Secure Adnxs

5 dicas fáceis de como montar um cronograma capilar

por Talitha Benjamin

Quem não quer ter cabelos saudáveis, bonitos e sedosos o tempo inteiro? Mas para muitas, essa tarefa pode parecer trabalhosa, principalmente porque, para atingir esse feito, é preciso dedicar um tempo ao cuidado capilar. Seja no salão ou em casa, muita gente ainda não tem ideia de como começar a cuidar das madeixas. Mas aí […]

5 dicas fáceis de como montar um cronograma capilar

Quem não quer ter cabelos saudáveis, bonitos e sedosos o tempo inteiro? Mas para muitas, essa tarefa pode parecer trabalhosa, principalmente porque, para atingir esse feito, é preciso dedicar um tempo ao cuidado capilar. Seja no salão ou em casa, muita gente ainda não tem ideia de como começar a cuidar das madeixas. Mas aí […]

como montar um cronograma capilar 1 533x800 - 5 dicas fáceis de como montar um cronograma capilar

Quem não quer ter cabelos saudáveis, bonitos e sedosos o tempo inteiro? Mas para muitas, essa tarefa pode parecer trabalhosa, principalmente porque, para atingir esse feito, é preciso dedicar um tempo ao cuidado capilar. Seja no salão ou em casa, muita gente ainda não tem ideia de como começar a cuidar das madeixas. Mas aí vai um spoiler: não apenas ter o cabelo que você sempre quis é possível, como você também pode fazer isso de forma simplificada, em casa, basta aprender como montar um cronograma capilar.

Você já ouviu falar dessa rotina de cuidados? O cronograma capilar une três dos principais tratamentos rotineiros que, quando feitos juntos e regularmente, são capazes de combater danos, proteger os cabelos e devolver a vida e a sedosidade deles. Apesar do cronograma capilar ser mega popular entre mulheres de todas as curvaturas, ainda há bastante receio em adotar a rotina, pois ela pode parecer meio complicada. Então, quer aprender como montar um cronograma capilar perfeito para os seus fios? Vem com a gente aprender!

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar consiste em uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução, alinhados de acordo com as necessidades do seu cabelo. Os rituais de cuidado são realizados semanalmente, e buscam combater todas as fraquezas que podem danificar os fios e deixá-los sem vida, quebradiços ou causar a queda. Veja abaixo para que serve cada tratamento do cronograma capilar:

Hidratação

Essa é a etapa mais importante e democrática do cronograma capilar, já que todos os cabelos precisam de reposição de água. Ela é responsável por devolver aos fios a umidade perdida, e nas madeixas danificadas e fragilizadas, ela fortalece, e prepara o fio para receber e absorver bem os outros nutrientes.

Nutrição

Como o nome já entrega, a nutrição repõe os nutrientes perdidos — óleo natural e os lipídeos — pelos fios. São esses os responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso do secador, prancha e modelador de cachos, radiação solar, vento, sal, água quente, cloro e exposição à químicas capilares.

Reconstrução

A reconstrução serve para devolver a queratina que se perde dos fios, com tratamentos específicos que garantem a força dos cabelos. Repor a queratina é necessário, já que é ela a proteína que “forma” a fibra capilar. Esse tratamento é indispensável para cabelos quimicamente tratados, já que eles sofrem mais com a fragilidade das madeixas causadas pela falta de queratina. Já para os outros tipos de cabelo, a queratina e a reconstrução ajudam a fortalecer os fios, melhorando a absorção de nutrientes e vitaminas.

Por onde começar o cronograma capilar?

O primeiro passo para começar o seu cronograma capilar é entender as necessidades do seu fio. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
Cabelos cacheados e crespos precisam de hidratação e nutrições regulares;
Fios alisados e quimicamente tratados precisam de uma frequência maior de tratamento de reconstrução;
Você pode realizar a nutrição através da umectação, uma técnica realizada com óleos vegetais.

3 dicas para simplificar o seu cronograma capilar:

Investir em um cronograma capilar pode parecer complicado e cansativo, mas temos uma boa notícia: dá para incorporar esses tratamentos nas suas lavagens capilares semanais, e também investir em alguns truques que reduzem o tempo que você gasta no cuidado capilar. Quer ver? Então se liga, pois além de efetivo e democrático, o cronograma também é fácil de simplificar:

Utilize máscaras de ação rápida e faça seu tratamento já na lavagem capilar

Você pode se organizar para realizar os seus tratamentos capilares do cronograma capilar no dia em que você já costuma lavar os cabelos: três vezes na semana já é o suficiente para encaixar a hidratação, a nutrição e a reconstrução necessária para os fios. Além disso, você pode agilizar ainda mais o tratamento, aproveitando a lavagem para utilizar máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução. Dica: antes de comprar, dê uma olhadinha no rótulo e no modo de usar e dê preferência para as máscaras de ação rápida.

Salon Line indica

As Máscaras de Tratamento da Salon Line possuem poder rápido de ação: em até 5 minutinhos, você aproveita todos os benefícios do cronograma capilar! Experimente:

O Kit Cronograma Capilar SOS Hidratação contém 3 máscaras concentradas da linha S.O.S Hidratação: a hidratação para o cabelo fica por conta da Máscara Hidratação Turbinada, a nutrição dos fios com a Máscara Cachos e Crespos e a reconstrução capilar com a Máscara Reconstrução Bio-Reconstrução Fortalecedora.

Aposte na umectação noturna

A umectação capilar segue a mesma lógica e princípio da nutrição: repor os nutrientes perdidos pelos fios. Fazendo o método noturno, a praticidade é maior, já que ao invés de separar algumas horas do dia para deixar os óleos agirem, você deixa-os agindo nos fios durante a noite. Assim, o tempo de ação é maior, e o cabelo absorve ainda mais nutrientes e vitaminas, sem precisar interromper a sua rotina.

Salon Line indica

Quer potencializar a umectação? Se liga nos produtinhos Salon Line que vão te ajudar nessa etapa:

A Máscara de Umectação Noturna Chebe S.O.S Cachos possui alto poder nutritivo, garantindo umectação intensa, brilho extremo e muita maciez aos cabelos.

O Óleo em Creme Nutrição Extraordinária Murumuru e Abacate nutre os fios e sela as pontas, além de poder ser utilizado como pré-shampoo, finalizador de pontas e para umectação noturna.

Aproveite a finalização para intensificar os cuidados

Além dos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, também dá para aproveitar o momento da finalização para intensificar a reposição de água, nutrientes e da queratina. Aposte em finalizadores, como cremes para pentear, gelatinas e ativadores de cachos com ingredientes que correspondam ao tratamento do seu cronograma.

Salon Line indica

A Salon Line capricha nos finalizadores, e agora, você tem os três produtos ideais para usar de acordo com o seu cronograma capilar:

O Kit Cremes para Pentear Cronograma Capilar conta com o Creme Hidratação Profunda (para hidratar), Super Óleos (para nutrir) e Reconstrução Intensa (para a reconstrução). São produtos desenvolvidos para turbinar o seu cronograma capilar. Com ativos poderosos, eles hidratam, nutrem, dão brilho, eliminam o frizz e definem os cachos.

Rate this post