Secure Adnxs

Banding: a técnica que reduz o fator encolhimento

por Leila Mendes

Certas coisas só quem tem cabelo cacheado e crespo entende, né? E uma delas, sem sombra de dúvidas, é o fator encolhimento. Talvez esse seja um dos fatores mais sofridos para as cacheadas e crespas de plantão. Afinal, ele encurta os fios e faz com que eles pareçam muito menores do que realmente são. A […]

Banding: a técnica que reduz o fator encolhimento

Certas coisas só quem tem cabelo cacheado e crespo entende, né? E uma delas, sem sombra de dúvidas, é o fator encolhimento. Talvez esse seja um dos fatores mais sofridos para as cacheadas e crespas de plantão. Afinal, ele encurta os fios e faz com que eles pareçam muito menores do que realmente são. A […]

Cabelos Cacheados
banding - Banding: a técnica que reduz o fator encolhimento

Certas coisas só quem tem cabelo cacheado e crespo entende, né? E uma delas, sem sombra de dúvidas, é o fator encolhimento. Talvez esse seja um dos fatores mais sofridos para as cacheadas e crespas de plantão. Afinal, ele encurta os fios e faz com que eles pareçam muito menores do que realmente são. A boa notícia é que existe um método simples capaz de minimizar esse “problema”: o banding. Já ouviu falar? Se ainda não, chega mais e bora aprender tudo sobre essa maravilha!

O que é fator de encolhimento? 

Primeiramente, vamos entender o que é o fator encolhimento, que é um desafio enfrentado por aquelas que têm cabelos cacheados ou crespos. Esse fenômeno faz com que os fios pareçam mais curtos do que realmente são, e mesmo que cresçam, essa mudança pode demorar a ser percebida.

Geralmente, os cabelos cacheados e crespos encolhem de 50% a 80% do seu comprimento real, devido à sua estrutura em espiral, que tende a contrair quando os fios estão secos.

Esse encolhimento também pode contribuir para o emaranhamento dos fios, especialmente durante o sono. Por isso, é recomendado desembaraçar o cabelo com cuidado, evitando movimentos bruscos que possam danificá-lo. Dividir o cabelo em seções para pentear e usar escovas específicas para cachos pode ajudar a aumentar o volume e revelar o comprimento real dos seus fios.

📌 Leia também: Como fazer o cabelo crescer rápido? Dicas, receitas e produtos que irão te ajudar!

O que é banding e para que serve?

Banding é um método que reduz o fator encolhimento sem precisar usar ferramentas de calor. Você deve estar se perguntando “como”, certo? Simples! Através de elásticos. A disposição destes acessórios ao longo do comprimento cria uma tensão nos fios, deixando-os um pouco mais lisos e, consequentemente, maiores. Ou seja, nada de apelar para o secador ou qualquer outro elétrico para aumentar o tamanho dos cachos, hein?

Como fazer o método banding?

Existem duas maneiras bem comuns para a realização do banding e a escolha de uma delas vai depender do resultado que você busca. Se a ideia é alongar os cachos para que eles fiquem maiores e ainda sim definidos, deixe os elásticos mais frouxos, com uma distância entre eles e sem dar muitas voltas. 

No entanto, se o objetivo é esticar mesmo os cabelos, seja para usá-los mais lisos ou para elaborar algum penteado específico, então deixe os elásticos juntinhos e mais justos ao longo do comprimento.

Acessórios necessários para fazer o banding corretamente

E6OepvDomvLXtdiM1OPiE5xAqjUd8xotHh n9wT5Hd v0tXneRhr2Qctab753LISOYMHDeEM1M9YWH 3 EE09dwVaGxpiMqRAhddPEXcWgFWVeW86gEeaW9bVojc0LopResgNoMlKX60EaZnYVLBtzE - Banding: a técnica que reduz o fator encolhimento

Você só vai precisar de um acessório: os elásticos de tecidos, para não quebrar os cabelos. Fujam de acessórios que contenham alguma parte de metal. 

Dica: uma boa ideia é umedecer o elástico no óleo vegetal para evitar que ele absorva a umidade dos fios e ainda facilitar na hora de tirar. Legal, né?

Passo a passo do banding para quem deseja soltar os cachos

  • Com os cabelos limpos e completamente secos, divida-os em quatro partes. Quanto mais mechas, menor o fator de encolhimento. Se o comprimento da sua madeixa permitir, faça um rabo de cavalo (se preferir, claro);
  • Pegue umas das partes e coloque elásticos ao longo do comprimento. Deixe uma distância em média de três dedos, mantendo os elásticos frouxos para não marcar;
  • Durma e só retire no dia seguinte;
  • No outro dia, tire cuidadosamente os elásticos e finalize os fios como achar melhor. Dica: os cabelos estão marcados? Use um finalizador de sua preferência para ajudar na definição.

Passo a passo do banding para quem deseja esticar os cabelos

  • Depois de lavar o cabelo e com ele ainda levemente úmido, divida-o em mechas médias;
  • Desembarace-as até desfazer completamente o formato dos cachos;
  • Coloque então elásticos ao longo de cada mecha. Deixe uma distância de aproximadamente um a dois dedos. Atenção: a ideia aqui é deixar os acessórios bem juntinhos;
  • Durma e só retire no dia seguinte;
  • De manhã, tire cuidadosamente os elásticos e finalize o cabelo como preferir.

Quais são as vantagens do método banding?

A principal vantagem do método banding reside na capacidade de reduzir temporariamente o encolhimento dos cabelos, sem a necessidade de usar fontes de calor, como secadores ou difusores. 

No entanto, este método requer um tempo considerável de dedicação, o que pode prolongar o processo de finalização. 

Agora que você já sabe como lidar com o fator de encolhimento das madeixas, que tal colocar em prática as nossas dicas sobre banding? Ah! E fique por dentro do blog #todecacho para saber mais!

4.9/5 - (7 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner Pular para o conteúdo