Secure Adnxs

Trancinhas no cabelo: passo a passo e inspirações

por Carolina Glogovchan

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Laura Barros (@laurabarrosv) Quem não ama trancinhas no cabelo? Elas são lindas, práticas de fazer, ficam um charme e permitem muitas variações para todas as ocasiões, né?  Mas também existem alguns mitos e dúvidas sobre esse penteado tão popular. Quem nunca ouviu dizer que dormir com […]

Trancinhas no cabelo: passo a passo e inspirações

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Laura Barros (@laurabarrosv) Quem não ama trancinhas no cabelo? Elas são lindas, práticas de fazer, ficam um charme e permitem muitas variações para todas as ocasiões, né?  Mas também existem alguns mitos e dúvidas sobre esse penteado tão popular. Quem nunca ouviu dizer que dormir com […]

Cabelos CacheadosPenteados

Quem não ama trancinhas no cabelo? Elas são lindas, práticas de fazer, ficam um charme e permitem muitas variações para todas as ocasiões, né? 

Mas também existem alguns mitos e dúvidas sobre esse penteado tão popular. Quem nunca ouviu dizer que dormir com tranças no cabelo faz ele crescer mais rápido? Ou que fazer trança estraga os fios? E as tranças sintéticas, é verdade que para tirar tem que cortar o cabelo? Com certeza você já ouviu algumas dessas frases mas, afinal, será que tudo isso é verdade?

Vamos entender um pouquinho mais sobre os modelos de tranças e os cuidados ao trançar as madeixas!

Modelos de trancinhas no cabelo 

As tranças podem ser usadas em várias ocasiões, desde um dia casual até um evento formal, e existem diversos modelos que podem ser feitas no cabelo.

Trança simples

Um dos modelos mais populares é a trança simples, que consiste em três mechas de cabelo trançadas juntas. Esse modelo é simples de fazer e pode ser usado tanto em cabelos curtos quanto longos. Além disso, pode ser usado de várias maneiras, como uma trança lateral ou uma trança que começa na raiz do cabelo.

Trança embutida 

Outro modelo popular é a trança embutida, também conhecida como trança holandesa. Nesse modelo, as mechas de cabelo são trançadas por baixo, em vez de por cima, criando um efeito tridimensional. A trança embutida pode ser usada em cabelos soltos ou em um coque, e é ideal para eventos formais ou casuais.

Trança lateral

A trança lateral é outro modelo que está em alta. Aqui, usa-se as mechas da parte da frente. Com elas prontas, é possível fazer penteados semipresos, prendendo as trancinhas para trás ou outros modelos de penteados, como: coque com trança lateral, rabo de cavalo com trança lateral e até mesmo manter os fios soltos, com as tranças soltas. 

Além desses modelos, existem muitos outros tipos de tranças, como a trança cascata, a trança coroa, a trança boxeadora e, claro, as box braids. Cada uma dessas tranças tem sua própria técnica e estilo, mas todas são lindas e versáteis.

Independentemente do modelo escolhido, é importante lembrar de cuidar do cabelo antes de trançá-lo, ok? É importante pentear e desembaraçar bem os fios, além de usar produtos que ajudem a manter a hidratação e a saúde das madeixas. Invista em uma linha feita para o seu tipo de curvatura para manter o seu cabelo sempre saudável e ter ótimos resultados com qualquer penteado! 

Como fazer trancinhas no cabelo?

Fazer trancinhas no cabelo pode parecer intimidador para algumas pessoas, mas na verdade é mais fácil do que parece. O primeiro passo é escolher o modelo de trança que você deseja fazer, como a trança simples ou a trança embutida.

Depois, divida o cabelo em três mechas iguais e comece a trançar. Se você está fazendo uma trança simples, basta cruzar a mecha da esquerda sobre a mecha do meio, depois a mecha da direita sobre a mecha do meio, e repetir até que a trança esteja pronta.

Para fazer uma trança embutida, pegue uma mecha de cabelo na parte da frente da cabeça e divida em três. Em seguida, comece a trançar, pegando pequenas mechas de cabelo e adicionando-as à trança à medida que você trança.

Lembre-se de ir apertando as mechas enquanto você trança para mantê-la firme e no lugar. Se você tiver dificuldade em trançar o próprio cabelo, peça ajuda a alguém ou vá a um profissional. Com um pouco de prática, você será capaz de fazer tranças lindas e estilosas em seu cabelo!

Penteado com trancinhas no cabelo

Existem diversas maneiras de usar as trancinhas em um penteado, desde uma trança simples lateral até um coque com várias tranças. 

Uma opção de penteado super lindo é o coque com trança lateral. Para fazer, separe os fios, deixando duas mechas frontais do cabelo para trançar. Faça as trancinhas com a ajuda do seu creme de pentear ou gelatina #todecacho favoritos. Por fim, leve as trancinhas para a lateral da cabeça, prenda com um grampo ou una com o restante do cabelo (dependendo do comprimento dos fios) e, finalize com o coque.

Outra opção é o penteado meio-preso com tranças. Nesse caso, faça uma trança simples em cada lateral do cabelo e prenda ambas atrás da cabeça com um elástico ou grampo. Deixe o restante dos fios soltos para criar um visual mais descontraído.

Para um penteado mais elaborado, experimente a trança coroa. Comece fazendo uma trança embutida em uma das laterais do cabelo, levando-a para cima e ao redor da cabeça. Prenda a trança no topo da cabeça com grampos e repita o processo na outra lateral. O resultado será uma coroa de tranças super elegante! 

Cuidados necessários com as trancinhas no cabelo

Mas não é só fazer o penteado e pronto, viu? É fundamental manter as trancinhas limpas e secas, evitando deixá-las molhadas por muito tempo, para prevenir a proliferação de fungos e bactérias. Também é recomendado não apertar demais as tranças, para não causar desconforto ou prejudicar a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Se você ama as box braids, por exemplo, é fundamental hidratar o cabelo regularmente, inclusive enquanto as trancinhas estiverem no lugar, para evitar o ressecamento e a quebra dos fios, além de ficar com elas apenas durante o período recomendado. 

Tranças danificam o cabelo?

Quando feitas e cuidadas corretamente, as tranças não danificam o cabelo. Mas se forem apertadas demais ou deixadas por muito tempo, pode ocorrer a quebra dos fios ou até mesmo a perda de cabelo.

Além disso, se o cabelo não for devidamente limpo e hidratado, pode haver acúmulo de sujeira e oleosidade, causando danos aos fios. Por isso, é importante tomar cuidado ao fazer penteados e usar tranças regularmente. No mais, é só se jogar e arrasar!

E aí, gostou das opções de passo a passo para pôr as trancinhas pra jogo? Então bora finalizar essas madeixas, e exibir penteados incríveis, hein! 

5/5 - (2 votes)

Quem leu gostou dessas:

Como finalizar o cabelo 2b? Como finalizar o cabelo 2A? Para que serve a gelatina para cabelo? Como fazer Cronograma Capilar? Modelos de cabelo cacheado com franja para você mudar o visual
Pular para o conteúdo