Secure Adnxs

Melhores dicas de como cachear cabelo crespo

por Talitha Benjamin

O cabelo tipo 4 é o último da tabela de curvatura, e é também o famoso crespo. Ao contrário dos outros, seu espiral é bem mais fechado, o que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade para percorrer o comprimento do fio. Por causa desta característica, além de serem mais ressecados, […]

Melhores dicas de como cachear cabelo crespo

O cabelo tipo 4 é o último da tabela de curvatura, e é também o famoso crespo. Ao contrário dos outros, seu espiral é bem mais fechado, o que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade para percorrer o comprimento do fio. Por causa desta característica, além de serem mais ressecados, […]

como cachear cabelo crespo 630x420 - Melhores dicas de como cachear cabelo crespo
Crespas podem modelar os fios e criar cachos

O cabelo tipo 4 é o último da tabela de curvatura, e é também o famoso crespo. Ao contrário dos outros, seu espiral é bem mais fechado, o que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade para percorrer o comprimento do fio. Por causa desta característica, além de serem mais ressecados, sofrem mais o fator encolhimento, e também, têm um pouco de dificuldade em formar ondas e cachos. Por isso, muita gente busca técnicas de como cachear o cabelo crespo

Mas a boa notícia é que essa curvatura pode ser tão versátil quanto as outras, ou seja, ninguém precisa ser refém dessa formatação. Dá, sim, para apostar em técnicas — naturais ou não — que vão dar uma aparência diferente aos fios tipo 4, estimulando a formação de cachos e ondas. Vamos ver quais são os melhores métodos de como cachear o cabelo crespo?

Como cachear cabelo crespo naturalmente?

como cachear cabelo crespo 1 534x800 - Melhores dicas de como cachear cabelo crespo

Atualmente já existem diversas opções para quem busca definir o fio tipo 4. Seja com acessórios, penteados específicos ou com uma finalização dedicada a esse resultado, existem sempre uma técnica para chamar de sua. Veja abaixo:

Com acessórios

Os acessórios para quem busca formas de como deixar o cabelo crespo cacheado já existem há muito tempo, e são bastante conhecidos. Veja abaixo como usar cada um:

Bigudinhos e flexi rods: são ferramentas que dão alta definição e efeito modelador aos cachos sem o uso de calor. Enquanto os bigudinhos formam curvas mais fechadas, semelhantes aos crespos e cacheados naturais, os flexi rods fazem cachos mais abertos, que ficam perfeitos para quem tem fios mais compridos.

Bobes: usados há muito tempo por mulheres de diferentes curvaturas que querem deixar o cabelo cacheado, os bobes também podem ser usados pelas crespas. O tamanho dos cachos vai depender da circunferência do acessório— quanto maiores, mais largos serão os cachos.

Para cachear o cabelo crespo com qualquer um desses acessórios, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Lave os fios, condicione e retire o excesso de água;
  2. Aplique um creme para pentear de sua preferência (lá embaixo a gente sugere os melhores cremes ideais para estimular a definição do cabelo crespo);
  3. Separe o cabelo em mechas, e enrole uma de cada vez no acessório escolhido (bigudinho, flexi rod ou bobe). Faça isso no cabelo inteiro;
  4. Deixe os fios secarem naturalmente Após secos, remova-os do acessório, desenrolando as mechas com cuidado;
  1. Se preferir um efeito mais natural, separe os cachos com a ajuda dos dedos. Finalize com um óleo vegetal para dar brilho e selar os fios. 

Com penteados

Alguns penteados também podem estimular a formatação e definição de cachos. Aqui, você também não precisa do uso de calor. Veja abaixo 3 penteados para cachear o cabelo crespo.

como deixar o cabelo cacheado 533x800 - Melhores dicas de como cachear cabelo crespo
Veja como deixar o cabelo cacheado com coquinhos

Coquinhos ou bantu knots: são penteados super marcantes e que também funcionam para enrolar o cabelo crespo. Para fazer os bantu knots, basta separar o cabelo em mechas e torcê-las até que formem coques pequenos. Deixe secar naturalmente, solte-os e use os dedos para separar os cachos.

Tranças afro: a tradicional trança, além de ser um penteado prático, também funciona muito bem para conquistar cachos bem soltinhos. Para isso, faça várias tranças na espessura que deseja que fiquem os cachos. Após secas, solte-as com cuidado.

Twist: esse penteado, que nada mais é que duas mechas enroladas uma sobre a outra, garante um visual estiloso e também é uma técnica de como deixar o cabelo crespo cacheado. O processo para fazer o twist é muito parecido com a trança, só que ao invés de três mechas, você só vai usar duas e torcê-las. Após a secagem, com os dedos, desenrole as mechas e aproveite o resultado final.

como enrolar cabelo crespo 533x800 - Melhores dicas de como cachear cabelo crespo
Faça tranças para cachear o cabelo crespo

Com finalização

Algumas técnicas de finalização também servem para intensificar a definição e cachear ainda mais os cabelos crespos. Veja abaixo algumas para testar:

Fitagem estruturada:  consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de baixo para cima, para memorizarem o formato ondulado. Veja o passo a passo:

  1. Com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções;
  2. Para essa finalização, o indicado é utilizar uma gelatina ou gel capilar (nós indicamos as melhores logo abaixo), e misturá-lo com óleo vegetal. Passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos;
  3. Amasse as fitas com as mãos em direção a raiz — perceba que cada fita formará um cacho;
  4. Repita o procedimento em todo o cabelo, e deixe secar naturalmente.

Finalização COG (ou creogel): ela utiliza creme para pentear, óleo vegetal e gelatina em camadas para finalizar os cachos: o creme hidrata, enquanto o óleo retém o líquido e a gelatina define de forma prolomgada. Para reproduzir, basta aplicar um de cada vez no comprimento e pontas (é importantíssimo respeitar a ordem citada) e caprichar na fitagem.

Finalização plopping: a técnica plopping finaliza os cabelos ao mesmo tempo que retira o excesso de umidade dos fios depois da lavagem. Para esta finalização, utilize uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão.

  1. Lave os cabelos como de costume e retire o excesso de água com a toalha de microfibra ou camisa de algodão;
  2. Separe-os em mechas finas e aplique o creme para pentear;
  3. Estique a toalha ou camiseta em um lugar plano, como sua cama, por exemplo, e jogue as madeixas em cima dela;
  4. Enrole as duas laterais do pano e amarre as pontas na parte de trás, formando uma touca. Espere o cabelo secar completamente antes de removê-la, ou finalize a secagem com um secador e difusor.

Como cachear o cabelo crespo com Permanente Afro?

como cachear cabelo crespo 2 1 533x800 - Melhores dicas de como cachear cabelo crespo

O permanente afro é um procedimento químico indicado para cabelos que não possuem uma forma definida, independente da curvatura. Lembrando que essa é uma opção que envolve química e, portanto, altera a estrutura dos fios. 

Antes de fazer, atente-se: sua fórmula tem base de tioglicolato de amônia, ou seja, uma transformação química que não é compatível com descolorações, tinturas, alisamentos, botox ou qualquer outro tipo de química. Por isso, consulte um profissional de confiança para avaliar o estado do seu cabelo, e não dispense a prova de toque ou teste de mecha, ok?

como deixar o cabelo crespo cacheado 533x800 - Melhores dicas de como cachear cabelo crespo
O twist é um penteado e técnica de texturização

Salon Line indica: produtos para cachear cabelo crespo

Além de apostar nas diferentes técnicas de como cachear o cabelo crespo, também é importante ter na penteadeira os produtos específicos para estimular a definição da curvatura. Veja abaixo:

Creme de pentear para cabelo crespo

– Exclusivo para cabelos crespos e crespíssimos, o Creme para Pentear #todecacho Crespíssimo Poderoso conta com tecnologia PROFIX que proporciona definição intensa, controle do frizz e volume extra, além de garantir 72h de formatação, fixação dos cabelos e duração dos cachos e crespos.

– Com ativos poderosos, o Creme para Pentear Definição Intensa proporciona definição, brilho aos cabelos, desembaraço, controle do frizz e hidratação profunda em uma embalagem de 1kg que rende até 30 aplicações.

– O Creme para Pentear #todecacho Profix 4ABC conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde aos cabelos crespos, além de fórmula enriquecida para nutrição, fortalecimento e brilho aos fios.

– O Creme para Pentear Mel Cachos Intensos S.O.S Cachos traz uma poderosa combinação que proporciona cabelo brilhoso e controle do frizz, garante desembaraço, além de fios nutridos e hidratados.

Gelatina e gel para cabelo crespo

– O Gel Definidor Revitalizador de Cachos Azeite de Oliva Cachos Comportados proporciona extra definição dos fios, revitalização e remodelação dos cachos, além de garantir um day after sem frizz e um cabelo brilhoso.

– A Gelatina Efeito Intensificador #todecacho possui um blend de manteiga de cacau e queratina vegetal. Sua fórmula promove definição intensificada, fixação intensa e brilho luminoso.

– A Gelatina #todecacho Super Definição proporciona definição intensa, ação antifrizz e fixação total para os cachos. Ideal para misturinhas.

4.6/5 - (14 votes)