Secure Adnxs

Tudo o que você precisa saber sobre óleo para cabelo cacheado

por Carolina Glogovchan

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, sabe que o óleo vegetal é fundamental para manter a saúde e beleza das madeixas em dia, certo? Aplicar óleo para cabelo cacheado é a receita ideal para deixar os fios livres de ressecamento, uma vez que seu formato em espiral dificulta a passagem do óleo natural do […]

Tudo o que você precisa saber sobre óleo para cabelo cacheado

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, sabe que o óleo vegetal é fundamental para manter a saúde e beleza das madeixas em dia, certo? Aplicar óleo para cabelo cacheado é a receita ideal para deixar os fios livres de ressecamento, uma vez que seu formato em espiral dificulta a passagem do óleo natural do […]

Cuidados

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, sabe que o óleo vegetal é fundamental para manter a saúde e beleza das madeixas em dia, certo? Aplicar óleo para cabelo cacheado é a receita ideal para deixar os fios livres de ressecamento, uma vez que seu formato em espiral dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo até as pontas. Mas com tantas opções de óleo, como fazer a escolha do melhor óleo para cabelo? Confira nossas dicas para identificar os óleos certos para seus fios. 

Por que usar óleo no cabelo?

Os óleos são os melhores amigos dos cabelos com curvatura. Mas, por quê? Confira os principais benefícios do óleo para cabelo cacheado, ondulado e crespo: 

  • Os óleos capilares são versáteis: eles podem ser encontrados em diferentes versões, com e sem perfume e ainda utilizados para funções específicas;
  • Os óleos finalizadores para cabelos são aqueles voltados para corrigir pontas duplas, frizz e ainda para dar um melhor acabamento em penteados;
  • O óleo de coco é ideal para nutrir os fios e pode ser usado diretamente nos fios (em pouca quantidade) ou ainda para turbinar cremes e máscaras; 
  • Os óleos ainda podem ser aplicados em diferentes momentos da sua rotina: antes de dormir para fazer uma umectação, depois do secador, para hidratar os cachos, e até antes de sair de casa, para dar aquela finalizada no penteado; 

Todo óleo para cabelo cacheado é bom?

Você sabia que nem todos os óleos agem da mesma forma nos fios? Os óleos vegetais são obtidos através de plantas e sementes, são biodegradáveis e com aromas naturais. São mais leves e fixam-se melhor nos fios, além de nutrir mais a fibra capilar. Já os óleos minerais são incolores, sem cheiro e derivados do petróleo, por isso, são mais pesados e fixam nos fios o dia todo, mas possuem menos vitaminas e reparam os fios apenas de forma superficial.

Não por acaso, os óleos para cabelos cacheados vegetais são os mais indicados para nutrir e umectar os cachos e crespos no longo prazo e para integrar as rotinas de cuidado capilar. Já o óleo mineral é indicado para solucionar problemas pontuais, como frizz e pontas duplas, este é o caso do óleo reparador de pontas para cabelos cacheados. 

Qual o melhor óleo para cabelos cacheados?

O melhor óleo para cabelos cacheados vai depender das necessidades específicas dos seus fios, mas alguns óleos se destacam pela sua eficácia em hidratar, nutrir e definir os cachos. Confira as melhores opções de óleos vegetais para tratar os seus fios:

Óleo de coco

O óleo de coco é o primeiro da lista, pois é um dos queridinhos não só entre as cacheadas, mas entre todas as mulheres que usam óleos vegetais para tratar as madeixas. Isso porque, o óleo de coco é o que chamamos de componente multifuncional, pois tem diversos usos e benefícios, como: hidratação, nutrição, sedosidade, movimento, combate ao frizz e pontas duplas, proteção do fio como pré-shampoo, prevenção de danos, retenção de umidade, antioxidante, condicionante, e outros.

Óleo de manga

O óleo de manga é um poderoso revitalizante da fibra capilar, devido à presença de fósforo, ferro e cálcio em sua composição. Esse óleo é altamente indicado para os cabelos cacheados e crespos que são mais finos e frágeis, pois é responsável por deixar as madeixas mais encorpadas e fortalecidas. Além disso, também hidrata e auxilia na definição dos fios.

Óleo de abacate

O óleo de abacate no cabelo cacheado combate o frizz, e conta com componentes importantes, como aminoácidos, ferro, magnésio e outros, que tratam os fios rebeldes. Além disso, esse eficaz óleo vegetal equilibra a nutrição e hidratação dentro da fibra capilar.

Óleo de jojoba

Quem acha que pessoas com cabelos oleosos não podem nem chegar perto dos óleos vegetais ainda não conhece o poder do óleo de jojoba. Isso porque ele é um aliado muito eficaz contra o excesso de oleosidade no cabelo. Sua textura espessa promove uma limpeza profunda no couro cabeludo e no comprimento do fio. Também possui ação antisséptica que combate a oleosidade, portanto, se você sofre com esse probleminha pode apostar nesse óleo, sim!

Óleo de argan

Também conhecido como o ouro do Marrocos, o óleo de argan tem diversos benefícios, principalmente a capacidade de desacelerar o envelhecimento do fio, graças à sua ação antioxidante. Ele também é capaz de criar um filme protetor que envolve a fibra capilar, mantendo a hidratação por mais tempo dentro dela, além de promover brilho sem igual.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é conhecido por cuidar profundamente do couro cabeludo, tratando a queda de cabelo devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Ele também promove o crescimento saudável das madeixas, pois estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, além de conter vitamina E e minerais em sua composição.

Óleo de amêndoas

Rico em vitaminas E, A, B1, B2 e B6, o óleo de amêndoas combate a caspa e a queda dos fios, além de eliminar as pontas ressecadas. Além disso, o ativo também proporciona fios extremamente brilhantes e, tudo isso, com um aspecto leve e cheio de movimento sem pesar no fio.

Óleo de macadâmia

Apesar de poder ser usado em todos os tipos de cabelo, o óleo de macadâmia é ideal para cabelos crespos e cacheados que possuem tratamento químico, deixando-os hidratados e brilhantes. Ele possui ácidos graxos, vitamina E, magnésio e substâncias com propriedades antioxidantes e pode ser usado como pré-shampoo umectante, como um potencializador de máscara e também como finalizador. Sua única contraindicação é para alérgicos a nozes, portanto, fique atento!

Como usar óleo no cabelo?

Depois de conhecer todos os benefícios de cada tipo de óleo para cabelo cacheado, está na hora de descobrir como usá-los ao seu favor. Existem várias maneiras de incorporar óleos na sua rotina capilar. Confira:

Pré-shampoo (Pré-poo)

A técnica do pré-poo contribui para que os fios sejam protegidos da ação adstringente do shampoo. Para fazer, aplique o óleo diretamente no cabelo seco antes de lavar. Isso ajuda a proteger os fios, mantendo a hidratação e evitando o ressecamento.

Umectação capilar

Com os cabelos sujos, aplique o óleo vegetal de sua preferência, mecha a mecha, enluvando do comprimento às pontas e massageando. Aguarde, no mínimo, 30 minutos e retire-o com água fria ou morna, lavando muito bem com shampoo. Finalize o procedimento aplicando condicionador também no comprimento e pontas para selar o tratamento dentro do fio. Está feita sua umectação!

Umectação noturna

A umectação noturna é uma variação da umectação capilar. Para fazer, aplique o óleo vegetal escolhido no cabelo, enluvando mecha a mecha do comprimento às pontas. Faça um coque alto e frouxo ou prenda o cabelo dentro de uma touca e durma com o óleo no cabelo. No dia seguinte, pela manhã, enxágue bem e lave.

Potencializando a máscara

Outra forma de usar o óleo para cabelo cacheado é potencializando a máscara hidratante. Para fazer, misture algumas gotas de óleo para cabelo cacheado à sua máscara de hidratação preferida. Aplique a misturinha no cabelo depois de lavá-lo com shampoo e aguarde de 5 a 10 minutos. Depois é só enxaguar bem e finalizar com o condicionador.

Pós-lavagem

Além de usar o óleo antes da lavagem ou durante o tratamento capilar, também é indicado usá-lo com os fios já secos e finalizados ou prestes a finalizar. A dica aqui é aplicar o óleo nos fios para selar as pontas e combater o frizz após a lavagem e finalização dos cachos.

Como hidratar o cabelo cacheado com óleo?

Como destacamos, a umectação é um tratamento intensivo de hidratação utilizando óleos para revitalizar completamente o cabelo cacheado. Se já ouviu falar sobre a umectação capilar e seus benefícios, mas nunca fez, confira o passo a passo para começar ainda hoje: 

  • Passo 1 – Escolha o óleo ideal: a dica aqui é escolher óleos 100% vegetais e puros, como óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan ou óleo de abacate.
  • Passo 2 – Aplique o óleo no cabelo: com o cabelo seco e sujo, aplique o óleo escolhido em toda a extensão dos fios, mecha por mecha. Certifique-se de que todo o cabelo esteja bem saturado com o óleo.
  • Passo 3 – Aguarde o tempo de ação: deixe o óleo agir por, no mínimo, 30 minutos, lembrando que quanto mais tempo, melhor. Para um tratamento mais profundo, você pode deixar o óleo no cabelo durante a noite, protegendo a fronha do travesseiro com uma toalha ou touca.
  • Passo 4 – Lave o cabelo normalmente: após o tempo de ação, lave o cabelo com shampoo e condicionador. Certifique-se de remover todo o óleo para evitar a sensação de cabelo pesado.
  • Passo 5 – Garanta uma ótima finalização: Finalize as madeixas como de costume, usando seus produtos favoritos para definição e hidratação dos fios.

Qual o melhor óleo para tirar o frizz do cabelo?

Agora que já sabemos quais são os melhores óleos para hidratar e manter a saúde capilar em dia, vale lembrar que alguns podem ter indicações específicas. Quer um exemplo? O frizz pode ser um grande desafio para os cabelos cacheados. Nesse caso, esses são óleos mais eficazes para controlar o frizz e manter os cachos alinhados:

  • Óleo de Argan: sua composição rica em ácidos graxos e vitamina E ajuda a suavizar os fios e selar a cutícula, reduzindo o frizz significativamente.
  • Óleo de Jojoba: por ser semelhante ao sebo natural do couro cabeludo, o óleo de jojoba hidrata sem pesar, ajudando a manter os fios controlados e livres de frizz.
  • Óleo de Coco: além de profundamente hidratante, o óleo de coco ajuda a alisar a cutícula do cabelo, diminuindo o frizz e deixando os cachos mais definidos.
  • Óleo de Abacate: seus nutrientes ajudam a fortalecer e hidratar o cabelo, reduzindo o frizz e mantendo os cachos macios e brilhantes.

Sugestão de óleos de tratamento capilar da Salon Line

Para nutrir seus cabelos na medida certa e garantir um ótimo resultado, é preciso escolher produtos ideais! A Salon Line, expert em fios com curvaturas, conta com os melhores óleos para cabelo cacheado, confira:

Perguntas Frequentes

Pode passar óleo nos cabelos todos os dias?

Os tratamentos de umectação capilar ou umectação noturna são indicados realizar uma vez na semana. Aproveite, e leia também nosso conteúdo completo sobre cronograma capilar e inclua a umectação na sua rotina de cuidados com os fios. Já o uso de óleo para cabelo cacheado na hora da finalização, com algumas gotinhas, pode ser feito diariamente. 

Qual a maneira correta de passar óleo no cabelo?

Para finalizar o penteado ou reparar o ressecamento nas pontas, o ideal é colocar algumas gotinhas do óleo para cabelo cacheado na mão, espalhar e aplicar nas diferentes seções do cabelo. Já para os tratamentos de umectação, o ideal é aplicar uma quantidade suficiente que deixe os fios enluvados.

Quanto tempo devo ficar com o óleo no cabelo?

Para a umectação capilar, o óleo pode ficar nos fios por um período de cerca de 30 minutos. Já para a umectação noturna, pode-se dormir com o óleo no cabelo, lavando-os pela manhã.

Pode usar óleo junto com a máscara de hidratação?

Pode sim! Dessa forma, você turbina e potencializa a ação da sua máscara de hidratação capilar. Escolha sua máscara ideal, reserve a quantidade que vai usar em um recipiente e adicione algumas gotas do seu óleo vegetal favorito. Faça a misturinha e aplique nos fios. Deixe agir pelos minutos recomendados e lave na sequência.  

4.3/5 - (14 votes)

Quem leu gostou dessas:

Como finalizar o cabelo 2b? Como finalizar o cabelo 2A? Para que serve a gelatina para cabelo? Como fazer Cronograma Capilar? Modelos de cabelo cacheado com franja para você mudar o visual
Pular para o conteúdo