Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

5 coisas que eu já ouvi por ser crespa e cacheada;

preconceitos que crespas e cacheadas ja ouviram 533x800 - 5 coisas que eu já ouvi por ser crespa e cacheada;
Preconceitos que crespas e cacheadas já ouviram!

A decisão de assumir os cabelos naturais vai muito além de apenas mudar o visual. Abandonar os alisamentos e passar pela transição capilar costuma ser uma experiência cheia de incertezas e inseguranças, e uma das razões para que este processo seja tão complexo é o preconceito com o cabelo crespo e cacheado, que ainda é muito comum em todas as camadas da sociedade.

A cada dia que passa, mais e mais mulheres e meninas passam pela aceitação do cabelo crespo e cacheado, e diversos mitos e preconceitos vão sendo desconstruídos. Mesmo assim, a conversa ainda não chegou a todos, e muitas pessoas ainda reproduzem discursos ultrapassados, com comentários danosos que podem afetar a autoestima de quem possui este tipo de curvatura, além de disseminar ainda mais a discriminação.

Acreditamos que a informação é a maior arma contra o preconceito, portanto, resolvemos desmistificar os 5 comentários mais comuns sobre cabelos crespos e cacheados. Veja:

“Que cabelo lindo… Está na moda!”

estereotipo e preconceito com o cabelo crespo e cacheado 533x800 - 5 coisas que eu já ouvi por ser crespa e cacheada;

Apesar da boa intenção, este comentário esconde a objetificação do cabelo cacheado e crespo. Sim, a aceitação dos cabelos crespos e cacheados aumentou muito nos últimos anos, com cada vez mais pessoas assumindo suas origens, mas isso vai muito além de uma moda passageira. 

Os crespos e cacheados são curvaturas naturais, nutridas após a abdicação de procedimentos estéticos durante a transição capilar. Também vão contra o padrão de beleza estabelecido pela sociedade, que sugere que os cabelos lisos são os únicos aceitáveis. Assumir os fios naturais vai muito além de uma tendência, é um avanço cultural que busca a inclusão de diferentes características físicas, em todos os aspectos.

“Como faz para lavar?”

O cabelo crespo e cacheado é lavado no banho como os lisos e ondulados, com água e shampoo, respeitando a temperatura da água e as instruções do produto. As dúvidas sobre a eficácia da lavagem da curvatura crespa ou cacheada vem, em sua origem, do preconceito que associa estes cabelos à sujeira e ao desleixo, pensamento este que tem cunho racista, já que o cabelo crespo e cacheado é mais comum em pessoas negras. Felizmente, este pensamento tem sumido graças à informação e às crespas e cacheadas que mostram por aí que seus fios, além de lindos, são limpos e bem-cuidados.

“Cabelo cacheado/crespo dá muito trabalho”

preconceito com o cabelo crespo e cacheado 630x788 - 5 coisas que eu já ouvi por ser crespa e cacheada;

É o típico comentário que pode até ser inocente, mas é um desserviço. Insinuar que a curvatura cacheada ou crespa dá mais trabalho para manter do que os cabelos lisos insinuam que estes são “melhores” do que os cachos e crespos. Além disso, também é um equívoco, pois todos os cabelos, independentemente da curvatura ou textura, necessitam de cuidados especiais. Os fios cacheados e crespos, por exemplo, precisam de mais hidratação, mas os lisos também necessitam de proteção para evitar a oleosidade excessiva, pontas duplas e quebra — um cabelo liso, pode sim, sofrer com a falta de  atenção! 

“Que visual exótico!”

A palavra “exótico” se refere a algo estranho, no sentido de extravagância e excentricidade, e não serve muito como elogio para os cabelos crespos e cacheados. Isto porque associar estas curvaturas com algo exótico perpetua o mito de que o cabelo liso ou ondulado é a norma, quando, na verdade, não existe padrão para os cabelos, e sim diferentes curvaturas, todas bonitas de sua forma.

“Preferia o seu cabelo liso.”

aceitacao do cabelo crespo e cacheado 533x800 - 5 coisas que eu já ouvi por ser crespa e cacheada;

Qualquer pessoa que tenha passado pela transição capilar já deve ter ouvido esta frase, e não é difícil imaginar o por quê ela desagrada. Não só com os cabelos cacheados e crespos, mas com qualquer visual, o importante é que a pessoa que está usando esteja feliz e satisfeita com os fios, afinal, o cabelo mais bonito é aquele que faça você se sentir linda e poderosa, com a autoestima lá no céu!

Está pensando em assumir a curvatura natural, ou quer se apaixonar ainda mais pelos seus fios? Se liga nestes conteúdos maravilhosos do canal #todecacho sobre a transição capilar e o processo de aceitação do cabelo crespo e cacheado!

Aproveite também estes kits incríveis com cuidados completos para a sua rotina de cuidados:

Cronograma capilar Nutrição + Hidratação + Reconstrução SOS Cachos Salon Line

Kit #todecacho Coco Shampoo + Condicionador + Ativador de cachos + Máscara Salon Line

Kit Cachos e Crespos Maria Natureza Óleo Milenares + SOS Hidratação + Finalizadores Salon Line

Posts Recentes: