Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Descubra como diminuir o frizz do cabelo cacheado e crespo

ConhecimentoCuidadosDicas
como diminuir o frizz do cabelo 630x788 - Descubra como diminuir o frizz do cabelo cacheado e crespo

Quem tem fios cacheados ou crespos sabe que garantir o alinhamento pode ser uma batalha diária. Mesmo com a melhor definição e volume na medida certa, os fiozinhos arrepiados podem impedir você de ter as madeixas de milhões. Por isso, além de manter os cuidados e o tratamento em dia, é imprescindível saber quais atitudes diárias podem comprometer os fios alinhados, e ter os truques certos para saber como diminuir o frizz do cabelo.

Para ajudar você na missão de acabar com os cabelos arrepiados, elaboramos um guia definitivo de o que pode estar causando o frizz, e tudo o que você precisa saber para combatê-lo.

O que causa frizz no cabelo?

como diminuir o frizz do cabelo 1 630x786 - Descubra como diminuir o frizz do cabelo cacheado e crespo
A Top Migs Bia Louro Lopes arrasa na finalização para diminuir o frizz.

Antes de aprender a lidar com este problema, é preciso entender que o frizz é uma reação normal dos cabelos, muito presente nas madeixas com curvatura cacheada e crespa. O ressecamento, ou seja, a falta de água e de nutrientes, faz com que os fios de cabelo se “separem” um dos outros, comprometendo a definição e deixando-os arrepiados e desalinhados. O ressecamento também pode fragilizar as madeixas, tornando-as quebradiças e causando a queda de cabelo, outro problema que pode agravar o frizz.

A forma como você manuseia os cabelos também pode causar a estática que chamamos de frizz: esfregar com a toalha na hora de secar, usar pentes ou outros acessórios de forma inadequada e até mesmo a fricção dos cabelos no travesseiro também aumentam o frizz.

Como diminuir o frizz do cabelo cacheado e crespo?

Caprichar nos cuidados, atentar-se na finalização e no manuseio dos cabelos, todas essas são atitudes que vão te ajudar a diminuir o frizz. Veja abaixo 5 dicas de como garantir o alinhamento das madeixas:

Combata o ressecamento com bastante hidratação e nutrição

Cacheados e crespos são os que mais sofrem com o ressecamento, por conta de seu formato que impede que os nutrientes e a oleosidade natural percorram todo o fio. Por isso, são também os que mais sofrem com a alta de alinhamento, portanto, caprichar na hidratação e na nutrição é o primeiro passo para garantir fios definidos.

A reposição da água e dos nutrientes fortalecem o cabelo e favorecem o visual mais “no lugar”.

Salon Line recomenda:

As máscaras de tratamento da Salon Line são perfeitas para cuidar dos cabelos cacheados e crespos! Veja abaixo nossos produtinhos favoritos:

Para hidratar

A Máscara Condicionante S.O.S Cachos Ácido Hialurônico auxilia na restauração dos fios, proporcionando hidratação preenchedora, desembaraço, maciez e extrabrilho.

A Máscara de Hidratação Intensa Coco Tratamento Profundo S.O.S Cachos conta com óleo e manteiga de Coco que, juntos, promovem hidratação intensa para cachos e crespos. Os ativos também agem, principalmente, na recuperação estrutural dos fios, deixando-os mais saudáveis, nutridos, hidratados, controlados, brilhantes e fortes.

Para nutrir

A Máscara Nutritiva S.O.S Cachos Abacate Ritual de Cuidado é parte da linha co-criada com Ana Paula Xongani e sua mãe, Cris Mendonça. Ela proporciona maciez, restauração, hidratação e nutrição aos cabelos.

A Cremáscara 2 em 1 Super Óleos Nutritivo S.O.S Cachos é uma máscara de tratamento capilar finalizadora multiuso, ou seja, além de ser uma máscara nutritiva, funciona também como creme para pentear com alto poder de definição.

Lave os cabelos corretamente

A hora de lavar as madeixas também é importante se você deseja diminuir o frizz dos cabelos. Além de investir em shampoos e condicionadores com ação hidratante, você deve evitar atitudes que possam ressecar ainda mais os fios na hora de lavagem, como utilizar água quente, ou não condicionar corretamente. As altas temperaturas podem ressecar as madeixas, enquanto o condicionador fecha as cutículas, protegendo o córtex capilar. Ah, e se liga na dica: aproveite a hora do banho para desembaraçar os fios com mais facilidade.

Salon Line recomenda:

A Salon Line também te ajuda a eliminar o frizz na hora da lavagem! Se liga nos produtos com ação hidratante que amamos:

Shampoo e condicionador para hidratar:

O kit com Shampoo e Condicionador da linha S.O.S Cachos Mel Cachos Intensos traz ativos poderosos que promovem limpeza hidratante e nutritiva. Também reparam os fios e criam uma barreira protetora contra danos externos causados pelo dia a dia.

O Kit S.O.S Bomba Original com Shampoo e Condicionador conta com fórmula poderosa e dermatologicamente testada para combater a queda de cabelo, além de crescimento capilar comprovado e fios hidratados e saudáveis.

Cuidado com o secador, prancha ou modelador de cachos

Se você é heavy user das ferramentas de calor, fique atenta: elas podem estar piorando o frizz do seu cabelo. Isto porque as altas temperaturas e o jato de ar ressecam, comprometendo o alinhamento e enfraquecendo os fios. A dica é usar estes acessórios apenas esporadicamente e, quando usar, não dispensar o protetor térmico. No caso do secador, apostar em um difusor para proteger os cachos também é uma ótima pedida.

Tenha cuidado com os fios na hora da finalização

Se você é cacheada ou crespa, com certeza você tem uma técnica de finalização favorita, que é aquela que deixa os seus fios daquele jeitinho que você ama. Mas o que essa finalização está fazendo pelo alinhamento do seu cabelo? Algumas técnicas podem não favorecer este aspecto, portanto, vale prestar atenção em como você finaliza os cachos. A dica principal é: evite esfregar os fios com força e, sim, apertá-los com firmeza, para retirar o excesso de água com a toalha (se possível, troque por uma camiseta ou tecido de algodão).

Não dispense os finalizadores específicos para cabelo cacheado e crespo

Ainda falando de finalização, os produtos escolhidos para este momento também desempenham um importante papel para o resultado dos cabelos. Isto porque os produtos específicos para cabelos cacheados e crespos são formulados com ativos específicos para garantir o alinhamento e fixação do penteado, além de ingredientes que garantem hidratação e combatem o frizz causado por circunstâncias externas como a umidade ou o vento. Na hora de escolher os produtos para usar no cabelo, não deixe de olhar no rótulo se ele é indicado para cachos ou crespos.

Abuse dos óleos vegetais para nutrir e alinhar

Lembra da importância da nutrição? Além de apostar neste tratamento para repor os nutrientes e cuidar dos cabelos de dentro para fora, você também pode apostar em óleos vegetais (riquíssimos em nutrientes, lipídeos e gorduras que fazem bem ao cabelo) para potencializar o alinhamento dos fios. Experiemte misturar algumas gotinhas do seu óleo favorito na hora de finalizar, ou aplicar nas madeixas já secas e finalizadas para dar alinhamento instantâneo. É tiro e queda, e só vai trazer benefícios para o seu hair.

Receitinha de hidratação para diminuir o frizz do cabelo cacheado e crespo

Por aqui, somos muito fãs da hidratação como forma principal de combater o frizz! E a boa notícia é que você pode começar este tratamento em casa, com ingredientes caseiros que você encontra na dispensa! Veja abaixo uma receitinha caseira de como potencializar a hidratação dos cabelos:

Nesta receitinha, todas as propriedades hidratantes e nutritivas do mel são unidas ao azeite de oliva, que contém antioxidantes e nutrientes. Juntos, essa dupla vai deixar o cabelo mais forte, brilhoso e hidratado, pois trabalha também selando as cutículas e protegendo os fios de danos externos, garantindo bastante alinhamento. Veja o passo a passo:

Você vai precisar de:
4 colheres de sopa de mel
8 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de fazer: lave o cabelo com o shampoo de sua preferência e retire o excesso de água com uma toalha. Misture bem os ingredientes em um recipiente e aqueça no micro-ondas por cerca de 20 segundos. Aplique a hidratação com mel em todo o comprimento e pontas do seu cabelo, sem encostar na raiz. Prenda os fios em um coque frouxo, coloque uma touca térmica ou de banho na cabeça e aguarde até 40 minutos. Enxágue com bastante água após o tempo indicado.

Dicas de como evitar o frizz no cabelo

Além de dicas valiosas de como cuidar dos cabelos e evitar o frizz, outras atitudes diárias podem ser tomadas para garantir ainda mais alinhamento para os cabelos cacheados e crespos. Veja:

– Opte por escovas específicas para os cabelos com curvatura acentuada e desembarace-os sempre começando pelas pontas – e nunca com os fios secos. Outra dica boa é aproveitar o condicionador no cabelo para desembaraçar.
– Aposte em uma touca, ou fronha de cetim, para evitar que o atrito causado pelo cabelo no travesseiro cause frizz.
– O fricção da toalha na cabeça também pode aumentar o frizz: pressione, e não esfregue os fios, na hora de secar para evitar os cabelinhos arrepiados.
– Procedimentos químicos também favorecem os arrepiados, já que deixam as escamas capilares abertas e fragilizando o fio.

Produtos antifrizz para cabelos cacheados e crespos

Além dos shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento, a Salon Line também possui uma gama completa de finalizadores para combater o frizz e garantir cabelos alinhados e definidos na medida certa! Veja os nossos favoritos:

O Gel Controle de Frizz Óleo de Manga Ultra-Hidratação S.O.S Cachos foi desenvolvido para um tratamento cosmético profundo. Sua poderosa formulação promove brilho intenso, superdefinição e controle do frizz, além de proporcionar efeito umidificado.

O Kit Finalização para cabelos Cacheados e Crespos conta com o Ativador de Cachos e a Geleia Capilar da linha #todecacho Vinagre de Maçã que, quando combinados em uma misturinha, garantem ação regeneradora das fibras capilares, cutículas seladas e hidratação capilar intensa, além de finalização prolongada dos fios e definição perfeita.

O Kit Alta Definição conta com 1 Gelatina Alta Definição e 1 Creme para Pentear Definição Prolongada da linha #todecacho. Combinados, proporcionam cachos super-hidratados, com definição máxima, maciez, brilho e ação antifrizz no cabelo.

Com ativos poderosos, o Creme para Pentear Definição Intensa proporciona definição, brilho aos cabelos, desembaraço, controle do frizz e hidratação profunda em uma embalagem de 1kg que rende até 30 aplicações.

Para acabar com o frizz na hora!

Precisa de uma solução de emergência para acabar com o frizz dos cabelos? O Kit Day After contém 1 Gel Líquido e 1 Ativador de Cachos da linha #todecacho Day After. Juntos, garantem finalização com definição intensa dos cabelos cacheados, crespos e ondulados, fixação duradoura e ação antifrizz, especialmente no dia seguinte à lavagem.

5/5 - (2 votes)

Posts Recentes: