Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que é durag e como usar?

durag - O que é durag e como usar?

Você já ouviu falar do durag? Esse acessório que há tempos decora a cabeça de mulheres e homens estilosos carrega um legado cultural que você nem imagina.

Esse pedaço de tecido, muito parecido com uma bandana, ganhou notoriedade com o movimento Black Power, no final dos anos 1960, mas foi nos 1990 que o durag se popularizou, sendo usado por rappers, atletas e jovens negros como uma declaração de sua identidade e um importante símbolo do estilo hip hop.

Além disso, o durag também já foi usado em desfiles de moda, na capa de importantes revistas e também visto no tapete vermelho de grandes premiações. Não faltam motivos para enaltecer esse ícone fashion cheio de história.

O que é o durag?

O durag nada mais é que um pedaço de tecido usado para proteger o cabelo, que depois ganhou valores estéticos e culturais. Não se sabe exatamente a origem da bandana durag, mas é possível encontrar lenços semelhantes sendo usados por mulheres afro-americanas durante o período da escravidão. Mas também especula-se que o primeiro adepto do acessório tenha sido um imperador da Etiópia entre 1889 e 1913.

Você também pode encontrar durag escrito das seguintes maneiras: doo rag, dew rag, ou do rag. E o acessório pode ser feito de diversos tecidos (há durag de cetim e veludo, por exemplo) e ter várias cores (sendo o durag preto a mais clássica).

Para que serve o durag?

O principal uso do durag é para a proteção do cabelo, mas, hoje em dia, tem sido bastante utilizado como um elemento estético para compor um look autêntico. 

E em uma mistura desses dois empregos chegam as “waves durag”: o efeito de ondas conhecido como 360 waves é resultado de uma técnica de texturização que utiliza o durag para chegar ao resultado de ondulações perfeitas por toda a cabeça.

Como usar o durag?

Assim como um lenço ou bandana, há diversas maneiras de você usar o durag, podendo diversificar nas amarrações. Se você já está por dentro da tendência, veja 4 formas de amarrar o seu durag:

#amarração 1

Centralize o durag na cabeça e puxe as tiras para trás. Depois, passe cada uma das tiras pela frente, na testa, esticando bem. Faça um laço atrás bem apertado.

#amarração 2

Dobre a parte da frente, perto da testa, para que a durag fique mais para cima. Agora, repita os passos da primeira amarração.

#amarração 3

Faça os passos da primeira ou segunda amarração e, depois, enrole o tecido da parte de trás até chegar na nuca. Por fim, dê um laço.

#amarração 4

Posicione o durag na cabeça e puxe as tiras para trás, enrolando o fio. Depois, cruze as tiras e passe-as para frente, posicionando em uma das laterais. Dê um laço para arrematar. 

Como cuidar do seu durag?

Para que qualquer acessório se mantenha bonito por mais tempo, é preciso alguns cuidados especiais no uso e armazenamento, como:

  • Mantenha uma limpeza regular do durag.
  • Lave o seu durag à mão com sabão neutro.
  • Seque ao ar livre, evitando fontes de calor artificial.
  • Evite compartilhar o durag com outras pessoas.
  • Substitua o durag ao menor sinal de desgaste do tecido.

Com tanta história e estilo, é impossível não respeitar e desejar um acessório com o durag! E para te inspirar, seja você mulher ou homem, confira algumas fotos deslumbrantes.

Durag preta 

durag preta 533x800 - O que é durag e como usar?

Durag vermelha

durag vermelha 533x800 - O que é durag e como usar?

Durag roxa

durag roxa 534x800 - O que é durag e como usar?

Durag azul

durag azul 533x800 - O que é durag e como usar?

Durag cinza

durag cinza 533x800 - O que é durag e como usar?

Durag estampada

durag estampada 630x460 - O que é durag e como usar?

Durag feminina laranja

durag feminina 630x419 - O que é durag e como usar?

Posts Recentes: