Secure Adnxs

Cabelo crespo: descubra os segredos de um cuidado ideal

por Carolina Glogovchan

Durante décadas, o processo de autoaceitação das características que descendem da cultura negra caminhou a passos lentos. Incontáveis mulheres alisaram seus cabelos crespos até que uma nova consciência ganhou espaço: a valorização do natural. Com o boom do mercado de cosméticos para fios com curvaturas e o antirracismo cada vez mais fortes, os cabelos crespos […]

Cabelo crespo: descubra os segredos de um cuidado ideal

Durante décadas, o processo de autoaceitação das características que descendem da cultura negra caminhou a passos lentos. Incontáveis mulheres alisaram seus cabelos crespos até que uma nova consciência ganhou espaço: a valorização do natural. Com o boom do mercado de cosméticos para fios com curvaturas e o antirracismo cada vez mais fortes, os cabelos crespos […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposColoração

Durante décadas, o processo de autoaceitação das características que descendem da cultura negra caminhou a passos lentos. Incontáveis mulheres alisaram seus cabelos crespos até que uma nova consciência ganhou espaço: a valorização do natural. Com o boom do mercado de cosméticos para fios com curvaturas e o antirracismo cada vez mais fortes, os cabelos crespos passaram a ser um símbolo de resistência aos padrões de beleza impostos até então.

Quem tem cabelo crespo sabe bem que cada tipo de fio tem suas particularidades. Vamos, então, explorar os segredos de um cuidado ideal para o cabelo crespo? Confira nossas dicas especiais. 

Tipos de cabelo crespo: descubra qual é o seu

shutterstock 2272553083 630x420 - Cabelo crespo: descubra os segredos de um cuidado ideal

Antes de iniciar qualquer rotina de cuidados, é importante identificar o seu próprio tipo de cabelo crespo. Os fios crespos podem variar de acordo com a densidade, porosidade e textura, sendo classificados como tipo 4, e com as variações A, B e C. 

De forma geral, ao contrário dos cabelos cacheados, o espiral do cabelo crespo é bem mais fechado, o que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade para percorrer o comprimento do fio. Por causa desta característica, os fios crespos são mais ressecados e sofrem mais com o frizz. Também são os fios que mais sofrem com o fator encolhimento, já que aparentam ser bem menores do que realmente são. 

Conheça as particularidades: 

Cabelo 4A: Cachos definidos e ressecados

No cabelo crespo tipo 4A, os cachos são fechados e bem definidos, ou seja, é possível enxergá-los com facilidade. São cabelos que sofrem com a fragilidade e o ressecamento, apesar de cachear com facilidade.

Cabelo 4B: Volume nas alturas e cachos pequenos

No cabelo crespo tipo 4B, o volume é máximo, e os cachos bem unidos, deixando o fio com aspecto fino e mais fragilizado. Este tipo de curvatura é extremamente carente de hidratação e nutrição, já que a oleosidade natural não percorre pela maior parte de sua extensão.

Cabelo 4C: Sem definição e com o máximo de fator encolhimento

Ainda mais volumoso que os outros, mas sem definição em espiral, alguns fios do cabelo crespo tipo 4C podem apresentar o formato em zigue-zague. Com o fator encolhimento forte, é o cabelo mais frágil e mais ressecado de todos da tabela, e apresenta a necessidade de uma série de cuidados intensos.

Cuidados essenciais com os cabelos crespos

shutterstock 1735303598 630x420 - Cabelo crespo: descubra os segredos de um cuidado ideal

Os cabelos crespos tendem a ser naturalmente mais ressecados devido à curvatura dos fios, o que os torna mais suscetíveis à quebra e ao ressecamento. Para manter a saúde e a beleza do cabelo crespo em dia, é fundamental seguir uma rotina de cuidados que inclua hidratação, nutrição e reconstrução capilar, além de cuidados essenciais no dia a dia:

Evite usar água quente

A temperatura elevada durante a lavagem danifica ainda mais os fios crespos, que já são frágeis, pois retiram a oleosidade natural dos fios. Na hora da higienização, prefira a água morna ou fria.

Aplique shampoo somente na raiz dos fios

De forma geral, o shampoo possui ativos adstringentes que, assim como a água muito quente, retiram o óleo dos fios, deixando-os ressecados. Como o comprimento e as pontas do cabelo crespo já sofrem com o ressecamento, o ideal é aplicar shampoo apenas na raiz e deixar que a espuma escorra pelo comprimento na hora do enxágue.

Cuidado na hora de desembaraçar

Para desembaraçar os cabelos crespos, temos duas dicas: a primeira é nunca fazer isso com os fios secos. Prefira desembaraça-los durante o banho, após aplicar o condicionador, por exemplo. A segunda é sempre começar pelas pontas para não quebrar o fio. Importante: opte por pentes de dentes largos e feitos de madeira, que evitam o frizz.

Aposente o uso da toalha no cabelo

A fricção do tecido da toalha comum nos fios é uma das grandes causadoras do frizz em qualquer tipo de cabelo, em especial dos crespos, já que possuem maior tendência a apresentar esse arrepiadinho. Portanto, troque sua toalha tradicional por uma de algodão ou mesmo uma camiseta velha que você não usa mais.

Invista na fronha de cetim

Outro causador do frizz nos fios crespos é a fronha de algodão, isso porque o atrito entre o cabelo e o tecido causa os fios levantadinhos. Para evitá-los, aposte em uma fronha de cetim que ainda poupa que os fios amassem ou desmanchem durante a noite. Outra opção é usar uma touca desse tecido no lugar da fronha.

Cronograma capilar para cabelos crespos: aprenda como fazer

O cronograma capilar é uma técnica de cuidado que intercala etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, com o objetivo de repor os nutrientes essenciais para a saúde dos fios crespos. Confira:

Hidratação para cabelo crespo

A hidratação para cabelo crespo é responsável por devolver toda a água perdida pelas fibras capilares. Essa etapa é indispensável para este tipo de curvatura, já que a água do couro cabeludo não consegue percorrer todo o comprimento do fio, devido ao seu formato espiralado. Para garantir uma hidratação caprichada, você pode investir em receitas caseiras ou em máscaras de hidratação.

Nutrição para cabelo crespo

A nutrição é responsável por repor os lipídios e os óleos essenciais dos fios, garantindo a selagem das cutículas e a proteção contra agressões externas. São eles os responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos como ferramentas de calor, exposição solar, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares e água quente. Para nutrir os cabelos crespos, invista em tratamentos de umectação, em máscaras de nutrição ou em receitas caseiras.

Umectação para cabelo crespo

A umectação com óleos vegetais também é uma ótima forma de nutrir profundamente os fios crespos, combatendo o ressecamento e o frizz. O óleo vegetal é essencial para a saúde do cabelo crespo, que naturalmente apresenta carência de nutrientes e oleosidade natural. Por isso, a umectação é o maior aliado das crespas. Opte sempre por máscaras hidratantes enriquecidas com bastante óleo e não deixe de lado também a umectação capilar com óleos vegetais puros.

Reconstrução para cabelo crespo

Nos casos em que o cabelo se encontra fraco e danificado por conta da perda de queratina, é necessário fazer uma reconstrução para cabelo crespo. Este tratamento devolve a queratina perdida pelos fios através de tratamentos específicos que garantem força aos cabelos. A reposição de queratina é uma etapa essencial do cronograma capilar, não só devido a sua ação fortalecedora, mas também por ser responsável por deixar o fio apto para tratamentos mais simples como a nutrição e a hidratação. Um cabelo carente de reconstrução, frágil e quebradiço, não responde bem aos tratamentos capilares.

Como finalizar o cabelo crespo?

shutterstock 2192342087 630x420 - Cabelo crespo: descubra os segredos de um cuidado ideal

A finalização do cabelo crespo é fundamental para definir os cachos e garantir um visual impecável. Seja você adepta de um visual bem definido ou não, com pouco ou muito volume, existe sempre uma técnica perfeita para garantir madeixas impecáveis e o finalizador certo para alcançar o resultado final, confira:

Encontre o finalizador certo para o seu cabelo crespo

A primeira regra para finalizar o cabelo crespo é encontrar o finalizador indicado para o seu tipo de cabelo. A Salon Line possui diferentes tipos de finalizadores desenvolvidos especialmente para o cabelo tipo 4, com ação profundamente hidratante e nutritiva.

Teste diferentes finalizações

Há diversas maneiras de finalizar as madeixas: com diferentes técnicas, obtém-se diferentes resultados. Portanto, vale experimentar todas e descobrir aquela que deixa o seu cabelo do jeito que você mais gosta. Para quem gosta de madeixas mais definidas, é possível se jogar sem medo nas texturizações, como tranças, coquinhos, papel alumínio, twist, dedoliss e outros.

Aposte no pente garfo para um volumão

Se você é daquelas que não abre mão daquele volumão maravilhoso, não pode ficar sem o pente garfo. Para chegar ao resultado ideal, a dica é posicionar o pente garfo paralelamente à região do couro cabeludo e balançar o pente de um lado para o outro, “soltando” os fios da raiz, até alcançar o volume desejado!

Para volume reduzido, aposte em óleos vegetais

Para quem não curte volumão, a dica é apostar nos finalizadores ricos em óleos vegetais que deixam os fios mais pesados, fazendo com que percam volume. Portanto, se você deseja madeixas mais controladas, fique de olho na embalagem e verifique os componentes.

Os melhores produtos para cabelo crespo

shutterstock 2058236264 630x489 - Cabelo crespo: descubra os segredos de um cuidado ideal

Viu como é fácil garantir o cabelo crespo dos sonhos com uma boa finalização? Confira nossa seleção de finalizadores favoritos:

4.4/5 - (10 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
S.O.S Bomba Ultra-Hidratação: o kit para cabelos cacheados profissional que você precisa! Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie
Pular para o conteúdo