Secure Adnxs

Aprenda como fazer um cronograma capilar para cabelo crespo

por Carolina Glogovchan

O cronograma capilar é um dos assuntos mais comentados e importantes no universo capilar. Isso porque, ele é um verdadeiro aliado para a recuperação e manutenção da saúde dos fios. Mas quem tem cabelo crespo pode seguir essa técnica? A resposta é: com certeza! Qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar da rotina de tratamentos […]

Aprenda como fazer um cronograma capilar para cabelo crespo

O cronograma capilar é um dos assuntos mais comentados e importantes no universo capilar. Isso porque, ele é um verdadeiro aliado para a recuperação e manutenção da saúde dos fios. Mas quem tem cabelo crespo pode seguir essa técnica? A resposta é: com certeza! Qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar da rotina de tratamentos […]

O cronograma capilar é um dos assuntos mais comentados e importantes no universo capilar. Isso porque, ele é um verdadeiro aliado para a recuperação e manutenção da saúde dos fios. Mas quem tem cabelo crespo pode seguir essa técnica? A resposta é: com certeza!

Qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar da rotina de tratamentos e as crespas podem SUPER aderir a esse hábito para que os fios fiquem ainda mais bonitos. Se você não sabe como, chegou o seu momento! Confira tudo o que você precisa para fazer um cronograma capilar para cabelos crespos.

O que é o cronograma capilar para cabelo crespo?

O cronograma capilar é uma rotina estruturada de cuidados para o cabelo que consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa atende a uma necessidade específica dos fios. Para cabelos crespos, que naturalmente tendem a ser mais secos e frágeis devido à sua estrutura espiralada, o cronograma capilar é especialmente benéfico, pois ajuda a restaurar e manter a saúde dos fios.

É importante destacar que cada cabelo é único. Portanto, entender o seu fio e adaptar o cronograma de acordo com as necessidades é essencial. Além disso, visitar um profissional especializado em cabelos crespos pode oferecer insights valiosos para aperfeiçoar o cronograma e garantir resultados mais eficazes.

Etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar refere-se a uma rotina de cuidados com o cabelo que combina três tratamentos que, juntos, devolvem os nutrientes perdidos ao longo do tempo, mantêm o cabelo saudável e previnem danos futuros.

As três etapas – hidratação, nutrição e reconstrução – devem ser distribuídas em um calendário, em dias intercalados, de acordo com as necessidades do cabelo. Por isso, entenda a importância de cada uma delas para os fios:

Hidratação

A hidratação cuida da reposição hídrica dos cabelos, afinal, os cabelos também perdem água no decorrer dos dias. Sem dúvidas, essa é uma das etapas mais importantes do cronograma, pois ela devolve água, nutrientes e vitaminas, deixando os cabelos mais macios, livres de ressecamento e sem frizz.

Nutrição capilar

A nutrição age na reposição lipídica dos fios. Isso mesmo, a nutrição capilar repõe gorduras nos fios. Como os cabelos crespos têm uma característica mais ressecada por sua curvatura fechadinha, a nutrição é a melhor pedida para esse tipo de curbatura. Isso porque, com a reposição de lipídios, os fios ganham resistência e brilho.

Reconstrução capilar

Já a reconstrução faz a reposição proteica dos cabelos, ou seja, é por meio dessa etapa que os fios ganham proteínas e aminoácidos, que os deixam mais fortes e livres de quebras. O ativo principal da reconstrução é a queratina e, por isso, essa é a etapa mais potente do cronograma, indicada a cada 15 dias.

Umectação

Certo, mas e a umectação? Embora não seja integrante oficial do cronograma capilar, a umectação é uma técnica que, assim como a nutrição, usa óleos vegetais para nutrir, hidratar e restaurar os cabelos. A umectação é especialmente benéfica para cabelos ressecados e danificados, e pode ser intercalada com a etapa de nutrição. O resultado da umectação são cabelos mais macios, brilhantes e saudáveis.

Quais são as principais necessidades dos cabelos crespos?

Cada um dos tipos de cabelo crespo apresenta demandas próprias. Mas, de forma geral, os crespos apresentam mais ressecamento, uma vez que as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural percorra todo seu comprimento e chegue até as pontas.

Como consequência, é comum no cabelo crespo haver formação de pontas duplas e a presença de fios secos, especialmente da metade do comprimento para baixo. Além disso, com a falta de oleosidade natural e umidade, as madeixas tendem a ficar opacas e sem vida.

Outra questão enfrentada por quem tem cabelos crespos é a formação de nós. Por estarem ressecados, os fios ficam mais enrolados uns aos outros e podem quebrar. Como resultado aparece o frizz e os fios ficam difíceis de serem definidos.

Por fim, os crespos podem apresentar volume irregular, afinal, quem nunca sofreu com os cabelos “amassados” na região da raiz e armado no comprimento? A boa notícia é que, ao adotar um cronograma capilar para cabelos crespos, é possível combater de uma só vez todas essas questões e estabilizar a saúde dos fios para desfilar madeixas saudáveis, bonitas, com brilho, movimento e volume.

Como fazer um cronograma capilar para cabelos crespos perfeito?

O cronograma capilar é uma estratégia essencial para manter os cabelos crespos saudáveis e revitalizados. Portanto, inicie com um diagnóstico do estado atual dos seus fios: se estão secos, quebradiços ou elásticos.

Em seguida, organize-se em três etapas principais: hidratação, para repor a umidade usando ingredientes como aloe vera ou glicerina; nutrição, que reintroduz lipídios com óleos como o de coco ou abacate; e reconstrução, destinada a restaurar a estrutura do fio com componentes como queratina ou aminoácidos. Um cronograma básico sugere intercalar essas etapas semanalmente, focando mais naquelas que seu cabelo mais necessita, como esse exemplo sugerido:

  • Semana 1: hidratação – nutrição – reconstrução
  • Semana 2: nutrição – hidratação – umectação
  • Semana 3: hidratação – nutrição – reconstrução
  • Semana 4: umectação – hidratação – nutrição

Além de seguir esse calendário, é fundamental escolher produtos de qualidade, respeitar o tempo de ação das máscaras e evitar excessos, principalmente na fase de reconstrução. Ao final de um mês, observe as mudanças em seus fios e ajuste o cronograma conforme necessário, garantindo que seus cachos estejam sempre hidratados, nutridos e fortalecidos.

Qual o seu tipo de crespo?

Antes mesmo de fazer um cronograma capilar para cabelo crespo, a primeira coisa que você precisa saber é que cabelo crespo não é tudo igual. Os cabelos crespos se dividem entre 4A, 4B e 4C e cada uma dessas classificações têm características próprias:

4A – tem cachos mais finos em forma de mola e estrutura mais aberta;

4B – cachos menores e estreitos;

4C – fios com pouca definição e formato ziguezague.

Quais produtos usar?

Com as características dos fios bem identificadas, é hora de escolher os produtos ideias para fazer seu cronograma. Para uma rotina de cuidados de sucesso você precisa usar produtos para cabelos crespos que tenham ativos que supram as necessidades das madeixas e para cada uma das etapas. Confira uma lista de produtos indispensáveis:

Shampoo e condicionador

Aliados no cuidado diário com os cabelos, o shampoo e o condicionador podem fazer verdadeiros milagres quando usados da forma correta e para o seu tipo de curvatura. Entre as nossas sugestões estão os incríveis: Shampoo S.O.S Cachos Ácido Hialurônico, indicado para cabelos desidratados e opacos; e o Shampoo S.O.S Cachos Coco Tratamento Profundo, perfeito para fios fragilizados e opacos.

Máscara de hidratação

Responsável por hidratar a fibra capilar como um todo, a máscara de hidratação para cabelo crespo é um dos produtos que não pode faltar. Nossas indicações são a Máscara de Hidratação S.O.S Cachos 10 em 1 Multibenefícios, indicada para cabelos quebradiços, fragilizados e ressecados; e a Máscara de Tratamento Manteiga Extranutritiva S.O.S Cachos Mel e Óleo de Argan, que age no tratamento profundo da porosidade, ação antifrizz e efeito reparador da raiz às pontas.

Máscara de nutrição

Por conter vitaminas essenciais, a máscara de nutrição ajuda não apenas a nutrir, mas também é uma forte aliada para fazer o cronograma capilar para crescimento dos cabelos crespos. Aposte em produtos enriquecidos com óleos para transformar os fios e dar a eles a nutrição que merecem, como a Máscara S.O.S Cachos Super Óleos.

Máscara de reconstrução

A máscara de reconstrução é ideal para recuperar a fibra capilar, especialmente após procedimentos químicos no salão, como tintura e descoloração. Além disso, ela não pode ficar de fora ao fazer o cronograma capilar para cabelos crespos em transição.

É fácil entender o porquê: depois de tanto fazer alisamento, usar a prancha ou relaxar os fios, é comum que fiquem porosos e danificados por conta das agressões. Nesses casos, prefira as máscaras de reconstrução enriquecidas com queratina e colágeno, como a Máscara de Reconstrução S.O.S Cachos Recarga de Queratina.

Creme para pentear

O creme para pentear facilita o desembaraço dos fios e ainda finaliza os cuidados pós-lavagem, especialmente nos dias em que você não fizer hidratação. Além disso, ele reduz o frizz já na primeira aplicação, potencializa o brilho e ajuda a definir os cachos. Que tal apostar no Creme Para Pentear S.O.S Cachos Azeite de Oliva ou no Creme Para Pentear S.O.S Cachos Óleo de Amêndoas para finalizar e tratar os fios?

Por quanto tempo fazer o cronograma capilar para cabelos crespos?

A duração do cronograma capilar para cabelo crespo depende das necessidades dos fios e dos danos existentes. Em geral, um cronograma intensivo tem a duração de um mês fechado, ou seja, 4 semanas.

Após esse mês, é aconselhável reavaliar a condição do cabelo. Se os fios estiverem saudáveis e revitalizados, pode-se adotar um cronograma de manutenção, que é mais espaçado, a cada duas semanas. No entanto, se os cabelos ainda apresentarem danos, a dica é repetir o cronograma intensivo ou ajustar as etapas conforme a necessidade.

FAQ

O que é um cronograma capilar para cabelo crespo?

Um cronograma capilar é uma rotina de cuidados que inclui etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. A umectação capilar também pode ser adotada, intercalando com a etapa de nutrição.

Por que é importante fazer um cronograma capilar para cabelo crespo?

Um cronograma capilar ajuda a manter a saúde dos fios, evitando ressecamento, quebra e danos causados por fatores externos, como vento, chuva, poluição, incidência de raios solares e outros.

Posso utilizar produtos caseiros no meu cronograma capilar para cabelo crespo?

Sim, além dos produtinhos S.O.S Cachos indicados, também dá pra criar misturinhas incríveis usando ingredientes naturais como óleos vegetais, mel e banana em suas receitas caseiras para o cuidado dos fios.

Posso lavar o cabelo todos os dias durante o cronograma capilar?

Não é recomendado lavar o cabelo crespo todos os dias durante o cronograma capilar, pois isso pode ressecar os fios. O ideal é espaçar as lavagens e utilizar produtos adequados para limpeza suave durante o tratamento.

Qual a importância da hidratação no cronograma capilar para cabelo crespo?

A hidratação ajuda a repor a umidade natural dos fios, deixando-os mais macios, brilhantes e saudáveis.

Quais são os benefícios da nutrição no cronograma capilar para cabelo crespo?

A nutrição auxilia na reposição de nutrientes essenciais nos fios, proporcionando maior força, resistência e diminuindo o frizz.

O que é reconstrução no contexto do cronograma capilar para cabelo crespo?

A reconstrução é uma etapa em que se utiliza produtos com ingredientes como queratina ou aminoácidos para fortalecer e reparar danos estruturais nos fios do cabelo.

Gostou de conhecer mais sobre os benefícios do cronograma capilar para cabelo crespo? Agora é só colocar nossas dicas em prática para conquistar cabelos muito mais saudáveis e bonitos!

cropped CARD 1 CAPA 1 - Aprenda como fazer um cronograma capilar para cabelo crespo
S.O.S Bomba Ultra-Hidratação: o kit para cabelos cacheados profissional que você precisa!
Por João Vitor da Silva
cropped CARD 1 CAPA 2024 06 12T141220.988 - Aprenda como fazer um cronograma capilar para cabelo crespo
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 06 12T140201.990 - Aprenda como fazer um cronograma capilar para cabelo crespo
Como usar a Gelatina Capilar Salon Line?
Por Rafaela Oliveira
cropped Captura de tela 2024 06 11 154832 - Aprenda como fazer um cronograma capilar para cabelo crespo
Penteado fácil para o Dia dos Namorados
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 06 04T153841.681 - Aprenda como fazer um cronograma capilar para cabelo crespo
Penteados para o estilo baddie
Por Rafaela Oliveira
4/5 - (1 vote)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
S.O.S Bomba Ultra-Hidratação: o kit para cabelos cacheados profissional que você precisa! Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie
Pular para o conteúdo