Secure Adnxs

Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

por Carolina Glogovchan

Ao viver por muito tempo à sombra dos processos de alisamento, o cabelo crespo e afro ainda passam por um momento de aceitação muito profundo. Porém, com o boom dos cosméticos especializados em cuidados e hidratação para cabelo crespo, esses fios estão conquistando o espaço e destaque que merecem. De fato, os cabelos crespos são […]

Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

Ao viver por muito tempo à sombra dos processos de alisamento, o cabelo crespo e afro ainda passam por um momento de aceitação muito profundo. Porém, com o boom dos cosméticos especializados em cuidados e hidratação para cabelo crespo, esses fios estão conquistando o espaço e destaque que merecem. De fato, os cabelos crespos são […]

Ao viver por muito tempo à sombra dos processos de alisamento, o cabelo crespo e afro ainda passam por um momento de aceitação muito profundo. Porém, com o boom dos cosméticos especializados em cuidados e hidratação para cabelo crespo, esses fios estão conquistando o espaço e destaque que merecem.

De fato, os cabelos crespos são lindos e cheios de personalidade, mas também podem ser mais propensos ao ressecamento devido à sua estrutura em espiral. Portanto, para manter os crespos saudáveis é essencial investir em uma rotina de cuidados adequada. Vamos conferir as melhores dicas de hidratação para cabelo crespo?

Características do cabelo crespo

O cabelo crespo é conhecido por sua textura em espiral, que pode variar em tamanho e forma. Essa estrutura torna o cabelo mais propenso ao ressecamento, pois os óleos naturais do couro cabeludo têm dificuldade em percorrer toda a extensão do fio. Além disso, a porosidade dos cabelos crespos também pode contribuir para o ressecamento, uma vez que os fios absorvem e perdem a umidade com mais facilidade.

Como as demais curvaturas de cabelos (1ABC, 2ABC e 3ABC), há também diferentes tipos de cabelos crespos (4ABC) e cada um deles possui características próprias, confira:

Tipo 4A

4a 630x420 - Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

Com cachos definidos, aqui é possível ver os cachinhos nos cabelos crespos com facilidade. De forma geral, eles acabam sofrendo com o ressecamento;

Tipo 4B

4b 630x489 - Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

Grande volume e cachos pequenos: essa configuração apresenta cachinhos bem unidos e com volumão. Por isso, o 4B é muito carente de nutrição, já que a oleosidade não atinge toda a extensão do fio;

Tipo 4C

4c 630x442 - Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

Cabelo crespíssimo. Esse tipo tem bem menos definição, sua ondulação é mais curta e espaçada. As “molinhas” são imperceptíveis e o cabelo costuma ser mais fino, volumoso e opaco. O cabelo 4C também sofre com a dificuldade de distribuição da oleosidade, além disso, o fio tende a quebrar se for penteado quando seco.

Qual a melhor hidratação para cabelo crespo?

A melhor hidratação para cabelo crespo é aquela que repõe a umidade dos fios, restaura a elasticidade e ajuda a selar as cutículas dos cabelos, garantindo a retenção da hidratação por mais tempo.

Existem várias opções de hidratação para cabelo crespo, como máscaras capilares, cremes de tratamento, óleos vegetais e até mesmo tratamentos profissionais, mas é importante escolher produtos formulados especialmente para cabelos crespos, com ingredientes hidratantes como manteigas, óleos naturais e ceramidas.

shutterstock 1735303598 630x420 - Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

Confira o passo a passo ideal:

  1. Lave os fios corretamente com seu shampoo;
  1. Com os cabelos úmidos, aplique a máscara de hidratação #todecacho mecha por mecha, enluvando bem;
  1. Aproveite para massagear os fios e relaxar;
  1. Deixe o produto agir no cabelo conforme o tempo indicado na embalagem. Se você tiver uma touca de hidratação, pode usar nesse período;
  1. Por último, basta enxaguar bem, aplicar o condicionador e seguir com a finalização, como de costume.

Melhores produtos de hidratação para cabelo crespo

A escolha dos produtos certos é essencial para obter o resultado desejado da hidratação para cabelo crespo. Vale lembrar que os melhores produtos para cabelos crespos são aqueles que contêm óleo em sua composição, e em toda a linha #todecacho é possível encontrar opções de máscara de hidratação específicas para os fios 4ABC:

  • Máscara #Todecacho Hidratação Preenchedora. Essa máscara possui glicerina vegetal e provitamina B5 em sua fórmula, que garantem ação extra condicionante, proteção contra danos diários, maciez profunda e hidratação intensa de longa duração.
  • Máscara de Hidratação #todecacho Nutrição Power. Com a tecnologia PROFIX que garante hidratação aos cabelos, essa máscara traz força e saúde para crespos, além de fórmula enriquecida para regeneração das fibras capilares e ação umectante.
  • Máscara Matizadora Capilar #todecacho Salon Line. Essa máscara garante hidratação, força e saúde para cachos e crespos, além de fórmula enriquecida para uma carga extra de hidratação, manutenção dos cabelos loiros, maciez e controle do frizz.

Dicas e cuidados para o cabelo crespo ressecado

shutterstock 2192342087 630x420 - Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

Além da constante hidratação para cabelo crespo, outra dica importante é investir em um kit cronograma capilar para repor além da água, também lipídios e proteína aos fios. Confira outros cuidados essenciais:

– Evite a água quente, pois ela danifica o cabelo ao retirar a oleosidade dos fios;

– Use o shampoo apenas na raiz, já que ele é capaz de escorrer pelo comprimento na hora do enxágue, esse contato com o fio já é o suficiente;

– Nunca desembarace os fios quando estiverem secos, faça isso durante o banho e após o condicionador. A opção por pentes largos e de madeira evitam o frizz;

– Ao invés de utilizar uma toalha de algodão – que causa o frizz – use uma camiseta velha;

– Aposte na umectação capilar. Ela é capaz de nutrir o cabelo e enriquecê-lo com lipídeos;

– Se for possível, troque a fronha de algodão por uma de cetim, já que a feita de algodão também é uma das grandes causadoras do frizz.

Esses detalhes, unidos a uma boa rotina de hidratação para cabelo crespo, fazem toda a diferença na saúde e na beleza das madeixas!

Hidratação caseira para cabelo crespo: 7 receitas práticas e fáceis

shutterstock 1583779711 630x420 - Descubra qual a melhor hidratação para cabelo crespo e ressecado

Se você preferir uma hidratação caseira para o seu cabelo crespo, aqui estão algumas receitas práticas e fáceis que você pode experimentar:

1. Máscara de abacate: Amasse meio abacate e misture com uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de iogurte natural. Aplique nos cabelos úmidos, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

2. Hidratação com babosa: Misture duas colheres de sopa de gel de babosa com uma colher de sopa de óleo de coco. Aplique nos cabelos úmidos, deixe agir por 20 minutos e enxágue.

3. Máscara de mel e azeite de oliva: Misture uma colher de sopa de mel com uma colher de sopa de azeite de oliva. Aplique nos cabelos úmidos, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

4. Beterraba e cenoura: Em um liquidificador, pique uma cenoura e uma beterraba em cubos; coloque um copo de água e transforme tudo em suco. Lave os cabelos normalmente e, depois, borrife o suco no cabelo, deixando agir por 20 minutos. Enxágue com água e finalize com o seu condicionador #todecacho favorito;

5. Óleo de rícino: Para a hidratação com óleo de rícino, misture sua máscara de tratamento favorita com algumas gotinhas do óleo de rícino nos fios para retirar por completo o produto e finalizar normalmente;

6. Tapioca: Para a hidratação de tapioca, coloque em uma panela: 100 ml de água, 1 colher de sopa de goma de tapioca e 1 colher de chá de óleo de coco. Depois, leve ao fogo até que tudo se torne um gel. Misture 2 colheres da sua máscara hidratante favorita. Aplique no cabelo e deixe agir por 20 minutos;

7. Amido de milho: Na hidratação para cabelo crespo com amido de milho, faça um mingau com ½ xícara de água, 2 colheres de sopa de amido e 3 colheres de sopa de seu creme de hidratação favorito. Aplique a máscara após lavar o cabelo, e deixe agir por 25 minutos;

Lembre-se de ajustar as quantidades de acordo com o comprimento e a espessura do seu cabelo.

Como manter o cabelo crespo hidratado?

Para manter o cabelo crespo hidratado, é importante seguir uma rotina de cuidados consistente. Além da hidratação regular, inclua no seu cuidado capilar o uso de produtos adequados para cabelos crespos, evite o uso excessivo de calor, proteja os fios durante a noite e adote técnicas de finalização que ajudem a manter a hidratação dos cachinhos.

Também é importante manter uma dieta equilibrada e beber bastante água, pois a hidratação interna reflete na saúde dos cabelos. O importante no processo de hidratação é conseguir manter uma constância. Além disso, criar uma rotina de cuidados pode ajudar a evitar uma série de problemas que vão além do ressecamento dos fios.

Agora que você já sabe os segredos de uma boa hidratação para cabelo crespo, basta escolher a opção e os produtos que melhor se adaptam às suas necessidades do seu fio e ao seu cotidiano. Bora hidratar o cabelo!

5/5 - (1 vote)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
S.O.S Bomba Ultra-Hidratação: o kit para cabelos cacheados profissional que você precisa! Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie
Pular para o conteúdo