Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que é durag e como usar?

durag - O que é durag e como usar?

Que muitos dos itens de moda e beleza que usamos hoje vem da cultura negra, já se sabe há tempos. A textura diferenciada dos cabelos crespos e cacheados, assim como a riqueza do continente africano proporcionam tendências e aspectos atemporais, que permanecem na estética do povo preto ao redor do mundo. O durag é uma delas: a princípio, pode parecer apenas um derivado da bandana, mas carrega um simbolismo marcante para os negros, principalmente para os homens.

Transformado em acessório de beleza a partir de um simples pedaço de tecido atemporal, o durag é um dos diversos símbolos da resistência e criatividade que vem do continente africano e de sua história. Vem conhecer mais sobre esse acessório tão importante e saber como incorporá-lo no seu estilo!

O que é o durag?

O durag nada mais é que um pedaço de tecido usado para proteger o cabelo, mas que com o tempo, ganhou valores estéticos e culturais. O seu nome deriva de “do rag”, que em tradução livre significa “feita de panos”, e já dá a dica da simplicidade da origem do acessório. Inicialmente, o tecido na cabeça era utilizado por pessoas escravizadas durante o trabalho no campo, mas sua utilização foi ressignificada na década de 1930, durante o Renascimento do Harlem, bairro negro localizado em Manhattan, Nova York. O pano, que antes protegia a cabeça do sol, passou a ser utilizado para proteger os elaborados penteados feitos em cabelos cacheados e crespos, populares na época.

Por ser amplamente utilizado por pessoas negras, principalmente por homens negros adeptos da cultura do hip hop nas décadas de 1980 e 1990, acabou se tornando um acessório polêmico, frequentemente associado à membros de gangues e do crime organizado. Por essa razão, chegou a ser banido de escolas e outros recintos públicos, o que fez com que a sua utilização fosse ainda mais popular para afrontar a sociedade racista que insistia em associar esteriótipos negativo aos negros.

Atualmente, o durag é um importante item da estética negra e hip hop, principalmente por detentores de fios crespos e cacheados. O durag também pode ser chamado de doo rag, dew rag, ou do rag. E o acessório pode ser feito de diversos tecidos (há de cetim e veludo, por exemplo) e ter várias cores (sendo o preto a mais clássica).

Para que serve o durag?

A função original é proteger o cabelo e o couro cabeludo de diversos tipos de danos, e também para preservar penteados. Muitos homens negros, que geralmente possuem os cabelos raspados, também usam para proteger a cabeça do sol e da irritação. Hoje em dia, o durag é igualmente utilizado como elemento estético para compor um look autêntico.

Na mistura entre estilo e funcionalidade, as “waves durag” proporcionam o efeito de ondas conhecido como 360 waves, resultado de uma técnica de texturização que utiliza para chegar ao resultado de ondulações perfeitas por toda a cabeça.

Como usar o durag?

Assim como um lenço ou bandana, há diversas maneiras de você usar o durag, podendo diversificar as amarrações. Se você já está por dentro da tendência, veja 4 formas de amarrar o seu durag:

Amarração 1

Centralize na cabeça e puxe as tiras para trás. Depois, passe cada uma das tiras pela frente, na testa, esticando bem. Faça um laço atrás bem apertado.

Amarração 2

Dobre a parte da frente, perto da testa, para que a durag fique mais para cima. Agora, repita os passos da primeira amarração.

Amarração 3

Faça os passos da primeira ou segunda amarração e, depois, enrole o tecido da parte de trás até chegar na nuca. Por fim, dê um laço.

Amarração 4

Posicione o durag na cabeça e puxe as tiras para trás, enrolando o fio. Depois, cruze as tiras e passe-as para frente, posicionando em uma das laterais. Dê um laço para arrematar.

Como cuidar do seu durag?

Para que qualquer acessório se mantenha bonito por mais tempo, é preciso alguns cuidados especiais no uso e armazenamento, como:

– Mantenha uma limpeza regular do durag;

– Lave o seu durag à mão com sabão neutro;

– Seque ao ar livre, evitando fontes de calor artificial;

– Evite compartilhar o durag com outras pessoas;

– Substitua o durag ao menor sinal de desgaste do tecido;

Como usar o durag? Inspire-se!

Com tanta história e estilo, é impossível não respeitar e desejar um acessório com o durag! E para te inspirar, seja você mulher ou homem, confira algumas fotos deslumbrantes.

Preta 

durag preta 533x800 - O que é durag e como usar?

Roxa

durag roxa 534x800 - O que é durag e como usar?

Azul

durag azul 533x800 - O que é durag e como usar?

Cinza

durag cinza 533x800 - O que é durag e como usar?

Durag feminina laranja

durag feminina 630x419 - O que é durag e como usar?

Salon Line indica:

Para fixar penteados e garantir o alinhamento dos fios embaixo do durag, você pode apostar em pomadas e gelatinas com efeito fixador! As nossas favoritas são:

A Pomada Modeladora S.O.S Cachos Ritual de Cuidado Ana Paula Xongani & Cris modela o cabelo e fixa o penteado e tranças, possui boa adesão e ação antifrizz. É dermatologicamente testada.

A Gelatina #todecacho Super Fixação proporciona cachos com definição intensa, fixação extrema e extrabrilho. Contém proteção UV.

Rate this post

Posts Recentes: