Cortes para cabelos crespos masculino: inspirações para inovar no visual
Por Rafaela Oliveira
por Carolina Glogovchan
Quem tem cabelos cacheados e crespos sabe bem que, naturalmente, os fios com curvatura são mais ressecados que os demais e exigem cuidados especiais, principalmente na hora de lavar. Por isso, hoje vamos falar sobre um método para higienizar os cabelos chamado Co-Wash, e conhecer todos os benefícios que essa técnica pode trazer para cachos […]
Quem tem cabelos cacheados e crespos sabe bem que, naturalmente, os fios com curvatura são mais ressecados que os demais e exigem cuidados especiais, principalmente na hora de lavar. Por isso, hoje vamos falar sobre um método para higienizar os cabelos chamado Co-Wash, e conhecer todos os benefícios que essa técnica pode trazer para cachos […]
Quem tem cabelos cacheados e crespos sabe bem que, naturalmente, os fios com curvatura são mais ressecados que os demais e exigem cuidados especiais, principalmente na hora de lavar. Por isso, hoje vamos falar sobre um método para higienizar os cabelos chamado Co-Wash, e conhecer todos os benefícios que essa técnica pode trazer para cachos e crespos. Bora?
Co-Wash é a redução do termo “conditioner washing” – em português, “lavar com o condicionador”. É uma técnica que utiliza somente o condicionador para lavar os cabelos, e está se tornando cada vez mais conhecida por ser uma excelente forma de manter os cuidados capilares.
O produto criado para Co-Wash possui agentes emolientes capazes de promover a higienização suave dos fios, dispensando o uso do shampoo e evitando os danos causados por ele, como o ressecamento da fibra capilar.
Quem opta por adotar o Co-Wash como técnica de lavagem percebe a diferença entre o antes e depois: os fios ficam mais sedosos e hidratados, além de diminuir o frizz.
Qualquer pessoa pode fazer o Co-Wash! Porém, a técnica é mais indicada para quem possui cabelos muito secos ou ressecados, danificados, quimicamente tratados ou que estão passando pelo processo de transição capilar.
Na hora de lavar os fios, a dica é molhá-los com a água morna do chuveiro e massagear a raiz, para ir soltando um pouco dos resíduos acumulados. Retire o excesso de água para ajudar na penetração do produto.
Coloque uma quantidade generosa de condicionador nas mãos, a mesma que usaria de shampoo, e aplique nos fios úmidos, direto na raiz, massageando o couro cabeludo, para retirar as impurezas e estimular sua ação, mas sem usar as unhas. Depois de aplicar o produto em todo o cabelo, deixe-o agir por um minutinho, e depois enxágue totalmente, sem deixar resíduos do condicionador. Está pronto! Cabelos lavados e hidratados!
Para retirar as substâncias que não saem sem o uso dos ativos detergentes como os presentes em shampoos (silicones insolúveis, petrolatos e parafina), é indicado que a higienização com Co-Wash seja alternada com a lavagem convencional, utilizando shampoo e condicionador comum. Por exemplo, se você lava o cabelo três vezes por semana, pode optar por fazer Co-Wash em duas lavagens e na terceira utilizar shampoo e condicionador. Com o tempo, você sentirá qual a frequência ideal para seus fios.
A técnica Co-Wash realmente veio pra ficar e pra mudar a forma como os cabelos cacheados e crespos são higienizados. Mas, atenção: não se deve usar qualquer tipo de produto para Co-Wash. Ao serem lavados com condicionador comum, os fios podem ficar pesados, sem a sensação de limpos.
Além disso, o produto escolhido não pode conter silicones insolúveis, petrolatos e parafina, por exemplo. Esses componentes devem ser evitados, pois “impregnam” os fios e não saem com o uso do condicionador. Eles só são retirados completamente pelos ativos detergentes contidos nos shampoos, como o sulfato, por exemplo.
Por isso, vale ficar de olho nos rótulos dos produtos. Já confere os produtinhos que você tem no banheiro: eles aparecerão em nomes “disfarçados”, mas ainda assim é possível reconhecê-los. Alguns exemplos comuns são paraffinum liquidum, simethicone, isoparafin e petrolatum.
Hoje no mercado é possível encontrar diversos produtos liberados, ou seja, livres dos componentes vilões. Confira nossas indicações:
Se você deseja adotar aos poucos a técnica Co-Wash, intercalando com shampoo, considere os produtos da linha S.O.S Bomba Salon Line: o shampoo NÃO tem sal, sulfato, petrolato, parafina, óleo mineral e nem silicone. Além de tudo isso, tem vitamina A, azeite de oliva e óleo de coco, garantindo mais hidratação, nutrição, limpeza e crescimento!
Uma ótima opção para quem quer iniciar a técnica Co-Wash é o Creme para Pentear Multifuncional Hidra Multy Kids. Ele contém vitamina E e B5, vitamina E e tem ação de hidratação e desembaraço. Esse produtinho pode ser usado para fazer o Co-Wash, como condicioandor, creme para pentear e, também, como ativador de cachos.
Os shampoos convencionais abrem a cutícula do fio e retiram a sujeira e os resíduos de outros produtos que ficam acumulados nas fibras capilares, mas muitas vezes acabam retirando também a oleosidade natural dos fios, causando ainda mais ressecamento. Por isso, ao aderir à técnica Co-Wash, os cabelos são higienizados na medida certa e saem da lavagem já hidratados!
Por este motivo, muitas crespas e cacheadas têm aderido às técnicas que retiram o shampoo da rotina de lavagem ou diminuem a frequência do uso, intercalando lavagens com e sem shampoo, justamente por este fator agressor do shampoo comum.
Sem dúvida, a hidratação é o principal benefício da técnica Co-Wash. Afinal, a higienização com condicionador específico para Co-Wash não agride os cabelos e evita o ressecamento dos fios, pois não retira a hidratação natural das madeixas devido ao seu pH, que mantém a cutícula selada. O cabelo fica limpo e hidratado ao mesmo tempo.
A técnica Co-Wash é especialmente recomendada para cabelos que tendem a ser mais ressecados, como os cacheados e crespos. Estes tipos de fios, por suas curvas, têm maior dificuldade de receber a oleosidade natural produzida na raiz.
Além disso, o Co-Wash pode ser benéfico também para quem está em transição capilar ou para cabelos quimicamente tratados. Só não é indicado para pessoas com a raiz oleosa ou com problemas de caspa, pois a oleosidade do produto pode agravar o problema.
Começar a fazer Co-Wash é bastante simples: escolha seu condicionar liberado e com ativos hidratantes e aplique nos fios durante o banho, da mesma maneira que se usa shampoo, primeiro no couro cabeludo, até a raiz, massageando bem. Enxágue bem e repita a operação, se desejar.
Quando falamos em creme ou produto indicado para Co-Wash, estamos falando de um produto condicionante, que pode ser um condicionador ou um creme multifuncional que seja liberado, ou seja, livre de sulfato, petrolato, parafina, óleo mineral e silicone.
A frequência do Co-Wash depende muito do seu tipo de cabelo. Se suas madeixas estiverem secas, adote a técnica do Co-Wash para todos os dias de lavagem. Já se os seus cachos e crespos estiverem oleosos por algum motivo, limite o número de aplicações.
A principal diferença entre Low Poo e Co-wash é: na técnica pouco shampoo utiliza-se produtos com uma quantidade mínima de sulfato, enquanto Co-wash é um método que consiste em lavar o cabelo com um condicionador em vez de um shampoo, priorizando produtinhos liberados.
E, então, ficou com vontade de iniciar a técnica Co-Wash nos seus cachos e crespos? Escolha seu produto ideal e deixe o shampoo descansar por alguns dias no banheiro. Confira a diferença e volta aqui pra contar pra gente!