Como cachear o cabelo com creme para pentear e ativador de cachos
Por Rafaela Oliveira
por Carolina Glogovchan
Quem não ama um produtinho caseiro para aplicar nos cabelos, hein?! Vira e mexe pegamos aquele ingrediente que está na cozinha e fazemos aquela hidratação power! Agora, já pensou se esse ingrediente for próprio para usar no cabelo? Aí não há quem resista. E, pensando nisso, trouxemos diversas curiosidades sobre um ingrediente bastante comum, mas […]
Quem não ama um produtinho caseiro para aplicar nos cabelos, hein?! Vira e mexe pegamos aquele ingrediente que está na cozinha e fazemos aquela hidratação power! Agora, já pensou se esse ingrediente for próprio para usar no cabelo? Aí não há quem resista. E, pensando nisso, trouxemos diversas curiosidades sobre um ingrediente bastante comum, mas […]
Quem não ama um produtinho caseiro para aplicar nos cabelos, hein?! Vira e mexe pegamos aquele ingrediente que está na cozinha e fazemos aquela hidratação power! Agora, já pensou se esse ingrediente for próprio para usar no cabelo? Aí não há quem resista.
E, pensando nisso, trouxemos diversas curiosidades sobre um ingrediente bastante comum, mas que tem muito a oferecer: o vinagre de maçã no cabelo! Isso mesmo! Pode parecer estranho, mas não é. Fique de olho nas dicas e arrase com madeixas lindas e brilhantes.
Para compreender exatamente para que serve vinagre de maçã no cabelo, é preciso entender um pouco sobre o pH do fio. O pH significa “potencial de hidrogênio” do cabelo, uma característica responsável por indicar o nível de acidez dos fios, sua neutralidade e níveis alcalinos. Vamos para os números agora?
Assim, se o cabelo está entre esses números – exceto o 4,5 e 5,5 – isso significa que os fios podem estar com as escamas abertas e, portanto, suscetíveis a ações externas, ficando mais ásperos, ressecados, volumosos, com muito frizz, danificados e quebradiços. E é aí que entra o vinagre de maçã!
Como uma espécie de finalizador, o vinagre de maçã serve para hidratar, selar as cutículas, proporcionando maciez, brilho e bastante movimento aos fios. Sem contar que possui filtro UV para proteger os cachos e crespos das ações externas do dia a dia, super indicados para curvaturas 3ABC e 4ABC.
O vinagre de maçã também é um dos ingredientes fundamentais do acidificante capilar caseiro, produto utilizado para fechar as cutículas capilares, deixando os cabelos mais saudáveis, brilhantes, alinhados, e o melhor: completamente protegidos contra as agressões externas.
Preparar um acidificante capilar é muito fácil, anota essa receitinha caseira:
O acidificante deve ser aplicado após a lavagem e nos fios ainda úmidos. 5 minutos é o suficiente para um resultado deslumbrante!
É importante ter em mente que a acidificação é apenas uma etapa da recuperação dos cabelos danificados, ou seja, para que ela surta efeitos, é preciso seguir um cronograma capilar completo.
Tudo isso vai depender dos efeitos que você deseja e do finalizador que você usará. O vinagre de maçã no cabelo possui uma série de benefícios que podem ser diferentes, dependendo da ordem e da forma como ele é utilizado. Veja abaixo como usar vinagre de maça no cabelo:
Se a ideia é ter cabelos mais saudáveis, é preciso começar pelo couro cabeludo, afinal, ele será responsável pelo crescimento saudável. Nesse sentido, utilizar o vinagre de maçã antes das lavagens é uma boa opção.
Aqui, ele ajuda a combater a caspa e a seborreia, além de evitar a descamação, a vermelhidão e possíveis coceiras. Basta misturar o vinagre na água e aplicar no couro cabeludo antes de usar o shampoo, fazendo movimentos circulares e leves.
Se a ideia é a reconstrução, o vinagre também será um bom aliado. Ele é muito eficiente para o fechamento das cutículas e, consequentemente, na solução de problemas como a porosidade do fio. Para isso, basta misturar o vinagre de maçã com 100ml de água filtrada e, após o creme de hidratação, aplicar a misturinha caseira, deixando agir por 15 minutos.
Agora, se a ideia é, por exemplo, retirar o esverdeado do cabelo loiro, o vinagre de maçã também pode te ajudar! Basta lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, misturar 4 colheres de sopa de vinagre em 300ml de água e aplicar nos fios. Em 20 minutos os resultados já começam a aparecer. Nesse caso, você pode substituir o condicionador por sua máscara #todecacho favorita!
Outra dica é usar o shampoo da linha Vinagre de Maçã #todecacho, que já vem equipadíssimo com todos os benefícios do vinagre para a revitalização das suas madeixas.
Hora de ativar e divar! Se você quer aquela definição maravilhosa, com certeza está no caminho certo. Para isso, basta estar com o cabelo limpo e úmido, e aplicar a misturinha do seu ativador de cachos favorito com uma colher de vinagre de maçã, ou ainda, usar diretamente o Ativador de Cachos Vinagre de Maçã #todecacho mecha a mecha e uniformemente no comprimento e pontas.
Desembarace os fios com um pente de dentes largos e, em seguida, amasse-os iniciando o movimento das pontas até a raiz. Repita o movimento quantas vezes forem necessárias, auxiliando na formação dos cachos. A quantidade ideal dependerá do comprimento dos fios.
Não enxágue! Se desejar, faça uma misturinha do ativador com a geleia. Adeus definitivo ao frizz!
Muito se comenta sobre as facilidades desse produto caseiro, mas afinal, quais os benefícios do vinagre de maçã no cabelo, hein?
Olha, benefício é o que não falta! Afinal, o vinagre de maçã para cabelo que tem pH baixo, ajuda a manter os fios macios, desembaraçados e com muita saúde. Isso acontece porque ele neutraliza o pH alto, responsável por deixar o fio poroso e ressecado.
Viu só o porquê ele é o queridinho quando o assunto é menos frizz e mais brilho? Além disso, o vinagre de maçã de #todecacho ainda é liberado (ou seja, sem sulfato, petrolato, óleo mineral, silicone, parafina e parabenos), e é um produto vegano.
Como já apresentamos os finalizadores, vale destacar que a linha #todecacho Vinagre de Maçã conta com shampoo e ativador de cachos, indicados para todas as curvaturas e fazem milagres nos fios!
Para obter esses resultados, é muito simples: aplique o shampoo Vinagre de Maçã #todecacho com o cabelo molhado, massageie suavemente e enxágue.
Que tal tirar mais algumas dúvidas sobre o vinagre de maçã no cabelo? Preparamos algumas perguntas e respostas rápidas para suprir essas necessidades!
Qual a melhor maneira de usar vinagre de maçã no cabelo?
Quando misturado com água, o vinagre de maçã realiza a mesma função que um condicionador, reduzindo o frizz e contribuindo para o fechamento das cutículas capilares. Para isso, é suficiente diluir uma parte de vinagre em dez partes de água e aplicar a solução nos cabelos durante o último enxágue.
Pode passar o vinagre puro no cabelo?
A resposta é: sim! O vinagre de maçã pode contribuir para equilibrar o pH do couro cabeludo, atuando como um eficaz agente antibacteriano e anti-inflamatório.
É importante ressaltar que a acidificação com vinagre de maçã não deve ser realizada com excessiva frequência para prevenir problemas relacionados à baixa porosidade. Recomenda-se aplicar esse tratamento uma vez por semana em cabelos danificados e a cada 15 dias em fios saudáveis.
Apesar de poderoso, a utilização do vinagre de maçã deve evitar exageros, já que, devido a sua propriedade acidificante, quando extensamente utilizado, ele pode deixar os fios secos, quebradiços e muito leves.
Por conta das suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã pode ajudar sim no combate à queda de cabelo. E isso pode ser feito apenas aplicando ele puro com a ajuda de um algodão e diretamente no couro cabeludo.
Outro ingrediente muito barato e acessível é o limão que, além de agir como acidificante, também promove uma limpeza profunda, reduz a oleosidade e ajuda na renovação celular. Basta misturar 30ml de suco de limão com 150ml de água e aplicar após a lavagem!
Sim, o vinagre de maçã pode ajudar nesse controle e, para isso, basta adicionar ao shampoo uma colher de vinagre, ele é capaz de equilibrar o pH e melhorar a oleosidade.
Sim, afinal, ao agir pela hidratação e no combate ao frizz, as chances de os fios embaraçarem são menores. Outro fator que contribui para isso é o próprio selamento da cutícula capilar, que vai ajudar a eliminar o aspecto áspero do cabelo.
Além de um anti-inflamatório natural, o vinagre de maçã possui, pelo menos, 93 componentes nutricionais entre vitaminas, minerais, aminoácidos, pectina, enzimas, betacaroteno, vitamina E e antioxidante. Não tem como não amar!
Essa é fácil! Misture uma colher de vinagre em um copo de água e, depois de lavar os cabelos, aplique essa mistura. Não precisa enxaguar, você pode deixar o cabelo secando naturalmente, isso vai fazer com que ele fique cada vez mais brilhante!
Agora não tem desculpas, hein? Com essas dicas para usar o vinagre de maçã no cabelo, só não se beneficia quem não quer! Por isso, pode se jogar sem medo nesse ingrediente, corre para a cozinha e pega o seu vinagre de maçã ou já garante seu kit Vinagre de Maçã #todecacho, para começar agora um tratamento saudável, eficiente e mega simples!