Secure Adnxs

Quais óleos usar na umectação noturna e seus benefícios

por Carolina Glogovchan

Quem tem a rotina agitada, sabe da importância dos tratamentos noturnos, afinal, eles podem ser feitos enquanto você dorme – e isso ajuda, e muito, a ganhar tempo sem abrir mão dos cuidados capilares. E é aí que entra em cena a umectação noturna. A possibilidade de tratar o cabelo durante o sono é um […]

Quais óleos usar na umectação noturna e seus benefícios

Quem tem a rotina agitada, sabe da importância dos tratamentos noturnos, afinal, eles podem ser feitos enquanto você dorme – e isso ajuda, e muito, a ganhar tempo sem abrir mão dos cuidados capilares. E é aí que entra em cena a umectação noturna. A possibilidade de tratar o cabelo durante o sono é um […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição
umectacao noturna 630x420 - Quais óleos usar na umectação noturna e seus benefícios

Quem tem a rotina agitada, sabe da importância dos tratamentos noturnos, afinal, eles podem ser feitos enquanto você dorme – e isso ajuda, e muito, a ganhar tempo sem abrir mão dos cuidados capilares.

E é aí que entra em cena a umectação noturna. A possibilidade de tratar o cabelo durante o sono é um dos fatores que fazem essa técnica ser a queridinha de muitas pessoas, principalmente crespas e cacheadas. Mas, você sabe realmente como fazer o procedimento da forma correta? Quais óleos utilizar e com qual frequência deve fazer? Vamos contar tudo pra você!

O que é umectação noturna?

umectacao noturna 3 630x420 - Quais óleos usar na umectação noturna e seus benefícios

A umectação noturna é um procedimento voltado para o cuidado dos cabelos, especialmente das curvaturas que sofrem com o ressecamento, como cacheados e crespos. Essa é uma característica que ocorre devido ao formato espiralado dos fios, em que a oleosidade da raiz não chega (ou chega em pouca quantidade) às pontas.

O resultado são madeixas mais ressecadas, que embaraçam com facilidade, cachos pouco definidos, frizz e aparência opaca ou sem vida. A umectação capilar noturna, por sua vez, vem para reparar esses problemas, devolvendo ao fio a umidade perdida no dia-a-dia.

Com os níveis de umidade balanceados, os cabelos ficam muito mais brilhantes e fáceis de pentear. Além disso, por conta da hidratação profunda que o tratamento traz, os cachos se definem e as pontas acompanham o formato natural dos cabelos, formando anéis.

Quer conhecer mais benefícios da umectação noturna? O procedimento em si é muito simples de ser feito, não requer muitos produtos nem técnicas complicadas. Sem contar que não precisa de ferramentas de calor e você faz enquanto dorme!

Como fazer umectação noturna: passo a passo

umectacao noturna 4 630x420 - Quais óleos usar na umectação noturna e seus benefícios

Para fazer a umectação noturna você vai precisar apenas do óleo de umectação – o óleo de Umectação de Babosa da linha #todecacho Salon Line é uma ótima pedida. Lembre-se de fazer antes de dormir e com os cabelos completamente secos (pode ser com eles sujos mesmo), assim:

  1. Divida o cabelo em três partes – laterais e parte de trás – e prenda. Prefira os lacinhos de tecido que não quebram os fios;
  2. Pegue uma das partes e separe em duas menores. Aplique uma boa quantidade do óleo de umectação de cima para baixo, puxando bem até as pontas para que os fios fiquem bem enluvados com o produto. Não aplique na raiz, ok?!
  3. Agora repita o procedimento nas outras mechas e faça um coque alto. Finalize colocando uma touca de cetim. Além de impedir que o travesseiro fique manchado, ela ainda evita o atrito dos fios com a fronha, diminuindo o frizz;
  4. Pela manhã lave os cabelos com shampoo, massageando o couro cabeludo em movimentos circulares e, em seguida, passe o condicionador. Prontinho!

Mais dicas para umectação noturna

Você também pode fazer a umectação noturna de outra maneira, com alguns detalhes diferentes:

  1. Aplique um óleo vegetal por toda a extensão do cabelo antes de dormir – ele precisa estar completamente seco, ok? Uma sugestão é aplicar o produto e, em seguida, enrolar um plástico filme na cabeça para não sujar o travesseiro. Feito isso, no dia seguinte, é só lavar o cabelo normalmente com shampoo para retirar o excesso de óleo.
  2. Utilize um óleo 100% vegetal para fazer essa técnica. Entre as sugestões #todecacho estão: Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro, Óleo de Umectação #todecacho Coco Puríssimo e o Óleo de Umectação Babosa #todecacho. Eles são excelentes opções para o tratamento noturno!
  3. Se o seu cabelo estiver precisando de um tratamento nutritivo mais poderoso, pode repetir esse procedimento a cada 10 dias aproximadamente. Caso necessite de uma nutrição mais leve, 1 ou 2 vezes ao mês já será o suficiente.

Quais óleos usar na umectação e seus benefícios?

Os melhores óleos para umectação noturna são os orgânicos, pois não são agressivos aos fios e não reagem com outras químicas presentes neles, como colorações. Óleos sintéticos à base de petróleo, por exemplo, podem causar alergias e irritações.

Se você não sabe quais óleos para umectação utilizar, selecionamos algumas opções que farão maravilhas pelos seus cachos e crespos e não irão mais faltar na sua necessaire:

Óleo de coco

Um clássico no cuidado capilar, a umectação noturna com óleo de coco nutre profundamente e regenera a umidade desde a fibra capilar. O Óleo de Umectação Coco Puríssimo #todecacho ainda conta com tecnologia Profix, que fortalece as madeixas e combate o frizz;

Óleo de rícino

Ideal para todas as curvaturas, a umectação noturna óleo de rícino é indicada para quem deseja não apenas umectar os fios, mas também acelerar seu crescimento. O Óleo de Umectação Rícino Puríssimo #todecacho é super concentrado para que seus cabelos cresçam mais e com saúde;

Óleo de babosa

A babosa é famosa por seus poderes de nutrir e hidratar os cabelos. O Óleo de Umectação Babosa #todecacho tem apresentação em gel e por isso espalha com muito mais facilidade nas madeixas. Ele é indicado para cabelos ondulados e cacheados, principalmente para umectação noturna;

Óleo de rosa mosqueta

Por ter textura mais fina, não é indicado para fazer umectação capilar, porém é um excelente aliado no tratamento do couro cabeludo e na nutrição dos fios. Você pode potencializar sua umectação noturna para crescimento dos cabelos adicionando algumas gotas desse óleo;

Óleo de argan

Por ser rico em vitamina E, o óleo de argan fortalece a fibra capilar e deixa o fio menos frágil. Se você sofre com a queda de cabelo a umectação com esse óleo é a mais indicada. Além disso, ele ainda reduz o frizz;

Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia não é o mais indicado para umectar os fios no cotidiano, porém, é o melhor em situações em que o cabelo sofre agressões extremas, como em dias de praia e piscina. Além de lubrificar as madeixas, ele forma uma película de proteção ao redor delas.

Posso fazer um mix de óleo para umectação noturna?

umectacao noturna 2 630x420 - Quais óleos usar na umectação noturna e seus benefícios

Pode sim, porém não exagere. Misturar uma grande quantidade de óleos e aplicá-los em grandes porções no cabelo pode deixá-los oleosos e com um cheiro estranho por conta da mistura de essências.

Por isso, na hora de misturar pense nos benefícios que você procura. Por exemplo, se seus cabelos não estão super desidratados, mas com muito frizz, experimente misturar o óleo de coco com algumas gotas do de argan. O óleo de coco será a base e o de argan vai enriquecê-lo.

Já em madeixas ressecadas e quimicamente agredidas uma boa opção é fazer a umectação com óleo de babosa e misturar a ele uma colher de sopa de óleo de macadâmia para potencializar a hidratação.

Você ainda pode apostar em técnicas e produtos para turbinar a umectação. Um deles é a touca de cetim, que reduz o atrito dos fios com o tecido e ainda “abafa” o óleo para que penetre mais fundo nos cabelos. A touca ainda é mais confortável que o filme plástico e pode ser lavada e reutilizada sempre que você quiser umectar os fios novamente.

Uma técnica maravilhosa para turbinar a umectação é aquecer um pouco o óleo antes de aplicá-lo nos cabelos. Para isso, coloque o óleo num potinho plástico e aqueça no microondas de 5 em 5 segundos até que ele fique morno. Aí é só aplicar nos fios.

Quantas vezes na semana pode fazer umectação noturna?

Uma vez a cada 15 dias já é suficiente. Em cabelos severamente danificados e ressecados, a umectação noturna pode ser realizada a cada 10 dias. Evite fazer o procedimento com frequência, pois em excesso os fios podem ficar pesados e até oleosos.

Outra dúvida constante é o que fazer depois da umectação noturna. A regra é simples: lavar bem os cabelos. Aplique seu shampoo favorito diretamente no couro cabeludo e faça movimentos suaves e circulares para formar espuma.

Em seguida, vá descendo até a ponta dos cabelos massageando os fios para remover todo o óleo. Por fim, enxágue o shampoo e aplique o condicionador de sua preferência. Na hora de secar, evite esfregar a toalha na cabeça. Prefira espremer os fios apenas para tirar o excesso de água.

Como a toalha causa muito atrito, uma opção é usar uma camiseta velha de algodão. Para finalizar, aplique um pouco de creme de pentear e penteie os fios soltando-os da raiz com um pente garfo. Se quiser mais definição, utilize uma gelatina ou geleia capilar, como Geleia Vinagre de Maçã #todecacho.

Agora que você sabe o que é, como fazer e como tirar umectação noturna, aproveite as vantagens que ela trará para suas madeixas! Por fim, é fundamental que você teste as opções de óleos vegetais para descobrir com qual identifica mais e, claro, garantir o resultado desejado.

E aí, bora fazer umectação noturna nesses fios?

4.3/5 - (12 votes)