Secure Adnxs

Óleos de tratamento para cabelos cacheados: benefícios e tipos

por Carolina Glogovchan

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, sabe que o óleo vegetal é fundamental para manter a saúde e beleza das madeixas em dia, certo? Aplicar óleo para cabelo cacheado é a receita perfeita para deixar os fios longe do ressecamento, tornando-se, assim, um tratamento indispensável para as madeixas com curvatura, uma vez que seu […]

Óleos de tratamento para cabelos cacheados: benefícios e tipos

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, sabe que o óleo vegetal é fundamental para manter a saúde e beleza das madeixas em dia, certo? Aplicar óleo para cabelo cacheado é a receita perfeita para deixar os fios longe do ressecamento, tornando-se, assim, um tratamento indispensável para as madeixas com curvatura, uma vez que seu […]

Cuidados
shutterstock 2210235665 630x420 - Óleos de tratamento para cabelos cacheados: benefícios e tipos

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, sabe que o óleo vegetal é fundamental para manter a saúde e beleza das madeixas em dia, certo? Aplicar óleo para cabelo cacheado é a receita perfeita para deixar os fios longe do ressecamento, tornando-se, assim, um tratamento indispensável para as madeixas com curvatura, uma vez que seu formato em espiral dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo até as pontas.

Mas tem um ponto importante aqui: nem todos os óleos agem da mesma forma nos fios, sabia? Os óleos vegetais são obtidos através de plantas e sementes, são biodegradáveis e com aromas naturais. São mais leves e fixam-se melhor nos fios, além de nutrir mais a fibra capilar. Já os óleos minerais são incolores, sem cheiro e derivados do petróleo, por isso, são mais pesados e fixam nos fios o dia todo, mas possuem menos vitaminas e reparam os fios apenas de forma superficial.

Não por acaso, os óleos para cabelos cacheados vegetais são os mais indicados para nutrir e umectar os cachos e crespos no longo prazo e para integrar as rotinas de cuidado capilar. Já o óleo mineral é indicado para solucionar problemas pontuais, como frizz e pontas duplas, este é o caso do óleo reparador de pontas para cabelos cacheados. 

Confira mais benefícios do óleo para cabelo cacheado, ondulado e crespo: 

  • Os óleos capilares são versáteis e democráticos: eles podem ser encontrados em diferentes versões, com e sem perfume e ainda utilizados para funções específicas;
  • Os óleos finalizadores para cabelos cacheados são aqueles voltados para corrigir pontas duplas, frizz e ainda para dar um melhor acabamento em penteados;
  • O óleo de coco para cabelo cacheado é ideal para nutrir os fios e pode ser usado diretamente nos fios (em pouca quantidade) ou ainda para turbinar cremes e máscaras; 
  • Os óleos ainda podem ser aplicados em diferentes momentos da sua rotina: antes de dormir para fazer uma umectação, depois do secador, para hidratar os cachos, e até antes de sair de casa, para dar aquela finalizada no penteado; 

Os melhores óleos para cabelo

shutterstock 2189976529 630x420 - Óleos de tratamento para cabelos cacheados: benefícios e tipos

Com tantas opções, como escolher os melhores óleos para cabelo cacheado e crespo? Confira abaixo as melhores opções de óleos vegetais para tratar os seus fios:

Óleo de coco

O óleo de coco é o primeiro da lista, pois é um dos queridinhos não só entre as cacheadas, mas entre todas as mulheres que usam óleos vegetais para tratar as madeixas. Isso porque, o óleo de coco é o que chamamos de componente multifuncional, pois tem diversos usos e benefícios, como: hidratação, nutrição, sedosidade, movimento, combate ao frizz e pontas duplas, proteção do fio como pré-shampoo, prevenção de danos, retenção de umidade, antioxidante, condicionante, e outros.

Óleo de manga

O óleo de manga é um poderoso revitalizante da fibra capilar, devido à presença de fósforo, ferro e cálcio em sua composição. Esse óleo é altamente indicado para os cabelos cacheados e crespos que são mais finos e frágeis, pois é responsável por deixar as madeixas mais encorpadas e fortalecidas. Além disso, também hidrata e auxilia na definição dos fios.

Óleo de abacate

O óleo de abacate no cabelo cacheado combate o frizz, e conta com componentes importantes, como aminoácidos, ferro, magnésio e outros, que tratam os fios rebeldes. Além disso, esse eficaz óleo vegetal equilibra a nutrição e hidratação dentro da fibra capilar.

Óleo de jojoba

Quem acha que pessoas com cabelos oleosos não podem nem chegar perto dos óleos vegetais ainda não conhece o poder do óleo de jojoba. Isso porque ele é um aliado muito eficaz contra o excesso de oleosidade no cabelo. Sua textura espessa promove uma limpeza profunda no couro cabeludo e no comprimento do fio. Também possui ação antisséptica que combate a oleosidade, portanto, se você sofre com esse probleminha pode apostar nesse óleo, sim!

Óleo de argan

Também conhecido como o ouro do Marrocos, o óleo de argan tem diversos benefícios, principalmente a capacidade de desacelerar o envelhecimento do fio, graças à sua ação antioxidante. Ele também é capaz de criar um filme protetor que envolve a fibra capilar, mantendo a hidratação por mais tempo dentro dela, além de promover brilho sem igual.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é conhecido por cuidar profundamente do couro cabeludo, tratando a queda de cabelo devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. Ele também promove o crescimento saudável das madeixas, pois estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, além de conter vitamina E e minerais em sua composição.

Óleo de amêndoas

Rico em vitaminas E, A, B1, B2 e B6, o óleo de amêndoas combate a caspa e a queda dos fios, além de eliminar as pontas ressecadas. Além disso, o ativo também proporciona fios extremamente brilhantes e, tudo isso, com um aspecto leve e cheio de movimento sem pesar no fio.

Óleo de macadâmia

Apesar de poder ser usado em todos os tipos de cabelo, o óleo de macadâmia é ideal para cabelos crespos e cacheados que possuem tratamento químico, deixando-os hidratados e brilhantes. Versátil, possui ácidos graxos, vitamina E, magnésio e substâncias com propriedades antioxidantes e pode ser usado como pré-shampoo umectante, como um potencializador de máscara e também como finalizador. Sua única contraindicação é para alérgicos a nozes, portanto, fique atento!

Como usar os óleos no cabelo

shutterstock 2192342087 630x420 - Óleos de tratamento para cabelos cacheados: benefícios e tipos

Depois de conhecer todos os diferentes benefícios de cada tipo de óleo, está na hora de descobrir como usá-los ao seu favor. Existem, pelo menos, três formas de usar o óleo para cabelo cacheado, crespo e ondulado. Confira nossas indicações:

Umectação capilar

A umectação capilar é um tratamento muito conhecido entre cacheadas e crespas, pois é capaz de repor a oleosidade necessária aos fios, ao mesmo tempo que nutre e fortalece. Com os cabelos sujos, aplique o óleo vegetal de sua preferência, mecha a mecha, enluvando do comprimento às pontas e massageando.

Aguarde, no mínimo, 30 minutos para que o cabelo possa absorver o óleo aplicado, e retire-o com água fria ou morna, lavando muito bem com shampoo. Finalize o procedimento aplicando condicionador também no comprimento e pontas para selar o tratamento dentro do fio. Está feita sua umectação!

Umectação noturna

A umectação noturna é uma variação da umectação capilar. É o tratamento perfeito para realizar uma nutrição profunda nos fios durante toda a noite, sendo altamente indicada para as madeixas cacheadas e crespas. Para fazer, aplique o óleo vegetal escolhido no cabelo, enluvando mecha a mecha do comprimento às pontas.

Faça um coque alto e frouxo ou prenda o cabelo dentro de uma touca e durma com o óleo no cabelo. No dia seguinte, pela manhã, enxágue bem e lave com seu shampoo #todecacho favorito. Enxágue o shampoo com água fria ou morna e aplique o condicionador na sequência para selar a cutícula capilar. Por fim, enxágue novamente e pronto.

Potencializando a máscara

Outra forma de usar o óleo para cabelo cacheado, crespo e ondulado é potencializando a máscara hidratante. Basta misturar algumas gotas de óleo para cabelo cacheado à sua máscara de hidratação preferida. Aplique a misturinha no cabelo depois de lavá-lo com shampoo e aguarde de 5 a 10 minutos. Depois é só enxaguar bem e finalizar com o condicionador.

Dicas de óleos para os cabelos

Para nutrir seus cabelos na medida certa e garantir um ótimo resultado, é preciso escolher produtos ideais! A Salon Line, como expert em fios com curvaturas, conta com os melhores óleos para cabelo cacheado, confira:

Óleo de umectação Coco Puro #todecacho

Ideal para cabelos que precisam de mais nutrição e recuperação de pontas duplas e frizz, o óleo de umectação Coco Puro é capaz de recuperar a vitalidade dos fios, principalmente se eles estão opacos, embaraçando com frequência e com aparência espigada.

Óleo de umectação Rícino Puro #todecacho

O rícino garante hidratação total para os cachos, por isso escolha esse óleo para umectar cabelos que passaram por tratamentos químicos ou estão em fase de transição capilar. Ele ainda é indicado para cabelos que foram tingidos ou descoloridos recentemente.

Óleo S.O.S Cachos Super Óleos

O Óleo de Tratamento S.O.S Cachos Super Óleos é perfeito para promover nutrição e reparação das pontas duplas. Além disso, age no combate intenso contra o ressecamento e promove brilho intenso nas madeixas.

Óleo S.O.S Cachos Óleo de Coco 

O Óleo de Tratamento S.O.S Cachos Óleo de Coco garante a hidratação profunda, além da emoliência e selamento dos fios. Além disso, deixa os cabelos cacheados e crespos nutridos, macios e com brilho!

shutterstock 1115846087 630x420 - Óleos de tratamento para cabelos cacheados: benefícios e tipos

Perguntas Frequentes

Pode passar óleo nos cabelos todos os dias?

Os tratamentos de umectação capilar ou umectação noturna são indicados realizar uma vez na semana. Aproveite, e leia também nosso conteúdo completo sobre cronograma capilar e inclua a umectação na sua rotina de cuidados com os fios. Já o uso de óleo para cabelo cacheado na hora da finalização, com algumas gotinhas, pode ser feito diariamente. 

Qual a maneira correta de passar óleo no cabelo?

Para finalizar o penteado ou reparar o ressecamento nas pontas, o ideal é colocar algumas gotinhas do óleo para cabelo cacheado na mão, espalhar e aplicar nas diferentes seções do cabelo. Já para os tratamentos de umectação, o ideal é aplicar uma quantidade suficiente que deixe os fios enluvados.

Quanto tempo devo ficar com o óleo no cabelo?

Para a umectação capilar, o óleo pode ficar nos fios por um período de cerca de 30 minutos. Já para a umectação noturna, pode-se dormir com o óleo no cabelo, lavando-os pela manhã.

Pode usar óleo junto com a máscara de hidratação?

Pode sim! Dessa forma, você turbina e potencializa a ação da sua máscara de hidratação capilar. Escolha sua máscara ideal, reserve a quantidade que vai usar em um recipiente e adicione algumas gotas do seu óleo vegetal favorito. Faça a misturinha e aplique nos fios. Deixe agir pelos minutos recomendados e lave na sequência.  

4.1/5 - (9 votes)

Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado