas mais alinhadas e livres do frizz;
  • – Tudo começa com uma trança base para orientar todas as outras, separe a mecha em três partes antes de começar a trança-la;
  • – Separe o jumbo ou outro material da sua escolha em mechas de diferentes espessuras (tudo vai depender de como você quer o resultado). O jumbo, por exemplo, é um material sintético utilizado para estender o cabelo e ser incorporada nas tranças;
  • – Comece a entrelaçar o cabelo na raiz, tudo bem junto ao couro e, após alguns gomos já prontos, vá adicionando o jumbo para que ele se incorpore no cabelo, tornando-se uma coisa só;
  • – Já que o jumbo se trata de um tipo de cabelo sintético, muitas vezes, maior que o natural, é preciso ter cuidado e paciência para fazer com que eles fiquem bem juntinhos. Tudo isso deve ser feito mecha por mecha e, a finalização vai depender do tipo de penteado que foi escolhido;
  • – Se optar por trançar o cabelo em todo o comprimento, será necessário prendê-lo com um elástico de silicone;
  • – Repita esses passos em todas as mechas do cabelo.

Tipos de Ghana Braids

thiago ferreira mIirIVrw oc unsplash 630x420 - Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

Existem vários tipos de tranças Ghana que você pode experimentar para variar o estilo, com destaque para:

Ghana Braids com cachos

Adicionando cachos às pontas das tranças, você dá vida a um visual mais volumoso e glamoroso, com um resultado bem próximo às gypsy braids.

Ghana Braids lateral

Se quiser colocar o cabelo para o lado, você cria um visual assimétrico e elegante, perfeito para qualquer ocasião.

Ghana Braids fina

pexels tazvi gumbo 3771459 533x800 - Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

Com tranças mais finas, é possível dar vida a um visual mais delicado e detalhado, e com muito mais “cabelo”, ou seja, volume!

Ghana Braids desenhada

Ao adicionar desenhos ou padrões às tranças, você consegue personalizar ainda mais o seu estilo, e dar muito mais vida à cultura africana. 

Quanto tempo duram as tranças Ghana Braids?

emediong umoh bQmjqKpGlLk unsplash 574x800 - Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

As Ghana Braids são conhecidas por sua durabilidade – costumam durar até 3 meses sem desmanchar se você tomar todos os devidos cuidados com os fios pós-trançados.

Como manter as tranças Ghana Braids? Produtos que irão te ajudar!

Para manter as Ghana Braids, é importante usar produtos adequados que ajudem a manter a aparência e a saúde do cabelo, considerando:

  • Shampoo ou condicionador sem sulfato: esses produtos ajudam a limpar o couro cabeludo e o cabelo sem ressecar ou danificar as tranças. Dica: aplique com auxílio de um borrifador somente na raiz.
  • Óleo capilar: use um óleo vegetal leve para hidratar o couro cabeludo e manter as tranças brilhantes e macias.
  • Gelatina: uma gelatina leve pode ajudar a manter as tranças no lugar e evitar que se desfaçam, bem como auxiliar com a organização do frizz ou para valorizar o baby hair.

Dicas e cuidados com a trança Ghana

pexels rfstudio 3059892 534x800 - Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

As tranças Ghana Braids buscam não só um visual mais prático, mas que evidencie um significado, e para garantir sua durabilidade e beleza, são necessários alguns cuidados específicos. Confira:

Cuide dos fios antes mesmo de fazer as Ghana Braids

Por serem naturalmente mais secos, os cabelos cacheados e crespos merecem mais atenção, assim, investir em um cronograma capilar antes de partir para as Ghana Braids é fundamental – a nutrição, principalmente, merece ser priorizada!

Tenha paciência

Trançar o cabelo exige muita paciência, até porque esse é um tipo de penteado que demora em torno de 12 horas para ficar pronto – e tudo vai depender do tipo e da quantidade de tranças. Além disso, as Ghana Braids costumam doer um pouco, já que sua característica é rente à raiz, e para fazê-las é preciso puxar o cabelo.

Atente-se para a manutenção dos cabelos

levi meir clancy J2Yi0eeWLX0 unsplash 533x800 - Guia completo das Ghana Braids: dicas e cuidados essenciais

Apesar de ter longa durabilidade, a manutenção varia conforme a textura do fio, ou seja, quanto mais crespo, maior a possibilidade da trança se manter intacta. Outro fator que interfere na durabilidade é o ritmo de crescimento dos fios. No caso das tranças enraizadas, a manutenção deve acontecer, pelo menos, a cada 15 dias, já nas tranças mais soltas, a possibilidade de refazê-las, caso haja algum problema, é bastante comum e possível.

Cuidados na hora de lavar

O segredo na hora de limpar as Ghana Braids está em lavar apenas o couro cabeludo, diluindo um pouco de shampoo antes de passar na cabeça. Isso pode ser feito, inclusive, com a ajuda de um borrifador. Um detalhe importante após a lavagem é se certificar de que as tranças estão completamente secas, principalmente se você for prendê-las ou se for dormir, afinal, se ainda estiverem úmidas, esse será um ambiente perfeito para a proliferação de fungos. Você pode utilizar um secador, no entanto, mantenha a distância de 20 cm e uma temperatura média, evite o jato muito quente!

As Ghana Braids são um estilo de tranças versátil e durável, além de únicas e cheias de história. Com o cuidado adequado e a manutenção regular, você pode aproveitar a Ghana Braids por muito tempo.

5/5 - (1 vote)

Quem leu gostou dessas:

Como finalizar o cabelo 2b? Como finalizar o cabelo 2A? Para que serve a gelatina para cabelo? Como fazer Cronograma Capilar? Modelos de cabelo cacheado com franja para você mudar o visual
Pular para o conteúdo