Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Baby hair: O que é, como fazer e quais produtos usar?

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição
penteados com baby hair 630x787 - Baby hair: O que é, como fazer e quais produtos usar?

O que antes era considerado uma inconveniência, hoje em dia é quase unanimidade entre as cacheadas e crespas. Estamos falando do baby hair, aqueles fios fininhos que ficam na testa e que costumam ser confundidos com frizz. Popularizado há muito tempo, o ato de estilizar o baby hair tomou fôlego com o boom das curvaturas acentuadas no mundo da beleza e, hoje, é uma paixão entre as amantes dos penteados com acabamento impecável. Mas afinal, o que é e de onde veio o baby hair, como fazer e como garantir que ele permaneça impecável?

Para aprender de uma vez por todas sobre esta prática que vai revolucionar os seus penteados, reunimos um guia definitivo sobre o baby hair, com tudo o que você precisa saber para incluir os cuidados com estes fios, muitas vezes negligenciados, na sua rotina:

O que é baby hair?

Em tradução literal, baby hair significa “cabelo de bebê”, e se trata daqueles fios bem finos e ralos que nascem na região da testa. Difíceis de controlar e incorporar ao resto das madeixas, o baby hair passou a ser modelado de formas diversas, principalmente nos cacheados e crespos.

Além de ser usado para moldar penteados e criar formas que emolduram o rosto, o baby hair também tem a função de proteger a pele de irritações e de absorver o suor.

Qual é a história do baby hair?

penteados com baby hair 1 533x800 - Baby hair: O que é, como fazer e quais produtos usar?
A atriz e dançarina Josephine Baker, em figura no museu de cera da Madame Tussauds.

O baby hair apresentava um problema na hora de adotar os penteados da moda da década de 1920, em especial para quem tinha cabelos ondulados, cacheados e crespos. Por isso, a comunidade negra e latina de países da América passou a modelar esses fios, moldando-os em pequenas ondas na testa, o que viria a se tornar uma moda na época em quem possuía curvaturas acentuadas.

Uma das primeiras pessoas a adotar o baby hair modelado — inclusive chegando a criar o seu próprio produto para estilizar os fios — foi a atriz e dançarina franco-americana, Josephine Baker, que, além de uma artista famosíssima, também era ativista pelos direitos civis, e participava diretamente dos esforços para proteger judeus e outras minorias perseguidas pelo regime nazista na França. Josephine também é creditada como uma das referências reais para a criação da personagem de desenhos animados Betty Boop em 1930, que futuramente ajudaria a popularizar o baby hair entre a comunidade negra dos Estados Unidos, associando o penteado com uma aparência mais elegante, feminina e sensual.

penteados com baby hair 2 608x800 - Baby hair: O que é, como fazer e quais produtos usar?
A personagem Betty Boop ajudou a popularizar o baby hair.

No final da década de 1980, o baby hair voltou a brilhar em cantoras e artistas negras da cena do hip hop, atualizando o visual, agora para destacar o empoderamento crespo e cacheado, figurando também em penteados afro, como em box braids e dreads. Desde então, evoluiu para ser uma importante característica da estética capilar das curvaturas onduladas, cacheadas e crespas.

Baby hair é apropriação cultural?

Por ser uma forte característica, criada e popularizada pela comunidade negra dos Estados Unidos, muita gente pode acreditar que o uso do baby hair por pessoas brancas possa configurar algum tipo de apropriação cultural. No entanto, além de respeitar o contexto histórico e social do surgimento do penteado, é preciso entender também que, no Brasil, por conta da miscigenação, a curvatura cacheada e crespa não pertence apenas aos pretos e pardos, apesar de serem predominantes nessa parcela da população. Também, aqui no país, a estilização dos fios de cabelo da testa nasceu muito mais de uma preocupação estética, ao contrário de suas origens norte-americanas.

Como fazer baby hair? Veja o passo a passo:

Que tal dar um toque ainda mais especial aos penteados com baby hair? Basta arrumar os cabelos como de costume, sem precisar se preocupar com esconder os fios rebeldes da testa. Depois, veja como modelar os fios no tutorial abaixo:

Você vai precisar de:

– Uma escovinha para baby hair (ou uma escova de dentes limpa e sem uso);
– Pomada, gelatina ou gel fixador;

Passo 1) Aplique uma quantidade pequena de produto na extensão da escovinha, ou se preferir, diretamente nos fios do baby hair;
Passo 2) Com a escovinha, penteie os fios delicadamente, usando o cabo ou os dedos para moldar os fios no formato desejado;
Passo 3) Você pode apenas pentear os fios para deixá-los alinhados, ou criar formas, como ondinhas fofas ou outros desenhos. Deixe a criatividade fluir!

Abaixo, a nossa embaixadora Bielo Pereira te ensina direitinho como arrasar no baby hair!

Como fixar o baby hair?

Como a área onde os fios do baby hair estão localizados costuma suar – a testa – é importantíssimo investir em um finalizador com uma ação fixadora poderosa. Aqui, vale gel, pomada ou gelatina, ou até mesmo, aquele creme de pentear ou ativador de cachos com alto poder de definição e fixação. Veja abaixo as nossas dicas de finalizadores para arrasar.

Escova para baby hair

A escova para baby hair é essencial para conseguir adquirir o efeito desejado na hora de modelar os fios. A Salon Line tem a escovinha própria para isso e você encontra no site!

Pomada para baby hair

As pomadas modeladoras da Salon Line são perfeitas para garantir o alinhamento e fixação do seu baby hair. Escolha a sua preferida:

A Pomada Efeito Brilho #todecacho Estilização promove alta fixação para cabelos cacheados e crespos, conta com efeito brilhante e é ideal para acabamentos de penteados e baby hair.

A Pomada Efeito Molhado #todecacho Estilização promove alta fixação para cabelos ondulados, cachos e crespos, conta com efeito brilho umidificado e é ideal para acabamentos de penteados e tranças.

A Pomada Modeladora S.O.S Cachos Ritual de Cuidado Ana Paula Xongani & Cris modela o cabelo e fixa o penteado e tranças, possui boa adesão e ação antifrizz. É dermatologicamente testada.

Gel para baby hair

Você também pode usar um gel de definição e fixação para garantir um baby hair impecável! A Salon Line tem várias opções, olha só:

O Gel Definidor Revitalizador de Cachos Azeite de Oliva Cachos Comportados proporciona extra definição dos fios, revitalização e remodelação dos cachos, além de garantir um day after sem frizz e um cabelo brilhoso.

O Gel Controle de Frizz Óleo de Manga Ultra-Hidratação S.O.S Cachos foi desenvolvido para um tratamento cosmético profundo. Sua poderosa formulação promove brilho intenso, superdefinição e controle do frizz, além de proporcionar efeito umidificado.

O Gel de Definição Day After #todecacho possui fórmula especial e com ativos poderosos que vão garantir definição capilar intensa, revitalização completa dos fios e ação antifrizz.

Gelatina para baby hair

A gelatina é o produtinho perfeito para definir os cachos e também para fixar aquele baby hair maravilhoso! Veja as opções perfeitas para modelar os fios:

A Gelatina #todecacho Super Fixação proporciona cachos com definição intensa, fixação extrema e extrabrilho. Contém proteção UV.

A Gelatina #todecacho Babosa Volumão e Hidratação garante definição intensa, hidratação profunda para cabelos e volume para os cachos.

A Gelatina #todecacho Linhaça Definição e Brilho garante cabelos definidos, hidratação extrema e brilho máximo.

Penteados com baby hair: inspire-se!

Já tem tudo o que você precisa para arrasar no seu baby hair? Então fique de olho nestas inspirações de como usar os seus cabelos cacheados e crespos:

A embaixadora Mari Andrade arrasou com o penteado de cabelo solto e baby hair na régua! Veja:

Já para quem ama um meio preso, a Top Migs Carla Queiroz ensina um penteado simples e elegante.

Para quem prefere prender o cabelo, principalmente naqueles dias de correria, o baby hair dá um charme a mais, deixando os fios impecáveis. A Top Migs Raylena Linhares mostra como reproduzir:

5/5 - (1 vote)
#todecacho

Posts Recentes: