Secure Adnxs

Cabelo misto: dicas para raiz oleosa e pontas secas

por Carolina Glogovchan

Muitas mulheres sofrem com a raiz oleosa e as pontas secas. E isso é mais comum do que você imagina. Não à toa, o cabelo misto (e indeciso) merece alguns cuidados especiais devido às suas particularidades.   Ao mesmo tempo que ele permite uma variedade enorme de penteados, tem dias que a raiz oleosa pode atrapalhar […]

Cabelo misto: dicas para raiz oleosa e pontas secas

Muitas mulheres sofrem com a raiz oleosa e as pontas secas. E isso é mais comum do que você imagina. Não à toa, o cabelo misto (e indeciso) merece alguns cuidados especiais devido às suas particularidades.   Ao mesmo tempo que ele permite uma variedade enorme de penteados, tem dias que a raiz oleosa pode atrapalhar […]

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosCuidados
cabelo misto 630x505 - Cabelo misto: dicas para raiz oleosa e pontas secas

Muitas mulheres sofrem com a raiz oleosa e as pontas secas. E isso é mais comum do que você imagina. Não à toa, o cabelo misto (e indeciso) merece alguns cuidados especiais devido às suas particularidades.  

Ao mesmo tempo que ele permite uma variedade enorme de penteados, tem dias que a raiz oleosa pode atrapalhar bastante. Tem dias também em que as pontas ficam mais secas e o frizz acaba ganhando destaque. Mas, é possível equilibrar esses probleminhas e garantir um cabelo cheio de movimento e saúde. 

Cuidados com cabelo misto 

cuidados com cabelo misto 533x800 - Cabelo misto: dicas para raiz oleosa e pontas secas

Os cuidados com o cabelo misto precisam ser diários e cuidados, assim, você consegue controlar a oleosidade excessiva da raiz e manter o comprimento sempre hidratado.  Abaixo, separamos alguns pontos importantes sobre o tratamento com o cabelo misto. Veja:  

  • Não é porque a raiz é oleosa, que o comprimento não precisa de cuidados, principalmente se for seco;
  • Invista em umectação para repor gordura boa; 
  • Faça hidratações para repor e reter água nos fios;
  • Mantenha os tratamentos sempre no comprimento, até o topo da orelha. Nada de chegar na raiz. 

Vale destacar, ainda, que os homens também apresentam o cabelo misto, por isso, os cuidados com o cabelo misto masculino devem ser os mesmos.  

Shampoo para cabelo misto 

shampoo para cabelo misto  533x800 - Cabelo misto: dicas para raiz oleosa e pontas secas

Escolher um shampoo para cabelo misto não é tão simples. Se você usar um shampoo de limpeza profunda, as pontas irão ressecar ainda mais e, se usar um muito hidratante, a raiz vai produzir óleo em excesso. 

O segredo é apostar em um shampoo com alto poder de limpeza apenas no couro cabeludo. No restante, pode usar uma versão mais hidratante, mas sem esfregar. Basta aplicar, massagear os fios e enxaguar. 

Não se esqueça também de moderar as lavagens: quando lavamos o cabelo com uma frequência alta, podemos acabar ocasionando mais ressecamento, já que a oleosidade natural dos fios não chega até as pontas entre uma lavagem e outra.  

Portanto, de vez em quando, experimente usar o shampoo seco para controlar o aspecto oleoso da raiz e alternar a lavagem entre um dia sim, um dia não. 

Cronograma capilar cabelo misto

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida ao escolher os produtos certos para cuidar dos cabelos mistos. Quando falamos em cronograma capilar, não podem ficar de fora :a máscara para hidratação, a máscara ou o óleo para nutrição e a máscara para reconstrução. Para facilitar nessa rotina, separamos algumas estratégias que devem ser colocadas em prática no cronograma capilar para cabelo misto. Veja:

  • Não deixe de incluir no cronograma algum shampoo suave com a textura mais leve, ele evita o surgimento de caspa e mantém o couro cabeludo bem limpinho; 
  • Outra opção de shampoo é o de antioleosidade e o esfoliante. Ambos trazem grandes benefícios ao couro cabeludo e podem ser usados uma vez na semana; 
  • O condicionador precisa ser usado em todas as lavagens, mas longe da raiz. Ele sela as cutículas e devolve a hidratação às madeixas; 
  • A máscara capilar de hidratação, nutrição ou reconstrução deve ser usada semanalmente, conforme a necessidade dos fios. Lembrando também que não é preciso passar próximo à raiz. 

Hidratação cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas 

hidratacao cabelo oleoso 630x420 - Cabelo misto: dicas para raiz oleosa e pontas secas

Agora que já aprendemos sobre cronograma capilar para cabelos mistos, que tal entender um pouco melhor sobre como fazer uma hidratação de cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas? Vamos lá!

  • Na hora da hidratação ou umectação, aplique o produto somente nas pontas, nunca na raiz para não deixá-la ainda mais oleosa; 
  • Opte por uma máscara de hidratação mais levinha; 
  • Faça a hidratação uma vez por semana. 

Melhorar o frizz no cabelo misto 

Antes de aprender a melhorar o frizz no cabelo misto, é necessário entender que esse aspecto é uma reação normal dos cabelos, principalmente, nos fios ondulados, cacheados e crespos. Devido ao ressecamento natural, os fios se separam um dos outros, deixando-os desalinhados e arrepiados. 

Inclusive, o frizz pode surgir também de acordo com a forma como manuseamos o cabelo, por isso evite esfregar muito a toalha na hora de secá-lo, após o banho, e use pentes adequados para o seu tipo de fio.   

A melhor opção para cuidar do cabelo com frizz é caprichando na finalização. Não esfregue os fios com força e use os produtos indicados para cabelos mistos, pois eles possuem ativos específicos que garantem o cuidado, o brilho e alinhamento, além de ingredientes que combatem o frizz. 

Produtos para cabelo misto 

Para ajudar nos cuidados com o cabelo misto, destacamos alguns produtinhos essenciais para deixar os fios brilhosos, revitalizados e macios. A primeira dica de shampoo para cabelo misto é o da linha S.O.S Bomba Crescimento, que faz uma ótima limpeza na raiz sem deixar aquele aspecto de ressecamento nas pontas, inclusive, ele ajuda no crescimento capilar, viu?

Entre os finalizadores, vale destacar o Creme para Pentear #todecacho Babosa e o Creme para Pentear Super Leve, ambos são levinhos e proporcionam definição máxima, controle do frizz e cabelos macios e ainda contam com ação condicionante que ajudam a combater as pontas secas! Importante: sempre considere o uso a partir da altura das orelhas. 

Mas, se você deseja um kit completo, opte pelo Kit Detox e Reconstrução Reparadora Maria Natureza. Essa linha é indicada para cabelos oleosos e mistos. Juntos, os itens garantem hidratação micelar, reparação, cabelos brilhosos, macios e com movimento, além de efeito calmante para o couro cabeludo: simplesmente perfeitos! 

E aí, com essas dicas ficou beeeem mais fácil manter os cabelos mistos mais equilibrados, né? Então, bora cuidar dessas madeixas e exibir fios cada vez mais saudáveis por aí!

Rate this post
Duda Fernandes

Blog Pretty Poison