Secure Adnxs

Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

por Carolina Glogovchan

Sol, mar, ar seco, ar-condicionado, vento, shampoo agressivo, tintura. Todos os dias estamos expondo nossos cabelos ao ressecamento, mas quando foi a última vez que você nutriu e hidratou suas madeixas? Pois é, às vezes deixamos de seguir o cronograma capilar de hidratação por falta de tempo ou até mesmo de dinheiro para ir ao […]

Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

Sol, mar, ar seco, ar-condicionado, vento, shampoo agressivo, tintura. Todos os dias estamos expondo nossos cabelos ao ressecamento, mas quando foi a última vez que você nutriu e hidratou suas madeixas? Pois é, às vezes deixamos de seguir o cronograma capilar de hidratação por falta de tempo ou até mesmo de dinheiro para ir ao […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados
nutricao capilar caseira 5 630x589 - Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

Sol, mar, ar seco, ar-condicionado, vento, shampoo agressivo, tintura. Todos os dias estamos expondo nossos cabelos ao ressecamento, mas quando foi a última vez que você nutriu e hidratou suas madeixas?

Pois é, às vezes deixamos de seguir o cronograma capilar de hidratação por falta de tempo ou até mesmo de dinheiro para ir ao cabeleireiro. Então, preparamos algumas receitas simples e baratinhas para você fazer a melhor nutrição capilar caseira! Vamos lá?

Nutrição capilar caseira: receitas e misturinhas para o seu cronograma capilar

nutricao capilar caseira 1 624x800 - Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

A nutrição, assim como a umectação capilar, são etapas essenciais de um cronograma capilar completo, e ajudam na recuperação dos lipídios perdidos pelos fios durante os processos químicos. Revezando a nutrição e a umectação é possível garantir um cabelo macio, saudável e brilhoso novamente.

Mas aqui já vai uma dica: se você usar os produtos corretos, que garantam que a necessidade dos seus cabelos será atendida, você conseguirá realçar toda beleza das suas madeixas. Por isso, leia sempre os rótulos dos produtos, identifique a necessidade dos seus fios e siga as instruções de aplicação para conquistar resultados poderosos.

Receita de nutrição capilar com amido de milho

nutricao capilar caseira 533x800 - Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

O amido de milho conta com propriedades que ajudam a manter os cabelos hidratados, cheios de vida e mais fortes. Existem várias receitas de nutrição capilar com amido de milho. Vamos aos ingredientes:

– Amido de milho;
– 100 ml de leite;
Óleo de coco ou outros óleos vegetais para cabelos de sua preferência;
– Açúcar.

Dica: Antes de misturar todos os ingredientes, prepare um mingau com 1 colher de amido de milho + 100 ml de leite. Então, é só seguir o passo a passo.

Como fazer e aplicar nos cabelos:

– Misture uma colher de sopa de óleo de coco no mingau + uma colher de chá de açúcar. Mexa bem;

– Com os fios já lavados e limpos apenas com shampoo, aplique a misturinha por todas as mechas de cabelo, enluvando uma por uma;

– Após enluvar todo o cabelo, deixe agir por cerca de 30 minutinhos. Cobrir com a touca é sempre indicado;

– Logo após o tempo de ação, enxágue e aplique o condicionador. Em seguida, enxágue novamente;

– Finalize com o creme para pentear Hidra Original ou seu creme de pentear #todecacho favorito.

Receita de Nutrição Capilar com maizena

nutricao capilar caseira 3 630x420 - Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

Como nós sabemos que cada pessoa possui as especificidades da sua cabeleira, confira uma nova receita com maizena. Os ingredientes dessa misturinha caseira são:

– Duas colheres de sopa de maizena;
– Uma tampinha de propantol (na receita + aplicação no cabelo);
– Uma colher de chá de óleo de argan;
– Duas colheres de sopa de máscara hidratante.

Essa é uma receita de ouro de nutrição capilar caseiro com maizena! Acompanhe o passo a passo.

Como fazer e aplicar nos cabelos:

– Leve a maizena ao fogo baixo com um pouco de água para facilitar a mistura. Lembre-se, é importante não deixar empelotar;

– Depois de misturar é só retirar do fogo e adicionar o restante dos ingredientes: uma tampinha de propantol, uma colher de chá de óleo de argan e as duas colheres de sopa da sua máscara #todecacho preferida;

– Com o cabelo lavado e quase seco, aplique o óleo de argan antes da misturinha. Isso promoverá um tratamento mais profundo nos fios;

– Pronto, agora é só aplicar a mistura em todo cabelo, lembre-se de dar aquela atenção especial nas pontas, afinal, são elas que costumam ficar mais ressecadas;

– Deixe a mistura agir por 20 minutos. Usar uma touca de banho pode ajudar a manter aquecido para ampliar a ação hidratante e nutritiva dos produtinhos.

Na hora de retirar utilize apenas condicionador e enxágue de forma abundante. Pronto, faça sua finalização como de costume nos fios, e arrase!

Receita de nutrição capilar com manteiga vegetal

nutricao capilar caseira 4 533x800 - Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

As manteigas vegetais são gorduras extraídas de sementes de oleaginosas e possuem propriedades emolientes, nutritivas, regeneradoras, reconstrutoras e antioxidantes para a pele, unhas, lábios e cabelos. Demais, né?

Como existem vários tipos de manteiga e cada uma delas têm propriedades distintas é fundamental entender a ação de cada uma sobre o seu tipo de cabelo.

Antes disso, é importante conferir qual é o nível comedogênico da manteiga antes de comprá-la. Mas o que é isso? O índice comedogênico é o efeito obstrutivo que cada tipo de manteiga possui sobre nossos poros. Caso tenha nível comedogênico alto, pode causar foliculite, cravos, dermatite seborreica, entre outros. Por isso, é fundamental ler o rótulo antes de comprar a manteiga vegetal.

O indicado é utilizar a manteiga vegetal com nível comedogênico nulo, de grau zero. Lembre-se, sempre que você se aprofunda nos rótulos você aprende mais sobre você, seu cabelo e as misturinhas.

Para visualizar melhor, os graus comedogênicos são:

– Grau 0 (nulo – é esse que você vai utilizar);
– Grau 1 (baixo);
– Grau 2 (moderadamente baixo);
– Grau 3 (moderado);
– Grau 4 (razoavelmente alto);
– Grau 5 (alto grau comedogênico).

Já que você está sendo cuidadosa, aproveite e escolha uma manteiga que tenha sido extraída a frio. Pronto, agora você está utilizando uma manteiga de baixo nível comedogênico e de alta qualidade. Vamos nutrir as madeixas sem medo!

Algumas ótimas opções são: manteiga karité, açaí, manteiga de cupuaçu, manteiga de cacau, manteiga de murumuru, semente de uva e manga.

Como fazer e aplicar nos cabelos:

– Derreta a manteiga escolhida em banho maria;

– Depois que a manteiga esfriar, aplique-a mecha por mecha em todo o cabelo seco e sem lavar, da raiz às pontas;

– Espere mais ou menos uma hora e, em seguida, lave os fios com seu shampoo preferido; vale lembrar que esta não é a hora de utilizar shampoos de limpeza profunda, nem de abusar na quantidade, pois isso pode reduzir o efeito, ok?

– Em seguida, aplique o condicionador e enxágue. Finalize como de costume!

Receita de nutrição com máscara + óleo vegetal

nutricao capilar caseira 2 630x420 - Nutrição capilar caseira: receitas para o seu cronograma capilar

Vamos começar dando uma dica de milhões aqui para sua nutrição capilar caseira. Se você estava pronta para fazer essa misturinha com máscara hidronutritiva pensando que adicionar óleo vegetal iria deixá-la power, se enganou.

As máscaras hidronutritivas possuem alta performance e adicionar qualquer coisa pode alterar a fórmula e reduzir seu poder de ação, ou seja, você pode estar comprometendo aquela fórmula incrível.

Portanto, a primeira dica é: utilize uma máscara de nutrição capilar que não seja hidronutritiva na sua receita de nutrição capilar caseira com máscara + óleo vegetal.

Agora, vamos lá! Este processo é indicado para cabelos extremamente ressecados e desnutridos. Tudo o que você vai precisar é:

– Uma máscara de hidratação capilar;
– Óleo 100% vegetal.

Dica: a máscara super óleos de S.O.S Cachos da Salon Line é bastante indicada nesse tratamento.

Como fazer e aplicar nos cabelos:

– Misture 1 colher de óleo vegetal com 2 colheres da sua máscara. Deixe bem homogêneo para que você consiga extrair o melhor da receita;

– Depois aplique a mistura nos cabelos, passando mecha a mecha, e evitando sempre encostar na raiz. Isso porque a raiz do cabelo costuma ser oleosa;

– Em seguida, deixe agir de 20 a 30 minutos e, depois, enxágue. Use uma touca (pode ser a de banho mesmo) para manter aquecido e potencializar a ação da misturinha;

– Após esse tempo, enxágue e use seu condicionador favorito;

– Enxágue novamente, e finalize como de costume.

Lembrem-se sempre de que seu cabelo é uma das suas fontes de charme e poder, por isso, na hora de tentar uma receita caseira de nutrição capilar é fundamental se atentar aos detalhes para garantir que você está fazendo o melhor por suas madeixas e está usando os melhores produtos para nutrição capilar caseira! Gostou das dicas? Então bora nutrir essas madeixas!

FAQ: Nutrição Capilar Caseira

O que é nutrição capilar caseira?

Nutrição capilar caseira envolve o uso de ingredientes naturais para fornecer nutrientes e hidratação aos cabelos, visando a saúde e o brilho dos fios.

Quais ingredientes podem ser usados na nutrição capilar caseira?

Óleos vegetais (como coco e azeite), abacate, mel, iogurte e ovos são comuns. Eles oferecem vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos benéficos.

Como fazer uma máscara de nutrição capilar caseira?

Misture um ingrediente hidratante (abacate, por exemplo) com um óleo vegetal (como coco). Aplique nos cabelos, deixe agir por cerca de 20-30 minutos e enxágue.

Com que frequência devo fazer a nutrição capilar caseira?

Uma vez a cada 1-2 semanas é geralmente suficiente. A frequência pode variar dependendo das necessidades do seu cabelo.

Existe algum risco ao usar ingredientes naturais nos cabelos?

Algumas pessoas podem ser alérgicas a certos ingredientes. Sempre faça um teste de alergia antes de usar uma nova máscara capilar. E lembre-se de que os resultados podem variar.

4.8/5 - (6 votes)

Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado