O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.
Cronograma Capilar Salon Line
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.
O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com os fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período de quatro semanas, é possível suprir as necessidades do cabelo e restaurar completamente a saúde capilar. Aqui você encontrará dicas de cronograma capilar para cabelos cacheados, crespos, ondulados e em transição.
Monte o seu cronograma capilar conforme as necessidades do seu cabelo: ressecamento, falta de movimento e textura áspera ao toque precisam de hidratações rotineiras - investir nessa etapa do cronograma capilar pode restaurar a elasticidade e o movimento dos fios, deixando-os mais suaves, macios e maleáveis ao toque. Cabelos fracos, com queda, que tendem a embaraçar facilmente, com frizz excessivo e falta de brilho podem se beneficiar da nutrição semanal. Aqui, entram em cena produtos ricos em nutrientes e óleos vegetais - eles ajudam a fortalecer os fios, reduzindo a quebra e promovendo crescimento saudável. No caso de fios quimicamente tratados e danificados/quebradiços, a reconstrução entra com mais frequência durante o cronograma. Esse tratamento restaura a integridade da fibra capilar, reparando os danos causados por processos químicos ou agressões externas.
O que é hidratação capilar?
Sempre que pensamos em cuidar dos cabelos, a hidratação é a opção mais óbvia. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias. Dessa forma, manter um cronograma de hidratação vai manter os fios longe do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis.
O que é bom para hidratar o cabelo?
O que é nutrição capilar?
Cabelos cacheados e crespos costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, pois sua curvatura impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas. Assim, entre os tratamentos mais indicados para eliminar o ressecamento está a nutrição capilar.
O cronograma de nutrição é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Mas o que são lipídios? Basicamente, são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é conferir uma camada protetora aos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas. Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem hidratados, protegidos, mais bonitos e saudáveis.
Como fazer nutrição no cabelo?
O que é bom para nutrir o cabelo?
A umectação capilar nada mais é do que um banho de óleo nos cabelos. É um tratamento à base de óleo vegetal capaz de nutrir os cabelos, repor a oleosidade necessária e recuperar os fios danificados por químicas e demais fatores. A umectação é uma etapa da nutrição. Este tratamento é ideal para todos os tipos de fio, especialmente cabelos crespos e crespíssimos, cacheados e em transição.
O que é reconstrução capilar?
Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos por conta, principalmente, das ações químicas como coloração e alisamentos, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é o cronograma de reconstrução. O tratamento age na reposição de proteína aos fios, especialmente a queratina.
Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita semanalmente, caso os fios estejam extremamente danificados, do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.
A queratina é uma proteína produzida pelo corpo humano - e representa cerca de 90% da constituição do fio. Ela é a responsável por garantir força, elasticidade e resistência à fibra capilar, já que é riquíssima em aminoácidos e proteínas.
O que usar para restaurar os cabelos danificados?
Para promover o crescimento capilar, é necessário investir em um cronograma focado em nutrição para estimular a circulação sanguínea.
A ordem do cronograma capilar é a seguinte: hidratação, nutrição e reconstrução. O que varia é a quantidade de tratamentos feitos, a depender das necessidades do cabelo.
É necessário observar o estado dos fios para determinar qual etapa do cronograma capilar precisa ser feita. Em geral, fios ressecados precisam de hidratação, enquanto cabelos fracos e sem vida podem se beneficiar da nutrição. Já os cabelos quimicamente tratados, fragilizados e com quebra excessiva precisam caprichar na reconstrução capilar.
Sim, pois o comprimento dos fios cacheados e crespos possuem maior tendência ao ressecamento. Dessa forma, intercale corretamente as etapas do cronograma e lave a raiz dos cabelos com um shampoo detox, específico para controlar a oleosidade excessiva dessa região.
Embora as etapas de nutrição e umectação tenham como único objetivo nutrir os cabelos, são dois tratamentos diferentes. A nutrição pode ser feita com máscara nutritiva ou óleo, e a umectação pode ser realizada com óleos vegetais ou minerais.
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados completa, desenvolvida com base nas necessidades que os cabelos apresentam. Dessa forma, não há para onde correr, se fios precisam de água é necessário fazer hidratação, se estão opacos e precisam de lipídios, é preciso fazer nutrição, e se estão quebradiços é de uma boa reconstrução que eles precisam.
De maneira geral, o ciclo do cronograma capilar é fechado dentro de 4 semanas. Os efeitos podem ser sentidos a partir do fechamento do primeiro ciclo de cuidados intercalados, sendo os resultados intensificados com a contínua sequência do tratamento.