Secure Adnxs

Como cuidar de cabelo cacheado? Conheça os principais cuidados

por Carolina Glogovchan

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Steffany Borges 🇧🇷 (@steffany_borges) Quem tem o cabelo cacheado e crespo sabe bem que os fios precisam de cuidados constantes para ficarem sempre saudáveis e bonitos, né? Mas se você pensa que para isso é preciso passar horas no salão ou então gastar rios de dinheiro […]

Como cuidar de cabelo cacheado? Conheça os principais cuidados

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Steffany Borges 🇧🇷 (@steffany_borges) Quem tem o cabelo cacheado e crespo sabe bem que os fios precisam de cuidados constantes para ficarem sempre saudáveis e bonitos, né? Mas se você pensa que para isso é preciso passar horas no salão ou então gastar rios de dinheiro […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCuidados

Quem tem o cabelo cacheado e crespo sabe bem que os fios precisam de cuidados constantes para ficarem sempre saudáveis e bonitos, né? Mas se você pensa que para isso é preciso passar horas no salão ou então gastar rios de dinheiro com produtinhos caros, se engana. Bora saber como cuidar dos cabelos cacheados e crespos sem sair de casa e com produtos incríveis que cabem no bolso?

Tipos de curvatura de cabelo cacheado

Dentro das quatro curvaturas de cabelo (lisos, ondulados, cacheados e crespos), os cabelos cacheados estão no grupo de curvatura 3, que podem variar em 3A, 3B ou 3C. Identificar a sua curvatura é muito importante, pois cada uma apresenta um comportamento diferente – e conhecendo-a, ficará mais simples saber como os fios vão reagir aos estímulos internos e externos e quais tipos de produtos usar. 

Quando falamos em características gerais, o cabelo correspondente à curvatura 3 é o tipo mais comum no Brasil. Esse fio é marcado por ressecamento devido ao seu formato espiralado que impede que a oleosidade natural chegue até as pontas. Por isso, ele é mais frágil do que os lisos e ondulados.

De maneira simplificada, para identificar o seu cacho, considere as características:

Cabelo cacheado 3A

Esse tipo de fio apresenta cachos mais soltos, marcados por curvas largas e certa dificuldade em manter a definição. Podem possuir raiz lisa ou ondulada, com cachos no comprimento.

Cabelo cacheado 3B

Esse formato de curvatura apresenta cachos mais fechados, definidos e volumosos do que o cabelo 3A. Sua principal característica são as pontas ressecadas e fios grossos, por isso, podem apresentar mais volume e frizz.

Cabelo cacheado 3C

Esta curvatura apresenta cachos da raiz até as pontas, com curvas mais acentuadas e fechadas. O cabelo 3C tem volume, frizz, e apresenta o comprimento e pontas ressecados. O fator encolhimento também é marcante neste cabelo, que pode aparentar ser menor do que realmente é.

Dicas de como cuidar de cabelo cacheado

Agora que você já conhece a definição do tipo capilar dos seus cachos, é hora de conhecer um pouco mais dos cuidados essenciais para manter suas madeixas saudáveis e bonitas. 

Desembaraçando os cachos

Escova? Esqueça! A dica aqui é dar preferência sempre a um pente de dentes largos ou aos dedos na hora de desembaraçar os fios. Ah, e claro, sempre molhados e condicionados (seja pelo condicionador ou pela máscara de hidratação), de preferência, debaixo do chuveiro, iniciando pelas pontas. Esse cuidado não só evita quebras, como também preserva a forma dos cachos, sem deixá-los com aspecto espigado.

Penteie sempre de baixo para cima 

Pode reparar: é muito mais fácil tirar primeiro os nós das pontas e, só depois, ir para a parte de cima do cabelo. Fazer isso durante o banho com uma máscara ou condicionador no cabelo ajuda a manter as camadas dos fios uniformes e livre de quebras.

Cuidados na lavagem

Como os cabelos cacheados e crespos são mais secos, é muito importante evitar o uso de shampoos antirresíduos, já que eles limpam profundamente o couro cabeludo. Por isso, prefira shampoos e condicionadores mais hidratantes. Se desejar, use ainda produtos liberados, ou seja, sem componentes como sulfato, silicone, petrolato, parabenos, óleo mineral, e outros, que contribuem ainda mais para o ressecamento dos fios.

Cronograma capilar

Para dar um fim ao ressecamento, o cronograma capilar será seu melhor amigo, e precisa entrar na sua rotina de cuidados com os fios. De maneira geral, o cronograma capilar é composto por três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Através dessas etapas é possível repor água, lipídeos e massa capilar que são perdidos todos os dias por diversos fatores como, exposição ao sol, poluição, coloração e descoloração, entre outros. O período sugerido para o tratamento é de aproximadamente 4 semanas.

Hidratação

A hidratação é uma das etapas de tratamento mais famosas para cabelos. Sua função é repor a água e nutrientes essenciais que os fios perdem no dia a dia. Seus ativos principais são D-pantenol, óleo de coco, babosa e aminoácidos funcionais.

Nutrição

Enquanto a hidratação repõe água, a nutrição capilar é o procedimento responsável por repor os lipídios as fibras capilares, ou seja, gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. O resultado? Maciez, flexibilidade, brilho e cutículas alinhadas. Os principais ativos da nutrição são os óleos vegetais: rícino, coco, argan, manga, girassol e outros. 

Umectação

Além da nutrição, a umectação é outro tratamento poderoso que favorece a criação de uma camada protetora aos fios e o alinhamento das cutículas. Há duas formas de fazer umectação: aplicar um óleo 100% vegetal nas madeixas por 30 minutos antes do banho, ou aplicar o produto nos fios antes de dormir e deixar agindo a noite toda, a famosa umectação noturna. Dica: os óleos de umectação #todecacho são perfeitos.

Reconstrução

Se seus cachos estiverem quebradiços, finos e porosos, o melhor caminho para a restauração da fibra é a etapa de reconstrução. A reconstrução age na reposição de proteína aos fios, especialmente a queratina. Por ser a etapa mais potente do tratamento, o período mais indicado é a cada 15 dias.

Use camisa de algodão para retirar o excesso da água

Após a lavagem e tratamento dos cabelos, a camisa de algodão é a melhor opção para evitar o frizz e o embaraço dos cachos. Diferente das toalhas comuns que absorvem água, a camisa evita que isso aconteça.

Finalização

Por fim, a finalização dos cachos também merece muita atenção. Espalhar creme por toda a região dos fios e pentear com uma escova pode não gerar o resultado que você tanto deseja. A dica aqui é sempre que possível trabalhar mecha por mecha.

Entre as técnicas de finalização mais eficazes estão: fitagem estruturada, fitagem simples, dedolis, rake and shake, tesourinha, e outras. Escolha a que mais se identifica, opte por produtos específicos para o seu tipo de fio (3ABC) e mãos aos fios! 

O que não pode fazer com o cabelo cacheado?

Agora que você já conhece todas as boas práticas de cuidados e tratamentos para os fios cacheados, é hora de entender o que não pode ser feito. Dá uma conferida nessa listinha:

  • Evite lavar os cabelos cacheados com shampoo diariamente, pois contribui para o ressecamento;
  • Priorize a secagem natural dos fios. Se desejar secar com difusor, lembre-se usar um protetor térmico;
  • Evite deitar sem proteger os fios. Na hora de dormir, opte por um coque abacaxi ou por touca ou fronhas de cetim;
  • Evite dormir com cabelo molhado, pois a umidade gera fungos nos fios, provocando queda capilar;
  • Evite exagerar no creme de pentear. Use apenas a quantidade necessária para não pesar os fios e sempre passe do comprimento para as pontas, evitando a raiz do cabelo.

Produtos para cabelo cacheado

Depois de tantas dicas boas, nada melhor do que contar com ótimos cremes para pentear, ativadores de cachos, óleos e máscaras de hidratação. A linha #todecacho é completa e própria para cuidar dos cabelos cacheados profundamente. Basta escolher o produtinho indicado para o seu tipo de cabelo e arrasar, veja só:

Para cuidados no dia a dia:

Kit Shampoo e Condicionador #todecacho Hidratação Preenchedora

O kit conta com o Shampoo e o Condicionador  #todecacho Hidratação Preenchedora que, juntos, promovem limpeza e proteção dos fios, tratamento intenso e de longa duração.

Para seu cronograma capilar e umectação:

Kit Cronograma #todecacho Hidratação, Nutrição e Reparação

O kit conta com a Máscara Hidratação Preenchedora, que promove tratamento intenso e de longa duração; a Máscara Nutrição Repositora, que repara e nutre profundamente as fibras capilares, trazendo cuidado e definição ao cabelo, e a Máscara Reparação Fortalecedora, que garante blindagem nos fios contra os danos diários.

Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro!

O Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação para os cabelos, força e saúde e fórmula enriquecida que nutre, fortalece e dá brilho.

Para uma finalização incrível:

Creme Para Pentear Super Óleos Salon Line 1L

Creme para Pentear Super Óleos promove definição total dos cachos, controle de frizz e brilho intenso. Além disso, oferece ação umectante e nutrição extraordinária.

Gel Controle de Frizz SOS Cachos Óleo de Manga

Gel Controle de Frizz Óleo de Manga Ultra-Hidratação S.O.S Cachos foi desenvolvido para um tratamento cosmético profundo. Sua poderosa formulação promove brilho intenso, superdefinição e controle do frizz, além de proporcionar efeito umidificado.

Ativador de Cachos SOS Cachos Azeite de Oliva Salon Line 1 Litro

Ativador de Cachos Azeite de Oliva Cachos Comportados traz ingredientes poderosos para um tratamento eficaz dos cabelos com curvaturas 3 e 4. Essa poderosa combinação também garante definição, cutículas seladas, maciez e brilho!

Agora que você já sabe como cuidar de cabelo cacheado é hora de colocar essas dicas em prática para exibir seus cachos 3A, 3B ou 3C ainda mais irresistíveis por aí! 

5/5 - (1 vote)
#todecacho


Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas Como proteger o cabelo do cloro da piscina?