Secure Adnxs

Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

por Carolina Glogovchan

Ao proporcionar um visual mais natural e com movimento, o cabelo ondulado, ou de curvatura 2, é aquele que fica entre o liso e o cacheado. Embora tenha uma característica muito comum, muitas pessoas não sabem como cuidar do cabelo ondulado. Capaz de trazer características como sutileza, delicadeza, movimento e valorização do rosto, os fios […]

Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

Ao proporcionar um visual mais natural e com movimento, o cabelo ondulado, ou de curvatura 2, é aquele que fica entre o liso e o cacheado. Embora tenha uma característica muito comum, muitas pessoas não sabem como cuidar do cabelo ondulado. Capaz de trazer características como sutileza, delicadeza, movimento e valorização do rosto, os fios […]

como cuidar de cabelo ondulado 4 533x800 - Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

Ao proporcionar um visual mais natural e com movimento, o cabelo ondulado, ou de curvatura 2, é aquele que fica entre o liso e o cacheado. Embora tenha uma característica muito comum, muitas pessoas não sabem como cuidar do cabelo ondulado.

Capaz de trazer características como sutileza, delicadeza, movimento e valorização do rosto, os fios ondulados merecem uma atenção especial, já que para manter tudo em perfeito equilíbrio é preciso cuidar das pontas duplas, da oleosidade e do frizz.

Afinal, como cuidar de cabelo ondulado?

como cuidar de cabelo ondulado 5 630x420 - Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

Atualmente, existem muitas técnicas e produtos específicos para esse tipo de cabelo. Por ter uma curvatura entre o liso e o cacheado é possível apostar nas duas características, aplicando protetor térmico e alisando os fios; ou aplicando ativadores de cachos, com as madeixas ainda molhadas, para formatar as ondas.

De maneira geral, os cabelos ondulados não sofrem com falta de oleosidade, mas é importante observar as pontas para manter os fios sempre hidratados e saudáveis, livres de ressecamentos, pontas duplas e quebradiças.

Uma coisa é certa: os fios ondulados são lindos e versáteis e, por isso, separamos algumas dicas muito especiais de cuidados para você aproveitar e deixar suas madeixas muito mais bonitas!

O que não pode fazer no cabelo ondulado?

como cuidar de cabelo ondulado 533x800 - Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

Antes de saber o que fazer em um cabelo ondulado, é bom entender o que não é bom. A lista é curta, mas é importante conhecer os principais erros que você deve evitar:

– Evite pentear o cabelo ondulado quando estiver seco, pois isso fará com que fique quebradiço;
– Evite usar óleos em excesso, pois isso pode deixar o cabelo com acúmulo de oleosidade e sem equilíbrio;
– Opte por lavar o cabelo ao menos três vezes por semana e nunca passe muito tempo sem lavá-lo.

Agora, como cuidar de cabelo ondulado corretamente? Acompanhe!

Dicas de cuidados especiais com cabelos ondulados

como cuidar de cabelo ondulado 6 630x788 - Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

Afinal, como cuidar do cabelo ondulado para garantir a formação adequada das ondas? Confira três hábitos simples:

Use produtos para cabelos ondulados adequados

Atente-se aos rótulos dos shampoos, máscaras, condicionadores e finalizadores: prefira sempre produtos para cabelos ondulados. Isso porque eles possuem fórmulas e ativos que vão cuidar dos fios na medida certa, garantindo cuidado e aspecto natural;

Invista em um bom corte

Um corte é capaz de deixar os fios mais soltos, além de incentivar as ondas. Por isso, para quem possui cabelos ondulados, a opção são os cortes em camadas, desfiados e repicados;

Cuidado na lavagem

A higienização é um momento crucial, principalmente porque esse tipo de cabelo costuma ser oleoso na raiz e seco nas pontas, por isso, o shampoo deve ser aplicado apenas no couro cabeludo e, na hora de hidratar e finalizar, os produtos são direcionados às pontas.

O que fazer para diminuir o frizz do cabelo ondulado?

Cabelos ondulados com frizz precisam de uma finalização poderosa e capaz de dar um fim aos arrepiadinhos. A mais conhecida, a fitagem, é uma ótima forma de controlar o frizz. Mas, não é só: existem diversas outras maneiras de evitá-lo, olha só:

– Utilize cremes para pentear ou algum gel de definição que, além de controlar o frizz, facilitam o desembaraço e dão mais brilho ao cabelo;
– Outra maneira de evitar o tão temido frizz é a utilização de sprays térmicos, principalmente quando o cabelo passar por algum processo em que é necessário aquecê-lo;
– Aplique algumas gotas de óleo de umectação nos fios já secos.

Como diminuir o volume do cabelo ondulado?

O volume do cabelo ondulado vai depender do tipo de onda – 2A (ondulação discreta), 2B (ondas definidas) e 2C (fios grossos e com volume), mas aumentar ou diminuir o volume vai depender da quantidade de produto que é aplicado próximo da raiz.

Assim, se a ideia é deixar os fios com pouco volume, é necessário que os produtos sejam usados não só nas pontas, mas em todo o comprimento do cabelo. Além disso, procure evitar intervalos muito longos sem hidratação, e escovas e pentes de plástico. E, sempre que possível, deixe os procedimentos químicos, assim como o uso de secador e chapinha, um pouco de lado.

Como cuidar de cabelos ondulados e finos?

Cuidar de cabelo ondulado e fino não é algo impossível. Mas, é preciso ter paciência na hora de pentear, já que os fios embaraçam com mais facilidade e, o principal, utilize produtos que proporcionem uma maior definição.

Além disso, não se esqueça de evitar pentear os fios depois de secos, isso faz com que eles fiquem mais armados e percam o movimento natural.

Como hidratar o cabelo ondulado ressecado?

O importante para hidratar um cabelo ressecado é escolher um shampoo e um condicionador adequados às necessidades dos fios – por isso, não deixe de se atentar ao rótulo! O óleo de umectação também é uma ótima pedida, assim como a proteção térmica: quando for usar o secador, a prancha ou a chapinha, esse produto é fundamental para garantir um cabelo mais saudável.

Como cachear o cabelo ondulado sem definição?

Os cabelos ondulados são únicos e, por esse motivo, necessitam de cuidados para garantir a ondulação perfeita. Um ótimo meio de garantir isso é, justamente, a utilização de modeladores de cachos.

Mas, antes de apostar nas ferramentas de calor é preciso ter em mente que os processos que envolvem altas temperaturas podem ressecar os fios. Por isso, a utilização de uma proteção térmica é essencial.

As técnicas de finalização e texturização também são ótimas aliadas para garantir a forma e o movimento desse tipo de cabelo. A fitagem, por exemplo, é uma delas, confira como fazê-la:

– Com os cabelos limpos e úmidos faça a separação das mechas em seções;
– Com um creme de pentear ou ativador de cachos passe uma boa quantidade sobre a mecha, dividindo-a em fitas;
– Repita esse procedimento até que todo o cabelo esteja dividido e com creme;
– Amasse as fitas em direção a raiz, elas formarão cachos. Uma toalha também pode ajudar no processo. Agora é só esperar o cabelo secar!

Essa é uma das maneiras mais utilizadas para ajudar a deixar o cabelo mais definido e com maior duração dessa definição.

Como cuidar de cabelo ondulado em transição?

como cuidar de cabelo ondulado 3 533x800 - Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

A transição capilar do cabelo ondulado é um momento delicado e de paciência, mas que vale muito a pena. Para tornar esse processo mais fácil, aposte em um cronograma capilar que estimula a hidratação, a nutrição e a reconstrução dos fios semanalmente.

Além disso, o uso de produtos para o crescimento capilar também é bem-vindo, pois favorecem o crescimento das madeixas. Para o dia a dia, vale contar com acessórios como lenços, presilhas e outros para deixar o visual mais charmoso até que chegue a hora de fazer seu big chop.

Dicas de finalização para cabelos ondulados

Utilizar produtos com ação ativadora, como o ativador de cachos ou a gelatina, é fundamental. Aliás, um dos segredos da finalização está na forma de aplicação dos produtos: coloque o finalizador no meio dos dedos e faça movimentos como se eles fossem um pente, depois, amasse de baixo para cima, isso vai garantir um formato incrível.

E tem mais: com os produtos certos, basta escolher a melhor técnica para finalizar e definir os cabelos ondulados: vale a fitagem, o dedoliss, os twists, os coquinhos ou ainda acessórios como bigudinhos ou canudos. Experimente qual a melhor para você e qual se encaixa no seu dia a dia.

Cronograma capilar para cabelos ondulados

como cuidar de cabelo ondulado 2 533x800 - Saiba como cuidar do cabelo ondulado e mantê-lo sempre impecável

Como cuidar de cabelo ondulado fazendo do cronograma capilar o seu melhor aliado? Basta seguir o passo a passo abaixo:

1 vez por semana, hidrate – é preciso repor a água do cabelo;
1 vez por semana, nutra – aqui, os nutrientes e a oleosidade natural são recuperadas e
1 vez por semana (ou a cada 15 dias), reconstrua – nesse momento, a queratina será devolvida e, consequentemente, haverá uma reparação profunda.

Viu como cuidar de cabelo ondulado não precisa ser um bicho de sete cabeças? É só utilizar as estratégias certas! Gostou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas aprendam como cuidar bem do cabelo ondulado!

Rate this post