Produtos para uma rotina capilar relaxante
Por Rafaela Oliveira
por Talitha Benjamin
Se você tem fios com curvatura, então já deve ter percebido o quanto uma boa finalização capilar é importante para deixar os cabelos do jeito que você ama. Mas como cada cabelo é único, e seus gostos pessoais também, existem diversas técnicas de finalização rolando pela internet, e pode ser difícil saber qual delas é […]
Se você tem fios com curvatura, então já deve ter percebido o quanto uma boa finalização capilar é importante para deixar os cabelos do jeito que você ama. Mas como cada cabelo é único, e seus gostos pessoais também, existem diversas técnicas de finalização rolando pela internet, e pode ser difícil saber qual delas é […]
Se você tem fios com curvatura, então já deve ter percebido o quanto uma boa finalização capilar é importante para deixar os cabelos do jeito que você ama. Mas como cada cabelo é único, e seus gostos pessoais também, existem diversas técnicas de finalização rolando pela internet, e pode ser difícil saber qual delas é mais apropriada para os fios.
Se tratando de fios ondulados, cacheados e crespos, a finalização muda de efeito de acordo com o produto utilizado, a técnica de texturização e estilização, e é claro, o estado de saúde dos seus cabelos. Por isso, conhecer cada técnica e como ela funciona é fundamental para saber escolher qual é a mais indicada para você. Por isso, preparamos um guia de finalizações mais populares entre os cabelos cacheados, com o modo de fazer, os prós e contras de cada uma. Vem ver!
A finalização é o processo final de cuidados com os cabelos, e ocorre geralmente após a lavagem e condicionamento. É quando você realiza a estilização dos fios, para definir e realçar a textura natural. Essa etapa é extremamente importante para os fios ondulados, cacheados e crespos, e ajuda a criar os cachos definidos, controla o frizz e devolve a hidratação aos cabelos.
Para obter uma finalização incrível, existem diferentes técnicas, com diferentes resultados, que você pode testar e adaptar para melhor refletir o jeito como você usa os cabelos. Abaixo, selecionamos as 3 finalizações mais populares, e vamos te dizer tudo sobre elas. Veja!
A fitagem é uma finalização bem comum, fácil e democrática, sendo a mais utilizada entre pessoas com cabelos com curvatura. Após aplicar o seu finalizador favorito (que pode ser um creme de pentear, gelatina, gel ou ativador de cachos), a fitagem é feita ao separar mechas em fitas, distribuindo bem os produtos entre elas.
Para realizar a fitagem, você pode usar um pente próprio (como a escova polvo), ou até mesmo as mãos. A espessura das fitas formadas pelas mechas de cabelo vão determinar o nível da definição: quanto mais fininhas, mais definido o seu cacho vai ser.
Essa técnica consiste em, após a aplicação do produto finalizador, utilizar os dedos para enrolar pequenas mechas de cabelo ao redor dos dedos para formatar os cachos manualmente. Outra técnica parecida é a tesourinha, que utiliza o mesmo conceito para definir os cabelos texturizados.
Para realizar o dedoliss ou a tesourinha, é simples: basta separar os cabelos em pequenas mechas, e usar os dedos indicadores para enrolar. Quanto menores as mechas, mais definidos serão os cachos.
A técnica plopping consiste em absorver a umidade dos cabelos após a finalização utilizando uma toalha de microfibra ou tecido de algodão, como uma camiseta, por exemplo. Com ela, os fios secam naturalmente, sem que fatores externos como o vento, atrito e o próprio movimento estraguem a finalização.
Fazer essa técnica é simples: basta seguir com sua técnica favorita e, ao invés de deixar os fios secarem naturalmente, jogue os cabelos para frente e use o tecido para “prender” as madeixas. Deixe assim por até 2 horas.
Agora que você já conhece os detalhes das finalizações, que tal entender melhor sobre os produtos que você pode utilizar?