Secure Adnxs

Conquiste ondas dos sonhos: truques e dicas para cabelos ondulados

por Talitha Benjamin

Sabe aquele visual de madeixas naturais, com ondas suaves e cheias de movimento? O cabelo ondulado, também conhecido como curvatura 2, fica entre os lisos e os cacheados e é sinônimo de um hair poderoso, mas, ao mesmo tempo, muito sutil e delicado. Para destacar os fios e valorizar ainda mais os traços do rosto, […]

Conquiste ondas dos sonhos: truques e dicas para cabelos ondulados

Sabe aquele visual de madeixas naturais, com ondas suaves e cheias de movimento? O cabelo ondulado, também conhecido como curvatura 2, fica entre os lisos e os cacheados e é sinônimo de um hair poderoso, mas, ao mesmo tempo, muito sutil e delicado. Para destacar os fios e valorizar ainda mais os traços do rosto, […]

Cabelos Ondulados

Sabe aquele visual de madeixas naturais, com ondas suaves e cheias de movimento? O cabelo ondulado, também conhecido como curvatura 2, fica entre os lisos e os cacheados e é sinônimo de um hair poderoso, mas, ao mesmo tempo, muito sutil e delicado. Para destacar os fios e valorizar ainda mais os traços do rosto, muita gente está sempre buscando a melhor maneira de como deixar o cabelo ondulado mais bonito e saudável.

A resposta é simples: essa curvatura, assim como as outras, também precisa de cuidados específicos. Muita gente acaba não sabendo lidar com ela, já que se confundem ao distinguir os fios ondulados dos lisos ou cacheados. Afinal, quem nunca chamou o ondulado de “liso armado”, ou “meio cacheado”? Para manter as ondas na medida certa, é necessário controlar o frizz, as pontas duplas e a oleosidade excessiva, que são alguns dos problemas mais comuns desta curvatura.

Aqui, somos apaixonados por cuidados capilares, por isso, se liga nesse guia que reunimos para ensinar você a cuidar dos cabelos ondulados, da lavagem à finalização, passando pelo day after. Vem ver:

3 dicas de como deixar o cabelo ondulado mais bonito

como deixar o cabelo ondulado 1 630x788 - Conquiste ondas dos sonhos: truques e dicas para cabelos ondulados

Quer ver como é simples e mega possível dar vida aos fios ondulados, incentivar a formação das ondas e combater a oleosidade da raiz, tudo ao mesmo tempo? Se liga nas dicas básicas que reunimos:

1. Invista no corte certo

Sim, existem cortes de cabelo que têm o poder de deixar os cabelos mais leves e soltos, e isso faz toda a diferença na formação das ondas: os cortes em camadas, repicados e desfiados são os melhores para conseguir esse efeito, já que ajudam a distribuir melhor o peso dos fios.

O ideal é que pesquise bastante um corte que seja equivalente ao resultado desejado: busque inspirações, decida se quer ou não remover comprimento, e busque um profissional da sua confiança. Assim, ele vai orientar o melhor corte e finalização para você.

2. Use os produtos adequados

Encontrar os produtos certos é fundamental para quem quer um cabelo ondulado bonito e saudável. Por isso, fique atenta aos rótulos e sempre busque aqueles que sejam indicados para a curvatura 2. Na hora de escolher os finalizadores (cremes para pentear, ativadores de cachos, gelatinas e afins), atente-se à textura e escolha as mais levinhas. Isso porque as ondas do cabelo ondulado precisam de leveza para ficar com um aspecto bonito e natural.

Salon Line indica:

– O Creme para Pentear Definição Máxima proporciona definição, hidratação para o cabelo, brilho, desembaraço e controle do frizz em uma embalagem de 1kg, que rende até 30 aplicações.

– O Gel de Definição #todecacho Babosa conta com tecnologia PROFIX que proporciona definição máxima, controle do frizz e maciez, além de garantir 72h de formatação, fixação e duração dos cachos e crespos.

– O Spray Térmico #todecacho Day After Salon Line conta com a tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde para cachos e crespos, além de fórmula enriquecida que hidrata, renova os cachos, protege a cor e combate o frizz.

– A Gelatina #todecacho Babosa Volumão e Hidratação garante definição intensa, hidratação profunda para cabelos e volume para os cachos.

3. Cuidado com a lavagem

A lavagem costuma confundir um pouco quem tem os fios ondulados. Isso porque, como a raiz tende a ser lisa e o comprimento ondulado, os cabelos da curvatura 2 ficam entre a oleosidade excessiva no couro cabeludo e ressecamento e desnutrição no comprimento e nas pontas. A solução? Aplique o shampoo apenas na raiz, e na hora da hidratação e finalização capilar, passe os produtos correspondentes apenas no comprimento e nas pontas. Assim, você evita o acúmulo de resíduos na raiz e, por isso, o aparecimento da oleosidade, além de manter a hidratação ao longo do comprimento.

Salon Line indica:

O Kit Shampoo e Condicionador #todecacho Babosa traz em sua fórmula a exclusiva tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde aos cachos e crespos, enquanto limpa e desembaraça os fios.

O Kit Shampoo e Condicionador Maria Natureza Brilho Iluminador, quando usados em conjunto, garantem limpeza, hidratação, movimento, brilho intenso e fios selados.

Como deixar o cabelo ondulado naturalmente? Aposte na texturização!

como deixar o cabelo ondulado 2 630x764 - Conquiste ondas dos sonhos: truques e dicas para cabelos ondulados

Para potencializar a formação de ondas nos fios, as técnicas de texturização são as maiores aliadas. São elas que vão definir as ondas e dar textura às madeixas na hora da finalização e também no day after. Confira nossa lista de 5 texturizações e teste a sua favorita:

Como ondular o cabelo com trança

A técnica consiste em trançar os fios ainda úmidos e com o seu finalizador favorito e deixá-los secar para incentivar a formação de ondas. Veja o passo a passo:

1º passo: com os cabelos úmidos, aplique o seu finalizador favorito (aqui, indicamos uma gelatina de definição), e trance da forma que preferir – tranças mais finas potencializam a formação de ondas e cachos.

2º passo: Espere os cabelos secarem naturalmente ou use um secador para acelerar o processo (não se esqueça do protetor térmico!). Desmanche as tranças somente quando os fios estiverem secos.

Dica: depois de secos, aplique umas gotinhas de óleo de umectação para diminuir o frizz e dar mais brilho aos fios.

Como deixar o cabelo ondulado com coque

Essa técnica utiliza o mesmo conceito da trança, porém, com um coque. A definição é menos intensa, mas toda a texturização é mais simples. Veja como fazer:

1º passo: com os cabelos desembaraçados e úmidos, faça um coque firme no alto da cabeça. Prenda com um elástico e deixe secar naturalmente.

2º passo: Depois solte os cabelos e finalize com algumas gotinhas de óleo de umectação, organizando os fios suavemente com a ponta dos dedos para não desmanchar as ondas.

Como ondular o cabelo com fitagem

A fitagem consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular as ondas ao pressionar os fios de cima para baixo, memorizando assim, a ondulação. Veja como fazer:

1º passo: com os cabelos limpos e úmidos, separe-os em várias seções. Pegue o seu creme para pentear ou ativador de cachos preferido e passe uma quantidade considerável sobre a primeira mecha, dividindo-a em fitas com os dedos.

2º passo: amasse as fitas com as mãos em direção a raiz – perceba que cada fita formará uma onda. Repita o procedimento em todo o cabelo. Deixe secar naturalmente ou utilize um secador com difusor para acelerar o processo (não se esqueça do protetor térmico!).

Dica: algumas gotinhas de óleo de umectação nos cabelos já secos ajudam a eliminar o frizz e a dar mais brilho aos fios.

Como deixar o cabelo ondulado com twists

Essa forma de como deixar o cabelo ondulado segue o mesmo princípio das tranças. Mas a ideia é fazer twists, ou trança de dois. Veja abaixo como reproduzir:

1º passo: com os cabelos úmidos, aplique o seu finalizador favorito (aqui, indicamos uma gelatina de definição), junte duas mechas finas do cabelo e torça uma sobre a outra e prenda a ponta com um elástico de cabelo. Repita o processo em todo o cabelo.

2º passo: Espere os cabelos secarem naturalmente ou use um secador para acelerar o processo (não se esqueça do protetor térmico!). Desmanche os twists quando os fios estiverem secos.

Dica: algumas gotinhas de óleo de umectação nos cabelos já secos ajudam a eliminar o frizz e a dar mais brilho aos fios.

Não esqueça dos cuidados para cabelos ondulados

como deixar o cabelo ondulado 3 630x788 - Conquiste ondas dos sonhos: truques e dicas para cabelos ondulados

Não basta só aprender como deixar o cabelo ondulado, é preciso cuidar muito bem para que ele esteja sempre bonito e saudável. Para deixar os fios sempre impecáveis, aposte no cronograma capilar, que consiste em três etapas: a hidratação, que vai repor a água do cabelo; a nutrição, que repõe os nutrientes e a oleosidade natural; e a reconstrução, que vai devolver a queratina e a massa capilar, reparando profundamente os danos. A rotina de cuidados capilares é semanal e pode ser montada de forma personalizada, conforme as necessidades do seu fio.

Para criar o seu cronograma, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo e, depois, separe produtos especiais para cada etapa.

Salon Line indica:

O Kit Cronograma Capilar conta com três produtos para o tratamento completo dos fios: 1 Máscara de Hidratação S.O.S Bomba Original que hidrata, 1 Máscara S.O.S Hidratação Turbinada que nutre e 1 Máscara S.O.S Hidratação Bio-reconstrução Fortalecedora que restaura.

Dúvidas Frequentes

Qual a Melhor Técnica para o Meu Tipo de Cabelo?

A melhor técnica pode variar de acordo com a textura e o comprimento do seu cabelo. Experimente diferentes métodos, como tranças úmidas, dedoliss ou coquinhos, para encontrar o que funciona melhor para você.

Como Evitar Que as Ondas Desmanchem Rapidamente?

Para manter as ondas por mais tempo, aplique um spray fixador leve ou um produto de definição após criar as ondas. Evite tocar muito nos cabelos após a finalização.

Como Evitar o Frizz nas Ondas?

Use produtos anti-frizz ou séruns nas pontas dos cabelos para evitar o frizz. Evite esfregar os cabelos com toalhas e opte por secar suavemente.

Qual a quantidade de Produto a Usar?

A quantidade de produto varia de acordo com o comprimento e a densidade do seu cabelo. Comece com uma pequena quantidade e ajuste conforme necessário para evitar excessos.

4.7/5 - (6 votes)
#todecacho


Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual