Secure Adnxs

Baby hair: o que é, como fazer e quais produtos usar?

por Carolina Glogovchan

O que antes era considerado uma inconveniência, hoje em dia é quase unanimidade entre as cacheadas e crespas: o baby hair se tornou um queridinho! Sabe aqueles fios fininhos que ficam na testa e que costumam ser confundidos com frizz? Estilizar o baby hair tomou fôlego com o boom das curvaturas no mundo da beleza […]

Baby hair: o que é, como fazer e quais produtos usar?

O que antes era considerado uma inconveniência, hoje em dia é quase unanimidade entre as cacheadas e crespas: o baby hair se tornou um queridinho! Sabe aqueles fios fininhos que ficam na testa e que costumam ser confundidos com frizz? Estilizar o baby hair tomou fôlego com o boom das curvaturas no mundo da beleza […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição

O que antes era considerado uma inconveniência, hoje em dia é quase unanimidade entre as cacheadas e crespas: o baby hair se tornou um queridinho! Sabe aqueles fios fininhos que ficam na testa e que costumam ser confundidos com frizz? Estilizar o baby hair tomou fôlego com o boom das curvaturas no mundo da beleza e, hoje, é uma paixão entre as amantes dos penteados com acabamento impecável. Mas, afinal, o que é e de onde veio o baby hair? Saiba mais sobre a história e como fazer. 

O que é baby hair?

Baby hair é um termo que se refere aos fios de cabelo mais finos e curtos que crescem na linha frontal do couro cabeludo, próximos à testa. Em tradução literal, baby hair significa “cabelo de bebê”. Esses fios são conhecidos por sua delicadeza e podem ser estilizados de diferentes maneiras para criar um visual único. 

Geralmente, eles são mais leves e menos densos do que o restante do cabelo, e podem ser naturalmente mais visíveis em algumas pessoas, enquanto em outras podem ser mais sutis. Por serem difíceis de controlar e incorporar ao resto das madeixas, o baby hair passou a ser modelado de formas diversas, principalmente nos cacheados e crespos.

Vale ainda destacar que, além de ser usado para moldar penteados e criar formas que emolduram o rosto, o baby hair também tem a função de proteger a pele de irritações e de absorver o suor.

Qual é a história do baby hair?

O baby hair tem uma longa história cultural, especialmente entre as comunidades negras. Na década de 1920, as mulheres africanas e afro-americanas muitas vezes eram obrigadas a alisar seus cabelos para se adequarem aos padrões de beleza impostos pela sociedade dominante. 

No entanto, a presença do baby hair era um problema na hora de adotar os penteados da moda, em especial para quem tinha cabelos ondulados, cacheados e crespos. Por isso, a comunidade negra e latina passou a modelar esses fios, moldando-os em pequenas ondas na testa, o que viria a se tornar uma moda na época em quem possuía curvaturas acentuadas.

Uma das primeiras pessoas a adotar o baby hair modelado — inclusive chegando a criar o seu próprio produto para estilizar os fios — foi a atriz e dançarina franco-americana, Josephine Baker, que, além de uma artista famosíssima, também era ativista pelos direitos civis, e participava diretamente dos esforços para proteger judeus e outras minorias perseguidas pelo regime nazista na França. Josephine também é creditada como uma das referências reais para a criação da personagem do desenho animado Betty Boop em 1930, que futuramente ajudaria a popularizar o baby hair entre a comunidade negra dos Estados Unidos, associando o penteado com uma aparência mais elegante, feminina e sensual.

No final da década de 1980, o baby hair voltou a brilhar em cantoras e artistas negras da cena do hip hop, atualizando o visual, agora para destacar o empoderamento crespo e cacheado, figurando também em penteados afro, como em box braids e dreads. Desde então, evoluiu para ser uma importante característica da estética capilar das curvaturas onduladas, cacheadas e crespas.

Por ser uma forte característica, criada e popularizada pela comunidade negra dos Estados Unidos, muita gente pode acreditar que o uso do baby hair por pessoas brancas possa configurar algum tipo de apropriação cultural.

No entanto, além de respeitar o contexto histórico e social do surgimento do penteado, é preciso entender também que, no Brasil, por conta da miscigenação, a curvatura cacheada e crespa não pertence apenas às pessoas pretas, apesar de serem predominantes nessa parcela da população. Também, aqui no país, a estilização dos fios de cabelo da testa nasceu muito mais de uma preocupação estética, ao contrário de suas origens norte-americanas.

Como fazer baby hair?

Que tal dar um toque ainda mais especial aos penteados com baby hair? Basta arrumar os cabelos como de costume, sem precisar se preocupar com esconder os fios rebeldes da testa. Confira como modelar os fios neste tutorial:

Você vai precisar de:

Passo 1) Aplique uma quantidade pequena de produto na extensão da escovinha, ou se preferir, diretamente nos fios do baby hair;

Passo 2) Com a escovinha, penteie os fios delicadamente, usando o cabo ou os dedos para moldar os fios no formato desejado;

Passo 3) Você pode apenas pentear os fios para deixá-los alinhados, ou criar formas, como ondinhas fofas ou outros desenhos. Deixe a criatividade fluir!

Como fixar o baby hair?

Para fixar o baby hair, você pode usar uma escova de cerdas macias ou um pente de dentes finos. Molhe a escova ou o pente com água ou um pouco de gel para cabelo e penteie delicadamente os fios para frente, na direção desejada. Em seguida, aplique um pouco de gel ou pomada para fixar o baby hair no lugar.

Como a área onde os fios do baby hair estão costuma suar – a testa – é importantíssimo investir em um finalizador com uma ação fixadora poderosa. Aqui, vale gel, pomada ou gelatina, ou até mesmo, aquele creme de pentear ou ativador de cachos com alto poder de definição e fixação. 

Escova para baby hair

A escova para baby hair é essencial para conseguir adquirir o efeito desejado na hora de modelar os fios. A Salon Line tem a escovinha própria para isso e você encontra no site!

Pomada para baby hair

A pomada é um produto popular para estilizar o baby hair, pois oferece uma fixação duradoura sem deixar o cabelo com aspecto pesado ou pegajoso. Aplique uma pequena quantidade de pomada nas pontas dos dedos e modele os fios de acordo com o estilo desejado. Nossa dica aqui é a maravilhosa Modeladora #todecacho Antifrizz.

Gel para baby hair

O gel é outro produto comum usado para estilizar o baby hair. Ele oferece uma fixação mais forte e pode ser aplicado com os dedos ou com a ajuda de um pente. Certifique-se de usar um gel que não deixa resíduos brancos no cabelo. Aqui destacamos: Gel Líquido #todecacho Day After e o Gel Controle de Frizz S.O.S Cachos Óleo de Manga.

Gelatina para baby hair

A gelatina capilar é uma opção mais natural para estilizar o baby hair. Ela oferece fixação suave e flexível, além de proporcionar hidratação aos fios. Aplique uma pequena quantidade de gelatina nas pontas dos dedos e modele os fios de acordo com o estilo desejado. Essas são as nossas queridinhas: Gelatina #todecacho Hidratante Cremosa e a Gelatina Ativadora de Cachos Nutrição S.O.S Cachos Super Óleos.

Como fazer o baby hair crescer?

Se você deseja que seu baby hair cresça mais, é importante cuidar bem do seu cabelo. Isso inclui manter uma rotina de cuidados capilares, como lavar e condicionar regularmente, evitar o uso excessivo de ferramentas de calor e proteger os fios dos danos causados pelo sol. Além disso, certifique-se de manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes para promover o crescimento saudável do cabelo.

Penteados com baby hair para se inspirar!

Existem várias maneiras de estilizar o baby hair e incorporá-lo a penteados elegantes e criativos. Confira algumas inspirações:

Coque despojado com baby hair

Para dar vida a esse penteado, comece separando uma pequena porção de cabelo na frente para criar os baby hair. Em seguida, puxe o restante do cabelo em um coque alto ou baixo (como preferir), deixando alguns cachos soltos ao redor do rosto para um visual mais despojado. Modele os baby hair usando gel ou creme para definir e moldar delicadamente ao longo da linha do cabelo, e voilà.

Trança lateral com baby hair

Para fazer esse charmoso penteado, separe uma parte do cabelo na frente para os baby hair e defina-os com gel ou creme. Em seguida, faça uma trança lateral no restante do cabelo, começando da parte superior da cabeça e descendo até o ombro. Deixe alguns cachos soltos na parte de trás para adicionar textura e volume.

Rabo de cavalo alto com baby hair

Esse é um clássico, que fica ainda melhor com o baby hair. Comece criando os baby hair na linha do cabelo frontal. Em seguida, com uma escova, puxe todo o cabelo para cima e prenda em um rabo de cavalo alto. Para um toque extra de estilo, você pode enrolar pequenas seções do rabo de cavalo em cachos definidos ou deixá-lo natural.

Coque abacaxi com baby hair

Se você quer mais estilo para seu coque abacaxi, aqui está o segredo. Primeiro, puxe todo o cabelo para cima em um coque abacaxi, deixando os cachos soltos e volumosos no topo da cabeça. Você pode ajustar o volume e a forma do coque conforme preferir e ainda adicionar um torcidinho. Por fim, defina os baby hair na frente usando gel ou gelatina para cabelo. 

O baby hair é um elemento único do cabelo que pode ser estilizado de várias maneiras, proporcionando um toque especial e personalizado ao visual. Com os produtinhos certos, é possível criar estilos elegantes e criativos com o baby hair. Bora caprichar na finalização dos penteados, hein?!

1.8/5 - (5 votes)
#todecacho


Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas