Secure Adnxs

8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

por Carolina Glogovchan

Há tempos que o cabelo curto tem feito sucesso entre as mulheres, e não é à toa, o corte é ousado e cheio de personalidade. Por isso, hoje, vamos falar sobre como cuidar de cabelo crespo curto com dicas e truques simples e funcionais! Esses cuidados vão ajudar você a conquistar um cabelo ainda mais […]

8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

Há tempos que o cabelo curto tem feito sucesso entre as mulheres, e não é à toa, o corte é ousado e cheio de personalidade. Por isso, hoje, vamos falar sobre como cuidar de cabelo crespo curto com dicas e truques simples e funcionais! Esses cuidados vão ajudar você a conquistar um cabelo ainda mais […]

Cuidados

Há tempos que o cabelo curto tem feito sucesso entre as mulheres, e não é à toa, o corte é ousado e cheio de personalidade. Por isso, hoje, vamos falar sobre como cuidar de cabelo crespo curto com dicas e truques simples e funcionais! Esses cuidados vão ajudar você a conquistar um cabelo ainda mais saudável e inspirador, afinal, o crespo curto é sinônimo de personalidade e ousadia! Bora entender melhor como cuidar dos fios crespos?

Dicas de cuidados com o cabelo crespo curto

truques de cuidados com cabelo crespo curto 630x518 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

De forma geral, a textura do cabelo crespo requer cuidados especiais. Ressecamento, frizz e volume são as características que se destacam sobre esse tipo de fio; justamente por ter um espiral bem mais fechado que as demais curvaturas, a oleosidade natural do couro cabeludo tem maior dificuldade para percorrer o comprimento do fio crespo. Mas, com algumas dicas essenciais, mantê-los sempre bonitos é mais fácil do que você imagina. 

Dica 1: Entenda a curvatura do seu cabelo

entenda a curvatura 533x800 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

A curvatura do cabelo crespo é tipo 4 e se dividem em 3 categorias:

  • 4A – cachos fechados e bem definidos;
  • 4B – cachos menores, mais unidos e mais fechados;
  • 4C – cachos bem estreitos, fios com pouca definição e formato zigue-zague.

Como destacamos, a oleosidade natural não consegue percorrer o fio e o cabelo crespo tende a ser mais ressecado. Por isso, é preciso focar na hidratação no cabelo frequentemente! Entender essas particularidades é essencial para se relacionar bem e cuidar melhor dos fios.

Dica 2: Faça um cronograma capilar adequado

A necessidade mais comum dos crespos é a hidratação. Ainda assim, é preciso entender se este é o caso do seu cabelo e, então, estabelecer o cronograma capilar com a quantidade certa de ações de tratamento por semana, ou seja:

  • Hidratação;
  • Nutrição/Umectação; e
  • Reconstrução.

O tratamento promovido pelo cronograma capilar é super importante e completo para deixar o seu cabelo poderoso e saudável, prevenindo danos.

Dica 3: Use co-wash

use co wash 630x420 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

Se não der para dedicar um tempo extra nos cuidados com o cabelo, a técnica co-wash vai ser perfeita para você! Inclusive, é uma ótima maneira de cuidar do cabelo crespo masculino para homens – e mulheres também – que desejam uma manutenção sem muitos produtos.

Para adotar, intercale o uso de seu shampoo comum (com ou sem sulfato) com um produto co-wash. O co-wash é um condicionador limpante que não causa ressecamento! Isso faz com que, além de limpo, você mantenha seu cabelo hidratado por mais tempo.

Caso você já use um shampoo sem sulfato, ótimo! Mas como o co-wash tem a textura de um creme, ele é ainda mais suave e hidratante. Experimente alternar esses produtinhos em suas lavagens e mantenha uma rotina de tratamento capilar dinâmica e poderosa.

Dica 4: Aplique máscara de tratamento capilar

Outra dica muito prática de como cuidar de cabelo crespo é o uso da máscara de tratamento capilar. Sempre que você tiver um tempinho a mais para ficar no banho, aplique a máscara após o uso do shampoo. Este é um tratamento de ação rápida, pois você só precisa deixar o produto de 5 a 10 minutos no seu cabelo e enxaguar na sequência. 

Dica 5: Faça uma hidratação com gelatina

faca uma hidratacao com gelatina 630x420 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

Além de ser amiga da dieta, a gelatina é ótima também nos cuidados com os cachos! Como ela possui muito colágeno e açúcar, ajuda a fortalecer, hidratar e dar brilho aos fios. Se você quer saber como cuidar de cabelo crespo a dica é: qualquer cor ou sabor de gelatina serve!

Mas se você tem cabelos crespos loiros ou com luzes claras, aposte na gelatina incolor para não manchar as madeixas. Dá uma olhadinha nesse passo a passo:

1º passo: Lave os cabelos e, em seguida, retire o excesso de água;

2º passo: Em um recipiente de vidro, coloque 1 sachê de gelatina incolor, acrescente 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida e misture;

3º passo: Adicione um pouco de água à mistura para deixá-la mais emoliente e mexa tudo até ficar homogêneo;

4º passo: Aplique essa mistura nos fios mecha por mecha. Depois, deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos, aproximadamente;

5º passo: Passado esse tempo, enxágue o cabelo com água fria e finalize da forma que preferir. Prontinho! Seus cabelos estão super hidratados e definidos!

Dica 6: Finalize os fios sempre após as lavagens

Sempre que lavar os fios, não se esqueça de finalizá-los! Nessa etapa, opte por produtos mais consistentes, com óleos ou manteigas na composição. Isso vai ajudar você a ativar os cachos com mais facilidade e também vai reduzir o frizz. Consequentemente, vai garantir days afters mais satisfatórios!

Outra dica para reativar os cachos é usar produtos em spray, próprios para o dia seguinte, como a Água de Coco ou o Renova Cachos #todecacho. E, se você gosta de gel, se joga! Já conhece o Gel de Babosa? É uma ótima pedida!

Dica 7: Invista em óleos vegetais

invista em oleos vegetais 630x420 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

Os óleos vegetais servem para a umectação, isto é, para repor a oleosidade e nutrir os cachos. Esse cuidado para os crespos é fundamental para dar aquela turbinada de nutrição que os fios precisam. Seja para misturar na máscara, para usar antes do shampoo, do finalizador ou do gel e para o day after, ele vai bem em qualquer situação!

Sem contar que fazer a umectação é uma atividade muito prática: com os cabelos sujos (2 a 3 dias sem lavagem), aplique o óleo e deixe nos cabelos 30 minutos antes do banho. Para um tratamento mais profundo, aplique antes de dormir e deixe agir durante a noite!

Dica 8: Seque seus cachos com segurança

seque seus cachos com seguranca 533x800 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

Apesar da pouca oleosidade nos cabelos crespos, o secador pode ser usado em segurança. Até porque, dormir com os fios molhados pode causar proliferação de fungos e bactérias tanto no seu couro cabeludo quanto no travesseiro!

Então, você só precisa deixar seu cabelo forte e protegido dos danos que o calor pode causar. Para isso, considere esses 3 pontos super importantes no uso do secador:

  • Aplique um protetor térmico antes de secar, para criar uma película protetora nos fios;
  • Mantenha o secador distante 20 cm dos seus cachos; e
  • Finalize com jato frio, que sela as cutículas capilares e dá um up no brilho!

Bônus: Como cuidar do cabelo crespo infantil?

como cuidar do cabelo crespo infantil 630x420 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

Bebês e crianças precisam de cuidados especiais e não seria diferente com os seus cachinhos! Até os 3 anos, a indicação é usar apenas shampoo com pH lacrimal, pois é neutro e evita reação alérgica. A partir dos 4 anos, a dica é a técnica do pré-poo para cabelo crespo infantil.

O pré-poo ou pré-lavagem é a preparação do cabelo para o shampoo. Esse preparo deve ser feito 10 ou 15 minutos antes da lavagem, usando óleo vegetal, creme multifuncional ou máscara de hidratação capilar em todo o comprimento do cabelo.

Produtos para o cuidado com cabelo crespo

produtos para o cuidado com cabelo crespo 1 533x800 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto
produtos para o cuidado com cabelo crespo 2 533x800 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto
produtos para o cuidado com cabelo crespo 3 630x504 - 8 dicas e truques de cuidados com cabelo crespo curto

Os cabelos crespos são lindos e, sim, sabemos que precisam de cuidados! Para isso, contar com os produtos certos é fundamental. Além das indicações que destacamos no decorrer das dicas, vale considerar alguns produtinhos que são verdadeiros aliados para as crespas, veja só:

Para hidratar: 

Máscara de hidratação #todecacho Nutrição Power

Para finalizar:
Creme para Pentear #todecacho Crespíssimo Poderoso

Creme para Pentear #todecacho Babosa 

Gelatina Óleo de Rícino #todecacho Definição e Nutrição

Para umectar:

Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro!

A rotina corrida pode ser um desafio para os cuidados de quem tem cabelos crespos, não é? Por isso, optamos por trazer dicas e truques rápidos. Alguns deles, inclusive, você pode fazer durante o banho ou enquanto dorme, como a umectação noturna. O fato é que seus fios merecem ser bem tratados, né? Então, bora colocar essas diquinhas em prática e desfilar belos crespos por aí!

5/5 - (2 votes)